Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Jaboatão recebe feira de artesanato no final de semana

A partir desta sexta-feira, 16, a Praça Geraldo Melo, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, receberá uma feira de artesanato que faz parte da culminância do projeto “Artesanato Pernambucano: Intercambio Entre Grupos de Artesãos de Economia Solidária”. O evento, que tem entrada franca, segue até o domingo, 18, sempre das 14h às 20h.

No local, o público poderá conferir a exposição e comercialização de produtos da Região Metropolitana, Agreste e Zona da Mata, ambos que compartilham uma verdadeira troca de experiência entre esses profissionais. Ao todo, vinte stands estarão disponíveis, complementados com uma infraestrutura que dispões ainda de auditório, banheiros, praça de alimentação e arena cultural. 

O projeto tem ainda como foco a formação técnica sobre os princípios da economia solidária, atrelada ao papel do artesão e da qualidade do produto produzido. Palestras serão realizadas pelo Fórum de Economia Solidária do Estado de Pernambuco (FES-PE), tratando de temas como a origem e história do artesanato, as políticas públicas do Governo de Pernambuco para a economia solidária e o artesanato, melhoria na qualidade do produto artesanal, comércio justo e solidário, entre outros.

De acordo com os organizadores, a ação visa suprir uma lacuna deixada em Pernambuco pela falta de intercambio entre as várias regiões do estado e suas particularidades, sendo essa edição, voltada aos artesãos de Jaboatão dos Guararapes, Palmares e Limoeiro. Dessa forma, o grupo acredita que é possível ampliar as vertentes desses profissionais, gerando novos negócios e renda.

O projeto “Artesanato Pernambucano: Intercambio Entre Grupos de Artesãos de Economia Solidária” conta com o patrocínio do Funcultura, através do Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e o apoio das Prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro e Palmares.

SOBRE A ECONOMIA SOLIDÁRIA
A Economia Solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de artesanato, moeda social, comércio justo e consumo solidário, e possui as seguintes características: cooperação, autogestão e solidariedade. Em Pernambuco seu viés mais forte se dá em relação à produção do artesanato, onde vários artesãos e artesãs se organizam em grupos de produção, que por sua vez estão ligados aos diversos fóruns de Economia Solidária.
Serviço: Projeto “Artesanato Pernambucano: Intercambio Entre Grupos de Artesãos de Economia Solidária”
Local: Praça Geraldo Melo
Data: 16, 17 e 18 de dezembro
Valor: Gratuito
Horário: Das 14h às 20h

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.