Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como evitar assalta em área pública


Em áreas públicas
Faça um planejamento de quanto vai gastar e leve consigo somente o valor correspondente ao seu gasto.
Evite abrir a carteira e contar dinheiro na frente de outras pessoas, principalmente em lugares lotados.
Evite saques em caixas eletrônicos. Se for necessário, evite ir sozinho.
Evite usar acessórios caros quando for a lugares com grande concentração de pessoas. (Incluindo aparelhos eletrônicos de alto valor.)
Fique atento às pessoas ao seu redor. 

Atenção leitores, cuidado!!!! Detentos estão soltos nas ruas



Como evitar os assaltos na rua



Instruções

  1. É importante lembrar que nossa capacidade de proteção contra um assalto na rua depende muito do nosso nível de atenção ao contexto e das medidas de prevenção que nós usemos. No entanto, o grau de violência da cidade onde moramos também influi, pois existem cidades onde os roubos na rua são menores, e outras onde as vítimas passam por experiências muito desagradáveis. Neste último caso é necessário duplicar a atenção.
  2. Quando estamos na rua é necessário ter consciência de tudo ao nosso redor e evitar as distrações. Sempre preste atenção para saber que não está sendo seguido por alguém, preste atenção nas pessoas ao seu redor quando caminha pela rua, e se um suspeito estiver rondando você há algum tempo, entre em um restaurante ou lugar público para despistá-lo.
    Não é para ficar em estado de paranoia constante, mas sim estar alerta e prestar atenção ao que acontece a nossa volta. Os especialistas em segurança pessoal indicam que esta é uma das características fundamentais se queremos evitar ser assaltados na rua: não deixe as pessoas verem você como alguém vulnerável.
  3. Evite o costume de manusear grandes quantidades de dinheiro "vivo". Muitos roubos acontecem porque a informação de seus hábitos é filtrada aos ladrões, transformando você em uma vítima potencial. Quando tiver que fazer uma operação com bastante dinheiro (transferências, pagamentos, etc.) faça sempre on-line.
    Além disso não é recomendável nunca contar o dinheiro na rua. Se teve que sacar uma quantidade grande de dinheiro do banco por algum motivo, conte-o sempre lá dentro, discretamente e prestando atenção para que ninguém esteja vendo.
  4. Você deve aprender a distribuir seus pertences em diferentes lugares de sua bolsa ou mochila, desta forma se um batedor de carteira ou ladrão tentar abrí-la, os objetos de valor não estarão todos juntos. O celular e a maior quantidade de dinheiro devem ir, preferivelmente, nos bolsos da frente da nossa calça.
  5. Nunca, nem por um minuto, perca de vista as suas coisas. Uma pequena distração pode fazer de você a vítima de um roubo. Também não é recomendável usar bolsas e mochilas que não fecham bem ou que não têm um fechamento adequado. Se usar alguma bolsa (principalmente no caso das garotas) que não tenha um fechamento seguro, leve uma carteira e o celular em seus bolsos.
  6. Os caixas automáticos são super cômodos porque permitem sacar dinheiro a qualquer hora do dia. Mas muitas pessoas são vítimas de roubo quando decidem tirar dinheiro durante a noite; o melhor é ser precavido e fazer isso quando o banco está aberto ou em plena luz do dia.
    Se sacar dinheiro à noite use os caixas da parte interna do banco e tranque a porta enquanto estiver dentro. Evite de qualquer jeito os caixas localizados em lugares escuros, solitários ou isolados, e nunca pare para sacar dinheiro se observar algum suspeito por perto.
  7. Preste atenção aos estranhos com os quais conversa na rua e evite aceitar objetos como flores, folhetos, etc. Muitas vezes são estratégias de engano para atrair vítimas e roubá-las.
    É importante transitar sempre por ruas bem iluminadas e evitar ruelas e lugares escuros no meio da noite. Se estiver em um bairro que não conhece ou que conta com um índice de criminalidade alto, o melhor é não andar a pé: pegue um táxi corretamente identificado para abandonar o lugar.
  8. Entre os roubos de rua mais populares estão os dos batedores de carteira, um grupo que atua com estratégias muito particulares e cujo truque se encontra na discrição. Tenha especial atenção com este tipo de assalto.
  9. Evite ter objetos de valor à vista: câmeras fotográficas, celulares, reprodutores de música, computadores, etc. Eles são uma tentação enorme para os ladrões. O melhor é mantê-los guardados em sua bolsa ou mochila e só tirar com muito cuidado em espaços seguros.
    Também não é conveniente sair na rua repleto de jóias e com peças de muito valor, eles são um imã para os ladrões.
  10. Atenção com os espetáculos de rua que atraem multidões. Muitas vezes estes shows espontâneos são organizados por grupos de carteiristas que se dedicam a roubar os espectadores distraídos. Se quiser usufruir de um espetáculo de rua, faça-o sempre cuidando dos seus pertences.
  11. Quando viajar de carro ou de táxi tente, na medida do possível, andar sempre com as janelas fechadas para evitar que uma pessoa possa colocar a mão para dentro do veículo: esta é uma forma de roubo popular em muitos países. Nunca coloque sua bolsa, mochila ou objetos de valor entre as pernas, ou nos bancos, pois fica muito exposto para que tirem de você com facilidade. O mais recomendável é ter os seus pertences sempre guardados sob os assentos, inclusive quando viaja de táxi.
  12. Tenha sempre em seu celular o número da polícia e dos organismos de segurança de sua cidade, e se algum dia estiver em uma possível situação de roubo, poderá alertar rapidamente os corpos de segurança.
  13. Se deseja ler mais artigos parecidos a como evitar os assaltos na rua, recomendamos que entre na nossa categoria de Aprendizagem de competências para a vida.

