Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fernando Bezerra questiona segurança de estruturas de barragens

Brasília, 01/03/16- Em audiência pública realizada na Comissão Temporária da Política Nacional de Segurança de Barragens (CTPNSB), nesta terça-feira (01), que tratou sobre o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana-MG, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) questionou os especialistas e representantes públicos presentes sobre os métodos que vem sendo utilizados para a construção de barragens.

Fernando Bezerra indagou o professor Carlos Barreira Martinez, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se a sugestão apresentada pelo acadêmico em se construir barragens pelo método jusante, considerado mais seguro em relação ao sistema de montante, muito comum no Brasil e que representa cerca de 70% das barragens de Minas Gerais, era utilizado em outros países. O professor Martinez deu como exemplo o Chile que, desde 1970, constrói barragens pelo método jusante, avaliado de custo maior e que compromete uma área bem mais abrangente para edificação, porém, muito mais seguro, esclareceu.

Durante exposição feita por Walter Arcoverde, diretor de Fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que falou sobre as funções do órgão na gestão e segurança de barragens, Fernando Bezerra declarou que “não acredita que a ampliação da fiscalização vai resolver os problemas na segurança das barragens. É preciso melhorar a estrutura do DNPM, que sofreu muito nesses últimos anos ”.

LEGISLAÇÃO – Dificuldade jurídica em definir atribuições, necessidade de criação de legislação para situações extremas, num ambiente que há déficit regulatório, criação de uma caução ambiental com aprovisionamento de recursos, e um alerta sobre a segurança de outras barragens em Minas Gerais, foram questões levantadas por Carlos Eduardo Ferreira Pinto, procurador do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e apoiada pelo senador Fernando Bezerra, que completou:

- Nós temos que ter uma legislação mais severa, inclusive a nossa legislação já aponta para a auto-regulação.  A responsabilidade é do operador, é do empreendedor, mas parece que a nossa legislação é muito tímida na aplicação de multas e das penas, para que não estimule o operador a transgredir a legislação, eu acho que é isso que a gente precisa balancear mais na legislação brasileira.

Participaram também da audiência Joaquim Pimenta de Ávila, projetista da Barragem do Fundão; e José Mário Queiroga Mafra, engenheiro da empresa VOGBR, que tem atuação nas áreas de engenharia geotécnica e recursos hídricos, voltada para o setor de mineração. Mafra declarou que a última inspeção realizada nas barragens da região afetada foi feita pela empresa em julho de 2015, ao afirmar que naquele período “nada demonstrava perigo de rompimento da barragem”.

Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns atende bebês recém-nascidos com microcefalia

O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, passou a atender bebês recém-nascidos dos 21 municípios da Regional de Saúde, para diagnósticos de casos com suspeita com Microcefalia. Desde a semana passada, as consultas estão sendo realizadas, agendadas pela regulação que atende as Secretarias de Saúde. O início do serviço ganhou repercussão estadual com matéria veiculada na TV Asa Branca e Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste, alcançando todo o estado de Pernambuco.

Antes, os pais e responsáveis pelas crianças precisavam se deslocar até Caruaru ou Recife, o que estava dificultando a assistência, devido a distância. Segundo o gestor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, a Secretaria de Saúde do Estado, comprovou as condições técnicas e pessoal à disposição, inclusive com Neuropediatra, Dr. MIlton Garcia, tornando o HRDM uma referência regional no interior do estado. "Acompanharemos desde o acolhimento psicológico da criança e familiares, até o seu desenvolvimento, pela equipe formada pelo Neuropediatra, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Oftalmologista, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros e Técnicos, entre outros que venham a ser necessários. Alguns dos serviços serão ofertados em parceria com a UPAE Garanhuns" - Afirma o gestor.

Para o atendimento regional, o diretor do hospital participou de reuniões com a gestora Regional de Saúde, Catarina Tenório e da UPAE, Gustavo Amorim, onde foram definidos os passos do atendimento e a participação de cada instituição de saúde.

"As consultas acontecem nos dias de segunda e terça-feiras, especialmente para os casos notificados. Isto facilitará a vida das pessoas neste momento muito difícil, e de superação. Por isto disponibilizamos a equipe, pois logo após o diagnóstico, os profissionais entram em campo para atender as necessidades dos familiares e iniciar um trabalho estimulação na criança" - Afirma Luiz Melo.

CASOS
A Regional de Saúde tem 150 casos notificados, com apenas 3 confirmações. 16 casos já foram descartados, e o restante segue em investigação. Estes números são de pacientes encaminhados para outras unidades de saúde, desde outubro.

No primeiro dia no HRDM foram atendidas oito crianças, seis delas tiveram a microcefalia descartada. Duas seguem em investigação clínica, com a equipe do hospital. Os recém-nascidos vão passar pelos exames necessários.

Olho gatinho sem segredo e com muita atitude

Sadi Consati, consultor de maquiagem de O Boticário, dá dicas de como usar a versatilidade do delineador e do lápis para olhos


O delineado gatinho nunca saiu de moda e é uma das makes preferidas das mulheres para destacar, ousar e deixar o olhar mais sexy. Porém, muita gente pensa que é difícil acertar o traço e acaba desistindo. Sadi Consati, consultor de maquiagem de O Boticário, ensina como fazer o famoso “cateye” com dicas que não têm erro. Confira abaixo algumas delas e o passo a passo para reproduzir os looks #derepentefofa e #derepenteiluminada da nova coleção Intense Cats.

Dicas para o delineado perfeito
1.    Para quem ainda não está segura que vai acertar o traço com o delineador, uma dica é começar com o lápis de olho. Depois, acompanhe a linha com o delineador escolhido. Se ainda não estiver convencida que vai dar certo, faça pequenos pontinhos ao longo da pálpebra móvel e, depois, ligue uns aos outros.
2.    Apoie seu cotovelo em uma superfície reta na hora de aplicar o produto. Isso lhe dará mais firmeza nas mãos.
3.    Tente ficar com o olho aberto. Olhe para frente e faça um traço levemente para cima, na diagonal, em direção à sobrancelha. Antes de chegar ao fim do olho, direcione o traço para baixo, chegando à raiz dos cílios.
4.    Procure não esticar a pálpebra com o dedo, além de enrugar o traço, pode deformar o delineado.