Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Aedes aegypti nas salas de aula em Olinda

Na manhã desta sexta-feira (19), estudantes de 6 a 11 anos da Escola Municipal Monsenhor Fabrício receberam atividades educativas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação foi o pontapé inicial em Olinda da mobilização nacional Zika Zero nas Escolas, do Ministério da Educação. Estiveram presentes o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Luciano Moura; a secretária de Saúde, Tereza Miranda; além de pais de alunos, agentes de combate às endemias e técnicos da prefeitura.
 
“Estamos fazendo um trabalho educativo com todas as crianças para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti. O importante para nós é que, através das atividades, essas crianças passam a ser capacitadas, passam a ser multiplicadores, e todos nós sabemos que uma criança consciente faz os pais e a comunidade também conscientes”, destacou Tereza Miranda.

Os estudantes tiveram acesso a uma palestra sobre o mosquito, além de material educativo que mostra as diversas fases de desenvolvimento do Aedes. “A gente precisa não deixar água parada em nenhum canto da casa. Só assim para o mosquito não ter vez”, nos disse Daniel Nascimento da Silva, de 7 anos, aluno do segundo ano da escola.As crianças também visitaram a Unidade Móvel de Monitoramento da Guarda Municipal de Olinda, um micro-ônibus que contém uma câmera filmadora em alta definição que se movimenta em 360 graus, o que permite detectar do alto de uma torre de 19 metros os focos de proliferação do mosquito.

O equipamento foi recebido através de um convênio com o Ministério da Justiça.
Após a palestra, 60 agentes de combate às endemias acompanharam os estudantes e rastrearam possíveis focos do mosquito na escola. Eles também distribuíram adesivos e panfletos com orientações de como se prevenir e também denunciar os focos do mosquito. “O trabalho tem que começar realmente das escolas. Com a conscientização das nossas crianças, são elas que vão reproduzir o conhecimento para os pais e a comunidade, e assim efetivamente a gente vai destruir o mosquito”, disse Tiago Silva, gestor da Escola Monsenhor Fabrício.

Exposições no Mamam e no Museu da Cidade do Recife como opções de lazer para o fim de semana

Para acalmar os ânimos do pós-carnaval, a temporada de exposições nos museus de Arte Moderna Aluísio Magalhães - Mamam e da Cidade do Recife surge como opção de lazer para este fim de semana. Tem exposições sobre Chico Science, Rio Capibaribe, exibição de filmes, contação de histórias e muito mais. Os dois museus são equipamentos culturais gerenciados pela Prefeitura do Recife. A entrada é franca.

No Mamam se encontra em cartaz a exposição Clube de Arte Moderna, cujo objetivo é retomar a vocação original de clube de festa que o espaço tinha, entre os anos de 1914 e 1937. A ideia é resgatar esse tempo, para que o público possa vivenciar a época em que o local se chamava Clube Internacional Social e de Regatas do Recife. É um convite à memória deste espaço, que já foi também sede da Prefeitura do Recife. Para animar, resgatando o caráter festivo, estão convidados Dj Dolores, Evandro Q, Renato L, Mabuse e Educativo MAMAM. Também na programação do museu para o fim de semana, o público pode conferir o Cine Cabíria, com exibição do filme “Monsieux Verdoux”, do renomeado diretor Charles Chaplin. A sessão começa às 15h. No sábado e domingo, o Mamam abre das 13 às 17h.

No Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas) seguem em cartaz as exposições Chico Science e Rio Capibaribe. A primeira traz o universo criativo do músico pernambucano, líder do movimento manguebeat e foi idealizada por formandos do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Numa homenagem, eles recriam o universo colorido e musical do cantor que faria 50 anos este mês se estivesse vivo, retratando o cotidiano das ruas e mangues do Recife, elementos sempre presentes na obra artista. São 25 fotografias com impressão fine art e variação de tamanho entre 60x40 e 20x30, desenvolvidas na disciplina de Montagem de Portfólio e Curadoria, ministrada pela professora Germana Soares.

A segunda é a exposição Capibaribe, Meu Rio. Uma homenagem a um dos mais belos cartões-postais da cidade. Fotografias desde 1940 até os dias atuais, áudios de poetas que citam o rio em suas obras, imagens cartográficas e curtas-metragens, contam a história do rio que corta a cidade. A exposição também oferece contação de histórias sobre o Capibaribe, para estudantes. As escolas devem realizar agendamento prévio pelo email: educativomcr@gmail.com ou pelo telefone 3355-9558. 

