Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

​​​Inscrições abertas para formação em educação inclusiva


Curso será ministrado pelo renomado terapeuta ocupacional catarinense, Régis Nepomuceno, nos dias 23 e 24 de janeiro

Refletir e discutir sobre os processos educacionais inclusivos. Este é o objetivo do curso“Reflexões e Práticas de Inclusão: da Reabilitação à Escola”, que será realizado nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, das 9h às 18h, no Recife. A capacitação, voltada para terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos, será ministrada pelo renomado terapeuta ocupacional catarinense, Régis Nepomuceno, palestrante nacional e internacional que acumula vasta experiência no tema. Nepomuceno também é o criador do aplicativo “Minha Rotina Especial”. A ferramenta, que tem apresentado resultados práticos e positivos, organiza as etapas de cada atividade do dia-a-dia que devem ser realizadas pela pessoa com deficiência e dificuldades no desenvolvimento.


Entre os temas que serão abordados na capacitação está a adaptação de material escolar e do currículo pedagógico, além da discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem e o debate sobre a necessidade da escola de apoio. Também está no conteúdo programático do curso questões como indicação e o uso das tecnologias para a educação, que são dispositivos que buscam garantir a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência. As inscrições podem ser realizadas até a quarta-feira (20/01), através do e-mailcontato.pe@inclusaoeficiente.com.br. O evento é uma realização da empresa Inclusão Eficiente - Consultoria e Assessoria em Inclusão e Reabilitação, comandada, em Pernambuco, pelas terapeutas ocupacionais Bruna Almeida, Nara Sandes e Thaisa Angelo.


O debate sobre o tema voltou à tona com a aprovação da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15), que, entre outras disposições, direciona as escolas em todo País a realizarem as adaptações definidas na legislação para garantir a inclusão efetiva de alunos com deficiência. A realidade da educação inclusiva no Brasil apresenta uma grande disparidade entre a teoria e a prática. Não são raras as vezes em que os pais se deparam com escolas despreparadas em infraestrutura e grade curricular inadequada, além da falta de qualificação dos profissionais que atendem os alunos com deficiência.


“Além das adaptações de ordem prática, como adequação do mobiliário e implantação de rampas, também é necessário realizar a adaptação curricular e estimular o entendimento da escola como agente formador de pessoas para a vida, onde as crianças aprendem muito mais do que ler e escrever, aprendem conceitos e fazeres que serão importantes para seu desempenho nas suas atividades da vida diária. Para isso a sensibilização e humanização dos profissionais que atuam nessa área é fundamental. Estas são ações importantes para trilhar um caminho eficiente para a inclusão”, ressalta Bruna Almeida, terapeuta ocupacional, e sócia da Inclusão Eficiente.


PALESTRANTE – Regis Nepomuceno é terapeuta ocupacional e diretor da Inclusão Eficiente, empresa que presta assessoria e consultoria para empresas, escolas e famílias para inclusão escolar e a reabilitação infantil em todo Brasil e no Exterior.
Especialista em Psicopedagogia, formação no conceito Neuroevolutivo Bobath e Integração Sensorial e PediaSuit Protocol, Nepomuceno também é mentor do LIFE- Programa de Intervenção Domiciliar e um dos criadores do Aplicativo Minha Rotina Especial. A ferramenta
​ ​
foi​
​ ​
desenvolvida em formato de agenda.​

 CONTEÚDO:

•Histórico da Inclusão Escolar
•Leis e direitos da pessoa com deficiência
•Escola pública X Escola particular
•Principais patologias
•Indicação e adaptação de tecnologia assistiva
•Professor titular
•Segundo professor/Professor auxiliar/Tutor/ Monitor: indiferente do nome, qual seu papel?
•Adaptação de material escolar
•Adaptação de Currículo funcional
•Processo de ensino aprendizagem
•Escola de apoio
•Estudos de caso




SERVIÇO: 
Data: S​ábado​
​ ​
(23/01) e D​omingo (24/01)
Local: Av. Norte 3003, Térreo – Rosarinho, Recife.
Horário: 9h às 18h – carga horária 16h
Investimento: R$350,00
Mais informações e inscrição: contato.pe@inclusaoeficiente.com.br

