Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Bloco Movido a Álcool comemora 12º ano de tradição e empolga foliões do Paulista


Em Paulista o carnaval continua e a folia ainda rolou solta na tarde deste domingo (14.02). Comemorando o seu 12º ano, o Bloco Movido a Álcool arrastou uma multidão pelas ruas dos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I. Ao comando do cantor João do Morro, não faltou animação para a galera que cantou e pulou atrás do trio elétrico.

Moradora da comunidade de Paratibe, Andreza Oliveira, 32 anos, estava animada e contou que não perdeu um desfile do bloco durante esses doze anos. “Sempre acompanho o Movido, pois além de ser um desfile sadio é onde eu aproveito para brincar com meu marido e meus filhos. O bom é que é perto de casa e não tem estresse para voltar. Pretendo brincar ainda por muitos anos no bloco já que faço isso desde o inicio”, ressaltou.

 Já o carioca João Paulo Neves, 25 anos, que curtiu pela primeira vez a festa em Pernambuco, ainda tinha fôlego de sobra para a ressaca do carnaval. “Brinquei os quatro dias em Olinda e Paulista e só tenho elogios a fazer. Como volto amanhã para o Rio de Janeiro, não poderia ter escolhido bloco melhor para aproveitar meu último dia aqui”, disse.


“Ver o desfile do Movido acontecendo só nos traz o sentimento de dever cumprido e sonho realizado. Trouxemos uma novidade esse ano onde os foliões puderam adquirir os abadás no valor de R$ 10, mais 1 kg de alimento não perecível, tudo foi destinado a uma instituição de caridade. Esperamos continuar por muitos e muitos anos fazendo a festa dos moradores daqui e sendo reconhecidos com a maior ressaca do carnaval do litoral pernambucano”, finalizou o presidente do bloco, Glebson Dutra, popularmente conhecido por Banana.


Clique AQUI para visualizar mais 119 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Paulista se engaja nas ações do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero



A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus foi intensificada neste sábado (13.02), em todo o país, no "Dia Nacional de Mobilização Zika Zero", promovido pelo Governo Federal. Paulista foi um municípios escolhidos para a sensibilização e promoveu um dia de sensibilização e combate ao inseto vetor.
O primeiro momento do encontro, que aconteceu pela manhã no auditório do Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu os diversos segmentos de profissionais da saúde e da assistência social do município, além das três esferas de governo e do exército brasileiro. Participaram do encontro a secretária executiva do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Natasha Valente; coronel Rivaldo, representando a 7ª Região do Exército, além dos secretários Augusto Costa (Políticas Sociais) e Evanil Belém (Mobiliade e Transporte).

Após a fala de cada um dos representantes governamentais, a secretária de Saúde, Fabiana Bernart fez uma breve apresentação das ações de combate ao Aedes aegypti desenvolvidas no município e, por fim, o público te vê a oportunidade de compartilhar suas experiências. “A idéia é que a população entenda que as três esferas de governos estão participando ativamente do processo. Esse não será o único momento de integração, mas é o momento inicial”, comentou Fabiana Bernart.

O segundo momento do dia foi acompanhar de perto o trabalho dos agentes nas ruas, visitando focos do mosquito nas casas e em terrenos das redondezas. A Secretária executiva do MDS, Natasha Valente, ficou bastante satisfeita com o trabalho realizado em Paulista, sobretudo em relação ao pioneirismo do aplicativo Xô Aedes, que dá à população uma ferramenta importante para contribuir na identificação de possíveis focos, em tempo real. “É uma idéia muito interessante. Queremos levar  isso para outros municípios brasileiros”, disse. 

Zika Zero – O Governo Federal está promovendo ações de conscientização em 350 municípios, alcançando aproximadamente três milhões de famílias em todo o País, com a participação de ministros, de agentes de saúde e de 220 mil militares. Ações de mobilização contra o Aedes serão realizadas em todas as capitais brasileiras e também em cidades consideradas endêmicas, conforme acompanhamento realizado pelo Ministério da Saúde, com a presença de ministros e autoridades do governo. 

Decreto - Foi determinada, por decreto presidencial, a realização de ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. Também foi criado um Comitê de Articulação e Monitoramento das ações de combate ao mosquito.  O Ministério do Planejamento vai coordenar os trabalhos do comitê, que será composto ainda por representantes da Casa Civil e do Ministério da Saúde. 

Uma das tarefas do comitê será acompanhar e avaliar periodicamente o cumprimento das ações determinadas pelo decreto. Entre as ações, estão a adoção de providências pelos dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública para mobilizar os agentes públicos na prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti. Devem ser realizadas campanhas educativas, vistorias e limpeza nas áreas internas e externas e no entorno dos prédios da União.