Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Bairro de Paratibe recebe “Projeto Esportes Para Todos”

Neste sábado (30.01) e domingo (31.01), a comunidade de Paratibe, em Paulista, recebe mais uma edição do “Projeto Esportes Para Todos”. A ação visa o acesso ao esporte, lazer e cultura, proporcionando o crescimento pessoal e social para cerca de 12 mil crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 16 anos, do município. Os jovens interessados na ação poderão comparecer ao Clube Municipal de Paratibe (antigo Clube da Santista), próximo ao Terminal de ônibus do bairro, a partir das 8h.

O projeto, patrocinado pelo Ministério dos Esportes, teve início no último final de semana no bairro de Maranguape I. A ação terá duração de seis meses e contemplará 10 bairros da cidade. As atividades serão realizadas em espaços públicos como parques, quadras, praças e campos. Durante as ações serão oferecidos ao público, oficinas recreativas, esportivas e culturais como danças, jogos, lutas marciais e ginástica. Todas de forma livre e gratuita, reforçando a proposta de inclusão social.

Outros serviços como testes de glicose, palestras, recadastramento do CadÚnico e bolsa família, inscrição para Carteiras de Livre Acesso e Idosos, emissão de RG e Assessoria Jurídica, também estarão disponíveis. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, em parceira com as secretarias de Saúde, Educação, Defesa Civil, Política Para as Mulheres, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos.

Junior Matuto oficializa financiamento para modernizar a administração do Paulista


De forma pioneira no nordeste, Paulista aderiu ao Programa de Modernização da Administração Tributária dos Setores Sociais Básicos (PMAT) do BNDES, na modalidade PMAT automático, com operação do Banco do Brasil (BB). Na manhã desta sexta-feira (29.01), o prefeito Junior Matuto assinou o contrato de financiamento em solenidade que reuniu secretários municipais e representantes regionais do BB na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

A linha de financiamento investirá cerca de R$ 6,7 milhões - sendo R$ 700 mil de contrapartida do município - na modernização de áreas estratégicas como georreferenciamento, atualização do cadastro imobiliário, informatização do atendimento ao cidadão e outros setores, medidas que promoverão o acréscimo de arrecadação e a modernização do setor tributário. Serão envolvidas diretamente as secretarias de Planejamento - através da Gerência Municipal de Convênios (GMC), Finanças, Administração, Desenvolvimento Urbano e Controladoria Geral.

“Nosso grande desafio é fazer com que Paulista deixe de ser tratada como província. Queremos sim servir como exemplo para outras cidades na captação e na boa aplicação dos recursos. Esse é nosso intuito, buscar formas de ampliar a receita e modernizar a gestão. Isso é algo que vai ficar plantado na cidade”, afirmou Junior Matuto.


A operação, que agora entrará em fase de licitação, terá prazo de execução de 96 meses, a partir da definição da empresa. Ao todo, 73% dos recursos serão aplicados em ações de modernização do cadastro técnico municipal. Já a área de administração tributária receberá investimentos no cadastro imobiliário e no setor de atendimento ao cidadão. Informações que vão alavancar a arrecadação tributária e permitir que o município disponha de uma ferramenta de gestão social

Na administração geral, haverá investimentos em gestão e controle de processos (informatização do protocolo, arquivamento e digitalização de documentos, sistema de monitoramento das ações de governo e estruturação da central de atendimento e informatização da ouvidoria). Por fim, a  administração patrimonial, também terá a gestão e o controle de processos informatizados.

“Gostaria de agradecer a todos que participaram para que este momento se tornasse possível. Parabenizo o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura do Paulista. Temos a intenção de cada vez mais aumentar essa parceria que estamos estabelecendo”, declarou o superintendente estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Marcos Ticianeli.



Em Paulista, Bloco do Comércio é adiado

Em razão da forte chuva que caiu nesta sexta-feira (29.01) em toda a região metropolitana do recife, o Bloco do Comércio, que faz a abertura do carnaval no município do Paulista, foi adiado. Pensando em garantir a segurança dos foliões, a festa acontecerá na próxima quinta-feira (04.02), a partir das 18h, na Praça João XXIII, com a presença de blocos líricos, da orquestra do Maestro Nunes – grande homenageado do Carnaval do Paulista 2016 – e do cantor Ed Carlos.