De olho no mercado de trabalho, jovens iniciam curso de qualificação em Paulista


Sessenta jovens com idade entre 16 e 21 anos iniciaram nesta segunda-feira (11.01) mais dois cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Paulista. A aula inaugural ocorreu na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro da cidade, e contou com a presença de professores, instrutores e gestores governamentais. A ação, que faz parte de uma parceria com Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), visa facilitar o ingresso dos meninos e meninas no mercado de trabalho, por meio de oportunidades de estágio.
            O secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista, Augusto Costa, deu as boas-vindas ao grupo e falou da importância da qualificação para ingresso no mercado de trabalho. “A maior parte desses jovens que iniciam as aulas hoje está cursando ou já concluiu o ensino médio. Normalmente, esse é um momento de indefinição. O que queremos é garantir um norte pra todos, que pode começar com uma vaga de estágio após o curso e terminar com a conquista do emprego”, frisou.
           Desta vez, as oportunidades fazem parte do Pronatec Jovem Aprendiz, que oferece capacitação nas áreas de Auxiliar de Biblioteca e Assistente Administrativo. Neste módulo, os estudantes são encaminhados, prioritariamente, para oportunidades de estágio em empresas da região, onde podem ser aproveitados, iniciando a carreira profissional. 
            A jovem Milena Tavares, 18 anos, fez a matrícula para o curso de Assistente Administrativo e está esperançosa na conquista de uma vaga de estágio na área. “Não vejo a hora de ter a minha independência financeira. Quero conquistar muita coisa na minha vida, e acho que participar de um curso como este é um bom começo”, destacou a jovem que mora no bairro da Mirueira.
            O evento que marcou o início dos cursos contou com a presença do secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Junior. Ele é o responsável por ceder as salas de aulas das escolas da rede para abrigar as turmas do Pronatec. Desta vez, o conteúdo será ministrado por professores do IFPE, no turno da tarde, na Escola José Firmino da Veiga.          

AÇÃO DE GOVERNO – Elencada com uma das principais metas, a qualificação de jovens e adultos tem sido uma marca da gestão do prefeito Junior Matuto. De acordo com a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, ao longo dos três anos de governo, a administração municipal já qualificou mais de oito mil moradores da cidade. Este número supera a estimativa apontada nas propostas de governo.      

Previna a desidratação no verão

Nutricionista Stella Bezerra dá dicas para evitar o problema
Com a chegada de dias mais quentes, e o consequente aumento da perda de água pelo organismo, tornam-se maiores os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar a desidratação. Ela acontece quando as perdas de líquido e eletrólitos são maiores que a reposição, seja pelo calor ou pela realização de alguma atividade física. “É importante ingestão hídrica adequada”, afirma a nutricionista Stella Bezerra, do Hospital Jayme da Fonte.

De acordo com a profissional, a primeira medida a ser tomada é evitar exposição ao sol ou locais quentes. Depois, usar protetor solar: “A queimadura solar pode contribuir para a desidratação. Quanto mais grave for a queimadura, maior será o risco de desidratação. Por último, e não menos recomendável, deve-se consumir líquidos com regularidade, principalmente se a exposição ao sol for concomitante a alguma prática desportiva”, explica Stella.

 As manifestações clínicas que a desidratação dá vão da sede à confusão mental. Existem ainda manifestações como torpor e coma – o que é mais difícil de acontecer em uma exposição habitual de praia. “Para esse tipo de exposição – praia no verão –, o que se vê além da sede é o ressecamento das mucosas, sobretudo a mucosa oral, olhos fundos, tonturas e diminuição do volume urinário”, diz a nutricionista. É bom lembrar que a sede é um sinal tardio da falta de água, que acontece quando o organismo já esgotou algumas de suas reservas.

