Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

ARLINDO SIQUEIRA QUER INSTALAR CPI PARA APURAR SUPERFATURAMENTO DE OBRAS EM OLINDA

Baseado no relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta inúmeras irregularidades - inclusive superfaturamento e sobrepreço - nas obras executadas pela prefeitura de Olinda, o vereador Arlindo Siqueira (PSL) fundamentou um pedido de instalação de CPI na Câmara Municipal para apurar as anormalidades, desde o processo de licitação dos serviços até a sua execução. 

A Câmara de Vereadores de Olinda está de recesso, mas o gabinete de Arlindo Siqueira está funcionando normalmente. Hoje (12) pela manhã, ele enviou cópias e anexos do pedido de instalação da CPI para todos os vereadores tomarem conhecimento da peça e, os que forem favoráveis à investigação deverão assinar o pedido, que será protocolado no primeiro dia de abertura dos trabalhos, no Departamento Legislativo da Casa, após o recesso, em 16 de fevereiro.

O vereador espera que, desta vez, com muito mais subsídios, fornecidos pela CGU, através do Relatório de Demanda Externa nº 00215.000456/2012-04, os vereadores se convençam da necessidade de apurar as irregularidades nas dezenas de obras executadas no município. A tentativa de instalação de uma CPI das obras inacabadas em Olinda, no início de fevereiro de 2014, foi frustrada com a retirada da assinatura do vereador Joab Teodoro (PRP), horas depois de o pedido ter sido protocolado no Departamento Legislativo da Casa.

A Oposição precisava de seis assinaturas, mas com o retrocesso de Joab Teodoro, obteve apenas cinco (Arlindo Siqueira, Jorge Federal, Riquinho Água&Gás, Jesuíno Araújo e Graça Fonseca) o o pedido foi arquivado. Desta vez (em ano eleitoral) Arlindo acredita que a maioria da Casa aprove o pedido de instalação da CPI.

IRREGULARIDADES - No documento Relatório de Demanda Externa (nº 00215.000456/2012-04) a Controladoria Geral da União (CGU) apurou inúmeras situações de irregularidades apontadas pelo Ministério Público Federal (MPF), baseadas em denúncias feitas pelo vereador.

Entre as anomalias identificadas pela CGU estão: a) superfaturamento  de mais de R$ 1,3 milhão na obra do Canal da Malária; b) sobrepreço de mais de R$ 1,6 milhão na mesma obra; c) irregularidades no estado físico das obras; d) paralisação dos serviços; e, e) início dos serviços sem o devido licenciamento ambiental.

A CGU fez inúmeras recomendações, como a adoção de medidas de devolução dos recursos ao erário e a instauração de Tomada de Contas Especial, caso a medida não seja suficiente.

Parceria entre Funase e Biblioteca Pública contemplará socioeducandos



Adolescentes e jovens atendidos nas Casas de Semiliberdade da instituição socioeducativa terão aulas de informática através do projeto “Incluir é preciso”


Uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Biblioteca Pública Estadual (BPE) vai contemplar adolescentes e jovens que cumprem medida na unidade socioeducativa. Trata-se do projeto “Incluir é preciso: a informática como instrumento de socialização”, lançado nesta terça-feira, na sala de leitura da BPE. A iniciativa vai ajudar na ressocialização de 20 socioeducandos atendidos nas Casas de Semiliberdade.

A iniciativa tem o objetivo usar a informática como instrumento de socialização, elevar a autoestima dos adolescentes, aumentando a capacidade técnica para o crescimento profissional e frequentarem sempre a BPE. A sala, composta por dez computadores modernos, vai acolher duas turmas de dez alunos durante quatro meses. As aulas vão desde lições básicas de informática ao uso das redes sociais. A Funase disponibilizará um instrutor para todo o curso.

“Esse é um projeto muito bonito, porque tem tudo a ver com o que a gente tem conversado nos últimos tempos do que a gente tem tido aqui na Biblioteca. Toda biblioteca é um grande templo de conhecimento e deve estar com as portas sempre abertas”, declarou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, que participou da solenidade.

Além do secretário de Educação, participaram da cerimônia socioeducandos da Funase, que foram presenteados com kits educativos, o diretor-presidente da instituição, Moacir Carneiro Leão Filho, a gestora da BPE, Roberta Guedes Alcoforado, e o assessor de Representação Nordeste do Ministério da Cultura, Roberto Azoubel.

“Estamos honrados com o convite da Biblioteca em dar o pontapé inicial na transformação desses adolescentes. Já que estarão dentro da biblioteca, que passem a frequentá-la e aumentar os seus conhecimentos”, destacou Moacir Carneiro Leão Filho.

“Esse projeto tem como prerrogativa a democratização da informação e do uso da tecnologia para a transformação social, que historicamente tem sido nossa missão, em promoção do bem público e do bem social, através do encorajamento do conhecimento e do saber”, finalizou Roberta Guedes Alcoforado.

PARCERIA – A Biblioteca Pública Estadual foi contemplada com o projeto da Fundação Bill e Melinda Gates com computadores cedidos pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI), através do projeto CDI Bibliotecas. Os requisitos foram a instalação de uma sala para dez computadores e o desenvolvimento de projetos inclusivos. Além de cursos de informática com módulos teóricos e práticos, haverá contação de histórias e outras atividades educativas.

​Alunos do SESI carimbam passaporte para os Estados Unidos


Depois de cinco meses de aulas intensivas de inglês, nove estudantes pernambucanos do ensino básico e técnico (Ebep) do SESI e SENAI embarcam, dia 30 de janeiro, para a cidade de Denver, nos Estados Unidos. Dentre os alunos contemplados pelo SESI e SENAI com a viagem de aperfeiçoamento na língua inglesa, quatro são de Recife (Ibura e Casa Amarela), três de Paulista, Região Metropolitana; e dois de Petrolina, no Sertão. Os jovens se destacaram no Programa Conexão Mundo, oferecidos pelas entidades em parceria com a ONG US Brazil Connect, e receberam como reconhecimento um intercâmbio de 15 dias no exterior com tudo pago. Eles integram o grupo de 80 alunos do SESI/SENAI de todo o Brasil que viajam nos próximos dias para a América do Norte.

Segundo a coordenadora, Roberta Kacowicz, dificilmente esses jovens ou seus familiares teriam condições de arcar com um intercâmbio cultural por 15 dias no exterior e essa será uma grande oportunidade de vivenciar a cultura que aprenderam no Conexão Mundo. “O diferencial do programa é permitir o contato dos jovens com americanos desde o início do projeto, já que eles são monitores voluntários que acompanham o desenvolvimento do aluno desde o início”, explica. Os jovens vão ficar instalados em casas de famílias americanas, indicadas pela US Brazil Connect, e vão ter grande parte da programação acompanhada pelos monitores, o que inclui visita a museus, escolas, indústrias e órgãos públicos. 

O aluno Lucas Vinicius, de 14 anos, estudante e morador do Ibura, disse que conversar com americanos durante todo o curso, nas etapas à distância, pela internet, e presencial, quando vieram ao Brasil, fez toda a diferença. “Eles explicam melhor a pronúncia  e como são os hábitos dos Estados Unidos, sem filtros. É a primeira vez que vou sair do Brasil e estou muito animado, porque só conheço por filmes”, afirma.

Revitalização de policlínica entra na reta final em Paulista



A reforma da Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II, entrou na reta final nesta terça-feira (12.01). A unidade, que beneficia mais de quatro mil usuários por mês, conta com diversas especialidades, entre elas, fonoaudiólogo, urologista, pediatra, clínico geral e dentista. A expectativa da Prefeitura do Paulista é de que a revitalização do imóvel – que inclui climatização – garanta ainda mais conforto e comodidade aos pacientes da comunidade. 
A obra contempla o telhado, pintura das paredes, revisão do sistema hidráulico e elétrico, bem como, a recuperação da fachada do posto e da área externa do prédio. Atualmente, 12 homens atuam no local, no período da manhã e tarde. A equipe faz parte do departamento de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde.
Os investimentos para a revitalização da estrutura são oriundos da Prefeitura do Paulista e do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM). Além da reforma do imóvel, também estão sendo adquiridos novos equipamentos para a unidade.

