Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Encontro discute ações do Programa de Saúde Escolar para 2016

Com o intuito de discutir o planejamento das ações do Programa de Saúde Escolar 2016, profissionais da educação e saúde do município - entre eles gestores escolares, agentes de saúde e enfermeiros – reuniram-se na manhã desta quinta-feira (03.12), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco. Na ocasião foram apresentadas as 13 escolas municipais que serão contempladas pelo programa a partir de fevereiro de 2016. Entre as instituições que entraram na lista e serão beneficiadas, estão: a Escola Municipal Comendador Arthur Lundgren, Alga Marina, Firmino da Veiga, Ministro Etelvino Lins e Manoel Gonçalves Dias.

Atualmente, o município conta com 64 unidades de ensino. O PSE contempla 24 destas escolas. A grande novidade é que a partir do 1º semestre do ano que vem, o programa passará a cobrir 37 instituições da rede municipal, entre elas algumas creches do município. De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Silva, a partir do momento em que o aluno passa a participar e se envolver nas ações oferecidas pela iniciativa, ele acaba reproduzindo isso na sua própria comunidade.

“Essa expansão vai aumentar o número de alunos cobertos pela iniciativa. Antes, cerca de sete mil estudantes eram beneficiados, agora esse número vai triplicar para 10 mil. O projeto tem ações específicas e que causam um impacto muito grande, tanto social, como também no contexto daquela comunidade escolar”, completou.

 SOBRE O PROGRAMA - O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O trabalho conta com palestras sobre gravidez e prevenção às DSTs e ao uso de drogas, também oferece exames de acuidade visual, atualização do cartão de vacina, identificação de possíveis casos de hanseníase e tuberculose, atividades físicas, entre outras ações. Os agentes de saúde escolar e os enfermeiros do PSF são os principais responsáveis em manter o contato permanente com o alunado. Os agentes ficam diariamente nas escolas, desenvolvendo atividades educativas e organizando as ações planejadas. Eles fazem a interlocução entre Saúde e Educação e levantam as principais demandas do corpo discente e incluem no calendário o atendimento da equipe multiprofissional. Os casos considerados mais complicados, que exigem exames detalhados, são referenciados para um posto de saúde mais próximo da área de abrangência da escola.

Paulista realiza ação de saúde e de cidadania na orla do Janga


As pessoas que costumam caminhar na orla de Paulista tiveram a oportunidade de avaliar a saúde e ter acesso a serviços de cidadania. No calçadão da Avenida Beira Mar, no Janga, foi lançado o Programa Verão com Saúde e Cidadania. A ação é coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

Cerca de 200 pessoas que estiveram no local realizaram teste de glicose, aferição de pressão, exame de mamografia, além de testes rápidos de HIV e Hepatite B por meio de unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).  Alunos do Saúde em Movimento participaram de um aulão de ginástica com disposição e alegria. O público também teve acesso a corte de cabelo, limpeza de pele, carteira interestadual do idoso e ao cadastro único.

O aposentado, José Armando Barros, de 71 anos, é adepto do exercício físico. Ele caminha e faz musculação duas vezes por semana na orla do Janga. O idoso aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial. “Na idade da gente, temos que ter a cabeça e o corpo saudáveis. Essa iniciativa da Prefeitura do Paulista é muito boa para a população, ressaltou.

A dona de casa Maria José, de 60 anos, realizou exame de mama e fez o cadastro para retirar a carteira interestadual do idoso. Com esta carteira posso viajar para onde quiser. É muito importante este tipo de ação para nossa comunidade”.

MOMENTO BARTOLOMEU FELIX - LEI DO DIREITO DE RESPOSTA‏

Mais um golpe contra liberdade de imprensa. Ao condicionar o direito de resposta à simples ofensa à honra do agravado, a lei n° 13.188/2015 põe no mesmo patamar o bom e o mau jornalismo, aquele que observa os preceitos éticos da atividade e aquele que os ignora, o jornalismo informativo e o jornalismo doloso, o que é profundamente lamentável. Eu como estudante de Comunicação não aceito que atividade jornalística seja somente livre par elogiar o que não significa liberdade alguma.

