Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festival de Teatro, Dança e Audiovisual do Paulista começa hoje no Teatro Paulo Freire; as apresentações e exibições de curtas-metragens serão durante todos os finais de semana de novembro

Foto: Equipe Cênicas. Edição de foto: Max Felipe

*Por Max Felipe
Jornalista




Começa hoje o II Cênicas – Festival de Teatro, Dança e Audiovisual do Paulista e segue até o último domingo de novembro (27), no Teatro Paulo Freire, no centro da cidade. As apresentação são todas gratuitas, na programação estão nove espetáculos de adultos e quatro para crianças.
A novidade deste ano é a homenagem que o festival vai fazer a três personalidades pernambucanas que estão ligadas diretamente com a nossa cultura e, que foram escolhidas para receber o troféu “Patrono das Artes”. Vinícius Coutinho, ator pernambucano, por seus préstimos em defesa da nossa cultura; Jones Melo (in memorian), por sua dedicação ao Teatro, atuando, escrevendo, dirigindo; e, Ivana Moura, por mérito cultural.
Segundo a produtora artística Vanusa Lima, o I Festival foi idealizado em 1992 pelo produtor cultural Júnior Mendes. "Com este retorno, após um intervalo de 24 anos, nós queremos abraçar todos os artistas da terra. Enfim, acreditamos que a cultura deve ser dada e é isso que queremos fazer", destacou.


PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO

O livro encantado do Pedrinho
Texto e direção: Silvio Tenório/
Francisco Johann
Duração: 35 min
Grupo: 3's Produções
Classificação: LIVRE - Infantil
Paulista - PE




PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO

Exibição de Curtas-Metragens
1h
Paulista - PE


Além das tradicionais peças teatrais, que nesta edição serão nove espetáculos adulto e quatro infantis. Nomes como Didha Pereira, Odé Félix, Jorge de Souza, também vão abrilhantar o festival, com seus espetáculos. Didha e Odé também participaram da nossa primeira edição, e esse ano trarão novos espetáculos. Outros grupos estão de volta, como o Pedra Polida, o De Última Hora e Brincando de Teatro, o que nos faz acreditar que o Cênicas está no caminho certo. "Nós queremos dar oportunidade aos artistas locais e, com isso, chamar a atenção do público de Paulista e cidades circunvizinhas", disse a produtora artística e jornalista, Vanusa Lima.


Divulgação

CURTAS-METRAGENS
Serão exibidos filmes de diretores pernambucanos, como o “5 x Chico” de Camilo Cavalcante e na Mostra Não Competitiva, mais de quarenta curtas-metragens, a maioria para o público infantil.

Cada um dos estados brasileiros banhados pelo rio São Francisco visto pelo olhar de um diretor diferente: às margens do rio encontram a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do "Velho Chico".

APOIO CULTURAL
O festival tem o apoio da secretaria de Cultura da Cidade do Paulista, além de entidades do meio artístico, como o SATED/PE – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Pernambuco e a FETEAPE – Federação de Teatro de Pernambuco, do Mirabilândia, Cabra Quente Filmes e Bode Espiatório, além da Faculdade Joaquim Nabuco, unidade de Paulista Centro e de comerciantes locais, como a padaria Pão & Queijo; São Sebastião; Hiper Casa do Bolo; Karla Barros Aluguel de Roupas; Gravatá Burguer, Jhone Camiseteria, Natália Tortas Finas e outros.


*Com informações da assessoria de imprensa do Festival Cênicas.





|  LOCALIZAÇÃO |


Teatro Paulo Freire 
Teatro · Centro
EndereçoAv. Sen. Salgado Filho - Centro, Paulista - PE, 53401-460

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.