Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Ouvidoria da SDSCJ atende contra violações de direitos


Com foco na prevenção e proteção, atendimento funciona de 6 a 10 de fevereiro, 24h por dia. Trabalhos iniciaram no desfile do Galo da Madrugada


A Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) está presente no Carnaval pela Vida, com foco na prevenção e proteção aos que tiverem seus direitos violados. No Galo da Madrugada, os trabalhos foram iniciados nos dois pontos do Juizado do Folião: na Estação Central do Metrô e no Fórum Thomaz de Aquino, na Rua do Imperador.

A divulgação das ações da SDSCJ e o recebimento de denúncias não vão parar por aí. A Ouvidoria atende o folião 24 horas por dia, de 6 a 10 de fevereiro, da capital ao interior pelos telefones: 0800-081-4421 e (81) 9-8494-1298 – este último para quem ligar de celular. As denúncias serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.

A ação da Ouvidoria tem o objetivo de prevenir e coibir o uso e abuso de drogas ilícitas, o trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes, a discriminação racial, a agressão e maus tratos contra a população LGBT, contra a pessoa idosa e contra a pessoa com deficiência. As equipes reúnem advogados, psicólogos e intérpretes de Libras e tradutora trilíngue.

Com 27 integrantes, a Ouvidoria da SDSCJ está marcando presença também em todos os camarotes da acessibilidade: Recife (6 de fevereiro), Bezerros (7) e Olinda (6 a 9). A Ouvidoria é um órgão que presta serviço de auxílio ao cidadão em suas relações com o Estado e está aberta ao recebimento de sugestões, denúncias, reclamações e elogios.

SERVIÇO
Telefones:
0800-081-4421
(81) 9-8494-1298 – de ligações de celular

RETIRO DE CARNAVAL: VEM LOUVAR ANO II

RETIRO DE CARNAVAL: VEM LOUVAR ANO II.

Como informado, todo o retiro será realizado no Centro Católico de Maranguape I, com exceção do dia 07/02, pois haverá missa na Capela Cristo Missionário de Maranguape I e logo após iremos no bloco VEM LOUVAR até o Centro Católico.
Então, no dia 07/02 as 8h30min começará a missa e logo após sairá o bloco em direção ao Centro Católico.

ENDEREÇOS DOS LOCAIS:

-Igreja Católica De Maranguape I:
R. Cinqüenta e Dois, 135,Paulista - PE,53441-220.
*Ponto de saída do bloco;

-Centro de Pastoral Padre João Ribeiro de Mello Montenegro / CENTRO CATÓLICO: Av. Brasil, 190 - Maranguape I,Paulista - PE.
*Ponto de chegada do bloco e da realização de todo o Retiro.

MAIS INFORMAÇÕES:

-PAULO HENRIQUE: 9 9703-9864 (PASCOM)

No Sábado de Zé Pereira tem bloco de Carnaval pelas ruas do Paulista

No Sábado de Zé Pereira (06.02), o Carnaval do Paulista terá atrações nos bairros de Maranguape II e Nobre. Os blocos “Equipe Os Plays” sai, às 20h, da Praça José Lopes de Araújo, e “O Cão” desfila, no mesmo horário, das proximidades do Clube Municipal. As atrações estão inseridas grade de programação da festa de Momo da cidade, que conta com mais de 124 agremiações carnavalescas apoiadas pela Secretaria de Turismo e Cultura. 

PREFEITURA DO RECIFE DECEPCIONA TROÇAS DA ZONA NORTE

Responsável por setenta por cento do carnaval de rua do Recife, os dirigentes das agremiações carnavalescas da Zona Norte do Recife estão decepcionados com o tratamento que vêm recebendo da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife.
Segundo o presidente da Associação Carnavalesca da Zona Norte do Recife, Alexandre Beleza, até o momento já foram mais de dez agremiações de portes grande, médio e pequeno que deixaram de colocar as suas troças na rua porque o apoio prometido através de orquestras, trios e bandas pela Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife não chegaram e os foliões ficaram frustrados.
Os representantes dos blocos e troças da Zona Norte entendem que não está acontecendo uma sintonia de afinação entre a Secretaria de Governo da Prefeitura e a Fundação de Cultura do Recife. “O que é acordado na Secretaria de Governo é totalmente desprezado na Fundação de Cultura”, observa Alexandre Beleza.
No último sábado (dia 30), em Casa Forte, por exemplo, o cantor e compositor Carlinhos Monte Verde e a Banda Camelô deixaram de se apresentar nas troças Lagartos e Borboletas e Amigos da Praça, porque os trios elétricos que eles iriam se apresentar não compareceram ao local. Nesse mesmo dia o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco impediu a saída da frevioca na troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo, devido problema na atualização do atestado de regularidade, o que é um absurdo, ressalta o presidente da Turma da Jaqueira, Edson Bezerra.
N segunda feira (dia 1/2), os problemas continuaram na troça Segura a Pomba, na Bomba do Hemetério; na terça, no bairro do Vasco da Gama, a frustração foi para os foliões da troça Trepeças do Vasco. Na quarta-feira os prejuízos e frustrações foram para as troças Mofodeu e Boneco de Piche.
Segundo o presidente da Comissão de Eventos de Apipucos, Walber Santos, a situação deste ano é das piores. “Não existe planejamento nenhum por parte da Fundação de Cultura do Recife e no dia da saída da troça ou bloco ninguém sabe se a agremiação carnavalesca foi contemplada ou não pela Prefeitura do Recife. “Ainda ontem fazia pena ver a tristeza, o clima de revolta e desolação dos dirigentes da troça de mais de 60 anos, Urso Linguarudo. Todos que procuram informação na Fundação de Cultura do Recife recebem a resposta de que a situação está no sistema. Está na hora de criarmos o Bloco do Sistema”, finaliza Valber Santos, para quem a situação ainda piora para os dirigentes de agremiações, artistas, lideranças comunitárias e produtores culturais, quando é atendido pelo servidor público Filipe Uchôa, que de forma desrespeitosa e grosseira está se constituindo como o terror da Fundação de Cultura do Recife.

A Direção da Associação Carnavalesca da Zona Norte do Recife ressalta ainda que todas as agremiações da Zona Norte do Recife que não foram contempladas até agora pela PCR, haviam cumprido as exigência da Fundação de Cultura, a exemplo do cadastramento no período estabelecido e participação em todas as reuniões agendadas na Fundação de Cultura, Polícia Militar e pago as taxas das Dircons Regionais.

“Galo, Frevo e Manguebeat – Homenagem a Chico Science”

A expectativa é grande para o 39º desfile de O Galo da Madrugada, neste sábado (6). Como anunciado em julho de 2015, o maior bloco do mundo sairá pelas ruas do centro do Recife-PE prestando homenagem ao cantor Chico Science, que completaria 50 anos em 2016. O tema da festa é “Galo, Frevo e Manguebeat – Homenagem a Chico Science”. “A homenagem que o Galo da Madrugada fará é, sobretudo, um reconhecimento à genialidade, à capacidade inovadora e à ousadia que Chico Science e seus parceiros tiveram ao unir uma diversidade de culturas e ritmos. O Galo admira e se identifica com o movimento “Manguebeat”, que promoveu e mantém a interação da cultura popular nordestina com o pop mundial, mesclando ritmos tipicamente nossos como frevo, coco, embolada, maracatus e ciranda, com outros como rap, rock, funk e soul”, destaca Rômulo Meneses, presidente da agremiação. Estima-se que o número de foliões se mantenha acima dos dois milhões este ano. Como de costume, o desfile de O Galo da Madrugada começa às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. A primeira ala do bloco sai da Travessa do Forte rumo ao Forte das Cinco Pontas e à Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto). Neste horário, todas as alegorias, carros e trios já estão prontos, a postos para seguir o percurso (detalhes a no tópico 2). Ao todo são seis quilômetros percorridos em mais de 9h de festa pelas ruas de pelo menos seis bairros do Grande Recife. A dispersão da multidão acontece por volta das 18h30 na Rua do Imperador.
  “O legado cultural e social que Chico Science nos deixou é muito rico e, sem dúvida, tornará o desfile 2016 do Galo da Madrugada um momento memorável. Nós vamos homenagear o artista e seus ideais de todas as formas, nos carros, fantasias, na música, e temos certeza que o público também irá reverenciar Chico com muita energia, contagiando e alegrando todo o percurso”, comenta Rômulo Meneses.
Todos os anos, as produções para a realização do desfile do Galo da Madrugada criam oportunidade de geração de renda para milhares de pessoas em diversos setores. Na concepção das alegorias são 31 profissionais entre cenógrafos, pintores e artesãos,  que trabalham desde o mês de setembro até o dia do desfile. Na produção das fantasias, desde novembro do ano passado, em média 36 profissionais, entre costureiras, bordadeira e estilistas, se mobilizam para a criação das peças. Além das fantasias confeccionadas diretamente para o Galo da Madrugada, milhares de outras roupas festivas são produzidas por outras lojas e marcas para os foliões que tradicionalmente brincam o Galo fantasiados.
  Para a execução do desfile, a cada ano, são contratados diretamente: 170 coordenadores, 1.980 pessoas de apoio, 37 pessoas na sede da agremiação, 128 na produção dos trios elétricos, 950 entre cantores, músicos e bailarinos, 768 pessoas nos camarotes disponibilizados pelo Galo da Madrugada, principalmente para turistas;  312 carregadores de bonecos e bandeiras; 97 figurantes; 43 colaboradores para o café da manhã. São em média 4.552 oportunidades de geração de renda e cerca de 30 mil indiretos a cada ano (costureiras, vendedores ambulantes, montagem de estruturas para dezenas de camarotes, rede hoteleira, taxistas etc.).
  O Galo ainda disponibiliza 14 ambulâncias e 4 postos de saúde na Av. Dantas Barreto para o atendimento aos foliões.

TRIOS E ATRAÇÕES

  • ALA ALEGÓRICA
  • Carro Alegórico - Clarins
  • Estandarte Do Galo Da Madrugada
  • Carro Alegórico - Abre Alas  
  • Trio Elétrico - Fabiana Pimentinha E Orquestra Perfil
  • Bonecos Gigantes - Enéas Freire, Galo Da Madrugada, Chico Science E Caranguejo
  • Passistas Do Saltos Cia De Dança
  • Ala Dos Bonecos Articulados
  • Trio Elétrico - Banda Da Policia Militar De Pernambuco
  • Ala Dos Estandartes De Agremiações Carnavalescas Do Recife
  • Alegoria - Rei E Rainha Do Carnaval Do Recife
  • Frevioca 1 - Orquestra Da Prefeitura Do Recife
  • Ala Dos Bonecos
  • Carro Alegórico - Manguebeat
  • Frevioca 2 - Orquestra Da Prefeitura Do Recife
  • Carro Alegórico - Olinda  
  • Trio Elétrico - Palhaço Chocolate E Orquestra De Frevo
  • Carro Alegórico - Recife   
  • Carro Alegórico - Maracatu Atômico
  •  
  • TRIOS ELÉTRICOS
  • Gustavo Travassos - Nono Germano E Liv Moraes
  • Almir Rouche
  • Geraldinho Lins
  • Asas Da América - Telmo Santiago
  • Maestro Forró
  • Andre Rio – Luciano Magno - Ed Carlos
  • Mundo Livre S/A
  • Spok - Otto E Lirinha
  • Marrom Brasileiro
  • Som Da Terra - Gilmar Bola 8, Suzana Carvalho E Silvana Salazar
  • Nena Queiroga - Gaby Amarantos, Luiza Possi E Ayrton Montarroyos
  • Benil - Rogério Rangel
  • Ivan Gadelha
  • Gerlane Lops
  • Quinteto Violado
  • Os Gonzagas
  • Orquestra 100% Mulher
  • João Do Morro
  • Nadia Maia - Derico Alves E Márcia Porto
  • Trombonada
  • Orquestra Metais Do Maestro Lima Neto
  • Vivi Moura
  • Banda Pinguim
  • Banda Luará