Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Deus é o meu refúgio

A Prece — Aos que também carpem as muitas lutas diárias, consagro esta conversa com Aquele que nos pode ouvir, mesmo quando arrogantes e pretensiosos:

Ó Deus, que sois o meu refúgio, a Vós, outra vez, ergo o meu pensamento e encontro resposta aos meus propósitos, amparo aos mais desafiantes projetos, porque jamais prostrarei a Vossa Bandeira, que preconiza: “(...) Paz na Terra aos de Boa Vontade” (Evangelho do Cristo, segundo Lucas, 2:14).
Longe de mim as cassandras do desânimo, que proclamam um Juízo Final sem remissão, quando sois Vós — em tudo — o Princípio Eterno da permanência pujante de vida. De Vós não escuto o abismo; todavia deslumbro a redenção.
Creio no Amor Universal, que conduz à sobrevivência o gênero humano, que é teimoso em subsistir, apesar das muitas ciladas que lhe são dispostas no caminho.
Esta é a minha Fé Realizante, que vive em Paz com as outras; o meu ideal ecumênico de Boa Vontade, que se esforça pela confraternização de todas as nações, por serem formadas por criaturas Vossas, ó Criador Único de Céus e Terra! Sois a Fraternidade Suprema, o abrigo dos corações. (...) Achei-me a mim porque me identifiquei no Vosso Amor. Sois o auxílio conclusivo à minha Alma.
Sinto o meu ser transbordar de alegria. Em Vosso Espírito, reconheço-me como irmão dos meus irmãos em humanidade. Nesse Éden, que é o Vosso Sublime Afeto, não me vejo como expatriado, abatido pelas procelas do desalento, distante dos entes mais queridos. Enfim me encontrei, ó Deus!, porque Vos encontrei.
Vós me esperáveis, há tanto tempo, e eu não sabia. Portanto, meu coração não mais vaga sem paradeiro: no Vosso Divino Seio, achei guarida; sob Vosso Amor, meu seguro teto; no Vosso Colo, descanso para a Alma.
Graças Vos dou, Pai Magnânimo, por me ouvirdes!
Hoje, compreendo que sois integralmente Amor; portanto, Caridade, Mãe e Pai da verdadeira Justiça.
Em Vós habita, com fartura, a genialidade pela qual tantos demandam, pois dela o planeta carece: a Vossa Majestosa Luz, que desce a nós indistintamente, mesmo que não o percebamos.
Confiante em Vosso Critério Sobrenatural, entrego-Vos meu destino, porque a minha segurança de filho está na Vossa Sabedoria de Pai!
Que assim seja!

Desta forma conclui a sentida prece. Nada melhor que falar com Deus, sobretudo nas horas em que espiritualmente nos devemos fortalecer, que afinal são todas elas. Quem não sofre neste orbe ou padece da privação de alguma coisa que as satisfações
terrenas mais sofisticadas não suprem a falta? Busquemos na Fé a Esperança de que necessitamos para nossa sustentação física, mental e espiritual. Que Fé? Escolha a sua.
Ao terminar a minha oração, sentia em mim o bafejo da clemência de nosso Amabilíssimo Educador.
O notável cientista francês Alexis Carrel (1873-1944), Prêmio Nobel de Medicina em 1912, após exaustivo estudo, definiu: “A oração verdadeira é um caminho da vida; a vida verdadeira deve ser um meio de oração”.
Está certo o sábio Carrel. Qualquer libertação — que não faça do ser humano escravo — tem início na região do Espírito. Portanto, não haverá brado de Independência definitivo se, pela indispensável educação da mente e do coração, for, no Terceiro Milênio, esquecido que não há nação forte se os seus componentes não souberem o que fazem neste mundo. Voltaremos ao assunto.


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

Projeto Samba Verde agita o domingo da Zona Norte do Recife com ressaca do carnaval


As domingueiras da Zona Norte do Recife não são mais as mesmas desde que o projeto Samba Verde aportou no Bar da Árvore, localizado na Avenida Norte, Nº 4807. O evento que celebra o samba de raiz irá para sua 5º edição, no domingo (06/03), a partir das 13h e contará com as apresentações das bandas D´breck, Samba de Luxo, Elton Lima e dos anfitriões da casa, o grupo Samba D´Pegada. Mozart Santos será o DJ convidado que irá esquentar a pista com seus ritmos apimentados durante os intervalos.

O projeto que tem como padrinho o percussionista Nene Brown surgiu em 2015 e consiste em levar para o público o tradicional samba de roda e também um repertório inovador e músicas autorais. O dress code é usar verde e branco, cores da festa e caprichar nos adereços de carnaval pois esta edição irá festejar a ressaca dos festejos de momo.

