Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

URGENTE: 53 detentos escaparam na fuga em massa da Barreto Campelo em Itamaracá


Contagem oficial foi feita nesta quinta-feira

Após a contagem oficial dos presos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, foi constatado que 53 detentos escaparam na fuga em massa da noite dessa quarta-feira. A ousada debandada aconteceu depois que suspeitos começaram a atirar contra a guarita 6 do presídio. Durante o tiroteio, outros integrantes da quadrilha abriram um buraco abaixo da guarita 5 (que, segundo os agentes, está desativada) para que os reeducandos fugissem. 

De acordo com a Secretaria de Ressocialização, a Barreto Campelo abriga, atualmente, 2.024 reeducandos, mas só tem capacidade para 430.

Mais informações em instantes


Informações do Diario de Pernambuco

Após fuga em massa, Barreto Campelo terá obras emergenciais



Hoje de manhã, por determinação do governador Paulo Câmara, as intervenções necessárias para reforço da segurança  da Penitenciária Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá, serão realizadas por dispensa de licitação. Foi realizado o levantamento da população carcerária da unidade  com a contagem manual para identificação de foragidos.  Até o momento a lista com nomes dos fugitivos não foi divulgada.


Mais de cem policiais estão monitorando a Ilha de Itamaracá

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que a segurança na I​lha 
de​ Itamaracá​
​ ​já está reforçada com mais de cem homens de unidades como BPChoque, CIPOMA, CIPCães, CIOE e policiais militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante - GATI, que realizam operações na busca dos fugitivos, com ações intensificadas por bloqueios na ponte, portos e trilhas no meio do mato. A vigilância na 
​​Penitenciária Barreto Campelo também será fortalecida, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, porém os detalhes da operação não podem ser divulgados por uma questão de segurança. Hoje de manhã, por determinação do governador Paulo Câmara, as intervenções necessárias para reforço da segurança  da Penitenciária Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá, serão realizadas por dispensa de licitação. Foi realizado o levantamento da população carcerária da unidade  com a contagem manual para identificação de foragidos.  Até o momento a lista com nomes dos fugitivos não foi divulgada.

De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES), o projeto de fortalecimento da estrutura de segurança na área do entorno da PPBC já estava em andamento e inclui reforço na iluminação e na muralha da unidade. Essas intervenções já estavam previstas para serem executadas desde o ano passado, mas nenhuma empresa se interessou em participar da licitação aberta pelo Governo do Estado para realização das obras. A SERES abrirá sindicância para apurar o ocorrido. Foram acionados o Grupo de Operações e Segurança (GOS/SERES), o Batalhão da Polícia de Rádio Patrulha (BPRP), a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e o 17º Batalhão da Polícia Militar, além de representantes da SERES. 

Na noite da última quarta-feira, a ​Barreto Campelo, em 
Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, sofreu um atentado e terminou com a fuga de cerca de 20 detentos. Foi registrada uma ação de resgate de detentos da unidade, através de um buraco aberto próximo à guarita 5. Na ocasião, houve troca de tiros com a Polícia Militar da guarda externa mas detentos conseguiram fugir da unidade. 

De acordo com a polícia, suspeitos ainda não identificados atiraram contra a guarita 6 da unidade enquanto outros comparsas faziam um buraco com marretas no muro da guarita 5 - que, segundo os agentes penitenciários, está desativada - para possibilitar a fuga. Desde ontem, para procurar os fugitivos,  policiais estão revistando todos os veículos que passam na ilha. Em uma dessas blitze, foram encontrados quatro suspeitos com munições calibre 44, toucas ninjas e uma granada. Todos foram detidos, mas ainda não se sabe se eles eram detentos em fuga ou se faziam parte do grupo que atirou contra a unidade. 

Dispensa de licitação
Dentre as hipóteses de contratação direta, vale ressaltar a dispensa de licitação nos casos de emergência, prevista no art. 24, IV da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, muito utilizada no âmbito da Administração Pública das três esferas de poder.

