Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Bairro de Paratibe recebe “Projeto Esportes Para Todos”

Neste sábado (30.01) e domingo (31.01), a comunidade de Paratibe, em Paulista, recebe mais uma edição do “Projeto Esportes Para Todos”. A ação visa o acesso ao esporte, lazer e cultura, proporcionando o crescimento pessoal e social para cerca de 12 mil crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 16 anos, do município. Os jovens interessados na ação poderão comparecer ao Clube Municipal de Paratibe (antigo Clube da Santista), próximo ao Terminal de ônibus do bairro, a partir das 8h.

O projeto, patrocinado pelo Ministério dos Esportes, teve início no último final de semana no bairro de Maranguape I. A ação terá duração de seis meses e contemplará 10 bairros da cidade. As atividades serão realizadas em espaços públicos como parques, quadras, praças e campos. Durante as ações serão oferecidos ao público, oficinas recreativas, esportivas e culturais como danças, jogos, lutas marciais e ginástica. Todas de forma livre e gratuita, reforçando a proposta de inclusão social.

Outros serviços como testes de glicose, palestras, recadastramento do CadÚnico e bolsa família, inscrição para Carteiras de Livre Acesso e Idosos, emissão de RG e Assessoria Jurídica, também estarão disponíveis. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, em parceira com as secretarias de Saúde, Educação, Defesa Civil, Política Para as Mulheres, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos.

Junior Matuto oficializa financiamento para modernizar a administração do Paulista


De forma pioneira no nordeste, Paulista aderiu ao Programa de Modernização da Administração Tributária dos Setores Sociais Básicos (PMAT) do BNDES, na modalidade PMAT automático, com operação do Banco do Brasil (BB). Na manhã desta sexta-feira (29.01), o prefeito Junior Matuto assinou o contrato de financiamento em solenidade que reuniu secretários municipais e representantes regionais do BB na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

A linha de financiamento investirá cerca de R$ 6,7 milhões - sendo R$ 700 mil de contrapartida do município - na modernização de áreas estratégicas como georreferenciamento, atualização do cadastro imobiliário, informatização do atendimento ao cidadão e outros setores, medidas que promoverão o acréscimo de arrecadação e a modernização do setor tributário. Serão envolvidas diretamente as secretarias de Planejamento - através da Gerência Municipal de Convênios (GMC), Finanças, Administração, Desenvolvimento Urbano e Controladoria Geral.

“Nosso grande desafio é fazer com que Paulista deixe de ser tratada como província. Queremos sim servir como exemplo para outras cidades na captação e na boa aplicação dos recursos. Esse é nosso intuito, buscar formas de ampliar a receita e modernizar a gestão. Isso é algo que vai ficar plantado na cidade”, afirmou Junior Matuto.


A operação, que agora entrará em fase de licitação, terá prazo de execução de 96 meses, a partir da definição da empresa. Ao todo, 73% dos recursos serão aplicados em ações de modernização do cadastro técnico municipal. Já a área de administração tributária receberá investimentos no cadastro imobiliário e no setor de atendimento ao cidadão. Informações que vão alavancar a arrecadação tributária e permitir que o município disponha de uma ferramenta de gestão social

Na administração geral, haverá investimentos em gestão e controle de processos (informatização do protocolo, arquivamento e digitalização de documentos, sistema de monitoramento das ações de governo e estruturação da central de atendimento e informatização da ouvidoria). Por fim, a  administração patrimonial, também terá a gestão e o controle de processos informatizados.

“Gostaria de agradecer a todos que participaram para que este momento se tornasse possível. Parabenizo o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura do Paulista. Temos a intenção de cada vez mais aumentar essa parceria que estamos estabelecendo”, declarou o superintendente estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Marcos Ticianeli.



Em Paulista, Bloco do Comércio é adiado

Em razão da forte chuva que caiu nesta sexta-feira (29.01) em toda a região metropolitana do recife, o Bloco do Comércio, que faz a abertura do carnaval no município do Paulista, foi adiado. Pensando em garantir a segurança dos foliões, a festa acontecerá na próxima quinta-feira (04.02), a partir das 18h, na Praça João XXIII, com a presença de blocos líricos, da orquestra do Maestro Nunes – grande homenageado do Carnaval do Paulista 2016 – e do cantor Ed Carlos.

Reunião discutirá segurança pública do Paulista


Presença de autoridades ligadas á Segurança;
Comandante Geral da Polícia, Coronel D. Albuquerque;
Comandante do 17º batalhão, Major André Angelo;
Delegado de Polícia;
Delegada da Mulher;
Delegado da GPCA;
Entre outros.

Palestra sobre segurança com o Diretor da Penitenciária de Limoeiro, Dr. Paulo Uchoa.

Kailash Satyarthi ressalta, em visita à OAB-PE, o papel fundamental do advogado na luta contra a exploração do trabalho infantil


Vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2014, o indiano Kailash Satyarthi visitou a sede da OAB-PE na sexta-feira, dia 29. O presidente da Ordem, Ronnie Preuss Duarte, recebeu o ativista, que se tornou referência mundial no combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Desde 1980, ele já contribuiu para resgatar cerca de 80 mil crianças escravizadas.
“É uma honra receber Kailash Satyarthi em nossa instituição”, comemorou o presidente Ronnie Preuss Duarte. “Exemplo de resistência pacífica, Satyarthi conseguiu o apoio do judiciário indiano para promover alterações no Código Penal e na Constituição de seu país. Uma atuação decisiva, sem violência, que está sendo disseminada por onde ele passa”, afirmou o presidente.
Honrado com a homenagem, Kailash Satyarthi, que estava na companhia da sua esposa Sumedha Satyarthi, chamou a atenção para a participação da advocacia no processo de aprimoramento das políticas públicas. “O advogado tem uma missão mundialmente importante. Com sua atuação, pode ser um agente transformador em todo o planeta”, afirmou. O encontro foi finalizado com o descerramento da placa afixada na presidência da OAB-PE, registrando a reunião. 
Satyarthi cumpre extensa agenda no Brasil. A convite do juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o indiano profere palestra acerca do Trabalho Infantil no Mundo ainda na sexta, dia 29. No dia 1º de fevereiro ele estará em Brasília, onde participa da instalação do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas. Ele também vai encerrar a campanha “Trabalho Infantil – você não vê, mas existe” com palestra gratuita e aberta ao público, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, no dia 2 de fevereiro.
A visita contou com a presença do secretário geral da Ordem, Fernando Ribeiro Lins; da secretária adjunta Luciana Brasileiro; do diretor geral da Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA-PE), Carlos Neves; do secretário de juventude e qualificação profissional da Prefeitura do Recife, Jayme Asfora; e do juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).
Kailash Satyarthi - Nascido em 1954, Kailash Satyarthi abandonou a carreira em engenharia elétrica para se dedicar à causa da eliminação da exploração do trabalho infantil. Tornou-se mobilizador global no processo de criação da maior rede mundial de entidades da sociedade civil de defesa das crianças exploradas, a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil (Global March Against Child Labor), que une organizações não-governamentais e sindicatos de todo o mundo.

Isaltino empossa novos conselheiros do CEDCA/PE


Quatorze pessoas, entre representantes do Governo do Estado e da sociedade civil, tomam posse na SDSCJ, em Santo Amaro, na próxima segunda-feira (1º)


O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, empossa na próxima segunda-feira (1º), em nome do governador Paulo Câmara, os novos conselheiros, titulares e suplentes, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE). Eles terão mandato de um ano. Este colegiado é um órgão ligado ao gabinete do governador, mas a posse acontece às 10h, auditório da SDSCJ, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

O CEDCA/PE é composto por 14 conselheiros titulares: sete da sociedade civil eleitos por organizações não-governamentais que atuam nesse segmento e sete do Governo do Estado. O conselho também tem 14 suplentes, divididos na mesma proporção. A eleição das sete entidades que representam a sociedade civil ocorreu no dia 14 de outubro de 2015. Já as representações governamentais foram indicadas pelas secretarias estaduais.

O CEDCA/PE tem a missão de formular a política de atendimento à criança e ao adolescente em Pernambuco. Cabe também ao órgão, coordenar, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas para o segmento. Também formula a política de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de fixar normas, critérios e roteiros de planos de aplicação para a utilização de recursos do Fundo Estadual de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (FEDCA-PE), destinados a programas e ações de assistência integral à criança e ao adolescente e fiscalizar a sua aplicação.


SERVIÇO
Posse dos conselheiros do CEDCA/PE
Quando: 1º de fevereiro
Horário: 10h
Local: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Endereço: Avenida Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro, Recife

Fim de semana com boas opções de Carnaval em Paulista

Neste sábado (30.01), o  paulistense vai ter duas boas opções para cair na folia. À  tarde,desfila o bloco O Zebra, com o trio elétrico Papão e Valter Wentura. A concentração acontece a partir das 13h, no campo do Zebra, em frente ao Bompreço do Janga.
Ainda no sábado, a partir das 19h é a vez de sair o Urso da tua Mãe, que se concentra na Rua 37, em Maranguape II, e em seguida desfila  ao  som do trio  Asas da América e  da banda Polentinha do Brasil.

Falso dentista é detido em consultório clandestino no Centro do Paulista


Após receber uma denúncia anônima, inspetores da Vigilância Sanitária do Paulista interditaram nesta sexta-feira (29.01) um consultório odontológico clandestino que funcionava no Centro do município. A equipe da prefeitura identificou que Elmo Nunes Pena, 49 anos, formado em fonoaudiologia, atuava como protético e dentista sem permissão legal. Além de não ter o Alvará de Funcionamento da clínica, ele não é registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Paulista sob acusação de cometer crime de exercício ilegal da profissão, que pode resultar em pena privativa de liberdade de seis meses a dois anos de detenção e multa, conforme Art. 282 do Código Penal. A ação contou com o apoio de uma equipe do CRO e agentes da Polícia Civil.
            O consultório interditado funcionava na Rua Siqueira Campos, na área comercial do Paulista. No local, a equipe da prefeitura encontrou diversos instrumentos e equipamento de uso exclusivo de profissionais habilitados, entre eles, brocas, alicates, estufa, além de medicamentos. Ainda foi apreendido um aparelho de Raio X que só pode ser usado com permissão do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Bloco do Comércio abre hoje o carnaval do Paulista

O Bloco do Comércio, tradicional abre para a folia da cidade do Paulista, dá início aos festejos de momo, nesta sexta-feira (29.01), a partir das 18h, na Praça João XXIII, Centro do Paulista. A programação contará com apresentação de blocos líricos, da orquestra do Mestro Nunes – grande homenageado do Carnaval do Paulista 2016 – e do cantor Ed Carlos.

Confira a programação:
18h - Desfile de Blocos Lírios
19h - Orquestra do Maestro Nunes

21h – Ed Carlos

Projetos brasileiros são selecionados em edital da França

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), está entre os cinco projetos selecionados em parceria com o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS) e o