Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Inovação e criatividade para fazer carreira


A Faculdade dos Guararapes vai instalar arena de conteúdo no Papo de Universitário para jovens tirarem dúvidas e ouvirem palestras. Entre os convidados, Sílvio Meira e a atleta olímpica Joanna Maranhão

Como tecnologia, esportes e outras áreas podem inspirar a carreira de muitos jovens que estão decidindo a futura profissão? Para ajudar esse público, a Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – vai instalar uma arena de conteúdo, neste final de semana, durante o Papo de Universitário. A intenção é realizar palestras e tirar dúvidas dos participantes sobre mercado e tendências. O Papo de Universitário acontece sábado (19) e domingo (20), no Classic Hall, em Olinda, e será realizado pelo Clube Universitário.

No sábado, o palestrante convidado pela FG será a atleta olímpica e campeã sul-americana e pan-americana, Joanna Maranhão. A nadadora vai contar sobre sua trajetória, falar sobre carreira, desafios profissionais e dialogar com os jovens sobre o mundo esportivo. Já no domingo, dia 20, é a vez de Silvio Meira, que vai levar sua expertise e anos de experiência com tecnologia, inovação e criatividade. O ex cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e presidente do conselho administrativo do Porto Digital, vai focar no tema: Pra fazer uma carreira, faça carreira!

Secretários de Saúde do Agreste se reúnem em Garanhuns‏‏


A V Gerência Regional de Saúde - GERES - realizou na última terça-feira (15), mais uma reunião do Colegiado de Intergestores da Regional (CIR), com secretários de saúde dos 21 municípios da área de abrangência, onde estiveram presentes, além da gestora regional, Catarina Tenório, o diretor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo, e a representante da Secretaria Estadual, Luciana Figueiroa, que supervisiona as 12 GERES do estado.

No encontro foram apresentados dados da regulação regional, que teve amplo crescimento no agendamento de consultas e cirurgias. Outros assuntos foram tratados pelas coordenações da V GERES, Epidemiologia, Atenção à Saúde, Mãe Coruja, entre outros, e ainda espaço para apresentações do COSEMS, Saúde Mental e o Hospital Regional Dom Moura.

Luciana Figueiroa apresentou dados do Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas, e Luiz Melo, diretor do HRDM, mostrou um diagnóstico situacional da Emergência Adulto e Pediátrica. O município de Iati apresentou experiências exitosas no combate ao Aedes Aegypti.

A Gestora Regional de Saúde, Catarina Tenório, falou sobre o encontro: "As reuniões mensais visam a troca de experiências entre as secretarias, e o repasse de informações necessárias às ações regionais, assim como ajustamentos e pactuações que beneficiem diretamente a população."

Ao final da CIR, houve ainda uma reunião com os coordenadores municipais do Programa de Profilaxia da Raiva, cujo dia nacional acontece em 02 de abril, e deve contar com ações em todos os municípios da regional.

Alunos do Paulista participam de palestra em alusão ao dia mundial de água

Alunos da Escola Municipal Dra. Gelda Amorim, em Paratibe, participam nesta segunda-feira (21.03), às 9h, de uma ação em alusão ao dia mundial da água, comemorado nesta mesma data. A iniciativa tem o intuito de conscientizar a garotada sobre a importância de economizar água e como se prevenir de doenças oriundas de áreas não saneadas.
Com o tema “Água, saneamento e qualidade de vida”, a palestra será ministrada por funcionários da Odebrecht, empresa que faz parte do programa Cidade Saneada em parceria com a Compesa, e vem desenvolvendo trabalhos de recuperação e implantação de sistemas de esgoto em Pernambuco desde 2013.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente.

Polo Caruaru irá funcionar em horário normal durante Semana Santa

Durante o período da Semana Santa, o Polo Caruaru irá funcionar no horário normal, das 9h às 18h. Da sexta-feira (25) ao domingo (27) a expectativa é de que o fluxo de clientes triplique, já que o público da Paixão de Cristo faz uma parada no centro de compras antes de seguir para o espetáculo.
Um trio pé-de-serra irá se apresentar para os visitantes no próximo fim de semana e a partir da quarta-feira (24), até o fim do período. Todos os dias tem música ao vivo na praça de alimentação. O Polo oferece mais de 300 lojas dos mais variados segmentos, além de praça de alimentação com várias opções de cardápio. O estacionamento é gratuito para ônibus de turismo.

Cosméticos naturais e a moda sustentável


Os cosméticos naturais vêm ganhando destaque no mercado de beleza, com crescimento estimado entre 8% e 25% ao ano, em média 10% a mais do que o mercado de cosméticos comuns, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Estadual de São Paulo. Visando esse mercado, muitas empresas têm investido na produção de cosméticos naturais. Um exemplo é a Vitiss Cosméticos, disseminada em Pernambuco pela Miranda Distribuidora, e que produz linhas para cabelos à base de amaranto, mandioca, romã, coco, quiabo, tutano, além de colágeno vegetal, queratina e whey protein, uma novidade no ramo. Produtos do tipo refletem uma preocupação não somente com a estética pessoal, mas com o meio ambiente, já que produtos naturais e biodegradáveis ajudam a melhorar a qualidade do esgoto, poluindo menos os lençóis freáticos e a água dos rios e oceanos. As vantagens vão além: causam menos irritações à pele e são mais poderosos que alguns componentes químicos.

