Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Zika pode ter causado mais de 1,7 mil casos de microcefalia no Brasil

Tâmara Freire/EBC
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou nesta terça-feira (8) que não há problema mais grave no Brasil do que a proliferação do vírus zika, que já pode ter causado mais de 1,7 mil casos de microcefalia em todo o Brasil. Ele ressaltou que o governo federal decretou estado de emergência por causa do vírus, o que permite a adoção de medidas urgentes, como a compra de remédios sem licitação, caso seja necessário. Mas, no momento, a principal estratégia é o combate aos focos do mosquitos.

O ministro informou, durante lançamento de uma campanha de combate ao mosquito no Rio de Janeiro, que o governo também tem investido em pesquisas para evitar que o Aedes aegypt se reproduza ou anular sua capacidade de transmissão viral.

Enquanto isso, o governo do estado do Rio volta a pedir a contribuição da população, com o lançamento da campanha Dez Minutos Salvam Vidas. O apelo é para que as pessoas dediquem dez minutos semanais para vistoriar suas casas e eliminar possíveis focos do mosquito, que além de transmitir o zika vírus também já provocou mais de 61 mil casos de dengue neste ano no estado.

O governador Luiz Fernando pezão defendeu maior repasse de verbas para que os municípios consigam desenvolver ações locais de combate ao Aedes.