Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Nabuco seleciona professores com título de mestre‏

Interessados em participar devem enviar o Currículo Lattes para avaliação

A Faculdade Joaquim Nabuco em Paulista está recebendo currículos de professores para as disciplinas de Bioquímica II, Química Orgânica I e Comunicação e Expressão. Os candidatos precisam ter título de mestre em uma destas áreas. O Lattes deve ser enviado para o coordenador Meydson Souza (meydson.souza@joaquimnabuco.edu.br) até esta quinta-feira (7).

É necessário que o currículo contenha “a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas”, segundo o edital. Também é importante que haja os comprovantes das informações. A partir do recebimento, o coordenador avaliará os que irão para as próximas fases da seleção e os que ficarão no banco de dados da unidade.

O edital pode ser consultado neste link:http://staticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/PAL/edital_para_selecao_de_professor_com_titulo_de_mestre_05_01_16.pdf. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 2121-5981 ou presencialmente no Bloco A da unidade da Nabuco localizada na Avenida Senador Salgado Filho, sem número, Centro da cidade.

Côrte Real acompanha procissão do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una


O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) participou, nesta quarta-feira (6), da tradicional procissão católica do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, no município de São Bento do Una, no Agreste do Estado. O cortejo religioso, que leva o nome do padroeiro da cidade, é o segundo mais antigo em Pernambuco e arrastou uma multidão às ruas.

Em uma forte demonstração de fé, a procissão do Bom Jesus dos Pobres Aflitos completou, em 2016, a 178ª edição e arrastou cerca de 15 mil pessoas. O cortejo reuniu fieis que aproveitaram para pagar promessas por graças alcançadas. Para Côrte Real, o ato cristão foi uma comprovação da crença da população de que as coisas podem melhorar. “O povo que tem fé é um povo que pode ser capaz de acreditar em propostas, pode ser capaz de acreditar em princípios e nos seus dirigentes”, avaliou, entusiasmado, o petebista.

Na visita a São Bento do Una, o deputado federal Jorge Côrte Real comunicou ao pré-candidato a prefeito Washington Cadete (PTB) a liberação de uma emenda de sua autoria no valor de R$ 500 mil, que será utilizada para perfurar dez poços artesianos no município. O serviço está com a licitação concluída e aguardando início da execução, que está prevista para esta sexta-feira (8). Os locais já foram previamente definidos por pesquisa geológica. O benefício busca amenizar um pouco a crise hídrica que o município vive.

APOIO EM GRAVATÁ
Em uma frente de trabalho para discutir ações estratégicas para o desenvolvimento do município de Gravatá, o deputado federal Jorge Côrte Real reuniu-se com o pré-candidato a prefeito Júnior Darita (PTB), seu grupo político e o presidente estadual do PTB, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB). Na reunião, os petebistas traçaram o cenário político-eleitoral da cidade e as projeções para a eleição deste ano. Côrte Real está entusiasmado com a postulação do Darita, que vem ganhando adesão nas ruas dia após dia.

SDSCJ participa de posse dos conselheiros tutelares do Recife

Ao todo, 80 novos membros da Capital pernambucana serão empossados nesta sexta-feira (8). No Estado, foram eleitos 1.030 conselheiros para um quadriênio 2016-2019


Os novos membros dos conselhos tutelares em Pernambuco serão empossados nos próximos dias. Eles foram eleitos em outubro de 2015, durante o primeiro Processo de Escolha Unificada dos integrantes dos conselhos tutelares do Brasil. No Recife, a posse dos 80 novos membros, sendo 40 titulares e 40 suplentes, acontece nesta sexta-feira (8), no auditório do Banco Central, em Santo Amaro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) participa do evento. A secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC), Lidyane Lopes, representa o secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento. A SESSFC teve papel importante ao processo eleitoral dos conselheiros, no ano passado.

Por meio da Gerência de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Municipais de Direitos (GFC), a SESSFC prestou assessoria técnica e orientação aos conselhos municipais, realizou capacitações e oficinas e atuou junto à Associação dos Conselhos de Direitos. A GFC também realizou encontros no Sertão e no Agreste para os conselheiros tutelares de Pernambuco

O objetivo dos eventos foi acolher os novos membros dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2016-2019 e fazer uma reflexão sobre a importância dos Conselhos Tutelares dentro do Sistema de Garantia de Direitos. Um terceiro encontro, que irá reunir conselheiros do Grande Recife e Zona da Mata acontece no dia 25 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda.