"Dívida rural: comissão do Congresso Nacional que analisa MP 707 promove Ciclo de Debates em Fortaleza"‏

Sob a presidência do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 707/2015 (CMMPV 707) realiza, nesta sexta-feira (18), em Fortaleza (CE), o segundo Ciclo de Debates para o aprimoramento da MP. Promulgada no final do ano passado, a Medida Provisória prorroga o prazo para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e dos contratos de financiamento dos transportadores de cargas.

O primeiro Ciclo de Debates sobre a MP 707 ocorreu em Petrolina (PE), no último dia 11. O próximo encontro será realizado em Arapiraca (AL), dia 21 deste mês. Também participarão das discussões, em Fortaleza, o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso Nacional; e representantes dos setores abrangidos pela medida provisória.

De acordo com a MP, a prorrogação do prazo para a cobrança sobre o crédito rural vai até 31 de dezembro deste ano. A medida provisória beneficia, especialmente, os pequenos produtores do Nordeste, que perderam lavouras inteiras com a rigorosa seca iniciada em 2011. A MP 707 também autoriza o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a refinanciar contratos para aquisição de caminhões, chassis, tratores, carretas, cavalos mecânicos, reboques, tanques e carrocerias para caminhões novos e usados.



SERVIÇO:
Assunto: Ciclo de Debates para o Aprimoramento da MP 707
Data: 18/03/16 (amanhã)
Horário: 10h
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Avenida Desembargador Moreira, nº 2.807, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza (CE)

​Moradores de Prazeres recebem a Rede de Cidadania neste sábado

Dezenas de serviços serão oferecidos durante a manhã deste sábado

Neste sábado (19), a comunidade de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, vai
​ 
receber um mutirão de serviços disponibilizados pela Rede de Cidadania, onde poderão
​ 
ser acessados serviços de garantia de direitos e de saúde; além de cursos e palestras
​ 
oferecidos pelos governos estadual e municipal.
​ 

As ações integradas de várias secretarias e instituições parceiras, coordenadas pela
​ 
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através do
​ 
Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania, serão levadas até a
​ 
Escola Estadual Desembargador José Neves Filho, localizada na Rua Onze, s/n –
​ 
Prazeres. O atendimento acontecerá das 8h às 12h.

Serão disponibilizados para a população, a emissão de carteiras de identidade, CPF,
​ 
segunda via das certidões de nascimento e casamento, cadastros para participação em
​ 
cursos (gratuitos), orientações jurídicas e sobre mediação de conflitos, atendimento da
​ 
Ouvidoria do Estado e difusão dos programas Atitude nas Ruas e Paulo Freire.

A comunidade também terá oportunidade de tomar vacinas, aferir a pressão arterial,
​ 
fazer consulta cardiológica, mamografia, higiene bucal, testes de glicemia, anemia,
​ 
hepatite C, DSTs e Aids e receber orientações sobre prevenção à
​ 
dengue/zika/chicungunya, segurança e defesa civil.

Durante a ação também serão distribuídos preservativos e mudas de Pau Brasil;
​ 
disponibilizados corte e escovação de cabelo, massagem terapêutica, serviços de
​ 
manicure e limpeza de pele, orientações nutricional e psicológica e doação de lâmpadas.

Participam da Rede de Cidadania deste sábado (19), as secretarias estaduais de
​ 
Educação, Administração, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Defesa Social;
​ 
Defensoria Pública e Expresso Cidadão, além das secretarias municipal de Saúde,
​ 
Mulher, Assistência Social e Ordem Pública de Jaboação dos Guararapes; Cras, Celpe,
​ 
Ferreira Costa, Rotary Club Jaboatão Associação Missão Adonay (AMA) e Associação
​ 
Família Militar (Asfam), coordenada pelo Programa Governo Presente, da SDSCJ.


​Serviço: 

Rede de Cidadania
Onde: Escola Estadual Desembargador José Neves Filho, localizada na Rua Onze, s/n –
Prazeres.
Quando: 19/03/2016 (sábado)
Horário: 8h às 12h

Estado lança Plano Pernambuco Quilombola

Na próxima segunda-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob o comando de Isaltino Nascimento, lançará o Plano Pernambuco Quilombola, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, que também irá comemorar os 20 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), contará com a presença da ministra Nilma Lino, do Ministério das Mulheres, Promoção da Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos, . 
Como marco, o Plano Pernambuco Quilombola,  que será lançado no dia 21 por ser o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 21 de março de 1960,  tem por objetivo consolidar a política do Governo do Estado de Pernambuco junto às comunidades quilombolas para o triêncio 2016-2019.
O evento terá apresentações culturais como os grupos de dança Afro Estrela, do município de Garanhuns e Coco de Abelha, da cidade de Carnaíba. Ao final haverá apresentações de Banda de Pífano e Trancilin de Conceição das Criolas, de Salgueiro.

Serviço: Plano Pernambuco Quilombola
Local: Centro de Convenções de Pernambuco -  Auditório Tabocas
Data: 21.03.17
Horário: 15h

Curso de Gestação e Parto. Presencial + EAD - Participe!‏

O Março da Mulher traz surpresas! Atendendo a pedidos abriremos uma turma EAD com Etapa Presencial em Olinda, o Curso de Doulas na Tradição traz acesso rico a materiais diversos em vídeo-aulas e apostila escrita a partir dos fundamentos da tradição. A etapa presencial traz a força do círculo, do auto conhecimento e da vivência das histórias de cada pessoa enquanto caminho de cura. O curso não tem pré-requisitos e aborda conhecimento técnicos, emocionais e energéticos de como a doula atuar durante a gestação, parto e pós parto imediato.

16h de aula presencial
80h de aula EAD
Data: 19 e 20 de março
Local: Olinda/PE