Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mitos e Verdades sobre alergias

Mitos e Verdades sobre alergias

1 – Sorvete, picolé e água gelada são proibidos para quem é alérgico?
MITO – Não existe nenhuma prova de que o gelado tenha influência direta na alergia. Porém, deve ser evitado caso a pessoa esteja em crise. Se não estiver, pode tomar, sim.

2 – Existe vacina para alergia?
VERDADE – Isso se chama Imunoterapia. O objetivo é aumentar a tolerância e reduzir a sensibilidade. O tratamento é prolongado mas eficaz.

3 – Mulheres grávidas não podem receber tratamento para asma e nem para rinite?
MITO – Existem medicamentos seguros para gestantes, desde que prescritos pelo médico. O controle adequado, na gravidez, de doenças como asma e rinite melhora a saúde da mãe e do bebê.

4 – Praia é bom para pacientes alérgicos?
VERDADE – Ir à praia é uma das atividades ao ar livre mais saudáveis e deve ser estimulada.

5 – Piscina é ruim para pacientes alérgicos?
MITO – Os benefícios da natação para o sistema respiratório e cardiovascular são conhecidos. Mas, a quantidade de produtos químicos utilizados para tratar a água pode ser um fator negativo. Caso o paciente sinta irritação nas vias respiratórias deve praticar outro esporte aeróbico.

6 – Praticar esportes faz bem para alérgicos?
VERDADE – A prática de atividades aeróbicas melhora o funcionamento dos pulmões e do coração. Mas deve ter orientação médica.

7 - É impossível diferenciar gripes e resfriados de uma crise alérgica
MITO - A alergia é causada por reações provocadas pelo sistema imune e não por vírus, como no caso de gripes e resfriados. Os sintomas da crise alérgica podem incluir coriza, tosse e espirros, mas, diferente de gripes e resfriados, não costumam provocar dores no corpo, fraqueza e dor de garganta. A complicação mais comum de uma alergia respiratória costuma ser a sinusite.

8 - Travesseiros feitos com penas de ganso podem causar alergias
VERDADE - Apesar de confortáveis, os travesseiros de penas só agravam as alergias. Os modelos feitos com enchimento sintético, como poliéster, evitam o problema. Uma capa de travesseiro também é muito eficiente, já que ela pode ser lavada, evitando o acúmulo de ácaros.

9 - Dormir com animais de estimação aumenta os riscos de alergia

 

VERDADE - Os animais de estimação podem trazer poeira, ácaros e até mofo entre os pelos para a cama dos donos.

10 - Produtos de limpeza não causam alergias respiratórias


MITO - As donas de casa e empregadas domésticas são as maiores afetadas por este tipo de alergia, já que são as responsáveis pelo trabalho doméstico e estão sempre em contato com substâncias químicas que causam o problema. Detergentes, sabão em pó, amaciante de roupas, desinfetantes e água sanitária são os principais responsáveis por crises alérgicas.

11- Bombinhas para asma fazem mal ao coração.

MITO – A asma é uma doença das vias respiratórias que reduz ou até obstrui o fluxo de ar. As bombinhas possuem broncodilatadores que relaxam os músculos e melhoram a passagem do ar.

12 - Alergia é a evolução de uma intolerância
MITO - Não é. Alergia a comida, pólens, ácaros e picadas de insetos são causados ​​pela estimulação do sistema imunológico para formar anticorpos em nossa corrente sanguínea e tecidos do corpo. Eles podem ser detectados por testes cutâneos e exames de sangue. Quando você tiver sintomas que não envolvem o sistema imune, os especialistas chamam de intolerância.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.