DADOS
Sobre os dados solicitados, segue:

Há na Penitenciária Barreto Campelo 
2.024 detentos

A unidade tem capacidade para 430.​

Atleta do Paulista é destaque na Seleção Brasileira de Handebol


A ponta-direita Handara Walter está treinando forte para a disputa do Pan-Americano e Mundial da modalidade

        Integrando a equipe juvenil da Seleção Brasileira de Handebol, que está em fase de treinamento na cidade de Blumenau, em Santa Catarina (SC), a atleta Handara Walter tem chamado à atenção de toda a comissão técnica verde e amarela. A ponta-direita, que reside no bairro do Janga, em Paulista, está sendo considerada uma das melhores jogadoras da posição nessa etapa de preparação para a disputa do Pan-Americano e Mundial da modalidade. As competições estão sendo encaradas pela Confederação Brasileira de Handebol como as mais importantes do ano.

      Nesta primeira fase de treinamento, 24 atletas estão sendo observadas pelo técnico Cristiano Rocha, que também comanda o Clube Português Recife/Aeso. Este grupo será reduzido para 16 meninas. O bom desempenho de Handara em quadra deve ser levado em conta pela comissão técnica na escolha final da deleção que irá representar o País nas competições internacionais. O Pan-Americano acontecerá entre os dias 5 e 13 de abril, no México. Já o Mundial será realizado no período de 21 de julho a 03 de agosto.
       Antes de chegar a Seleção Brasileira, a ponta-direira participou de diversos campeonatos pelo País. A atleta, inclusive, conquistou torneios importantes, a exemplo da Copa Nordeste de Seleções 2013 e 2014. Nos dois anos, a representante do Paulista foi eleita a melhor da posição no torneio. Em 2015, ela foi vice-campeã do Brasileiro de Clubes.

Loló pode provocar parada cardíaca

Cardiologista explica os efeitos devastadores da droga no organismo

Durante o carnaval é comum o aumento do uso de algumas drogas. O loló está entre as mais usadas no período. Ele é um solvente usado como inalante, com diversos efeitos colaterais, que vão depender da quantidade usada pelo usuário, e que vai desde um pequeno zumbido até fortes alucinações. O efeito também é rápido, dura cerca de um minuto, o que leva o usuário a repetir diversas vezes a inalação. O uso do loló é proibido pelos vários relatos de parada cardíaca. “O uso excessivo da droga pode levar à morte”, afirma o médico Tomás Mesquita, cardiologista do Hospital Jayme da Fonte.

A droga tem preparo clandestino que mistura benzina, clorofórmio, éter e essência perfumada. É importante lembrar que todas são substâncias cancerígenas. Por seu efeito muito rápido, o loló parece inofensivo, mas ele destrói células do cérebro e acelera a frequência cardíaca, podendo chegar a 180 batimentos por minuto (bpm). No Brasil, o loló foi proibido pelos muitos relatos de parada cardíaca durante seu uso. O cardiologista explica que para os jovens entre 15 e 20 anos de idade, a frequência cardíaca normal é de 60 bpm chegando ao máximo de 90 bpm. “Uma frequência de 180 bpm é um sinal de alerta e perigo de morte. Há situações em que é possível atingir este número sem que isso represente um risco para a saúde, por exemplo, quando você está malhando. Porém, a situação é completamente diferente quando o corpo não está em atividade de preparação e sofre uma alteração repentina desta freqüência, podendo levar a parada cardíaca”, afirma Dr. Tomás.

Normalmente a droga é colocada na própria roupa e inalada pela boca ou nariz. Logo após a inalação, é comum a sensação de formigamento nas mãos e no rosto e um barulho nos ouvidos, acompanhados de uma grande sensação de felicidade, vontade de rir e alucinações.  Após o efeito da droga, o saldo são náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar. O loló tem seu efeito potencializado quando é consumido juntamente com bebidas alcoólicas. O que geralmente acontece, já que é comum o consumo da droga durante grandes festas de rua, como o carnaval. “Engana-se quem pensa que o resultado do uso do loló fica apenas no mal estar. A droga tem efeitos muito mais devastadores no organismo. A recomendação é evitar a droga em qualquer hipótese”, finaliza o médico.