ELEITOS – Em Pernambuco, foram eleitos 1.030 conselheiros tutelares, para 206 conselhos, de 183 municípios. A exceção foi o município de Jaboatão dos Guararapes, devido a problemas técnicos e administrativos que ocorreram durante o processo eleitoral.

A GFC acompanha o andamento do processo para a eleição dos 35 conselheiros (sete Conselhos Tutelares) da cidade, que deverá ocorrer em breve. O edital de convocação já foi concluído. Cada Conselho Tutelar é formado por cinco conselheiros eleitos e cinco suplentes.

SERVIÇO
Posse dos novos conselheiros tutelares do Recife
Quando: 8 de janeiro
Horário: 16h
Local: Auditório do Banco Central
Endereço: Rua da Aurora, 1.259, Santo Amaro - Recife

Moradores de Nossa Senhora do Ó ganham novo Pátio da Feira e Banheiro Público nesta sexta (08)

O ano de 2015 se despediu com a inauguração de diversas obras no município de Ipojuca, a exemplo da Via-Local, paralela à Rodovia PE-60 e a pavimentação da via de acesso ao Sítio Canoas. É desta maneira que 2016 tem início na cidade. Nesta sexta-feira (08), o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, entrega aos moradores de Nossa Senhora do Ó dois importantes equipamentos públicos. O Pátio da Feira, localizado no centro do distrito. O equipamento recebeu nova estrutura metálica coberta e possui área total de 275 m². A solenidade está programada para iniciar às 11h.

No local foram construídos 14 novos boxes fixos para comercialização de frios, carnes e peixes, sendo disponibilizado ainda 90m² para a instalação de bancas moveis, onde serão vendidos frutas e verduras. A estrutura possui ainda piso industrial nas áreas de maior fluxo de pessoas, instalações elétricas, hidrosanitárias, grades de proteção nas entradas, lavatórios e lixeiras. Mais de 50 comerciantes serão beneficiados. Com a iniciativa, a feira, que estava funcionando de forma provisória na Rua São Benedito, também no Centro de Nossa Senhora do Ó, será transferida para o novo pátio.

BANHEIRO PÚBLICO

Ao lado do Pátio da Feira de Nossa Senhora do Ó, o prefeito Carlos Santana também entregará a população o novo banheiro público da localidade. O espaço foi todo requalificado, tendo recebido rampas e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de mudança de piso, modernização das instalações elétricas e hidráulicas.


SERVIÇO

Inauguração do Pátio da Feira e Banheiro Público de Nossa Senhora do Ó
Horário: 11h
Local: Centro de Nossa Senhora do Ó

Clube Carnavalesco Misto das Pás retoma tradição com baile pré-carnavalesco inédito


Prévia acontece dia 16 de janeiro na sede do clube. Homenageado será o cantor e compositor pernambucano Claudionor Germano

O Clube Carnavalesco Misto das Pás, um dos grandes e mais tradicionais clubes de carnavais de Pernambuco, volta às atividades após a posse da nova diretoria, com uma grande prévia em sua sede, no dia 16 deste mês, a partir das 20h. O baile inédito terá como tema De Pai Para Filho, Sim Senhor! O Carnaval de Claudionor, e terá atrações como o cantor e compositor Claudionor Germano, homenageado do baile, Nonô Germano, Liv Moraes e a Orquestra das Pás.

O objetivo do evento é resgatar a essência do clube no carnaval do Estado e mostrar a importância e o legado de Claudionor Germano. Segundo Rinaldo Lima, presidente do Clube das Pás, a entidade tem um valor singular para o estado pernambucano. “O clube possui 127 anos de história, e nessa data queremos retomar a tradição de antigamente”. Ainda de acordo com ele, cada clube de Pernambuco deveria ter uma placa em homenagem a Claudionor Germano como intérprete do frevo legítimo.

“A afinidade com o Clube das Pás é muito antiga. É um local para as pessoas se divertirem, dançarem. Estou agradecido pela homenagem, por cantar ao lado do meu filho Nonô Germano e Liv Moraes”, revela Claudionor Germano.  

Os ingressos para o baile pré-carnavalesco custam R$ 20 e já estão disponíveis na bilheteria da sede da entidade. No dia 30 deste mês, o espaço promove o Baile do Havaí. Já no domingo de Carnaval, o clube irá desfilar no polo Várzea, com o tema A Origem do Clube das Pás, que reforça a trajetória da agremiação.

Homenageado

Claudionor Germano começou a carreira na Rádio Clube aos 15 anos de idade como cantor popular. Aos 83 anos, o artista possui 68 anos de carreira, e já gravou 478 músicas em 31 discos. O seu trabalho sempre esteve relacionado à composição e interpretação do frevo, sendo um dos principais intérpretes de Capiba e Nelson Ferreira. No Carnaval do ano passado, passou o bastão para o filho Nonô Germano.

Clube Carnavalesco Misto das Pás

Fundado em 1888, o Clube das Pás é um dos grandes clubes carnavalescos de Pernambuco. Sua origem é do Bloco das Pás de Carvão, devido aos carvoeiros que abasteciam embarcações no Porto do Recife. Em 1890 seu nome mudou para Clube Carnavalesco Misto das Pás e surgiu no mesmo período de clubes como Vassourinhas, Lenhadores e Toureiros de Santo Antônio. O Clube das Pás possui o estandarte mais antigo e foi citado em alguns frevos, como por exemplo, Voltei Recife, um dos hinos do carnaval pernambucano.

O Clube das Pás representa o mais tradicional espaço de gafieira do Estado de Pernambuco e, além de frevos de carnaval, sua orquestra toca rumbas, salsas, merengues, forrós, tangos, boleros e sambas. A eleição da nova diretoria aconteceu em dezembro de 2015, a qual elegeu como presidente Rinaldo Lima. Entre as propostas na nova gestão, estão a climatização do clube; a redução dos preços dos ingressos, de comidas e bebidas; campanha para novos sócios e a renegociação de débitos anteriores.

Serviço:
Baile Pré-Carnavalesco Clube das Pás
Sábado (16) | 20h
Clube Carnavalesco Misto das Pás: Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande
R$ 20

Saúde do Paulista realiza mutirão de combate a doenças na comunidade Vila Vitória


As famílias da comunidade Vila Vitória, em Jardim Paulista Baixo, receberam nesta quinta-feira (07.01) a visita dos Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) do Paulista para uma ação de combate ao Aedes aegypti. As equipes da Secretaria de Saúde vistoriaram a localidade e orientaram os moradores. Na ação foram eliminados diversos focos do mosquito. A maior parte deles estava em reservatórios de água. A ação contou com o apoio dos Bombeiros Civis.

O operador de empilhadeira Alexandre da Silva, que mora no local há 9 meses com a esposa e três filhos, recebeu e se colocou a disposição da equipe da Saúde, ele afirmou que cada um tem que fazer sua parte. “A prefeitura está fazendo a parte dela, temos que fazer a nossa também. Aqui na minha casa, por exemplo, eu sempre cuido de tudo para evitar que esse mosquito se prolifere. Espero que os meus vizinhos também possam agir assim”, frisou.  

A comunidade não é saneada nem dispõe de rede de abastecimento da Compesa. Esses fatores preocuparam ainda mais a Secretaria de Saúde. “Quando recebemos as informações das condições da área resolvemos agir rapidamente porque normalmente essas localidades não dispõem de infraestrutura adequada. Montamos uma ação e caímos em campo. E assim estamos fazendo por toda a cidade”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Fábio Diogo.    

            Além do trabalho de combate ao mosquito, os ACE’s realizaram uma ação para acabar com ratos e escorpiões na comunidade. O mutirão contemplou todas as ruas da localidade.  

POPULAÇÃO PODE AJUDAR – A Secretaria de Saúde oferece dois mecanismos de denúncia para os moradores do município. A população pode ligar para o 3437.4174 ou usa o aplicativo de celular Xô Aedes. As demandas são encaminhadas à Vigilância Ambiental. Os casos são resolvidos em menos de uma semana.