Como a desidratação pode ser extremamente perigosa – podendo ser até fatal – é bom não descuidar da ingestão de líquidos durante o período. O ideal é ingerir pequenas quantidades várias vezes ao dia. Suco de frutas e água de coco são uma boa opção para matar a sede e repor vitaminas e minerais. “Os líquidos são importantes, quase todos. Devemos evitar aquelas substâncias sabidamente tóxicas, como o álcool, pois este contribui com a desidratação. No caso de haver a desidratação devemos preferir os líquidos isotônicos nas primeiras fases”, afirma Drª Stella.

A reposição diária ideal deve ficar em torno de 2,5 litros, o que pode ser feito por meio da ingestão de água e outros líquidos ou mesmo na forma de alimentos – líquidos ou sólidos. Algumas frutas posuem elevador volume de água, como exemplo: melancia e abacaxi. “Caso alguém identifique em uma pessoa sinais de desidratação mais grave – sede intensa acompanhada de tonturas, náuseas, vômitos, diminuição do débito urinário ou sonolência –, deve encaminhar esta pessoa a um serviço de saúde próximo”, conclui a nutricionista.

Inscrições abertas para o Mega Vestibular da FG

Provas acontecem nos campus Boa Vista e Piedade nos dias 17 e 31 de janeiro. Serão concedidas 100 bolsas de até 100% entre os melhores colocados 

Estão abertas as inscrições para o Mega Vestibular da Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate. Serão disponibilizadas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Ciência da computação, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Pedagogia, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, Direito e Engenharias Civil, da Produção, Mecânica e Petróleo.

Além de vagas nos Cursos Superiores Tecnológicos em, Marketing, Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gastronomia, Recursos Humanos, Gestão da TI, Redes em computadores, Gestão da Produção Industrial, Segurança da Informação, Construção de Edifícios e Logística. 

As duas unidades da FG estão com novidades nos cursos. No campus Piedade serão iniciados os cursos de Engenharia Elétrica, Biomedicina, Design de Interiores e Design Gráfico. Já na unidade da Boa Vista os novos cursos são Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Comercial, Logística, Ciências Contábeis e Marketing.

Bolsas de estudo

Para os feras que alcançarem as melhores notas, a FG vai conceder 100 bolsas de estudo, sendo 5 de 100% e 95 de 50% nos campus Boa Vista e Piedade no curso escolhido pelo candidato. Concorrem os que alcançarem pontuação final igual ou superior a 50% do total de pontos possíveis, consideradas a prova objetiva e a redação.

A lista com os beneficiados será divulgada no hotsite www.faculdadeguararapes.edu.br/megavestibular  no prazo de até 5 (cinco) dias após a realização das provas. 

Prova

As provas serão realizadas nos dias 17 e 31 de janeiro, das 9h às 13h. Os portões serão abertos às 08h15 e fechados às 8h45. A avaliação terá início às 9h e os feras terão quatro horas, até ás 13h, para fazer a redação e responder às questões objetivas de Português, Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Química, Física e Biologia.

No dia da prova, é importante o candidato chegar com até 30 minutos de uma hora de antecedência e levar um documento de identificação com foto. Só serão válidos carteira de identidade, carteira de motorista, carteira profissional ou passaporte. Além do comprovante de inscrição. 

Inscrição 

Os interessados podem se inscrever no endereço: www.faculdadeguararapes.edu.br/megavestibular ou pelo call center da FG pelo telefone: 81 3461.5555 com até 30 minutos de antecedência do horário da realização das provas . 

Quem optar por estudar no campus Piedade o endereço é o: https://www.faculdadeguararapes.edu.br/megavestibular/escolha-a-sua-data-campus-piedade/



Para o campus Boa Vista:
https://www.faculdadeguararapes.edu.br/megavestibular/escolha-sua-data-campus-boa-vista/

Dos primórdios da LBV

Por intermédio da Equipe Solidária da Legião da Boa Vontade da Europa, recebi um raro exemplar do jornal O Cristão, de 31 de janeiro de 1950, da cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Trata-se de um número comemorativo do 58o aniversário desse órgão oficial da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais e Cristãs do Brasil. Nele encontramos uma reportagem, na página 10, sob o título “O valor da cooperação”, assinada por Salustiano César, ministro evangélico que documenta o nascimento da Legião da Boa Vontade (LBV), criada por Alziro Zarur (1914-1979) em 1o de janeiro de 1950. A seguir, para registro histórico, apresento alguns trechos:


