Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

40 anos da UVP

Na próxima quarta-feira, dia 16, o deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) estará realizando sessão solene em homenagem aos 40 anos da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O evento será no Salão Nobre da Assembleia, às 18h. Atualmente é presidida pelo Vereador Josinaldo Barbosa (PTB), do município de Timbaúba, que foi eleito em março de 2015, durante o Congresso Estadual de Vereadores realizado em Triunfo, Sertão de Pernambuco. 
A “Casa do Vereador”, situada no bairro da Madalena, no Recife, hoje conta com uma estrutura completa para atender aos Vereadores. Nela estão disponíveis serviços de escritórios, hospedagem para os Vereadores das Câmaras afiliadas que se deslocam do interior para o Recife, as assessorias jurídica e de comunicação, e espaço para reuniões, eventos e cursos de capacitação.

Mutirão de Cidadania

A Prefeitura de São Bento do Una realiza neste domingo, dia 13, mais uma edição da “Prefeitura em Ação”, e a parada dessa vez será no Bairro Novo. Serão ofertados os seguintes serviços: Emissão de 1º e 2º Carteira de Identidade (RG); Fotos 3x4 para documentos; Orientação Jurídica; Orientações sobre BPC e Passe Livre; Emissão de Carteira de Trabalho; Atualização e Inclusão no Cadastro Único (Programa Bolsa Família); 2ª Via de registro civil; Corte de cabelo; Manicure; Sobrancelhas; Escova de cabelo; Massagens; Entrega de 1000 kg de Feijão; Exposição dos Programas e Projetos sociais; Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia; Orientações de Planejamento Familiar (Distribuição de preservativo e panfletos); Ações epidemiológicas; Exame de citologia; Atendimento Médico; Corrida em homenagem ao aniversario da escola Ester Siqueira de Souza; Gincanas com os alunos; Show de Talentos e apresentações culturais.

Senador Fernando Bezerra preside, em Petrolina, Ciclo de Debates sobre MP 707, que prorroga refinanciamento do crédito rural

Sob a presidência do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) 707 realiza, nesta sexta-feira (11), em Petrolina (PE), o primeiro Ciclo de Debates para o aprimoramento do texto da referida MP. Promulgada no final do ano passado, a Medida Provisória 707 prorroga o prazo para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e dos contratos de financiamento dos transportadores de cargas.

Também participarão desta audiência, o senador José Pimentel (PT-CE), líder do Congresso Nacional; o diretor-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e representante da Federação na Bahia (Faeb), Pio Guerra; o presidente do Instituto da Fruta da Bahia, Ivan Pinto; o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), Francisco Pascoal Silva; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Petrolina, Edis Ken Matsumoto; o diretor da Associação dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme de Souza Coelho; o diretor de Política do Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Antônio Francisco da Silva; o diretor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Fetraf/PE) e representante da Federação na Bahia (Fetraf/BA), Mário Edson; e o assistente técnico da Federação dos Trabalhadores Rurais da Bahia (Fetag/BA), Iran Wilker.
De acordo com a MP 707, a prorrogação do prazo para a cobrança sobre o crédito rural vai até 31 de dezembro deste ano. A medida provisória beneficia, especialmente, os pequenos produtores do Nordeste, que perderam lavouras inteiras com a rigorosa seca iniciada em 2011. A MP 707 também autoriza o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a refinanciar contratos para aquisição de caminhões, chassis, tratores, carretas, cavalos mecânicos, reboques, tanques e carrocerias para caminhões novos e usados.

SERVIÇO:
Assunto: Ciclo de Debates para o aprimoramento da MP 707
Data: 11/03/16 (amanhã)
Horário: 9h
Local: Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) – Rua Zito de Souza Leão, nº 10, Km 2, Petrolina (PE)

Ginásio poliesportivo do Clube de Paratibe ganha lâmpadas mais potentes


Após realizar reparos no sistema de iluminação da quadra poliesportiva do Clube Municipal do Nobre, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos deu início nesta quinta-feira (10.03) ao processo de manutenção nos refletores do ginásio do Clube de Paratibe. A ação está possibilitando a substituição de 20 lâmpadas de 250 watts de potência vapor de mercúrio por novas de vapor metálico. A iniciativa, que vai garantir uma maior visibilidade aos atletas e torcedores, também trará economia ao governo municipal com as despesas na conta de energia.
         O trabalho no ginásio deve seguir até esta sexta-feira (11.03). Diferente de anos anteriores, a equipe da prefeitura está contando com o apoio de uma plataforma aérea elétrica. Fabricada na Europa, a máquina – que atua de forma semelhante ao caminhão munck – permite a realização de serviços em locais de difícil acesso.
         No clube de Paratibe, os técnicos da Diretoria de Iluminação Pública também estão conferindo o funcionamento dos reatores e a estrutura de cabeamento. Após os reparos, a prefeitura vai ter condições de realização novos campeonatos na quadra, envolvendo, cada vez mais, os moradores da comunidade nas atividades.

