Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

COP-21: senador Fernando Bezerra defende política energética renovável com inclusão social


Brasília, 7/12/15 – Nesta segunda-feira (7), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) participou de três painéis na Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Clima (COP-21) que trataram de “energia renovável”, um dos principais eixos de atuação da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, presidida pelo pessebista pernambucano. "Energia sustentável para todos: casando mudança climática e desenvolvimento" foi o tema das discussões desta tarde, das quais participaram outros integrantes da delegação brasileira, como o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) e o deputado Arthur Maia (SDD-BA).

“Estudos apresentados durante o painel desta tarde mostraram que quase um bilhão de pessoas não terá acesso à energia elétrica em 2030. E que, hoje, quatro bilhões de pessoas ainda cozinham seus alimentos usando lenha ou carvão vegetal”, destaca Fernando Bezerra. “Portanto, são necessárias medidas, em nível global, que associem política energética e fontes alternativas com inclusão social”, avalia o senador. Pela manhã, Fernando Bezerra Coelho participou dos painéis "Eficiência energética, energia renovável e projetos de investimento” e "Tecnologias integradas 100% renováveis: estudos de caso em nível local, nacional e regional".

Na manhã desta terça-feira (8), o presidente da CMMC reúne-se com parlamentares brasileiros na Embaixada do Brasil em Paris, cujo encontro será conduzido pelo embaixador Paulo Cesar de Oliveira Campos. À tarde, Fernando Bezerra participa do painel “Energia nuclear na França: planejamento e impactos ambientais”, com palestra proferida pelo conselheiro da Direção Geral de Energia e Clima do Ministério de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França, Mario Pain. O senador também estará no painel "Liderança em desenvolvimento rural de baixo carbono na Amazônia: governos, sociedade civil e cadeias de apoio".

A CONFERÊNCIA – A COP-21 começou no último dia 30 e vai até o próximo dia 11, em Paris (França), reunindo representantes das mais de 190 nações que fazem parte da Convenção da ONU sobre o Clima. Fernando Bezerra Coelho é um dos principais representantes do parlamento brasileiro nesta Conferência.

A proposta central da Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC-Brasil) para a COP-21 é que “o país, até o final deste século, envidará esforços para uma transição a sistemas de energia baseados em fontes renováveis e descarbonização da economia mundial, no contexto do desenvolvimento sustentável e do acesso aos meios financeiros e tecnológicos necessários para tal transição”. Entre as principais metas brasileiras, destacam-se o fim do desmatamento ilegal, o reflorestamento de 12 milhões de hectares de terra, a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e a integração de cinco milhões de hectares, entre lavouras, pastagens e florestas.

Na área de energia – um dos pilares da CMMC – a iNDC propõe que a participação das energias renováveis chegue, até o ano de 2030, a 23% da matriz energética brasileira, especialmente a solar, eólica e de biomassa, sem considerar a hidrelétrica. “Mas, acredito que podemos ser mais ousados em diversos aspectos”, afirma Fernando Bezerra Coelho, ao defender que a participação das “energias limpas”, na matriz energética nacional, seja de 25%, no referido ano (2030).

Confira, abaixo, as próximas agendas do senador Fernando Bezerra Coelho na COP-21:

TERÇA-FEIRA: 8/12

ü  11h: Reunião dos parlamentares, na Embaixada do Brasil em Paris, com o embaixador Paulo Cesar de Oliveira Campos
·         Local: Embaixada do Brasil, 34, Cours Albert 1er 75008, Paris

ü  14h – 15h: “Energia nuclear na França: planejamento e impactos ambientais”
·         Local: Embaixada do Brasil (a confirmar)
·         Palestrante: Mario Pain, conselheiro da Direção Geral de Energia e Clima do Ministério de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França

