Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Junior Matuto se reúne com permissionários de transporte complementar para discutir melhorias

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, se reuniu com os permissionários do transporte complementar do município, nesta quinta-feira (31.03), para ouvir as necessidades da categoria e discutir melhorias nas condições de trabalho e no serviço oferecido à população. 

Entre as demandas discutidas no encontro estavam o aumento da fiscalização para coibir as invasões de linha e o transporte clandestino, a implantação da sinalização do ponto de transporte clandestino ao lado do INSS, no Centro, e o aumento da segurança dos permissionários.

Sobre este último ponto, o prefeito demonstrou aos permissionários o que a gestão tem feito no combate à violência, com o Programa Paulista Segurança Conectada. Matuto levou os comissionários para  conhecer e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Central Integrada de Segurança (CIS), que atua com videomonitoramento em diversos bairros, além de rondas da Patrulha Cidadã, em parceria com a SDS.

Agenda 40 Petrolina

Lideranças do Partido Socialista Brasileiro (PSB) – como Miguel Coelho, deputado estadual e presidente do PSB de Petrolina, e o senador Fernando Bezerra Coelho – promovem, nesta quinta-feira (31), a “Agenda 40 Petrolina – O PSB quer ouvir você”.

Os principais temas do encontro de hoje são Infraestrutura e Segurança. O objetivo da Agenda 40 é discutir, com a população, políticas públicas para a região de Petrolina, que produzam resultados concretos em benefício à sociedade.


SERVIÇO:
Assunto: “Agenda 40 Petrolina – O PSB quer ouvir você – Infraestrutura e Segurança”
Data: 31/03/16 (hoje)
Horário: 19h
Local: Bairro João de Deus, Rua 55, nº 21 – rua em frente à Escola Eneide Coelho – Petrolina (PE)

Comunidade do Tururu recebe mais uma edição do programa “Esporte para Todos”

Neste sábado (02) e domingo (03.04), a comunidade do Tururu recebe mais uma edição do Programa Esporte para Todos. A ação também vai contemplar os moradores da Rua do Meio e do Loteamento Gilberto Freyre. O evento, que tem início às 8h, acontece no campo de futebol da localidade, que fica na Rua Nossa Senhora Aparecida. A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude.
         Durante o evento, a garotada vai poder jogar futebol, vôlei, futsal, dominó, além de disputar corridas pelo atletismo. A ideia é motivar os meninos e meninas com as diversas modalidades, proporcionando, entre outros aspectos, o interesse pela prática esportiva.
         O projeto também agrega outros serviços da prefeitura em prol da população, como aferição de pressão arterial, exame de mamografia, teste de glicose; orientação para o enfrentamento à violência contra a mulher; informação sobre Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Carteira de Livre Acesso; dicas sobre relação de consumo e direitos do cidadão; entre outros.
Essa é a 11º comunidade visitada pelo Esporte para Todos. O projeto já beneficiou as crianças e adolescentes dos bairros de Maranguape I e II, Mirueira, Janga, Paratibe, Conceição, Jaguarana, Engenho Maranguape, Jardim Paulista Baixo e Conjunto Beira Mar.

Cães e gatos poderão ser vacinados contra a raiva neste sábado

Postos estarão funcionando em Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Maracaípe. Demais distritos receberão as doses no dia 09

No próximo sábado (02), os donos de cães e gatos do Ipojuca poderão levar seus bichinhos para se imunizarem contra o vírus da raiva. A ação segue a campanha nacional de Vacinação Antirrábica Animal e contará com 23 postos de vacina distribuídos em todo o Município. A partir das 8h, basta ir a um dos postos e garantir a imunização do bichano.
Neste sábado, os postos estarão funcionando em Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Maracaípe. Ipojuca Sede, Camela e Serrambi receberão a ação no próximo sábado, dia 09. Em cada posto de vacinação (ver anexo dos locais), três agentes garantirão o atendimento.
A raiva é uma doença transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio das mordidas. As vítimas morrem em praticamente 100% dos casos. As mais conhecidas são a raiva urbana e a raiva rural. A raiva urbana é transmitida principalmente de cão para cão. O vírus é mantido primariamente na população canina; porém, outros animais domésticos urbanos são frequentemente infectados. Os cães são os importantes transmissores da raiva para o homem. Quando ocorre, é um grave problema de saúde pública, devido ao estreito relacionamento entre as pessoas e seus animais de companhia. Vacinar os animais é extremamente importante.

Crédito: Danilo Luiz/Secom

Abertura de empresas ficará ainda mais fácil em Pernmabuco


A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Prefeitura do Recife, Corpo de Bombeiros e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) anunciam, em evento realizado na manhã desta quinta-feira, a interligação de seus sistemas possibilitando, assim, que a legalização das empresas nesses órgãos seja feita apenas pelo registro realizado na Junta. Atualmente, através do Redesim, sistema coordenado pela Junta que simplifica e desburocratiza os procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, o empreendedor já obtém, por meio da Junta, os registros na Receita Federal, Fazenda Estadual, Vigilância Sanitária e mais 21 prefeituras do interior. Participaram do encontro, realizado no auditório da Jucepe, os representantes dos diversos órgãos envolvidos no processo de registro empresarial.

 “Com a interligação de mais esses três órgãos, estaremos dando um grande avanço no processo de desburocratização, uma vez que, só no Recife, concentra 40% das negócios de Pernambuco” afirma a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes. Segundo ele, a meta agora é ampliar para 50 o número de prefeituras do Interior interligadas ao Redesim. Para
Prosperino Sarubi Neto, secretário executivo de Tributação da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife, a interligação com a Jucepe ajudará a diminuir os custos das empresas e do município, pois vai agilizar todo o processo de inclusão e cancelamento de empresas. “Já estamos com praticamente tudo pronto para fazer a integração. Acreditamos que vamos dar uma parcela de contribuição importante ao facilitar e reduzir o tempo de espera para abertura das empresas”, afirmou o major do Corpo de Bombeiros, Alexandre Augusto.

A interligação da Prefeitura do Recife, Corpo de Bombeiros e CPRH já vem sendo trabalhada há cerca de dois anos e, agora, inicia a fase de testes para, no prazo de 60 dias estar à disposição dos empreendedores do Estado.

Na reunião também foi dada posse aos integrantes do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – CGSIM, que tem entre seus objetivos elaborar e aprovar o modelo operacional de desburocratização do processo de abertura, alteração e baixa de empresas em Pernambuco, além de executar o programa de trabalho para implementação das ações necessárias ao processo de simplificação do registro empresarial.

Fazem parte do comitê representantes da Jucepe, Receita Federal,
Secretaria da Fazenda, Associação Municipalista de Pernambuco,
 Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, CPRH, Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Contabilidade, Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife, Secretaria da Mobilidade e Controle Urbano e Obras da Prefeitura do Recife, Sebrae/PE e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Pernambuco.