As exposições do Museu da Cidade do Recife ficam em cartaz até o fim de fevereiro e podem ser conferidas, aos sábados e domingos, no horário das 9h às 17h.

Recife ganha novas rotas aéreas com centro de conexões da Azul

A partir da próxima segunda-feira (22), o Recife se torna um centro de conexões da Azul Linhas Aéreas, recebendo mais 12 voos diretos da companhia - agora serão 32 ligações diárias da capital pernambucana para 24 cidades do Brasil. A formalização do acordo com a empresa - uma articulação da Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco com a companhia - aconteceu na tarde desta terça-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o prefeito Geraldo Julio, juntamente com o presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, o governador Paulo Câmara e secretários estaduais e municipais, reuniram-se para lançar o hub, que vai movimentar a economia do município, gerando mais emprego e renda para a cidade.
"...o Brasil passa por um momento de dificuldade, o setor aéreo tem sofrido retração, mas aqui ele cresce, e isso tudo foi produzido por este esforço conjunto, com o governo do Estado e a empresa, que está chegando com esta novidade"
"Essa é mais uma boa notícia para nossa cidade. Mais emprego, seja na operação dentro do aeroporto, mais oportunidade para os taxistas, para hotéis, para quem trabalha com transporte, para os restaurantes, para as empresas, um ganho também para os passageiros, que agora podem fazer voos diretos e mais baratos. Uma oportunidade diferente, já que o Brasil passa por um momento de dificuldade, o setor aéreo tem sofrido retração, mas aqui ele cresce, e isso tudo foi produzido por este esforço conjunto, com o governo do Estado e a empresa, que está chegando com esta novidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Com o centro de conexões, já a partir deste mês de fevereiro, as cidades de Brasília, Belém, João Pessoa, Petrolina e Juazeiro do Norte passarão a ter ligações diárias e sem escalas com destino à capital pernambucana, além de Campina Grande, que terá operações retomadas. São Paulo (Congonhas), Curitiba, Goiânia, Ilhéus, Porto Seguro e Presidente Prudente terão frequências aos sábados. Com a novidade, a empresa também vai ampliar as conexões interregionais e para outros pontos do país a partir do Recife, permitindo uma conexão maior das capitais nordestinas.

De acordo com o governador Paulo Câmara, o Recife é o ambiente ideal para sediar este centro de conexões. "Nós temos um ambiente adequado, uma localização geográfica favorável, um aeroporto adequado, que funciona bem, com qualidade e conforto, e negócios, com mão de obra qualificada, o que nos dá condições de expandir cada vez mais. Então estes diferenciais focados, junto com a sintonia do poder executivo e legislativo, que estão sempre em parceria, junto com o trade turístico, que tem possibilitado a gente de ver que é possível se investir em Pernambuco", declarou o governador.

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, afirmou que a capital pernambucana tem potencial para ainda mais investimentos. "Estamos com uma perspectiva grande de crescimento aqui, e não tem muitos segredos, vimos aqui uma cidade e um Estado com uma dinâmica industrial de serviço muito boa, que tem tido um sucesso de crescimento no PIB e estamos fazendo uma aposta, num momento de crise, mas que mostra grande confiança no futuro do Estado", destacou.

Segundo ele, a ideia é dobrar as operações nos próximos anos. "Queria também reconhecer todo o apoio do prefeito, que desde o começo tem tido contato comigo para incentivar o aumento do número de voos aqui no Recife. E o que queremos é esta relação de longo prazo. Isso será um trabalho de anos, e vamos trabalhar com o que temos, aumentar a capacidade de voos, através da oferta, para lentamente ir construindo uma operação no Recife, que, imagino, daqui há 4 ou 5 anos, terá o dobro do tamanho que tem hoje. É possível sim, catalisar essa transformação regional no transporte de passageiros e clientes aqui no Nordeste."

Clube das Pás promove final de semana de bailes

Cantor Nelson Carlos, cover de Roberto Carlos, será uma das atrações 

O Clube Carnavalesco Misto das Pás promove dois bailes neste fim de semana. No sábado (20), o cantor Nelson Carlos, cover de Roberto Carlos, se apresenta a partir das 22h. Já no domingo (21), a dupla Magno Souza & Maninho sobe ao palco do clube, a partir das 16h. A Orquestra das Pás estará presente nos dois dias de festa.  

