Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Papel da mulher na advocacia é tema de conferência da OAB-PE

A OAB/PE promove, no próximo dia 31/10, a I Conferência Estadual da Mulher Advogada. O evento, que acontece das 9h às 17h no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife (PE), vai debater assuntos relacionados à igualdade de gênero e à valorização da mulher no meio jurídico. A conferência é gratuita e aberta ao público, advogadas, advogados e estudantes. Os interessados podem se inscrever no site www.cursos.esape.com.br. Será conferido certificado de participação.

O presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, fará a abertura do evento. Em seguida, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Fernanda Maranhão, apresentará os resultados da pesquisa Censo da Advocacia Feminina, construído a partir das respostas das advogadas pernambucanas a respeito de questionário que abordou questões de gênero, como assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho, diferenças salariais e dificuldade em gozar licença maternidade, por exemplo.

A conferência segue com a participação da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, que abordará o Plano de Valorização da Mulher Advogada. A diretora tesoureira da OAB-PE, Silvia Nogueira, ministrará palestra sobre assédio moral e sexual no exercício profissional e a advogada Daniela Zagari, sócia do escritório Machado Meyer, falará sobre políticas afirmativas para mulheres nos escritórios de advocacia.

Também estarão em pauta temas como a participação feminina na política de classe, discriminação de gênero no exercício da advocacia, desafios na construção da carreira profissional, gestão e empreendedorismo, violação de prerrogativas, além de balanço dos 10 anos da Lei Maria da Penha. Haverá, ainda, painel inteiramente dedicado à jovem advocacia feminina.

"Será um momento para analisar tudo o que já foi conquistado e definir novas ações e prioridades para o Plano de Valorização Estadual da Mulher Advogada. O evento também será uma oportunidade para discutir as questões de gênero e ajudar a formar uma nova geração de advogados e advogadas sensíveis a essa preocupação", diz a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fernanda Maranhão.

PROGRAMAÇÃO:

09:00 - Coral Ariano Suassuna da OAB
09:15 - Abertura: Palavra do Presidente Ronnie Duarte
09:30 - Apresentação dos resultados da pesquisa Censo da Advocacia Feminina (OAB/PE) - Fernanda Maranhão (Presidente da Comissão da Mulher Advogada)

Composição da mesa: Dr. Carlos Neves - Presidente da ESA, Dr Leonardo Accioly - Vice-Presidente da OAB; Dr. Bruno Batista - Presidente da CAAPE; Dra Sílvia Nogueira - Tesoureira; Dra Luciana Brasileiro - Secretária Geral Adjunta; Dra Catarina Oliveira - Vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada 

1º PAINEL: POLÍTICA DE CLASSE

10:00 - Dra Eduarda Mourão (Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada): "Plano de Valorização da Mulher Advogada"

Dra Angélica Vilanova (Presidente da Subceção de Limoeiro): "Participação Feminina na Política de Classe"

Dra Adriana Rocha (Conselheira Federal): "A importância das políticas afirmativas: quotas de gênero e ano da mulher advogada"

Presidente de mesa: Dra Ana Luiza Mousinho (Coodenadora das Comissões e Membro da Comissão da Mulher Advogada)

2º PAINEL: MULHER NA SOCIEDADE

11:00 - Dra Regina Célia (Instituto Maria da Penha) - Balanço dos 10 anos da Lei Maria da Penha

Dra Sílvia Cordeiro (Secretária Estadual da Mulher) - Feminismo: autonomia financeira e planejamento familiar como alternativas ao enfrentamento da violência doméstica

Dra. Laura França (Membro da Comissão de Direito Penal) - Violência patrimonial, moral e psicológica contra mulher

Presidente de mesa: Dra Roberta Pitanga (Defensora Pública e Membro da Comissão da Mulher Advogada)

12:00 - INTERVALO

3º PAINEL: CARREIRA PROFISSIONAL

14:00 - Dra. Daniela Zagari (Advogada Sócia do Escritório Machado Meyer) - Políticas Afirmativas para mulheres nos escritórios de advocacia

Dra. Manuela Moura (Advogada Sócia do Escritório Queiroz Cavalcanti) - Empreendedorismo e Gestão

Dra. Andrea Feitosa (Advogada Sócia do Escritório Martorelli Advogados) - Desafios na construção da carreira profissional

Presidente de mesa: Nathalia Sandim (Membro da Comissão da Mulher Advogada)

4º PAINEL: JÁ PASSEI POR ISSO

15:30 - Dra. Sílvia Nogueira (Tesoureira da OAB/PE) - Assédio moral e sexual no exercício profissional

Dr. Antonio Faria (. presidente da Comissão de Prerrogativas) - Violação de Prerrogativas

Dra Patricia Maaze (Ouvidora da OAB) - Campanha Avise à OAB

Dra. Gilmara Leal de Arruda (Vice-Presidente da Comissão de Assistência ao Jovem Advogado) -  Jovem advocacia feminina

Presidente de mesa: Dra. Marina Roma (Secretaria da Comissão da Mulher)

16:30 - COFFEE BREAK

17:00 - COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS CMAS

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.