ü  16h45 – 18h15: "Liderança em desenvolvimento rural de baixo carbono na Amazônia: governos, sociedade civil e cadeias de apoio"
·         Organizado por: Environmental Defense Fund (EDF), Amazon Environmental Research Institute (IPAM), Amazon Institute of People and the Environment (Imazon) e Center of Life Institute (ICV)
·         Local: Le Bouget - Auditório 3

ü  18h30: Reunião de Coordenação com a Delegação do Brasil
·         Local: Le Bouget - Sala da Delegação do Brasil


QUARTA-FEIRA: 9/12

ü  10h30 – 12h: “iNDC Brasileira e a redução do efeito estufa”
·         Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil
·         Local: Embaixada do Brasil em Paris; 34, Cours Albert 1 er 75008, Paris

ü  14h30 – 17h30: "Implementação da iNDC do Brasil – Florestas – Regeneração, Recomposição e Reflorestamento"
·         Local: Embaixada do Brasil em Paris; 34, Cours Albert 1er 75008, Paris


QUINTA-FEIRA: 10/12

ü  Manhã: “Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas” – a confirmar
·         Local: Le Bouget

ü  15h00 – 16h30: "Perspectivas econômicas com os INDCs "
·         Organizado por: United States Council for International Business (USCIB), Chamber of Commerce of the United States of America, Mouvement des entreprises de France (MEDEF) e World Steel Association (Worldsteel)
·         Local: Le Bouget - Auditório 1


SEXTA-FEIRA: 11/12

ü  Manhã: “Fórum de discussões sobre os resultados da COP-21”
·         Organizado pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional brasileiro, presidida pelo senador Fernando Bezerra Coelho
·         Local e horário: a confirmar

ü  13h15 – 14h45: "A política brasileira de mudança climática pós- 2020: desafios e oportunidades "
·         Organizado por Brasil, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos)
·         Local: Le Bouget - Auditório 1

Teatro Luiz Mendonça recebe Festival de Ritmos Árabes


O movimento, encanto, mistério e alegria dos ritmos árabes – que somam mais de 100 tipos - vão entrar em cena no palco do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, com a realização do 7º Festival Anual do Espaço Zambak. Idealizado pela renomada coreógrafa, bailarina e professora de Dança do Ventre, Lu Zambak, o espetáculo acontece neste sábado (12/12), a partir das 19h30. Os ingressos custam R$ 20 e estão à venda no Espaço Zambak, situado na, Tamarineira
​. Os ingressos também serão vendidos ​
na bilheteria do teatro
​ no dia do espetáculo​
.

Com o tema “Ritmos Árabes – movimento e encanto -, 45 alunas do Espaço, vão se revezar em 22 apresentações, entre solos e ​performances em ​grupo que contemplam
​ 11
 ritmos
​, entre eles,​
 Wada, Baladi
​ e​
 Said
​.​
 Karina Leiro e alunas de sua companhia fazem apresentação especial de Flamenco. Lu Zambak e o dançarino Robson Haed também prometem um surpresa de levantar o público
​ ao final do espetáculo​
.
​ 
Para dar o tom árabe, um time de músicos de peso
​, que vai tocar durante as apresentações​
. No Derbake,
​ ​
Márcio Said
​ ​
e ​Bruno Braga;
​ ​
este último que ve
​m​
 ​direto de Fortaleza;
​ ​
​e​
 no snuj, Jannah Torres. 

BENEFÍCIOS - A dança árabe é um dos mais poderosos instrumentos de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal para a mulher. Promovendo a autoestima, o resgate da feminilidade, a melhora postural, o conhecimento do próprio corpo até uma transformação completa. E mais, a dança do ventre ajuda a queimar calorias. Cada hora de dança representa uma queima entre 250 e 300 calorias, pode aliviar dores menstruais e ajuda nas funções digestivas.


 SERVIÇO: 

Pauta: 7º Festival Anual do Espaço Zambak
Data: Sábado (12/12)
Horário: 19h30
Local: Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu