Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Iphan entregará título à comunidade Quilombola no Dia da Consciência Negra

O Iphan também se dedica em garantir e preservar os vínculos identitários entre o continente africano e o Brasil. Débora Cruz/Fundação Palmares. 
Como símbolo da luta dos afrodescendentes, retirados à força de suas pátrias e subjugados pelo regime escravocrata, o dia 20 de novembro marca a história desses povos contra a intolerância e o preconceito, e traz reflexões sobre a liberdade cultural e a igualdade entre as raças no mundo.
Para celebrar a importância do Dia da Consciência Negra, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, participará, no próximo domingo (20), da entrega do título da terra da Comunidade Quilombola de Batateira, em União dos Palmares, em Alagoas, como um reforço às ações do instituto para criação de políticas voltadas à proteção e resgate dos bens culturais das comunidades tradicionais de matriz africana.
Com uma programação especial, promovida pela Fundação Palmares, o dia também será marcado por ações culturais como exposições, ciclos de palestras, lançamentos de romances afro-brasileiros, sessões de cinema e feira de produtos quilombolas. As atividades acontecem na capital Maceió e na cidade de União dos Palmares, em Alagoas.
Atualmente, o Iphan tem, sob sua proteção, oito terreiros de candomblé e um quilombo, o que contribui para o fortalecimento e resgate das manifestações culturais do povo negro no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.