Denuncie os detentos foragidos em Pernambuco. Ligue: (81) 3421.9595



As inteligências da Polícia Militar, Civil e da Secretaria Executiva de Ressocialização estão trabalhando em conjunto para localizar os foragidos e identificar os organizadores do esquema. As pessoas que tiverem informações podem repassá-las, sem precisar se identificar, pelo Disque-denúncia, no telefone (81) 3421.9595.

G1: Explosão destrói parte de muro do Complexo do Curado e presos fogem

Do Portal da Rede Globo G1
Do G1


Três dias após 53 presos escaparem da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, uma nova fuga em massa foi registrada em uma das unidades prisionais do estado. No início da tarde deste sábado (23), parte de um dos muros do Presídio Frei Damião de Bozanno, no Complexo Prisional do Curado, no Grande Recife, foi destruído com explosivos. Um número ainda não informado de presos conseguiu escapar pela cratera formada. Durante a fuga, houve troca de tiros com a polícia e um detento acabou morrendo.

Até o momento não informações oficiais da Secretaria de Ressocialização do Estado (Seres) sobre o número de detentos foragidos e recapturados. Imagem divulgada pelo Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp/PE) mostra o momento exato da explosão. No vídeo, é possível ver alguns presos fugindo pela cratera e uma correria generalizada dentro da unidade.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que parte dos fugitivos voltou para dentro do presídio após ouvirem os tiros e que muitos já foram recapturados. A secretaria está realizando uma contagem de quantos detentos continuam foragidos. Eurico disse ainda que o governo investiga se há pessoas de dentro do aparelho do estado envolvidas nas duas fugas. "É muita coincidência duas ocorrências na mesma semana", comentou, se referindo também à fuga em massa registrada na Barreto Campelo.

De acordo com o secretário, placas de concreto estão sendo colocadas no muro de forma emergencial. Uma equipe de engenharia já foi acionada para realizar a reconstrução. Segundo ele, as visitas deste domingo (24) estão mantidas e a segurança interna e externa foi reforçada.

Atividade educativa combate violência contra mulher no Paulista

Uma ação conjunta entre diversas secretarias do município do Paulista realizou na manhã deste sábado (23.01) uma Campanha educativa de orientação e prevenção à violência contra as mulheres. Realizada na praia do Janga, em frente ao supermercado Bompreço, a atividade foi encabeçada pela Secretaria Especial de Políticas para as mulheres do Paulista.

No trabalho, houve distribuição de folders, panfletos e flores aos transeuntes e ocupantes de veículos passeio e coletivos, além de abordagem aos banhistas na orla local. A ação faz parte das atividades com foco no período carnavalesco e contou com presença de Orquestra Aristides Borges, além da presença de arte educadores vestidos de Pierrô e Colombina.

PSB de Petrolina retoma Agenda 40 nesta segunda-feira

Saúde, segurança pública e infraestrutura serão os temas da primeira Agenda 40 de Petrolina em 2016. O debate será realizado nesta segunda-feira (25) pelo PSB no bairro Cosme e Damião a partir das 19h. O evento marca a retomada das atividades do partido, que deve realizar ainda no primeiro semestre outras seis agendas na capital do São Francisco.

O encontro, como nas outras Agendas 40, oferecerá espaço para a população apresentar sugestões e críticas em relação aos três temas prioritários. O conteúdo discutido será avaliado pela direção municipal do PSB e poderá ser acrescentado no plano de desenvolvimento da cidade que o partido pretende apresentar ainda neste ano.

Segundo o presidente do PSB petrolinense, Miguel Coelho, a legenda vai intensificar os debates com a população a partir deste mês. “Com as mudanças na legislação eleitoral, o calendário ficou mais apertado. Então, decidimos ampliar e acelerar o processo de escuta da população nesses primeiros meses para que possamos mais adiante definir o projeto político que o PSB vai oferecer ao povo de Petrolina”, explica o socialista.

Agenda 40 Petrolina