Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Luste Editores | Arte e Natureza - Museus a Céu Aberto | 3 de novembro

Com curadoria de Serena Ucelli e textos de Waldick Jatobá, Luste Editores lança Arte e Natureza - Museus a Céu Aberto com fotos de 27 parques esculturaao redor do mundo. O primeiro a ser destacado na publicação é o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, que apresenta uma verdadeira relação espacial entre arte e arquitetura, inserido em uma área de reserva florestal que faz parte do Bioma Mata Atlântica. Em mais de 270 páginas, o conceito da publicação é a de mostrar como parques e artistas, de renome internacional, pensaram suas obras de arte em total harmonia com espaços da natureza.

São muitos os parques escultura ao ar livre no mundo que são incrementados a cada ano com inúmeras iniciativas artísticas. Eles permitem abrir o diálogo entre arte e natureza, incentivam a relação entre o homem e o espaço; é um portal para vislumbrar a essência do que existe em volta e a abordagem íntima entre parque e artista com o ambiente que têm como suporte para as suas obras a própria paisagem. Os museus a céu aberto emocionam porque se relacionam com o ambiente ao redor, seja este o fundo do mar, o deserto, a floresta ou as montanhas, proporcionam uma experiência real e intransponível com sua amplidão.

“Em cada parque, um vasto trabalho minuciosamente ligado ao local faz com que a expressividade, a força do cenário e a exposição ao clima monumentalizem as obras de arte. Uma obra que não é possível ser exibida em museus ou galerias. O próprio conceito de museu, como abrigo de obras, estaria inadequado. Esses espaços e suas diferentes características promovem também a interdisciplinaridade entre atividades artísticas, sociais e ambientais ao redor do mundo” afirma a autora e curadora do livro, Serena Ucelli.

Foram selecionados os seguintes parques : Benesse Art Site Naoshima – Japão, Billy Rose Art Garden – Israel, Chateau La Coste – França, Connells  Bay Park Sculpture – Nova Zelândia, Farum International Sculpture Park – Dinamarca, Fattoria Di Celle – Itália, Fondation Maeght – França, Fondation Pierre Gianadda – Suíça, Grenada  Underwater Sculpture Park – Grenada, Instituto Inhotim – Minas Gerais, Kröller Müller – Holanda, Laumeier Sculpture Park – USA, Louisiana Museum of Modern Art and Park – Dinamarca, Middelheim  Museum Park – Bélgica, Minneapolis Sculpture Garden – USA, MUSA- Museo Subacuático  de Arte – Cancun – México, Nirox Foundation Sculpture Park – Johannesburg - África do Sul, NMAC Foundation – Espanha, Parco del Sojo – Itália, Parco Sculpture del Chianti – Itália, Portofino Sculpture Park – Itália, Rossini Art Site  – Itália, Schoenthal Art Center – Suiça, Springhornhof Park – Alemanha, Storm King Art Center – USA, Wanas Konst – Suécia e Yorkshire Sculpture Park – Inglaterra.

 “Nos parques, a arquitetura e a escultura chamam um ao outro. As obras permitem entrar em contato direto com a construção do espaço ocupado pela arte. O artista encontra uma nova dimensão espacial, a arte como parte de um processo começa a dialogar com o contexto e a paisagem torna-se ‘paisagem de arte’”, diz Serena.

Para experimentar as obras no meio do gigantismo da natureza nos museus a céu aberto é proibido não tocar, é proibido não participar. “Podemos escutar o som do centro da terra por meio de uma obra de arte, de olhos fechados, não somente com a visão, como somos acostumados. Por meio da arte, conhecemos outras maneiras de ‘ver’ o mundo”, conclui a autora e curadora.


“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine Lavoisier)


SERVIÇO
Livro:   Arte e Natureza - Museus a Céu Aberto
Autora: Serena Ucelli
Texto: Waldick Jatobá
Editora: Luste Editores - http://www.lusteditores.com.br/
Lançamento São Paulo: 3 de novembro 2016, quinta-feira, das 18h às 22h
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi  
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano       

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.