Trinta minutos para pensar em si



Flavio Melo Ribeiro (Foto: Arquivo Viver – Atividades em Psicologia)


Quando foi a última vez que você parou para pensar em si? Faço frequentemente essa pergunta aos meus pacientes e a resposta mais comum é: “não lembro quando parei e refleti sobre a minha vida”. Isso mostra o quanto as pessoas não param para refletir sobre suas relações, tarefas, objetivos e trabalhos. No máximo, lamentam determinado infortúnio. Então, questiono se a pessoa percebe que deixar outro pensar sobre sua vida é se deixar comandar pelo outro, mas que a responsabilidade continua sendo sua, novamente a resposta é negativa. O interessante é que nos alimentamos, escovamos os dentes, nos lavamos, cuidamos dos bens, etc., mas pensamos muito pouco em nós mesmos. Falo isso porque a falta de tempo é a justificativa mais comum.
Se você não pensar no que está construindo, quem irá? Essa questão é mais séria do que muitos imaginam. Num primeiro momento, parece que a resposta mais coerente é “ninguém vai pensar por mim”. Mas não é isso que ocorre. Na maior parte das relações, sempre tem alguém para pensar sobre a sua vida. O problema é que ela geralmente não pensa para realizar seus desejos, mas os próprios. Não o faz por mal, mas ela parte do próprio ponto de vista e o que considera que é o melhor para você. Se acertar, você fica feliz, mas na maior parte das vezes você reclama e, se realmente der errado, é você quem “paga”, ou financeiramente, ou com o tempo da sua vida, com retrabalho e quase sempre com sofrimento. E porque isso? Porque você não parou para pensar sobre si mesmo, sobre o que gosta, o que quer fazer, o que lhe realiza. Parece estranho, mas essas questões não são respondidas pela maioria das pessoas. Consequentemente, tantas pessoas tem dificuldade de escolher e, o pior, de aceitar o que não gostam.
Por isso é de suma importância parar, pelo menos, uns trinta minutos por dia para pensar em si. Não há necessidade de ser contínuo, mas no decorrer do dia disponibilizar esse tempo para si. Se você tiver condições de reservar no início da manhã uns minutos para refletir sobre o que fará no dia e suas consequências, aproveite! Esse tempo é um investimento para sua vida.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Diretora da Subseccional da OAB de Paulista toma posse‏


Em cerimônia concorrida, tomou posse na noite da segunda-feira, dia 11, a nova diretoria da OAB de Paulista. Reeleito, o advogado José Araújo Costa irá presidir a Subseccional no triênio 2016-2018. Presentes na solenidade, o presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte; e o vice, Leonardo Accioly.
Na composição da mesa de honra, além de Ronnie e Araújo, estavam Luiz Antônio da Silva, Paulo Rodrigo Lopes de Oliveira e Maria Ferreira da Silva, respectivamente, vice-presidente, secretário geral adjunto e tesoureira da Subseccional de Paulista; o desembargador Alberto Nogueira Virgínio, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE); Bruno de Albuquerque Baptista, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE); e Odin Felipe das Neves Silva, presidente da OAB de Olinda. Da direção da OAB Paulista, o único ausente, por motivo de viagem, foi o secretário geral, Milton Luiz Pereira da Silva.
Em seu discurso, José Araújo agradeceu a confiança dos advogados que o elegeram. Também expressou gratidão aos diretores e funcionários da Casa por todo o apoio recebido e destacou a renovação do quadro de conselheiros da Subseccional, formado 50% por mulheres e 50% por homens.
Ao fazer uso da palavra, o presidente Ronnie Duarte falou da crise moral e econômica que o país atravessa, destacando que os desafios devem ser vistos como oportunidades. Elencou, ainda, algumas das medidas que serão implantadas em sua gestão na OAB-PE, dentre elas, o uso de ferramentas de governança corporativa e controle de gastos com a finalidade de reduzir custos.
“Vamos entregar uma OAB ainda mais organizada e consolidada a serviço dos interesses da advocacia pernambucana”, disse. Também desejou aos dirigentes da Subseccional de Paulista muito trabalho e sucesso. Do presidente José Araújo Costa, Ronnie Preuss Duarte recebeu um certificado de reconhecimento e parabéns pela posse como presidente da OAB-PE.
Araújo também recebeu certificado, entregue pelo vice-presidente da Casa, Luiz Antônio da Silva. Também discursaram, o secretário geral adjunto da Subseccional, Paulo Lopes; e o presidente da OAB de Olinda, Odin Neves. A solenidade foi prestigiada pelo vereador de Paulista, Roberto Couto; o secretário de Assuntos Jurídicos da cidade, Francisco Padilha; e muitos advogados, que lotaram o auditório da Subseccional.