PELADEIROS ANIMADOS – Além do ginásio, os técnicos da Secretaria de Serviços Públicos realizaram a troca de 48 lâmpadas no campo de futebol do Clube Municipal de Paratibe. O espaço também ganhou oito novos refletores. A ação da prefeitura agradou em cheio aos peladeiros da comunidade.

TAREFA CUMPRIDA NO NOBRE – A quadra poliesportiva do Clube do Nobre recebeu 42 novas lâmpadas e reatores. Os ambientes externos ao ginásio também foram contemplados. Só na pista de cooper 12 luminárias foram trocadas. Na área da piscina foram mais três.

Junior Matuto tranquiliza moradores de Pau Amarelo que sofreram ordem de despejo


O prefeito do Paulista, Junior Matuto, na manhã desta quinta-feira (10.03), se reuniu na sede da Secretaria de Infraestrutura, em Maranguape I, com um grupo de cerca de 50 moradores de Pau Amarelo que receberam nesta quarta (09), uma ordem judicial de despejo. Na ação foram demolidas cinco das 16 residências da comunidade. 

Acompanhado dos secretários Francisco Padilha (Assuntos Jurídicos) e João Luiz (Desenvolvimento Urbano), o prefeito prestou esclarecimentos aos moradores e explicou o que está sendo feito para garantir a permanência deles em suas casas, tirando dúvidas e colocando a gestão à disposição para auxiliar a comunidade, principalmente quanto assistência jurídica.

"No que depender da Prefeitura, vamos lutar para garantir a permanência desses moradores em suas casas. Já havíamos assinado um decreto de desapropriação da área para fins de interesse social do município e fomos surpreendidos por essa ação de despejo. Por isso nos comprometemos a prestar toda a assistência necessária", afirmou Matuto.

Entenda o caso - Há 10 dias a Prefeitura do Paulista foi surpreendida com a noticia de que um grupo de moradores de Pau Amarelo receberam uma ordem de despejo através de uma ação judicial impetrada pela Tapera Empreendimentos Imobiliários, para a desocupação de 16 lotes que teriam sido arrematados num leilão em São Paulo, em virtude da falência do Banco Pontual, antiga proprietária do referido terreno. A Tapera entrou na justiça, em São Paulo, para a reintegração de posse. O juiz da 1a Vara do Paulista, Luiz Artur, determinou o cumprimento da reintegração.

A Empresa realizou, com o apoio das forças policiais, na manhã de quarta-feira (09.03), a demolição de cinco casas que ocupavam o terreno em questão, ação que ia além da determinação do juiz naquele momento. Os secretários municipais do Paulista João Luiz e Francisco Padilha entraram no circuito para comprovar que já havia sido publicado o decreto 008/16, de desapropriação da área para fins de interesse social do município (moradia), que foi reconhecido pela justiça e impediu que a reintegração de posse fosse realizada.

Oficina de pizza para jovens com Síndrome de Down

Atividade é gratuita e ocorrerá em unidade da Nabuco; interessados ou responsáveis precisam se inscrever previamente

A Faculdade Joaquim Nabuco realizará em São Lourenço da Mata a primeira edição da oficina “Produção de minipizzas”, destinada a pessoas com Síndrome de Down a partir de 14 anos. O evento é gratuito e está marcado para o dia 18 deste mês, de 14h às 17h, na unidade local; as inscrições seguem abertas até quando houver vagas.

Com equipamentos e proteções adequadas, a oficina ocorrerá no Laboratório de Gastronomia, curso da unidade recém-autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). A responsável pela atividade é Patrícia Pordeus, mestra em Ciência da Educação e pedagoga focada em assuntos como este da atividade e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), ambos de educação inclusiva. Dando suporte, participará estudante concluinte do curso de Gastronomia.

A professora Selma Lins, coordenadora o curso de Pedagogia da Nabuco São Lourenço da Mata, explica que o evento “deve contribuir para que jovens com Síndrome de Down desenvolvam aptidões compatíveis com os próprios potenciais, contando com a orientação de especialista, bem como para que se sintam de fato integrados à sociedade”.