Os ingressos custam, para cada dia, R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda no Clube das Pás, localizado na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 9.8543 – 7595 e (81) 9.8685 - 2409.

Projeto de Lei de Kaio Maniçoba quer exigência de contratação de seguradora para cumprimento de contratos administrativos

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) começou o ano legislativo apresentando um projeto de lei que promete gerar discussões na Câmara dos Deputados. O PL altera o artigo 56 da lei 8.666, e dispõe sobre a exigência de seguro garantia nos contratos administrativos. O procedimento passaria a ser exigido em obras, serviços e fornecimentos de altos valores, a fim de garantir o fiel cumprimento das obrigações por parte do contratado.
De acordo com o deputado, a iniciativa se baseia em um modelo já trabalhado nos Estados Unidos, conhecido como Performance Bond. “Esse projeto vai obrigar que as empresas vencedoras de grandes licitações contratem um seguro para 100% do empreendimento. Assim acontecendo, a seguradora fica responsável por garantir o término da obra sem custo adicional ao Poder Público, assim como por ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos pela inadimplência do tomador”, explicou o parlamentar.   
Maniçoba defende que, adotando o modelo de contratação das seguradoras, aumenta-se também a supervisão e fiscalização das obras públicas, combatendo a corrupção dos contratos e evitando escândalos como os vistos hoje no Brasil, além de garantir licitações bem sucedidas. “A vantagem é que as seguradoras mantêm permanente fiscalização sobre as empresas tomadoras de obras e serviços objeto do seguro e, por sua vez, as empresas adotam melhores práticas de gestão para evitar sinistros, já que dependem das seguradoras para firmar contratos futuros”, argumentou ele.
PERFORMANCE BOND – Nos Estados Unidos, a cláusula chamada de performance bond prevê contratação, pelo vencedor de um leilão, de seguro para 100% do empreendimento. O governo oferece um sistema de incentivos em torno da contratação de obra pública fazendo com que todos os agentes envolvidos, setor público, construtora, seguradora, comissões e administradores independentes, remem na mesma direção. A cláusula ainda dá direito ao governo ou órgão público de encerrar unilateralmente o contrato se a obra não progredir como acertado, em tempo e qualidade, se as exigências técnicas não forem atendidas e em casos de falência.
O peso do histórico da firma chega a 40%, ao lado de preço e qualificação técnica. O governo federal mantém, em todos os órgãos e agências públicos, o histórico de concessionários e fornecedores. Há listas negras de quem está barrado em futuras licitações. O processo de contratação e acompanhamento das obras conta, rotineiramente, com uma terceira parte. Com um sistema de supervisão independente, governos e agências estabelecem comissões, de funcionários de outros departamentos do órgão, para acompanhar a execução dos contratos, o que é determinante para a liberação das parcelas de pagamento.

Lideranças do PSB debatem futuro de Petrolina e defendem novo modelo de gestão para a cidade


O encontro Petrolina de Futuro, realizado na manhã desta sexta-feira (19/02) no auditório do Sest/Senat, reuniu centenas de pessoas para discutir desafios e alternativas da maior cidade sertaneja. A agenda foi articulada pelo deputado estadual e presidente do PSB de Petrolina Miguel Coelho e contou com algumas das principais lideranças nacionais da legenda, como o presidente nacional Carlos Siqueira, os prefeitos Geraldo Júlio  do Recife e Márcio Lacerda de Belo Horizonte, o senador Fernando Bezerra Coelho e o líder socialista na Câmara dos Deputados, Fernando Filho.

“Minha prioridade é aproximar o PSB da população, levar a legenda para a comunidade, para as periferias, promover os debates do futuro, dialogar sobre a cidade que queremos ver nos próximos anos. Já realizamos quatro grandes Agendas 40, reunindo mais de 2.500 pessoas para conversar e agora estamos iniciando uma nova fase deste trabalho, aprofundando ainda mais as discussões”, afirmou Miguel Coelho.

Carlos Siqueira elogiou a organização do seminário e garantiu que o município será uma das prioridades do PSB nas eleições de 2016. “É um evento da maior importância para a executiva nacional. Petrolina está entre as nossas prioridades. Acredito que com a preparação que já foi iniciada para essas eleições, haveremos de reconquistar a Prefeitura de Petrolina”, destacou o presidente.