DEPUTADO JOÃO EUDES ESCLARECE SOBRE A QUESTÃO DOS PLs‏

“ALGUMAS PESSOAS ESTÃO CONFUNDINDO PL – PROJETO DE LEI, COM PROJETO DE OBRAS, PROJETO DE ENGENHARIA E PROJETO DE DESENVOLVIMENTO. NÃO SOU CONTRA OS PROJETOS DE LEI (PLS), MAS É NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS ENTENDAM A DIFERENÇA ENTRE OS PLS E AS AÇÕES CONCRETAS EM FAVOR DA POPULAÇÃO. NÓS ESTAMOS NA ASSEMBLEIA PARA ANALISAR AS LEIS QUE O EXECUTIVO NECESSITA E CRIAR PLS QUANDO FOREM IMPORTANTES, RELEVANTES. DOS PROJETOS DE LEI APRESENTADOS, 90% NÃO SÃO CUMPRIDOS. PRECISAMOS TAMBÉM DE PROJETOS, INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS QUE TRAGAM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.”

FOI ASSIM QUE O DEPUTADO JOÃO EUDES (PRP), REAGIU À REPORTAGEM DO JORNAL DO COMMERCIO DESSE DOMINGO (10), QUE ENUMEROU A QUANTIDADE DE PROJETOS DE LEI APRESENTADOS DURANTE O ANO DE 2015, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO. ELE RESSALTA QUE O BRASIL É O PAÍS QUE CONTABILIZA MAIS LEIS NO MUNDO E NEM POR ISSO DEIXOU DE TER SUAS INSTITUIÇÕES E EMPRESAS ROUBADAS. “PRECISAMOS SER ANALISADOS TAMBÉM PELAS AÇÕES JUNTO ÀS NOSSAS BASES, PELA FREQUÊNCIA NAS ATIVIDADES DA CASA LEGISLATIVA”, RETRUCA. E RECAPITULA: “ESTIVE PRESENTE NA GRANDE MAIORIA DAS SESSÕES ORDINÁRIAS, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E DAS COMISSÕES, ALÉM DE MARCAR DEZENAS DE AUDIÊNCIAS PARA RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS QUE AFETAM O ESTADO, COMO A CRISE NO ABASTECIMENTO. TAMBÉM CRIEI UM GABINETE NO INTERIOR COM TODA INFRAESTRUTURA, ONDE ATENDI E OUVI AS DEMANDAS DE APROXIMADAMENTE 2 MIL PESSOAS, QUE CERTAMENTE NÃO TERIAM CONDIÇÕES DE VIR BUSCAR AJUDA NA CAPITAL. QUANDO FOR NECESSÁRIO CRIAREI OS PLS – PROJETOS DE LEI, SEM NENHUM CONSTRANGIMENTO.”

Paulista sedia 1ª Feira da Casa Pronta

Uma oportunidade para realizar o sonho de ter a casa própria. Entre os dias 15 e 17 de janeiro, a Associação dos Construtores de Paulista (ACP) realiza a 1ª Feira da Casa Pronta, que reunirá mais de 30 estandes com as melhores construtoras e imobiliárias da Zona Norte do Estado, incluindo também, o stand da Caixa Econômica Federal. O evento acontece no Paulista North Way Shopping, no Centro de Paulista, e oferece imóveis nas cidades de Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Paulista e Goiana.

Na feira, o visitante pode comprar seu imóvel pronto para morar. Serão mais de mil casas prontas, com financiamento em até 360 meses, com parcelas decrescentes. O financiamento também pode ser feito pelo Programa Habitacional do Governo “Minha Casa Minha Vida”. 

O feirão acontece ao lado da Praça de Alimentação do Shopping, no horário de funcionamento do centro de compras. O evento conta com apoio da Prefeitura de Paulista, Caixa Econômica Federal e Canal da Construção.

Projeto Conexão Paiva realiza atividades de educação ambiental para crianças neste sábado (16)‏


Neste sábado (16) o eco-festival Conexão Paiva vai promover um dia dedicado a atividades de educação ambiental para crianças. O objetivo da ação é conscientizar os pequenos sobre a importância da preservação da Natureza. A programação começa às 9h e segue até às 17h30, no Empório Gourmet Reserva do Paiva, com palestras, oficinas, jogos, contação de histórias e aula interativa com animais vivos. A participação é gratuita. Confira os horários: