Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prevenindo a infertilidade masculina

Tabagismo, consumo de álcool e uso de anabolizantes são hábitos que podem levar o homem à infertilidade temporária ou definitiva

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é infértil o casal que não consegue engravidar após um ano de tentativas sem o uso de qualquer tipo de método contraceptivo. Atualmente, cerca de 15% dos casais apresentam problemas de fertilidade, algo como mais de 80 milhões de pessoas no mundo – ou 7 milhões de casais no Brasil. “Podemos estimar que cerca de 30% das causas de infertilidade devem-se ao fator exclusivamente masculino, podendo o homem participar com cerca de 50% da infertilidade conjugal quando avaliados os fatores mistos”, explica o urologista Dimas Lemos Antunes, do Hospital Jayme da Fonte.

Os fatores que podem levar um homem à infertilidade são muitos e envolvem doenças e síndromes genéticas que podem interferir na capacidade reprodutiva, na produção de hormônios e de espermatozoides; doenças infecciosas (DST, caxumba); vários tipos de câncer; torção ou traumas nos testículos; varicocele (veias dilatadas na bolsa escrotal); a procedimentos cirúrgicos como correção de hérnias inguinais e cirurgias para próstata. Fatores como a exposição à radiação e a altas temperaturas, o uso de drogas e de anabolizantes também podem levar o homem à infertilidade temporária ou definitiva.

Segundo o urologista, com o passar dos anos, em um processo natural de envelhecimento, todo homem tende a diminuir a produção de espermatozoides. No entanto, ele alerta que alguns hábitos podem acelerar esse processo, causar infertilidade ou diminuir as chances de concepção. “O tabagismo, o etilismo e o uso de drogas como a maconha e a cocaína estão intimamente ligados a alterações no espermograma, principalmente pelo aumento da produção de radicais livres de oxigênio, que degradam os espermatozoides, além de interferirem na função erétil”, explica Dimas.

O uso de lubrificantes durante a relação sexual, banhos quentes e saunas e o hábito de usar materiais quentes (a exemplo de notebooks) apoiados sobre a bolsa escrotal também podem interferir na produção de espermatozoides. “O uso de esteroides anabolizantes também pode causar bloqueio da produção endógena de testosterona e causar parada na produção de espermatozoides”, diz.

Existem diversas formas de tratar a infertilidade masculina, dependendo de onde se encontra o obstáculo à fecundação. “Além da mudança de hábitos e aconselhamento quanto aos melhores períodos para as relações sexuais, podem ser prescritos complementos alimentares com funções antioxidantes, medicações para aumentar a produção de espermatozoides e testosterona”, explica o profissional. Também pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos como a correção da varicocele, reversão de vasectomia, punção do testículo ou mesmo a dissecção do testículo à procura de espermatozoides.

Um alento para esses homens está no avanço das técnicas de reprodução assistida, conforme explica Dimas Antunes: “Pode-se dizer que para um homem ser pai biológico é preciso, grosso modo, que ele produza pelo menos um espermatozoide e que este possa ser captado, preparado e colocado dentro do óvulo da mãe (ou de uma doadora) para assim formar o embrião a ser implantado no útero da mãe”. Em situações nas quais não são detectados espermatozoides no sêmen, outras técnicas podem ser empregadas, incluindo o uso de microscópio durante o procedimento para se “caçar” um espermatozoide dentro do testículo. “Se com nenhuma destas técnicas se consegue detectar espermatozoides, o paciente não poderia ser pai biológico. Então as opções seriam uso de espermatozoide de doador ou adotar uma criança”, explica.

Mas como a prevenção é sempre o melhor remédio, algumas iniciativas podem ser tomadas por quem deseja afastar o fantasma da infertilidade. Primeiro, é preciso detectar na história do paciente a existência de fatores que predisponham à infertilidade e afastá-los. “Isso inclui a troca de algumas classes de medicamentos, o abandono do tabagismo, etilismo, drogas ilícitas (cocaína, maconha) e esteroides anabolizantes, afastamento ou cuidados com riscos ocupacionais (pesticidas, metais pesados, radiações ionizantes, altas temperaturas, etc.)”. Segundo Dimas, o casal também precisa ser orientado sobre a frequência das relações, os melhores momentos para aumentar a chance de fecundação de acordo com o ciclo menstrual e sobre os efeitos do uso de alguns tipos de lubrificantes sobre os espermatozoides. “A realização de atividades físicas, a alimentação saudável e o apoio psicossocial são sempre impactantes tanto no desempenho sexual quanto na função fértil do homem”, aconselha o urologista Dimas Lemos Antunes, do Hospital Jayme da Fonte.

Funase Itinerante chega ao Case de Vitória de Santo Antão


Unidade socioeducativa da Zona da Mata Sul será a segunda a receber comitiva da Funase e da SDSCJ, que já passou pelo Case Timbaúba

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória de Santo Antão, localizado na Mata Sul do Estado, sedia, nesta sexta-feira (19), da segunda etapa da Funase Itinerante. A iniciativa visa aproximar ainda mais diretores, gestores e gerentes da Funase e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) aos funcionários e internos das unidades. A primeira unidade visitada pela comitiva foi o Case Timbaúba, na Mata Norte, em 28 de janeiro.

Uma vez por mês uma unidade socioeducativa recebe a equipe, que é comandada pelo secretário Isaltino Nascimento e pelo presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão Filho. Além de dialogar com os coordenadores e adolescentes que cumprem medida socioeducativa, a comitiva também será recebida por representantes locais do município. Esse encurtamento de distância com as unidades possibilitará atender as necessidades de cada unidade.

“A Funase Itinerante foi uma decisão da diretoria para fazer uma integração maior entre a diretoria da Funase e as unidades. Toda a diretoria vai às unidades para minimizar uma distância física e aumentar a integração com a sede”, explica o diretor-presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão Filho. Coordenadores de outros setores da Fuanse, como Profissionalização, Educação e Corregedoria e Segurança, também farão parte da comitiva.

Na programação da Funase Itinerante em Vitória de Santo Antão, a comitiva será recebida pelos socieducandos do Case e toda a equipe técnica. Haverá apresentação da Guarda Mirim Tiro de Guerra 07-004 de Vitória de Santo Antão, literatura de cordel pelos socioeducandos da unidade socioeducativa e composição da mesa e realização dos trabalhos com as diretorias e os setores competentes.

A imprensa não terá acesso à unidade socioeducativa

SERVIÇO
Funase Itinerante no Case de Vitória de Santo Antão
Quando: 19/02/2016 (sexta-feira)
Horário: 9h às 14h
Local: Case Vitória de Santo Antão​
Endereço: Engenho Pacas, s/nº – Zona Rural de Vitória de Santo Antão


FOTOS: Arquivo/Funase

Em Paulista, Estação Ecológica comemora 25 anos


Conhecimento, educação e sustentabilidade fizeram parte da comemoração dos 25 anos da Estação Ecológica Caetés, localizada na cidade do Paulista. O evento de aniversário, que foi realizado na manhã desta quinta-feira (18.02), contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares e de Abreu e Lima, Fernando Matheus, além do secretário executivo estadual de Meio Ambiente, Carlos André Cavalcanti e a presidente do CPRH, Simone Souza. 

Durante a solenidade foram entregues os certificados do Projeto Educadores Ambientais, aos professores e colaboradores que ajudaram como facilitadores e voluntários nos trabalhos realizados pela ESEC. Também na ocasião, foi realizada uma feirinha pelos produtores da agricultura familiar, que comercializaram produtos sem agrotóxicos e livres de adubos químicos.

Os produtores, que também negociaram artigos de artesanato durante o evento, são apoiados pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e pelo Instituto de Agronomia de Pernambuco (IPA). O artesão Benoni Codacio, 37 anos, começou fazendo peças de tabuleiros de xadrez e se apaixonou pela profissão. “Hoje em dia não consigo mais deixar de vender minhas artes. Não tenho um ponto de vendas fixo, mas sempre procuro participar de feiras artesanais para vender meus produtos”, disse.

De acordo com o secretário Executivo estadual de Meio Ambiente, Carlos André, a estação ecológica é uma importante área de referência em todo o estado. O que poderia ter se transformado em um aterro sanitário virou esse espaço maravilhoso. Hoje muitas reservas se espelham na Estação Caetés pelo competente trabalho que ela vem realizando”, completou.

 “Hoje estamos aqui festejando a comemoração das bodas de prata da estação Caetés e isso é um orgulho para o município. Sabemos o quanto é complicado trabalhar com questões ambientais, mas as pessoas que estão a frente disso são apaixonadas pelo que fazem e é por isso que o trabalho dá certo”, concluiu o secretário de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares. 

Lideranças nacionais do PSB vão a Petrolina para discutir futuro da cidade

Reunir a sociedade para discutir problemas, soluções e políticas públicas de maneira transversal e democrática. Esta é a principal meta do encontro  “Petrolina de Futuro – Políticas Públicas de Resultado”, que será realizado nesta sexta (19/02) a partir das 8h30, na cidade sertaneja. O encontro será presidido pelo presidente municipal do PSB, o deputado estadual Miguel Coelho e contará com a presença de prefeitos socialistas, com destaque para Geraldo Júlio, do Recife, e Márcio Lacerda, de Belo Horizonte. Os dois vão relatar suas experiências à frente de capitais com grandes populações e falar sobre o modelo socialista de gestão, que tem como base a eficiência administrativa.

O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, estará presente aos debates. O senador Fernando Bezerra Coelho e o líder da bancada socialista na Câmara dos Deputados, Fernando Filho, também confirmaram participação na agenda. O seminário irá reunir filiados, vereadores e militantes dos movimentos sociais ligados à sigla, como mulheres, juventude, LGBT e etnias. "Acredito que será um momento extremamente importante para debatermos o futuro e conversarmos sobre qual a Petrolina que queremos construir. Além disto, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre as tecnologias e ferramentas de gestão implementadas no Recife e Belo Horizonte, duas cidades com a marca administrativa do PSB", afirmou Miguel Coelho. 


SERVIÇO:
Assunto: “Petrolina de Futuro – Políticas Públicas de Resultado”
Data: 19/02/16 (amanhã)
Horário: 8h30
Local: Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) – Rua Zito de Souza Leão, nº 10, Bairro Quilômetro 2, Petrolina (PE)

Fim de semana repleto de atividades culturais, esportivas e de lazer para crianças e adolescentes do Paulista


O Clube Municipal de Paratibe, em Paulista, recebe neste sábado (20.02) e domingo (21) mais uma edição do projeto Esporte para Todos, que oferece as crianças e adolescentes da comunidade uma série de atividades culturais, esportivas e de lazer. A programação gratuita, que tem início às 08h, está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude.
            Durante o evento, a garotada vai poder jogar futebol, vôlei, futsal, dominó, além de disputar corridas pelo atletismo. A ideia é motivar os meninos e meninas com as diversas modalidades, proporcionando, entre outros aspectos, o interesse pela prática esportiva.
            Além das crianças e adolescentes, o projeto também agrega outros serviços da prefeitura em prol da população, como aferição de pressão arterial, exame de mamografia, teste de glicose; orientação para o enfrentamento à violência contra a mulher; informação sobre Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Carteira de Livre Acesso; dicas sobre relação de consumo e direitos do cidadão; entre outros.
            Essa é a quinta comunidade visitada pelo Esporte para Todos. O projeto já beneficiou as crianças e adolescentes do bairro de Maranguape I, Maranguape II, Mirueira e Janga (Tururu). A meta é contemplar 12 mil meninos e meninas da cidade ao longo dos próximos meses.

SERVIÇO:

O quê - Projeto Esporte para Todos em Paratibe;

Quando - Neste sábado (20) e domingo (21.02), às 08h;

Onde - Clube Municipal de Paratibe - Avenida Radialista Ademar Ferreira de Oliveira.

Júlio Cavalcanti cobra segurança para o povo de Pernambuco


Na reunião plenária desta quinta-feira (18) o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna para destacar, mais uma vez, a insegurança que tomou conta do Estado de Pernambuco. O parlamentar destacou que apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação pedindo para seja reforçado o efetivo de policiais no município de Ibimirim. “A cidade está sofrendo com o crescimento dos índices de criminalidade,  e a população se sente insegura, refém dos bandidos, sem ter quem zele pela sua segurança - segurança que é um dos pilares básicos que devem ser oferecidos pelo Estado ao cidadão”, destacou.
Júlio falou, ainda, sobre o assalto a uma agência bancária que aconteceu no município e levou pânico aos moradores. Cerca de 15 bandidos fortemente armados dispararam vários tiros antes de explodir o banco. “O detalhe é que é curiosamente triste é que a agência bancária fica a aproximadamente 100 metros do pelotão da Polícia Militar, que infelizmente foi desativado recentemente pela Secretária de Segurança Pública, e o resultado é esse que a gente acaba de ver”, disse ele.
O assunto segurança é recorrente nos pronunciamentos do deputado Júlio Cavalcanti. “É um tema que me preocupa, trato dele sempre, na tribuna, indicações, apelos, denúncias, entrevistas: a falta de segurança que tomou conta do Estado de Pernambuco. Não falo, apenas, do Pacto pela Vida, que a cada mês piora os seus índices. Falo repetidamente do dia a dia do cidadão, do direito de andar pelas ruas da sua cidade tranquilamente e sem medo”, afirmou. “Insegurança nas ruas, insegurança nas estradas, insegurança dentro da própria casa. Porque se não tem polícia, o bandido se sente completamente à vontade para praticar o crime que ele quiser. Fica tranquilo, tranquilidade que deveria pertencer ao cidadão de bem, que paga seus impostos, que quer, do Estado, o seu direito de ir e vir”, complementou. 
Finalizando sua fala, o parlamentar pediu que o governador Paulo Câmara olhe para as reais necessidades do povo pernambucano. “O povo não quer propaganda bonita. o povo quer saúde, educação, segurança”. 

Transgressão disciplinar militar é tema de seminário

Encontro ocorre nesta sexta-feira (19), na sede da PGE/PE