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Bloco “Não Acredito que te Beijei” será no sábado pós-carnaval, dia 13 de fevereiro

Festa acontece no Clube Internacional do Recife e terá o cantor Dorgival Dantas como atração principal

O Carnaval ainda nem começou, mas já tem bloco preparado pra prolongar a folia. É o caso da 11ª edição do bloco “Não Acredito que te Beijei”, que acontece no sábado pós-carnaval, dia 13 de fevereiro, a partir das 17h, no Clube Internacional do Recife. A atração principal da festa será o cantor Dorgival Dantas, além de Ramon Schnayder, Faringes da Paixão, Sheldon Férrer, Tiago Giba e Helton Lima. 

A novidade deste ano será o Park Food, com diversos food trucks e food bikes espalhados pelo local. O bloco terá um lounge dentro do frontstage, com espaço make up, com profissionais de beleza fazendo maquiagens e produzindo penteados, além de massagistas, e o relax, parceria com o Cabine Fashion. Neste ambiente, os foliões poderão ainda tirar fotos com adereços de carnaval que estarão disponíveis.

A festa contará com uma lojinha na entrada do clube vendendo os acessórios personalizados do bloco, como chaveiros, bandeiras, canetas e copos comemorativos aos 11 anos de folia. O famoso fusquinha estará em um espaço reservado para as pessoas que quiserem tirar muitos cliques ao lado do famoso.

O Não Acredito que te Beijei começou em Casa Forte desfilando pelas ruas do bairro, mas desde 2012 se mudou para o Clube Internacional do Recife por conta das recomendações do Ministério Público. A iniciativa de realizar o bloco partiu há onze anos por um grupo de 14 amigos que não se contentaram com apenas os quatro dias de festa carnavalesca. Daí, então, surgiu a ideia de prolongar o Carnaval e, no mesmo ano, no primeiro sábado após a quarta-feira de cinzas, reuniram-se ao som de uma orquestra de frevo para dar continuidade à folia. Foi aí que nasceu o "Não Acredito que te Beijei".

A venda dos ingressos está sendo realizada pelo site oficial do bloco http://naoacreditoquetebeijei.com.br/ e na loja Vitabrasilnet, na Rua do Futuro, n° 959, Jaqueira, RecifeOs valores custam R$ 40 arena (pista) e R$ 80 (frontstage), segundo lote. Mais informações pelo telefone (81) 99792 - 3628.  


Serviço:

Bloco “Não Acredito que te Beijei”.
Local: Clube Internacional do Recife.
Data: Sábado (13).
Hora: A partir das 17h.
Ingressos: R$ 40 (arena) e R$ 80 (frontstage), segundo lote.
Endereço: Rua Benfica, 568 - Madalena.
Informações: (81) 99792 - 3628.

Bloco Patusco desfila pelas ladeiras de Olinda no domingo e terça-feira de Carnaval


Homenageada deste ano será a porta-estandarte, que participa há 35 anos. Concentração acontece na Casa do Patusco, na Rua do Amparo

Tradição há 54 anos no Carnaval, o Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco desfila pelas ladeiras de Olinda no domingo e terça-feira. Nos dois dias de folia, o grupo sairá às 8h59 da Casa do Patusco, localizada na Rua do Amparo (ao lado da Igreja do Amparo, na Cidade Alta). O local continua sendo o quartel general do bloco durante o Carnaval, servindo também como ponto de apoio e camarote.

Patusco desfila com a bateria completa, formada por mais de 180 pessoas, incluindo madrinha, rainha, porta-estandarte e a Ala da “Velha Guarda”, esta última composta por diretores e antigos membros da agremiação. Todos os integrantes estarão vestidos nas cores do grupo, verde e preto. Neste ano, a homenageada será a porta-estandarte Zoraya Guimarães, que participa do desfile há 35 anos.

No repertório, o bloco traz novidades. Além das canções que já fazem parte do setlist, novas músicas de artistas pernambucanos e nacionais foram adicionadas. Os cantores Almir Rouche, Marrom Brasileiro e Ivete Sangalo são alguns deles. O Mascote do Patusco, boneco em forma de Pato (símbolo do bloco), que foi confeccionado por um artista plástico no estado do Paraná, também estará presente no desfile. A expectativa da diretoria é que uma multidão de foliões acompanhe o bloco, como já é tradição todos os anos.   

Percurso do desfile: Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Prefeitura de Olinda, 15 de Novembro, Pátio de São Pedro, Prudente de Morais, Quatro Cantos e Rua do Amparo. 