Ipojuca inicia mutirão de combate ao mosquito da dengue na próxima segunda-feira (07) em Nossa Senhora do Ó

Ação é realizada pela Prefeitura do Ipojuca e vai percorrer todos os distritos do Município no combate a dengue, chikungunya e zika vírus

A partir da próxima segunda-feira (07), Ipojuca irá se transformar num enorme Quartel General de combate ao mosquito da dengue. A Prefeitura dará início a uma série de mutirões de limpeza e conscientização da população que envolverão servidores municipais de várias secretarias e a população em geral. O primeiro dos seis mutirões acontecerá no distrito de Nossa Senhora do Ó. A concentração será a partir das 8h na Praça da Matriz, centro do distrito. A ação é uma realização da Prefeitura do Ipojuca.
O “Dia D” de Combate a dengue irá envolver diversas secretarias. Infraestrutura será responsável pela coleta de material e varrição nas ruas. Guardas de trânsito e da Unidade de Respostas Especiais, ambos da Secretaria de Defesa Social, irão auxiliar no ordenamento do trânsito e no apoio geral. Da Secretaria de Saúde, todo o efetivo de Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e da Saúde da Família irão se dividir em quatro frentes para visitar o maior número de residências e estabelecimentos comerciais. Da Secretaria de Controle Urbano, 25 servidores do programa Praia Legal também darão suporte. Na ação, o fator primordial será identificar os focos, exterminá-los e sensibilizar a população para a importância desse combate. “O combate será intenso e continuo em todos os distritos”, afirmou o prefeito Carlos Santana.

Após Nossa Senhora do Ó, a programação dos mutirões nos demais distritos acontecerá sempre às 8h e seguirá a seguinte ordem:
08.12 – Porto de Galinhas e Maracaípe (Pto. de Partida: Alameda Luciano do Valle);
09.12 – Rurópolis Ipojuca (Pto. de Partida: USF III Amaro Luiz de França, PE 60);
10.12 – Camela (Pto. de Partida: Praça de Santo Antônio);
11.12 – Serrambi (Pto. de Partida: SPA antigo);
12.12 – Ipojuca Sede (Pto. de Partida: Praça Getúlio Vargas)

ABAV-PE reúne operadores de turismo


A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Pernambuco (Abav-PE) realizou hoje (3) o terceiro encontro com operadores de turismo. O evento aconteceu no Golden Tulip Recife Palace com a presença de representantes de 14 operadoras, cartão de assistência de viagem, companhia aérea e banco de financiamento.

O grupo foi recebido pela vice-presidente da ABAV, Fátima Bezerra, ao lado da vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Pernambuco (Sindetur), Lizete Maioli. As duas assinalaram a parceria entre as entidades, que a partir de agora compartilham o mesmo endereço como também soluções em conjunto para o futuro do turismo local. “Queremos melhorar o segmento, crescer juntos e trabalhar pelo turismo”, afirma Lizete.

A executiva de contas da Schultz, Verônica Coutinho, ficou satisfeita com o encontro. “Aqui estamos todos com um objetivo único de mudar a situação do turismo de Pernambuco.”

A vice-presidente da ABAV, Fátima Bezerra, falou com muita transparência sobre a atual situação da entidade e disse que a nova diretoria está realizando um levantamento com muita seriedade. “Estamos na fase de diagnóstico da ABAV e logo iniciaremos o plano de ação. Na próxima semana também embarcarei com o presidente Marcos Teixeira para São Paulo, onde participaremos da eleição da ABAV Nacional.”

MOMENTO BARTOLOMEU FELIZ - OPERAÇÃO LAVA JATO‏

O organograma da corrupção na Petrobras já está montado pela Lava Jato. Só falta divulgar o nome  de quem comandava. As pessoas que foram investigadas Têm relação com o comandante na sua área de atuação . Mas por que a Lava Jato só investigou até agora empreiteiros, alguns políticos, doleiros e ainda não o chefe? Todos sabem quem ele é . A policia federal sabe. O Ministério Público sabe. Os juízes da Lava Jato sabem. O comandante foi citado em várias delação premiada. Por que não abriram uma investigação sobre ele? Os fatos estão aí.   

Profissionais de saúde recebem orientações sobre alimentação saudável e higienização no preparo de comidas


As agentes comunitárias de saúde do Território 4 já estão prontas para orientar a população sobre alimentação saudável e higienização no preparo das comidas. Um grupo formado por oito profissionais da Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida participou nesta quinta-feira (03.12) de uma capacitação acerca do tema. O trabalho de orientação contou com a presença de uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da cidade.
            A ação será ampliada para as demais unidades de saúde do território 4, que compreende os bairros do Janga, Engenho Maranguape, Pau Amarelo, Conceição, Nossa Senhora do Ó e Maria Farinha. A iniciativa vai beneficiar as demais agentes comunitárias de saúde entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.

Prefeito do Paulista oficializa mais uma ordem de serviço na cidade


“O dia de hoje é um dia muito importante para mim e mais ainda para os moradores dessa comunidade. Há uns anos atrás firmamos uma base aqui e não estou falando em relação à política, mas sim me refiro à amizade. Aqui fiz e tenho amigos e hoje posso afirmar que a união faz a força”. Foi com essas palavras que o prefeito do Paulista, Junior Matuto, deu início a solenidade para assinatura de mais uma ordem de serviço visando à execução de trabalhos de drenagem e pavimentação em importantes localidades do município.