Os ingressos custam R$ 15 e já estão à venda pelo site do eventick: http://goo.gl/duqHgF


Serviço: O Samba é Verde - Ressaca do Carnaval
Domingo (06-03), a partir das 13h, no Bar da Árvore, Avenida Norte, Nº 4807
Ingressos: R$ 15
Informações: 9 9785.3938

MBA em Gestão Tributária com turma na Nabuco Janga

Especialização oferece estratégias imprescindíveis para otimizar o custo tributário

As gerências são parte da raiz de uma empresa, sobretudo as que se envolvem diretamente com os tributos. Os desafios afetam pequenas e grandes empresas, governos e até microempreendedores individuais. Entendendo que os desafios deste segmento contábil requerem aprimoramento constante, a Faculdade Joaquim Nabuco está oferecendo no Janga o MBA em Gestão Tributária.

Esta é a primeira vez que uma especialização da área é oferecida nesta unidade, localizada na cidade de Paulista. “O curso oferece aos participantes conhecimentos teóricos e práticos necessários para a identificação de oportunidade e desenvolvimento de estratégias, a fim de otimizar o custo tributário, contribuindo para melhores resultados econômicos”, detalha o professor José Trigueiro, coordenador de Ciências Contábeis.

As aulas serão ministradas pela manhã e à tarde, em regime presencial, com encontros quinzenais aos sábados. A primeira turma iniciará em abril. Os interessados precisam entrar em contato pelos números (81) 3434-4018/4482 ou ir à unidade, localizada na Avenida Doutor José Cláudio Gueiros Leite, 2.939. O atendimento ocorre das 8h às 21h, de segunda à sexta-feira.

​Cuidados socioassistenciais em casos de microcefalia debatidos em seminário

Encontro acontece nesta quinta-feira (25) e vai 
​​
reunir gestores, técnicos e conselheiros de cidades pernambucanas na Fafire


Acontece nesta quinta-feira (25) o seminário estadual "Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais". O encontro é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e parceiros e terá o objetivo aprofundar as discussões das demandas de microcefalia com gestores e técnicos da área socioassistencial dos municípios pernambucanos e órgãos envolvidos. O evento acontece no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no centro da capital pernambucana, das 8h às 17h.

O seminário busca alinhar a importância do papel socioassistencial no acompanhamento e inserção das famílias em programas sociais por meio da discussão de propostas. Pela manhã, haverá painéis sobre saúde, assistência social e benefícios para as pessoas com microcefalia e seus familiares. À tarde, haverá um debate para fortalecer uma agenda de ações de atendimento aos casos de famílias com crianças, sejam elas nascidas ou intra-útero, identificadas com microcefalia em Pernambuco.

Por causa do tema bastante atual, as inscrições para o encontro foram um sucesso e superaram as expectativas da organização. Ao todo, foram colocadas 500 vagas à disposição, mas o número de inscritos mais que dobrou. Diante do grande número de interessados, a SDSCJ já estuda a possibilidade de realizar mais dois eventos descentralizados, um no Agreste e outro no Sertão. As datas e locais ainda estão sendo analisados e serão definidos e informados em breve. Os participantes da edição do seminário desta quinta-feira receberão certificado.

PARCEIROS – O encontro será realizado em parceria com vários órgãos. Além da SDSCJ e Fafire, participam a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os conselhos regionais de Serviço Social (CRESS), de Psicologia (CRP), o Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), e os conselhos estaduais de Assistência Social (CEAS) e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED).

DADOS – Estudos relacionados ao perfil social das famílias com casos notificados estimam que 70% destas estão em situação de extrema pobreza. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 17 de fevereiro, 1.203 casos eram investigados em Pernambuco – no Brasil, havia a investigação de 3.935 ocorrências.

Pernambuco foi primeiro estado a identificar suspeitas de microcefalia no país. Os casos investigados em solo pernambucano representam 30,5% do total registrado em todo o Brasil, liderando essa lista. O Nordeste é a região com maior número de ocorrências sob investigação: 3.180 (80,8%).

Nosso Estado, conforme o Ministério da Saúde, também tem o maior número de casos confirmados: 182. Isso representa 35,8% de todo o Brasil, que tem 508 ocorrências. Consequentemente, a região Nordeste tem o maior número de casos do país. São 494, ou seja, 97,2% das ocorrências. Mais informações: http://goo.gl/r3ylM2.


SERVIÇO
Seminário estadual “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais”
Quando: 25 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire)

Endereço: Avenida Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, Recife

Docentes terão evento de Planejamento Pedagógico na próxima semana

Serão entre os dias 29 deste mês e 2 de março as atividades da Semana de Formação e Planejamento Docente, promovidas pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE (Proacad). A iniciativa, que tem o objetivo de discutir o Planejamento Pedagógico com os professores e coordenadores de cursos da Universidade, foi dividida em duas partes: a semana realizada pela Proacad e um segundo momento, entre os dias 3 e 4 de março, organizado pelos departamentos e pelas coordenações de cursos.

