Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

"Conferência da ONU: senador Fernando Bezerra e ministro do Meio Ambiente vão definir agenda conjunta na COP-22" (notícia com fotos)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi recebido nesta tarde (1º) pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para a definição de uma agenda conjunta a integrantes da delegação brasileira que participará da 22ª Conferência Mundial do Clima (COP-22), em Marrakesh, capital do Marrocos. Até este momento, estão programadas duas grandes reuniões de autoridades brasileiras durante a convenção. Uma delas, contará com a presença de lideranças da Alemanha/União Europeia, quando serão discutidos temas de interesse dos referidos países, como a ampliação das energias renováveis e outras medidas que possam evitar o agravamento da elevação da temperatura do planeta.

A expectativa é que a agenda conjunta dos representantes do Executivo e do Legislativo brasileiros esteja definida até a próxima terça-feira (8). A 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrerá no período de 7 a 18 deste mês; porém, a maior parte das autoridades do Brasil participará da conferência entre os dias 14 e 18. O senador Fernando Bezerra – que é relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) – será um dos principais representantes do Congresso Nacional brasileiro na COP-22. Além de Bezerra Coelho, os senadores Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Jorge Viana (PT-AC) também deverão participar da conferência.

A reunião de hoje, no gabinete de Sarney Filho, contou com a presença do secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Everton Lucero; do assessor de Assuntos Internacionais do MMA, Fernando Coimbra; da assessora-especial do ministro, Mariana Costa; e do consultor do Senado, Habib Fraxe Neto. A expectativa é que o encontro das delegações brasileira e alemã ocorra no próximo dia 16, com a participação da presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alemanha e integrante do Grupo Parlamentar Brasil/Alemanha do Bundestag, Bärbel Höhn, com quem o senador Fernando Bezerra Coelho esteve durante a Conferência Intersolar Europe 2015. Já a grande reunião da delegação brasileira, para balanço da COP-22, está prevista para o dia 17.

ACORDO DO CLIMA – Esta é a segunda vez que Fernando Bezerra participa da COP como senador e integrante da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC). Ano passado, o parlamentar – que presidia a CMMC – foi um dos representantes do Congresso Nacional brasileiro na 21ª Conferência de Paris. Na capital francesa, 194 países contribuíram com a elaboração de um acordo que prevê um esforço mundial para limitar o aumento da temperatura média do planeta até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. As diretrizes estabelecidas no chamado “Acordo de Paris” serão regulamentadas durante a COP-22, em Marrakesh.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.