Bolsa Atleta quer aumentar número de beneficiários, diz coordenador do programa


Com 11 anos de existência e mais de seis mil beneficiados em seu último edital, o programa Bolsa Atleta está com as inscrições abertas até 7 de abril para praticantes de esportes olímpicos e paralímpicos, sejam iniciantes ou atletas de alto rendimento. Entre renovações e novas inscrições, a expectativa do Ministério do Esporte é que o número de atletas patrocinados cresça e que o benefício continue a ser concedido a todos os que atendem aos requisitos.
"Não existe um número de vagas limitado", disse o coordenador-geral do programa, Mosiah Rodrigues. Segundo ele, o programa é considerado prioritário no Ministério. "O fator que limita o número de contemplados é a disponibilidade orçamentária que, nos últimos anos, não influenciou no corte de bolsas. Até agora, o orçamento atende a todos aqueles que cumprem os critérios. Estamos conseguindo beneficiar 100% dos atletas que percorrem o processo".
O primeiro passo é a inscrição online. Depois, é preciso comprovar uma série de requisitos, inclusive com a apresentação de um plano esportivo anual. "O que pedimos ali é o calendário do ano: as competições que vai participar, quando isso vai acontecer, a meta para cada evento. Com esses dados, conseguimos acompanhar e verificar se o atleta está atingindo ou não as metas".
O anúncio dos contemplados está previsto para o início de junho. Os atletas devem assinar um termo de adesão para começar a receber a bolsa. O benefício tem duração de um ano e sua renovação está diretamente ligada ao cumprimento do desempenho previsto no plano esportivo. Ainda não é possível estimar a quantidade de atletas que conseguirão a renovação. O Ministério afirma que o percentual tem sido alto nos últimos anos.
"O critério principal é que o contemplado tenha resultado esportivo ao longo do ano. Aqueles que estavam recebendo o beneficio e que não obtiveram resultados, não conseguem renovar a bolsa, porque precisam cumprir o critério ano a ano. Temos, normalmente, um número maior de renovações e um número de atletas aderindo pela primeira vez ao programa".
O programa já concedeu mais 43 mil bolsas em seus 11 anos, com investimentos que ultrapassam R$ 600 milhões e fazem dele o maior programa do mundo em patrocínio esportivo individual e direto. Entre os beneficiários atuais, 3.557 são homens e 2.574 são mulheres.
Com a escolha do Brasil para sediar os Jogos Olímpicos, o Governo Federal criou a categoria mais elevada do programa, a Bolsa Pódio, que conta atualmente com 246 atletas. Eles recebem bolsas que variam entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. Cerca de metade dos beneficiários, segundo Mosiah, pertence às categorias de base, estudantis ou iniciantes: "Quando foi criado o Bolsa Pódio, foi criada também a categoria de base, justamente para apoiar o atleta até o de alto rendimento".
Além dos 6.132 atletas olímpicos e paralímpicos, o Bolsa Atleta atende também a 1.001 atletas de modalidades não olímpicas, como o caratê, a patinação artística, o beisebol e a xadrez.

Geraldinho Lins concorre ao Prêmio da Música de Pernambuco


Artista concorre em duas categorias na edição 2016 da premiação
Mostrando que é um cantor versátil, Geraldinho Lins concorre em duas categorias na 7ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco. Na categoria CD Forró Cantor, Geraldinho disputa a preferência de público e jurados com o trabalho Além do Coração. Já na categoria CD Frevo, o artista disputa com o disco Galo 2015.

O 7º Prêmio da Música de Pernambuco tem a finalidade de escolher, por meio de votação popular, os melhores CD e videoclipes lançados em 2015. Vão ser dois troféus por categoria: uma por meio de enquete online (disponível no endereço www.facebook.com/groups/587694191394802/) e outra por meio do voto de críticos de rádio, jornal e televisão. Os vencedores vão ser conhecidos em premiação que ocorre no próximo dia 25, às 20h, no Teatro de Santa Isabel.

Agenda 40 em Igarassu faz radiografia de prioridades locais para programa de governo


No ano passado, a Comissão Executiva do PSB de Igarassu resolveu criar a Agenda 40 nos bairros com o objetivo principal de colher informações sobre problemas e prioridades locais. Após quatro edições da agenda, o partido avalia que o resultado do trabalho é muito melhor do que as expectativas iniciais. "O que nos chama a atenção é a ansiedade das pessoas em querer discutir as questões que as afligem no dia a dia", observa o pré-candidato a prefeito Yves Ribeiro ( PSB ). "Isso tem a ver com a falta de atenção da prefeitura com as necessidades mais urgentes das comunidades e também com a precariedade dos serviços públicos." As informações colhidas em cada um dos bairros estão sendo armazenadas e servirão para a elaboração do futuro programa de governo, que deverá ser apresentado à sociedade no mês de agosto. Na próxima quinta-feira ( 7 ) será  realizada mais uma Agenda 40, dessa vez no bairro da Agamenon Magalhães.