O Valor da Cooperação


... NÓS SOMOS COOPERADORES DE DEUS...
(APÓSTOLO PAULO, I CORÍNTIOS, 3:9)

“Há muita coisa na vida cristã que ainda não foi devidamente evidenciada em termos de poder evangélico. A cooperação é uma dessas coisas, cuja compreensão conceitual melhor firmada gerará novos rumos para notáveis realizações.
“Sentimos necessidade de falar em cooperação, mas não como geralmente se faz, com arranjos de vocábulos enfeitados, com elegância estilística.
“Começarei afirmando que o espírito de cooperação entre nós tem gerado e produzido pouquíssimos efeitos em todos os planos de nossa denominação. O que tem faltado não é o sentimento cooperativista. Este existe muito latente nos corações, porém sem educação, sem planificação, sem direção. (...)
“O valor da cooperação é inegável na existência de empreendimentos os mais dignos de renome. (...)
“Na sociedade hodierna encontramos fatos que constituem verdadeiros reptos ao povo cristão. No dia 7 de janeiro corrente, especialmente convidado como ministro protestante, participei de uma interessantíssima quão surpreendente reunião no edifício da Associação Brasileira de Imprensa, onde o espírito colaborativo, numa forma toda providencial, se caracterizou pela representação em conjunto de pessoas de diferentes credos e correntes filosóficas. Nossa palavra baseada em Romanos, 12, foi ouvida com extraordinários aplausos, ao lado dos oradores: Israelita, Positivista, Esoterista, Espírita, Católico Romano, Livre-pensador. Muitíssimo impressionante foi essa solenidade pelo objetivo culminante de congregar as ‘pessoas de Boa Vontade’ em favor dos que ficaram à margem da vida. Com este objetivo, foi organizada a ‘Legião da Boa Vontade’, que atenderá ‘sem preconceitos’ a todos os que sofrem nos seus leitos de dor, em suas casas ou emparedados nos hospitais. (O destaque é nosso.)
“Que lição esta que vem de Deus! (...)
“Vamos agir no espírito da Palavra de Deus que diz:
“Amai-vos cordialmente uns aos outros, com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
“Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor:
“Comunicai com os Santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade”.


Relembrando a ABI

De fato, a revista Boa Vontade no 1, de julho de 1956, p. 5, também destaca a figura do pastor Salustiano: “A Cruzada de Religiões Irmanadas teve início a 7 de janeiro de 1950, no Salão do Conselho da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), falando sete oradores: Teles da Cruz, católico; Murilo Botelho, esotérico; Leopoldo Machado, espírita; Eugênio Figueiredo, livre-pensador; Reverendo Salustiano César, protestante; Samuel Linderman, judeu; Ascânio de Farias, positivista. Dirigiu a memorável sessão Alziro Zarur, Presidente da Legião da Boa Vontade”.


Ao Cristo, com decisão.

Ao encerrar a coluna de hoje, dedico aos meus pacientes leitores, versos que ousei, em Buenos Aires, Argentina, na Praça San Martín, em 1996, numa hora de grande desafio:
A vida passa/ E a dor sem graça/ Fere o coração./ Mas a Fé aquece/ A Alma que padece/ E aponta o caminho/ Da Redenção./ E o Espírito porfia,/ Porque confia/ No Salvador./ E com força marcha/ Com devoção avança/ E o Cristo alcança/ Com decisão!


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Nova praça e recuperação de mercado vão dinamizar o lazer e o comércio no Engenho Maranguape



As obras da área de lazer e convivência do Engenho Maranguape estão na reta final. O espaço, que fica ao lado do mercado público, vai beneficiar mais de 20 mil moradores do bairro, com campo de futebol de areia, quiosque de dominó, aparelhos para exercícios físicos e pista de cooper com acessibilidade. Os trabalhos estão sendo executados por funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Atualmente, 12 homens trabalham no local.