 O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (02.12), na Rua Iguaratinga, localizada no bairro do Engenho Maranguape. Na ação, que contemplará os 500 metros da via, a Secretaria de Infraestrutura vai investir aproximadamente R$ 550 mil. Com essa iniciativa, a atual gestão dá continuidade a uma série de assinaturas de ordens de serviço, que beneficiará diversas comunidades do município.

“Foi preciso um rapaz sair da Câmara de Vereadores para realizar o sonho dos moradores dessa rua. Depois de 40 anos de espera vejo o prefeito voltando aqui para realizar o que prometeu quando ainda era vereador”, ressaltou o aposentado Marcelo Coroa.

Durante o evento, Matuto ressaltou a importância de estar voltando à comunidade para validar o compromisso com a população. “Reafirmar o compromisso com o povo é você voltar ao bairro, olhar nos olhos das pessoas e decretar o que foi prometido. A expectativa da população é tão grande que eles estão fazendo que o dia de lançamento da obra se transforme em festa. No momento em que ela for entregue, então, a emoção será inexplicável,” finalizou.

Os recursos para a pavimentação da via fazem parte de um convênio com o Governo do Estado (Secretaria das Cidades). Este pacote total de obras está orçado em aproximadamente R$ 1,6 milhões e vai beneficiar comunidades historicamente esquecidas do município.

Fórum promove debate sobre educação no trânsito do Paulista


Focado na prevenção de acidentes envolvendo motociclistas, o Fórum de Educação de Trânsito do Paulista reuniu nesta quarta-feira (02.12), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade, especialistas na área de saúde, mobilidade urbana, condutores de veículos e muitos pilotos de motos para discutir, entre outros assuntos, temas ligados à segurança no trânsito das grandes cidades. 
O evento, fruto da parceria entre a Secretaria de Municipal de Mobilidade e Transporte e o Detran-PE, contou com palestras, dicas sobre boa conduta no trânsito e sorteio de brindes. Na ocasião, o público participante foi alertado para os elevados números de acidentes envolvendo motociclistas em Pernambuco e as medidas que podem ser tomadas para evitar riscos a própria vida no trânsito.
Para se ter uma ideia, apenas em 2014, mais de 10 mil ocorrências levaram vítimas às unidades hospitalares do Estado. Deste total, 854 ocorreram em Paulista, sendo 732 envolvendo motociclistas. “Ações como esta que estamos promovendo em parceria com o Detran são de extrema importância para sensibilizar nossos condutores, especialmente, os pilotos”, destacou o secretário de Mobilidade e Transportes, Evanil Belém.
O presidente do Detran, Charles Ribeiro, salientou que o elevado número de acidentes nas estradas pernambucanas gera uma investimento alto do poder público na recuperação dos envolvidos. “Em 2014, a Secretaria Estadual de Saúde investiu 320 mil reais na reabilitação de cada motociclista acidentado no território pernambucano. Pensando nisso, o governador Paulo Câmara determinou que priorizássemos a educação no trânsito. E é isso que estamos fazendo. Paulista é a décima segunda cidade por onde passamos neste ano”, destacou.
Além do fórum, a Caravana do Detran nos Municípios desenvolveu, em parceria com a prefeitura, outras ações como blitz educativa com a Turma do Fon Fon, vistorias nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), além da capacitação de professores e atendimento ao público na Unidade Móvel do órgão estadual. O evento contou com o apoio da empresa Pernambuco Motos, que cedeu dez capacetes como brindes.

Alunos da rede municipal participam de ação sobre o uso consciente da energia


Cerca de 80 alunos da Escola José Fonseca de Albuquerque participaram nesta quarta-feira (02.12), no pátio da Igreja Nossa Senhora do Ó, em Paulista, de uma ação de conscientização do uso da energia elétrica. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação do município, em parceria com a CELPE, consiste em alertar os participantes, através do diálogo, sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais.

Durante a conversa, que aconteceu dentro do caminhão móvel do Projeto Educação Com Energia, os estudantes receberam dicas de como economizar na iluminação em casa, no uso de eletrodomésticos, além de dicas de como usar a energia com segurança. “Sempre é bom receber instruções de como economizar a energia e os cuidados que devemos ter ao ligar os aparelhos domésticos. Estou achando a aula bastante interessante e vou passar todas as dicas para minha mãe quando chegar em casa”, explicou o estudante Allan Rodrigues, 12 anos. 

De acordo com o Secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, a iniciativa tem o intuito de mobilizar os alunos, educadores e a população. “O projeto tem uma proposta pedagógica interdisciplinar que fortalece o alerta sobre o uso consciente da energia, além de valorizar a comunicação e a relação do homem com o ambiente que o envolve”, concluiu.