Para o líder da bancada do PSB, Fernando Filho, a troca de experiências pode contribuir para a retomada do desenvolvimento da cidade sertaneja. “Independente de quem será o nosso candidato, nossa preocupação é saber onde há políticas políticas públicas eficientes, para trazermos para cá. Petrolina é uma cidade ousada, que quer voltar a crescer. Estamos buscando estas contribuições e experiências, para que possamos em breve oferecer à população um projeto consistente”, pontuou Fernando Filho.

Márcio Lacerda fez uma palestra sobre as inovações implementadas em Belo Horizonte, uma das maiores capitais brasileiras, há oito anos administrada pelos socialistas. Geraldo Júlio, que antes de ser prefeito do Recife foi secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado, explicou sobre o modelo de gestão do PSB, que tem como base a eficiência dos serviços públicos e a economia de recursos. Geraldo fez questão de destacar o trabalho do líder do PSB na Câmara: “Não é fácil liderar uma bancada durante um momento de crise como o que estamos vivendo. Fernando Filho tem mostrado a maturidade e serenidade que o PSB precisa”. Ele também elogiou a proposta do evento, idealizado pelo presidente municipal. “Miguel é novo na idade, mas conta com a vivência de quem teve o interesse de aprender sobre a gestão pública e isso é fundamental na política”.

Prefeito da cidade por três vezes, Fernando Bezerra Coelho afirmou que está chegando a hora da cidade decidir que rumo irá tomar nos próximos anos. “Vamos ser chamados a escolher se quer seguir  o caminho do assistencialismo e da troca de favores. Se vai continuar vivendo a ilusão da propaganda fácil, que não toca a vida e a alma das pessoas, ou se volta a ser a cidade que se tornou uma referência para o Nordeste e o Brasil. A campanha que nós queremos fazer este ano é para que Petrolina possa se reencontrar com sua história”, destacou o senador.


FOTO: André Santos

Extra oferece desconto de 20% em repelentes e inseticidas neste sábado

As bandeiras do GPA registraram, nos últimos meses, um aumento significativo das vendas de repelentes em todo o Brasil. O Extra e Pão de Açúcar, por exemplo, apontam um crescimento de, em média, 120% na venda desses produtos no país nas primeiras semanas de janeiro, em comparação ao mesmo período de 2015. Pensando nesta alta demanda, o Extra traz neste sábado (20), descontos de 20% em todos os inseticidas e repelentes  nos pagamentos com Cartão Extra. O desconto é valido para todas as lojas Extra e Drogaria Extra

CRESCE VENDA DE CERVEJAS NO ASSAÍ ATACADISTA

Na primeira semana de fevereiro, o Assaí Atacadista registrou crescimento significativo na venda de cervejas: no Brasil, na comparação com o mesmo período de 2015, houve crescimento de 68,8%. O principal destaque ficou por conta do Estado do Rio de Janeiro, que apresentou aumento de 144,7% nas vendas de cervejas, seguido por Bahia e Pernambuco, que registraram, ambos, 130% de avanço. Completando o ranking, estão Mato Grosso do Sul (com crescimento de 75%) e São Paulo (aumento de 58%).

No Brasil, a categoria de bebidas como um todo cresceu 61% em vendas nas lojas da rede de atacado de autosserviço. Além de cervejas, outros destaques foram: refrigerantes, com crescimento de 65%, e destilados, que avançaram mais de 55%.

Extra patrocina o BBQ Brasil e traz ofertas de carnes em suas lojas

O Extra, como patrocinador do programa BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, do SBT, traz uma excelente oportunidade para os clientes que querem aproveitar as dicas e receitas passadas no programa. Neste sábado, a rede traz desconto de 10% em todas as carnes Friboi e em toda a linha de frango Seara para cliente Clube Extra. Os acessórios para churrasco e carvões também estarão com desconto de 20%. As ofertas são válidas em todas as lojas Extra Hiper e Extra Supermercado do país.

“Churrasco é a cara do brasileiro. O Extra contribui com milhões de churrasqueiros em todo o país, com uma grande variedade que vai desde as carnes e bebidas até a churrasqueira e por isso, tem muito orgulho de participar desse programa, que apoia e incentiva os churrasqueiros amadores de todo o país. Os clientes podem sempre esperar ofertas relacionadas à temática do programa. Assim, os telespectadores poderão passar no Extra e comprar os produtos com descontos especiais e tentar recriar as receitas em casa”, diz Eandres Gomes Aguiar, gerente de marketing do Extra.