SERVIÇO:
Hospital Jayme da Fonte
Endereço: Rua das Pernambucanas, 167, Graças. Fone: (81) 3416.0000

Paulista realiza reparos na iluminação pública


A Secretaria de Serviços Públicos do Paulista está intensificando os reparos no sistema de iluminação dos principais bairros do município. Nesta quinta-feira (20.01), equipes da prefeitura estiveram nas comunidades de Jardim Maranguape e Maranguape II. As vias contempladas receberam novas lâmpadas, reatores e fotocélulas. Em alguns casos também foi necessário refazer o cabeamento. Esse trabalho faz parte das metas prioritárias da gestão do prefeito Junior Matuto.

Sergio Lopes volta ao Manhattan Café com seus grandes sucessos de louvor


Sergio Lopes se apresenta, nesta terça (26), a partir das 19h

A programação do início desta semana no Manhattan Café Theatro é destinada à música gospel.  A casa recebe o cantor e compositor paraibano Sérgio Lopes, em única apresentação nesta terça (26), a partir das 19h. Os Garçons Cantores são os responsáveis pela abertura das noites.
Natural de Campina Grande, Sérgio Lopes se destacou na música cristã brasileira por possuir um estilo único, escrevendo letras falando da fragilidade humana e com mensagens de esperança. Em mais de 20 anos, são 18 trabalhos lançados e 11 discos de ouro, tendo ultrapassado, em 2007, mais de cinco milhões de álbuns vendidos.
Entre as músicas mais conhecidas estão “O amigo”, “Para onde vão as aves”, “O filho pródigo”, “O rei e o ladrão” e “A dor de Lázaro”, além da canção “O lamento de Israel”, que já foi traduzida para vários idiomas.
O ingresso individual custa a partir de R$ 45(incluso rodízio de crepes).  O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais Informações pelo fone (81) 3325 - 3372.

Serviço:

Sergio Lopes
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Terça (26)
Hora: A partir das 19h
Ingressos: A partir de R$ 45 (incluso rodízio de crepes)
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Bandas Carrossel de Emoções e Jammil comandam oitava edição da prévia Carvalheira Fantasy


A festa à fantasia de maior prestígio da turma jovem acontece no próximo dia 30 na Cachaçaria Carvalheira

Referência nacional e internacional quando se trata de festas carnavalescas, Recife ferve em fevereiro e vira palco de atrações multiculturais com cores e sons diversificados para celebrar a festa de Momo.  Contagiada por este clima de animação e expectativa que envolve a Cidade nesta época do ano, os produtores Victor Carvalheira, Jorge Peixoto, Geraldo Bandeira e Rafael Lobo organizam, pelo oitavo ano, o já consolidado Carvalheira Fantasy, no próximo dia 30, a partir das 23h, na Cachaçaria Carvalheira. Afinal, o evento configura-se atualmente como uma das principais festas à fantasia não só em Pernambuco, como também de estados vizinhos, a exemplo do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Na programação deste ano, as grandes atrações da noite serão as bandas Carrossel de Emoções e Jammil e Uma Noites. O grupo carioca Carrossel de Emoções foi criado há três anos com o objetivo de unir dois dos mais animados ritmos brasileiros: o samba e o funk. A composição é a de um bloco de Carnaval, mas em formato de show, com quatro vocalistas, três elementos de harmonia, oito na bateria e um DJ. No repertório, a banda recria clássicos do funk dos anos 90, entre eles “Rap da Felicidade”, “Nosso Sonho”, “Estrada da Posse”, “Endereço dos Bailes”, “Rap do Salgueiro”, “Tô Tranquilão”, “Rap do Silva” e “Corpo Nú”.

Já a banda baiana Jammil, liderada pelo vocalista Levi Lima, vai apresentar pela primeira vez no Recife o show do seu novo CD e DVD intitulado “Jammil de Todas as Praias”, lançado recentemente. No repertório, a banda vai apresentar seus novos sucessos, além dos hits clássicos que agitam carnavais há quase duas décadas, como PraieiroÉ VerãoTchau, I Have To Go Now”, “Vamos ver o pôr do sol” e Ê Saudade