Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

g1: Ibope: Geraldo, 54%, João Paulo, 36%, brancos/nulos, 8%, não sabem, 2%


Do Portal da TV Globo Nordeste, G1 Recife/Pernambuco

Foi divulgada nesta terça-feira (25) a segunda pesquisa eleitoral Ibope de intenção de voto para a Prefeitura do Recife no segundo turno. [Veja vídeo acima]
O levantamento do instituto foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal 'Folha de  Pernambuco'. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Votos totais:
Geraldo Julio (PSB): 54% (pela margem de erro, entre 51% e 57%)
João Paulo (PT): 36% (entre 33% e 39%)
- Branco/nulo/nenhum: 8%
- Não sabe/não respondeu: 2%

Votos válidos:
- Geraldo Julio (PSB): 60% (pela margem de erro, entre 57% e 63%)
- João Paulo (PT): 40% (entre 37% e 43%)
Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.
O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro no Recife. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo PE-00151/2016.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Geraldo Julio (PSB): 50%
João Paulo (PT): 32%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Na pesquisa anterior do Ibope para a disputa no segundo turno no Recife, publicada no último dia 18, o candidato Geraldo Julio aparecia com os mesmos 54% dos votos totais, contra 33% de João Paulo. Votos brancos e nulos contabilizavam 11% e os eleitores que não sabiam ou não responderam, 2%.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.