Para participar da semana promovida pela Proacad, entre os dias 29 deste mês e 2 de março, os docentes devem fazer a inscrição no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE (Proacad). Atividades como oficinas, palestras, mesas, rodas de diálogo, reuniões e grupos de trabalho serão realizadas com professores e coordenadores de cursos dos três campi da Universidade. O cronograma e a programação completa da semana podem ser conferidos no site da pró-reitoria. As ações promovidas para a semana, nos dias 3 e 4 de março, são de responsabilidade dos departamentos e das coordenações de cursos.

As Jornadas Pedagógicas já eram tradicionalmente realizadas pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, mas, segundo o Pró-Reitor para Assuntos Acadêmicos, Paulo Goes, foi percebida a necessidade de chamar os docentes para participar do início das discussões. Também foi notada a importância de as atividades serem realizadas antes do início das aulas. “É importante fornecer subsídios para que os professores possam se inteirar do processo de ensino e utilizar os conteúdos ao longo do ano, em suas atividades pedagógicas”, finalizou o pró-reitor.

Mais informações
Proacad
(81) 2126.8105 / 8114

Quinze mil alunos migram para a rede estadual por ano

Secretaria de Educação revela que, nos últimos três anos, estudantes têm trocado as escolas particulares pelos colégios públicos

Por: Max Felipe - Especial para o Diario
Publicado em: 22/02/2016 07:18 Atualizado em: 22/02/2016 07:34

O adolescente Danilo Dantas, que tem 15 anos e estuda no Ginásio Pernambucano, sonha em ser piloto da Força Aérea Brasileira. Foto: Peu Ricardo/DP
O adolescente Danilo Dantas, que tem 15 anos e estuda no Ginásio Pernambucano, sonha em ser piloto da Força Aérea Brasileira. Foto: Peu Ricardo/DP
O estudante do 1º ano do ensino médio Danilo Dantas, 15 anos, sonha alto e pretende ser piloto da Força Aérea Brasileira. Em 2011, foi morar com os pais em Maceió, Alagoas, e estudava numa escola particular. De volta ao Recife, o adolescente passou a estudar em uma escola pública. Este ano, Danilo foi matriculado na Escola de Referência Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, área central do Recife. Histórias como a dele são comuns. O número de alunos que estudavam em escolas privadas e migraram para a rede pública cresceu nos últimos três anos.

Dos 620 mil estudantes da rede estadual de Pernambuco, dados preliminares da Secretaria Estadual de Educação apontam que 49 mil são novatos. Desses, 15.515 estudavam em escolas privadas no ano passado. Isso significa que 30,6% dos novos alunos migraram entre as redes. O aumento acompanha uma tendência já registrada nos últimos anos. Em 2015, 15.468 alunos da rede particular passaram para escolas públicas estaduais. No ano anterior, eram 15.024 estudantes mudando de rede, ou seja, houve um aumento de 4% nos últimos dois anos. A rede municipal do Recife não contabilizou todos os dados das matrículas 2016 e, por isso, ainda não tem informações sobre a migração.

As explicações para a saída de alunos da rede privadas são diversas: cotas no vestibular das universidades públicas, bolsa nas faculdades privadas, crise econômica e até a possibilidade de fazer intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo. Para Danilo, passar a estudar no Ginásio Pernambucano trouxe vantagens. Ele tem cerca de 50% de desconto em um curso preparatório particular, onde estuda para a prova da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epicar), que acontecerá em agosto. É uma economia de R$ 700 por mês. “Quando estava morando em Maceió, soube do curso preparatório por uma amiga. Ela me orientou a fazer a inscrição e descobri que aluno da rede pública tinha desconto. Isso me interessou e meus pais gostaram da notícia.”

Maria Rita Araújo fala inglês fluentemente e espera conseguir uma vaga no Programa Ganhe o Mundo. Foto: Peu Ricardo/DP
Maria Rita Araújo fala inglês fluentemente e espera conseguir uma vaga no Programa Ganhe o Mundo. Foto: Peu Ricardo/DP
A estudante Maria Rita Araújo, 17, também viu benefícios em passar para a rede pública. Ela fala inglês fluentemente e sempre teve vontade de estudar fora do Brasil. No ano passado, estudou num colégio particular em Boa Viagem, mas, quando soube do Programa Ganhe Mundo, não pensou duas vezes quando ouviu a proposta de se matricular na Escola Estadual Manoel Borba, em Boa Viagem. O Ganhe Mundo é um programa de intercâmbios com cerca de mil vagas anuais para estudar em países de língua inglesa e espanhola. “Quero fazer o intercâmbio para ter uma ideia do sistema de educação norte-americana”, contou. Ela almeja estudar relações internacionais na Universidade de Nova Yorque, (NYU), nos EUA.

Passagens gratu