Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

UPAE Garanhuns realiza procedimentos cirúrgicos


A UPAE Garanhuns vem realizando cirurgias eletivas em diversas áreas, de pequeno e médio porte, em seu próprio bloco cirúrgico, por médicos especialistas e equipes de enfermeiros e técnicos. 

“Atendemos em nosso Bloco Cirúrgico um paciente que precisa de um procedimento mais simples, com agendamento prévio, após consultas e exames aqui mesmo na UPAE Garanhuns. Os pacientes têm alta no mesmo dia do procedimento.” – afirma Gustavo Amorim, coordenador geral da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado.

A UPAE Garanhuns oferece atualmente procedimentos cirúrgicos nas áreas de: Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cirurgia Geral, sempre com encaminhamento dos médicos da casa. Os pacientes são agendados pela regulação regional, depois de consulta nos PSF´s dos 21 municípios da V GERES.




Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Clube das Pás promove fim de semana com festas beneficentes

Shows com diversas atrações serão em prol das vítimas do incêndio da Vila Santa Luzia

O Clube Carnavalesco Misto das Pás promove nesta sexta (12), sábado (13) e domingo (14) um fim de semana com festas beneficentes em prol da comunidade de Santa Luzia, localizada no bairro da Torre, vítima de um incêndio no último dia 3 de fevereiro, que deixou cerca de 500 famílias desabrigadas. Na sexta-feira (12), os shows começam a partir das 19h, no sábado (13), a partir das 21h e no domingo (14), a partir das 11h. A entrada para o baile será qualquer donativo, que podem ser alimentos, agasalhos, colchões, móveis, roupas, etc.

Vários artistas pernambucanos se disponibilizaram para se apresentar nos três dias de festa. Entre as atrações da sexta estão os cantores Conde, Folha O Temporal, Jorge Costa e Paulo Maurício. No sábado se apresentam Walter de Afogados, Folha O Temporal, Fábio Torres e Jorge Costa. Já no domingo, na 'Manhã de Sol', será comemorada a vitória do clube no Grupo 1 da modalidade Clube de Frevo, do Carnaval de 2016 do Recife, com a Bacalhoada da Vitória. Quem comanda o baile é a Banda Brilhantes, Leno Simpatia e o Grupo Cadência. Nos três dias de festa, a Orquestra das Pás fará parte da programação.

Rinaldo Lima, presidente do presidente do Clube das Pás, informa que o clube dispõe de uma equipe 24h para receber as doações durante os três dias. A sede do Clube das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263, em Campo Grande.  "Mesmo as pessoas que não queiram participar do baile, mas queiram nos ajudar nessa campanha, podem levar suas doações para o clube" ressaltou Rinaldo. Cada donativo equivale a um ingresso para o baile, em um dos dias. Toda arrecadação será doada à comunidade Santa Luzia.


Campeão do Grupo 1 no Carnaval do Recife 2016 - Modalidade Clube de Frevo

O Clube das Pás foi o campeão do Grupo 1 na modalidade Clube de Frevo do Carnaval do Recife de 2016. Em 2017, a agremiação irá desfilar no grupo especial após 5 anos fora do grupo. A nova diretoria contou apenas com 30 dias para se preparar para o concurso. "Quando assumimos, só havia uma roupa pronta, a dificuldade era grande, mas com muito trabalho, seriedade e compromisso da nova diretoria conseguimos chegar ao topo da modalidade em pouco tempo, reerguer o clube e colocá-lo na disputa", ressaltou Rinaldo Lima, que assumiu a presidência em janeiro deste ano. Durante 14 anos o Clube das Pás foi campeão da modalidade Grupo Especial.

Com foco no saneamento e na saúde, CNBB lança hoje campanha da fraternidade 2016

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida. Em Paulista (PE), hoje teve missa na comunidade de Catolé.



Ministério confirma a terceira morte por zika e amplia dúvidas sobre alcance do vírus

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada pelo zika em adultos no Brasil. A paciente, uma jovem de 20 anos do município de Serrinha, foi internada em 11 de abril no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, no Rio Grande do Norte, com queixas respiratórias. Morreu 12 dias depois. 

Sesc PE abre seleção de estágio 2016

O Serviço Social do Comércio (Sesc) abriu inscrições para a seleção de estágio 2016. Os interessados em participar do processo seletivo podem realizar a inscrição até a próxima segunda-feira (15), que custam R$ 20 e serão realizadas via internet pelo site estagio.sescpe.com.br. São ofertadas 135 vagas, além de cadastro de reserva, para atuar nas unidades do Sesc Pernambuco da Capital e Interior. As provas estão marcadas para acontecer no dia 28 de fevereiro.

Vacina contra Zika pode ser desenvolvida em até um ano, diz ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quinta-feira (11) que uma parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, possibilitará que a vacina contra o vírus Zika seja desenvolvida em até 12 meses. Após essa etapa, a vacina a dose ainda precisa passar por testes clínicos para, em seguida, começar a ser produzida e disponibilizada à população. Essa fase deve durar mais dois anos, totalizando três anos para que todo o processo seja concluído.

Carnaval e política


O pré-candidato do PSB à Prefeitura de Igarassu, Yves Ribeiro, não perdeu tempo e botou o seu bloco na rua neste Carnaval. Em parceria com carnavalescos tradicionais no município, ele organizou uma programação paralela à festa de Momo da prefeitura. Blocos e troças arrastaram multidões pelas ruas da cidade. Irreverência, diversidade e alegria deram o tom do Carnaval de Yves. Foliões mais exaltados bradavam no meio da folia: " volta Yves Ribeiro, o povo de Igarassu te espera de braços abertos".

Celebração marca abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Neste domingo (14), a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 será aberta oficialmente em Pernambuco com uma celebração ecumênica no auditório térreo da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), localizada na Av. Conde da Boa Vista, 951 (esquina com a Rua da Soledade). Estarão presentes autoridades máximas e representantes das igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Ortodoxa Siriana Antioquena, Presbiteriana Unida e Aliança Batista do Brasil. A celebração é aberta ao público e acontece a partir das 16h.

Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, a CFE 2016 propõe um olhar mais amoroso para o planeta e para a natureza, chamando a atenção da sociedade e do poder público, principalmente, para a necessidade de saneamento básico no Brasil. O tema já estava previsto há dois anos, mas se tornou ainda mais urgente em 2016, servindo também como alerta para o combate ao mosquitoAedes aegypti, transmissor do vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya. Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), mais de 100 milhões de pessoas ainda vivem sem saneamento básico no País.

“A Campanha da Fraternidade 2016 nos convida a assumir a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo para todos e todas. Neste domingo, vamos orar juntos, irmãos e irmãs de diferentes igrejas e demais confissões religiosas, a fim de crescermos na vocação que recebemos de viver e fazer viver a fraternidade na paz, justiça e solidariedade cheia de misericórdia”, convida o representante do Conic em Pernambuco, Pe. Frei Tito Figueirôa de Medeiros.

Ações realizadas pela campanha da SDSCJ focaram na prevenção e proteção


Mais de 60 mil pessoas foram sensibilizadas pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) durante o Carnaval em Pernambuco, em 2016. Com a campanha intitulada “Carnaval pela Vida”, as ações tiveram como foco principal a prevenção e proteção, com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o preconceito à população LGBT, além da discriminação racial.

As atividades foram realizadas por equipes multidisciplinares que foram às ruas, sobretudo nos quatro dias da Folia (6 a 9 de fevereiro) e na Quarta-Feira de Cinzas (10). Trabalharam integrantes da Ouvidoria, dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) Regionais, do Programa Atitude, assim como da Coordenadoria LGBT, da Coordenadoria de Igualdade Racial e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).

A Ouvidoria da SDSCJ funcionou 24 horas, durante cinco dias (6 a 10 de fevereiro). Os dois contatos do serviço (0800-081-4421 e 9.8494-1298) estiveram disponíveis. As equipes também trabalharam no meio da folia realizando a divulgação das ações da SDSCJ. Desse modo, cerca de 20 mil pessoas foram abordadas. A Ouvidoria iniciou o trabalho no Juizado do Folião, durante o Galo da Madrugada, em dois pontos: Estação Central do Metrô e no Fórum Thomaz de Aquino. As equipes também foram para Olinda e Bezerros.

“Este ano conseguimos realizar ações com equipes multidisciplinares. Com isso, atingimos um grande número de pessoas orientando e sensibilizando sobre os trabalhos de prevenção realizados pela SDSCJ. Apesar de estarmos enfrentando uma crise financeira tivemos criatividade para pensar em ações que chegassem ao maior número de pessoas”, destacou o secretário Isaltino Nascimento. No sábado (6), Isaltino esteve no Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada após acompanhar o governador Paulo Câmara.

Mas as ações da SDSCJ começaram bem antes dos dias oficiais da folia. Desde meados de janeiro os técnicos dos CREAS Regionais e do Programa Atenção Redobrada já realizavam atividades. Os CREAS foram responsáveis pela orientação e sensibilização da população, sobretudo em rodoviárias municipais, bares, feiras livres e sinais de trânsito. Já o Atenção Redobrada capacitou técnicos de municípios, policiais militares, taxistas e outros atores acerca da necessidade de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

PROTEÇÃO – Os profissionais da assistência social começaram as ações socioeducativas que sensibilizaram e mobilizaram os foliões na prevenção e proteção no dia 21 de janeiro. Foi focado, principalmente, a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil e a venda de bebida alcóolica para menores de 18 anos.

De 6 a 9 de fevereiro, aproximadamente 10 mil pessoas foram sensibilizadas. Bares e restaurantes também foram visitados. Estabelecimentos comerciais tiveram faixas e cartazes afixados em suas entradas. Folders e adesivos com informações sobre as ações da SDSCJ e dos números da Ouvidoria foram entregues à população.

As ações foram realizadas em várias cidades: Zona da Mata – Nazaré da Mata, Barreiros, Catende, Palmares, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Vitória de Santo Antão; Agreste – Caruaru, Pesqueira, Bezerros, Lagoa dos Gatos, Garanhuns; Sertão – Salgueiro, Terra Nova, Triunfo, São José do Egito, Tabira e Afogados da Ingazeira.

DROGAS – O Programa Atitude trabalhou a prevenção e orientação para a redução de danos e o cuidado ao uso e abuso no consumo de crack e outras drogas. Além disso, desenvolveram atividades voltadas para a garantia dos direitos das pessoas em situação de risco pessoal e/ou social através de conscientização e busca ativa.

Mais de 28 mil pessoas foram abordadas entre 6 e 9 de fevereiro. Elas tiveram orientação e receberam material informativo com o objetivo de esclarecer sobre a temática, e insumos, como água mineral, preservativo e gel lubrificante. Em 2014 foram abordadas 10,3 mil pessoas. Em 2015 foram 11,2 mil.

As equipes do Atitude nas Ruas foram distribuídas por focos de folia no Recife (Pátio de São Pedro), Olinda (Praça do Carmo e Varadouro), Ipojuca (Bloco da Sucata), Cabo de Santo Agostinho (Bloco do Pacote) e Bezerros (desfile dos papangus, QG do Frevo e Praça São Sebastião).

SENSIBILIZAÇÃO – As ações dos técnicos do Programa Atenção Redobrada aconteceram, sobretudo, antes do Carnaval. Em parceria com órgãos e entidades que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes, os trabalhos desenvolvidos contemplaram formações com o Sistema de Garantia de Direitos do município de Bezerros e ações de sensibilização com os usuários do metrô e do TIP.

Também forneceram material educativo à Empresa Pernambucana de Turismo (EMPETUR) para repasse ao serviço de atendimento ao turista e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Além disso, disponibilizou material e apoio técnico para o planejamento de ações de enfrentamento às violações de direitos às crianças e adolescentes de 14 municípios.

ACESSIBILIDADE – Pelo quinto ano consecutivo as pessoas com deficiências e idosos tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição do Camarote da Acessibilidade. Em 2016, a SDSCJ apoiou a montagem das estruturas acessíveis em três municípios pernambucanos: Recife, Olinda e Bezerros.

Todas as 1225 vagas foram ocupadas. Para o Galo da Madrugada, foram 400 lugares disponíveis. O Carnaval de Olinda contou com 150 lugares cada um dos quatro dias (6 a 9 de fevereiro). E em Bezerros, foram 75 vagas para cada um dos três dias de festa na cidade (7 a 9 de fevereiro).