Carnaval: saiba o que fazer se for prejudicado

Advogados elencam os principais problemas envolvendo a folia e indicam modos para evitar abusos
O carnaval recebe pessoas de muitos municípios, estados e países com respectivos costumes. Brincantes locais e de fora, no entanto, devem ficar atentos para não deixar a seriedade cair nesta farra. O Direito do Consumidor é uma das áreas que precisam de atenção ilimitada antes, durante e depois.
Professores de Direito do Consumidor da Faculdade Joaquim Nabuco, os advogados Heitor José Moura e João Paulo Lima Cavalcanti elaboraram uma lista com modos de se precaver, a fim de evitar abusos ou para combatê-los depois, caso seja prejudicado. Aeroporto, rodoviária, hotel, restaurantes, bares, táxis, festa de rua, casas noturnas, blocos pagos, camarotes - em tudo, a dica primordial é se munir de algo que documente o serviço e a situação. (Veja lista abaixo com situações e particularidades)
De maneira geral, Heitor José Moura indica que o consumidor “poderá formalizar queixa através de Boletim de Ocorrência na delegacia de plantão mais próxima ou nas delegacias móveis”. E lembra que, “durante o desfile do Bloco Galo da Madrugada, funcionará uma delegacia móvel das Relações de Consumo na Travessa do Gusmão, próximo à Praça Sergio Loreto”.
“O consumidor poderá, ainda, procurar o Juizado de Relações de Consumo ou outro Juizado Cível próximo à sua residência, a fim de demandar judicialmente. Para as ações superiores a 20 salários mínimos, será necessário o consumidor ser representado por advogado”, complementa.

Situações
Precauções e medidas
Advogado: Heitor José Moura
Aeroporto e rodoviária
- caso haja o extravio de bagagem, as empresas aéreas ou rodoviárias têm responsabilidade sobre o prejuízo causado aos passageiros;
- o consumidor que perceber avaria em sua bagagem deve efetuar a reclamação, ainda no aeroporto, em formulário próprio - Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB);
- para o caso de perceber a avaria após deixar o aeroporto, o consumidor tem sete dias para efetuar a reclamação por escrito à companhia aérea.
Corrida de táxi
- as corridas de táxi deverão ter sua cobrança de acordo com o que está marcado no taxímetro.
Folias de rua
- guardar [como documentos] os comprovantes de pagamento, notas fiscais e anúncios de propaganda de eventos, produtos ou serviços.
Hotéis e pousadas
- os turistas hospedados devem evitar deixar joias e pertences de valor à mostra e devem utilizar o cofre que os hotéis disponibilizam.
Inmetro
- verificar se os produtos da folia - tais como espumas artificiais, buzinas e brinquedos - têm selo do Inmetro.
Roubos e furtos
- levar o mínimo de dinheiro em espécie necessário; preferir o uso de cartão de crédito ou débito;
- evitar sair com pertences de valor, máquinas fotográficas, carteira, pulseira e colares.
Validade dos produtos
- verificar a data do que será consumido, principalmente de alimentos, bebidas e medicamentos.
Advogado: João Paulo Lima Cavalcanti
Atrasos e cancelamentos em transportes
- deve o consumidor registrar os horários de atraso e tentar de todas as formas fazer provas do ocorrido, como guardar todas as notas de despesas decorrentes desse evento inoportuno (almoços, lanches, jantas) e obter testemunhas (muitas vezes acometidas da mesma situação);
- caso seja o atraso superior a quatro horas, a Justiça entende que há dano moral e que o transportador deve disponibilizar acomodação em outro voo ou reembolsar o valor pago na passagem, bem como prestar assistência material ao passageiro;
- no caso de o voo ser cancelado, o consumidor tem direito a outro ou o reembolso imediato do valor.
Camarotes (ação do consumidor na hora)
- é bastante comum comidas e bebidas ofertadas já inclusas no pacote; no entanto, o consumidor deve ficar atento à oferta realizada e, no caso de verificar o descumprimento, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura que o folião tem três opções: exigir o cumprimento forçado da obrigação, pedir a troca por outro produto equivalente ou ter seu dinheiro de volta.
Bares e consumação mínima
- a consumação mínima cobrada por bares e restaurantes é proibida pelo CDC e pela Lei nº 11.886/05;
- no caso de cobrança, o consumidor deve exigir a discriminação da consumação mínima na Nota Fiscal; munido dessa prova, o consumidor poderá ir até a delegacia mais próxima e abrir um boletim de ocorrência e também buscar o ressarcimento da multa, além de danos morais e materiais no Juizado Especial Cível.
Publicidade enganosa (ação do consumidor durante e pós-evento)
- para que possa reclamar na Justiça, em síntese, deve munir-se de todos os meios probatórios possíveis do fato (todos os materiais de publicidade relacionados à oferta), registrar o ocorrido em boletim policial no local do evento e, assim, buscar órgãos de defesa do consumidor ou o Juizado Especial Cível na cidade em que residem, no caso de turistas;
- obter contatos de testemunhas.