Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Encontro discute ações do Programa de Saúde Escolar para 2016

Com o intuito de discutir o planejamento das ações do Programa de Saúde Escolar 2016, profissionais da educação e saúde do município - entre eles gestores escolares, agentes de saúde e enfermeiros – reuniram-se na manhã desta quinta-feira (03.12), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco. Na ocasião foram apresentadas as 13 escolas municipais que serão contempladas pelo programa a partir de fevereiro de 2016. Entre as instituições que entraram na lista e serão beneficiadas, estão: a Escola Municipal Comendador Arthur Lundgren, Alga Marina, Firmino da Veiga, Ministro Etelvino Lins e Manoel Gonçalves Dias.

Atualmente, o município conta com 64 unidades de ensino. O PSE contempla 24 destas escolas. A grande novidade é que a partir do 1º semestre do ano que vem, o programa passará a cobrir 37 instituições da rede municipal, entre elas algumas creches do município. De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Silva, a partir do momento em que o aluno passa a participar e se envolver nas ações oferecidas pela iniciativa, ele acaba reproduzindo isso na sua própria comunidade.

“Essa expansão vai aumentar o número de alunos cobertos pela iniciativa. Antes, cerca de sete mil estudantes eram beneficiados, agora esse número vai triplicar para 10 mil. O projeto tem ações específicas e que causam um impacto muito grande, tanto social, como também no contexto daquela comunidade escolar”, completou.

 SOBRE O PROGRAMA - O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O trabalho conta com palestras sobre gravidez e prevenção às DSTs e ao uso de drogas, também oferece exames de acuidade visual, atualização do cartão de vacina, identificação de possíveis casos de hanseníase e tuberculose, atividades físicas, entre outras ações. Os agentes de saúde escolar e os enfermeiros do PSF são os principais responsáveis em manter o contato permanente com o alunado. Os agentes ficam diariamente nas escolas, desenvolvendo atividades educativas e organizando as ações planejadas. Eles fazem a interlocução entre Saúde e Educação e levantam as principais demandas do corpo discente e incluem no calendário o atendimento da equipe multiprofissional. Os casos considerados mais complicados, que exigem exames detalhados, são referenciados para um posto de saúde mais próximo da área de abrangência da escola.

Paulista realiza ação de saúde e de cidadania na orla do Janga


As pessoas que costumam caminhar na orla de Paulista tiveram a oportunidade de avaliar a saúde e ter acesso a serviços de cidadania. No calçadão da Avenida Beira Mar, no Janga, foi lançado o Programa Verão com Saúde e Cidadania. A ação é coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

Cerca de 200 pessoas que estiveram no local realizaram teste de glicose, aferição de pressão, exame de mamografia, além de testes rápidos de HIV e Hepatite B por meio de unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).  Alunos do Saúde em Movimento participaram de um aulão de ginástica com disposição e alegria. O público também teve acesso a corte de cabelo, limpeza de pele, carteira interestadual do idoso e ao cadastro único.

O aposentado, José Armando Barros, de 71 anos, é adepto do exercício físico. Ele caminha e faz musculação duas vezes por semana na orla do Janga. O idoso aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial. “Na idade da gente, temos que ter a cabeça e o corpo saudáveis. Essa iniciativa da Prefeitura do Paulista é muito boa para a população, ressaltou.

A dona de casa Maria José, de 60 anos, realizou exame de mama e fez o cadastro para retirar a carteira interestadual do idoso. Com esta carteira posso viajar para onde quiser. É muito importante este tipo de ação para nossa comunidade”.

MOMENTO BARTOLOMEU FELIX - LEI DO DIREITO DE RESPOSTA‏

Mais um golpe contra liberdade de imprensa. Ao condicionar o direito de resposta à simples ofensa à honra do agravado, a lei n° 13.188/2015 põe no mesmo patamar o bom e o mau jornalismo, aquele que observa os preceitos éticos da atividade e aquele que os ignora, o jornalismo informativo e o jornalismo doloso, o que é profundamente lamentável. Eu como estudante de Comunicação não aceito que atividade jornalística seja somente livre par elogiar o que não significa liberdade alguma.

Ipojuca inicia mutirão de combate ao mosquito da dengue na próxima segunda-feira (07) em Nossa Senhora do Ó

Ação é realizada pela Prefeitura do Ipojuca e vai percorrer todos os distritos do Município no combate a dengue, chikungunya e zika vírus

A partir da próxima segunda-feira (07), Ipojuca irá se transformar num enorme Quartel General de combate ao mosquito da dengue. A Prefeitura dará início a uma série de mutirões de limpeza e conscientização da população que envolverão servidores municipais de várias secretarias e a população em geral. O primeiro dos seis mutirões acontecerá no distrito de Nossa Senhora do Ó. A concentração será a partir das 8h na Praça da Matriz, centro do distrito. A ação é uma realização da Prefeitura do Ipojuca.
O “Dia D” de Combate a dengue irá envolver diversas secretarias. Infraestrutura será responsável pela coleta de material e varrição nas ruas. Guardas de trânsito e da Unidade de Respostas Especiais, ambos da Secretaria de Defesa Social, irão auxiliar no ordenamento do trânsito e no apoio geral. Da Secretaria de Saúde, todo o efetivo de Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e da Saúde da Família irão se dividir em quatro frentes para visitar o maior número de residências e estabelecimentos comerciais. Da Secretaria de Controle Urbano, 25 servidores do programa Praia Legal também darão suporte. Na ação, o fator primordial será identificar os focos, exterminá-los e sensibilizar a população para a importância desse combate. “O combate será intenso e continuo em todos os distritos”, afirmou o prefeito Carlos Santana.

Após Nossa Senhora do Ó, a programação dos mutirões nos demais distritos acontecerá sempre às 8h e seguirá a seguinte ordem:
08.12 – Porto de Galinhas e Maracaípe (Pto. de Partida: Alameda Luciano do Valle);
09.12 – Rurópolis Ipojuca (Pto. de Partida: USF III Amaro Luiz de França, PE 60);
10.12 – Camela (Pto. de Partida: Praça de Santo Antônio);
11.12 – Serrambi (Pto. de Partida: SPA antigo);
12.12 – Ipojuca Sede (Pto. de Par