Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Dia da Consciência Negra: de forma diferente, racismo no futebol ainda sobrevive ao tempo


EBC

No início, os negros e pobres eram proibidos até de participar de “grandes jogos” de futebol (esporte considerado aristocrático). Com o passar dos anos, eles não só conquistaram espaço como também se tornaram ídolos. Mesmo assim, muitos não conseguiram se livrar de um problema: o racismo no esporte.

Mesmo que de forma diferente, mais velada, a discriminação racial persiste no esporte. Em contrapartida, grupos que defendem a igualdade racial estão sempre atentos para denunciar. De acordo com a pesquisadora Ana Paula da Silva (que fez uma tese de doutorado sobre o assunto) e Marcelo Carvalho (do Observatório da Discriminação Racial do Esporte), é possível identificar uma evolução no tratamento da questão racial no futebol em paralelo com a história do esporte no Brasil. Clique aqui para ler a íntegra do estudo.


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Libertação dos escravos dia nacional da consciência negra 20 de novembro o negro no Brasil quilombo dos palmares Zumbi Lei do Ventre Livre Lei dos Sexagenários Lei Áurea 13 de maio de 1888 marginalização dos negros preconceito racial formação do povo brasileiro cultura brasileira

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.