Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Junior Matuto entrega 30º Unidade de Saúde totalmente reformada em Paulista


A noite desta segunda-feira (04. 04) vai ficar marcada para sempre na vida dos moradores do Conjunto Residencial Nossa Senhora da Conceição, em Pau Amarelo. Recebido com emoção e alegria pela população, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve no local para inaugurar a 30ª Unidade de Saúde revitalizada e já entregue na atual gestão.

Durante o evento, o público foi surpreendido com uma notícia emocionante. Moradora da comunidade, Gabriela Figueiredo, 37 anos, revelou que o nome da Unidade foi escolhido em homenagem ao seu Pai, o agente comunitário de Saúde, Quirino Ribeiro de Figueiredo. “ Hoje é um dia especial, não só para mim, mas para toda a minha família. Meu pai, quando estava vivo, trabalhou oito anos aqui e o seu maior sonho era poder ver o local reformado e em perfeitas condições para atender a população. Hoje, eu sei que, onde ele estiver, ele está bastante feliz e comemorando essa conquista assim como todos nós”, completou. 

Dona Maria da Paz, 83 anos de idade, aguardava ansiosa a chegada de Matuto para poder agradecer pessoalmente, em nome de milhares de pessoas, pelo sonho realizado. “ Antes era um aperreio para eu poder realizar meus exames de rotina, pois tinha que ir até outra comunidade. Hoje, com a entrega desse posto lindo aconchegante, e o melhor, pertinho de casa, vou poder ter a tranquilidade de ser atendida com mais rapidez e eficiência”, disse.

Com o sorriso de canto a canto na boca, o professor Enéas Vieira, 43 anos, não conseguia se conter de tanta felicidade. “ Hoje eu quero agradecer de coração a Junior Matuto. Ele deve ter noção do tamanho do feito que está sendo concretizando aqui hoje. Isso não é qualquer coisa, pois se trará da realização dos sonhos de pessoas humildes, que assim como o nosso prefeito, aprenderam a dar valor aos mais necessitados”, concluiu.

“ O que estamos vivendo aqui hoje, já virou rotina, mas não uma rotina de agora, deste ano, e sim algo que acontece desde o começo do nosso governo. Mesmo enfrentando todas as dificuldades, nós em momento nenhum arredamos o pé do nosso trabalho. Essa é a 30º Unidade de Saúde reformada que está sendo entregue à população, ou seja, desde o começo da nossa gestão nós seguimos reformando e entregando uma unidade por mês nos bairros da cidade. Isso só reforça o nosso compromisso com o povo.” Finalizou o prefeito Junior Matuto.

O novo posto de saúde Quirino Ribeiro de Figueiredo/Conceição II, que fica localizado na Rua Ágatha, s/n, próximo ao terminal de ônibus da comunidade, terá capacidade para atender cerca de seis mil usuários por mês. A equipe local é composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem e agentes de Saúde e de Endemias (ACS/ACE). 

O investimento público na obra e na aquisição de novos equipamentos alcançou a cifra de R$ 200 mil. Os recursos foram oriundos dos cofres municipais e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

Silvio cobra ações para conter violência no Recife e no Estado

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), cobra medidas do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife para conter a onda de violência e a sensação de insegurança que vem afligindo a população.

]O parlamentar destacou as notícias dos arrastões ocorridos no Bairro do Recife e no Parque Dona Lindu, neste domingo (3), e o ataque a uma turista no Bairro do Recife, no último sábado (2), comprometendo a imagem do Estado perante o mercado internacional de cruzeiros. “O clima de insegurança vivido pela população é generalizado, abrangendo várias áreas do Estado e da Capital pernambucana. As pessoas hoje andam como medo, seja no Bairro do Recife, Boa Viagem, Casa Forte, Ibura e Várzea; ou em cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus ou Tamandaré”, criticou.

Silvio destacou ainda os números de homicídios no Estado, que entram no terceiro ano seguido de alta, segundo dados oficiais da própria Secretaria de Defesa Social. “Até o último dia 25 de março, já foram registrados quase mil assassinatos em Pernambuco, 153 dos quais no Recife”, destacou.
Para o parlamentar, o prefeito Geraldo Júlio continua em débito com a população, pois está provado que o Pacto pela Vida do Recife foi apenas uma promessa de campanha. “Comparando os meses de janeiro de 2013 e janeiro de 2016, o número de mortes violentas cresceu quase 30% comparando os dois meses. Em 12 meses, o total de mortes na cidade passou de 452 em 2013 para 573 no ano passado. Além das mortes violentas, crescem também os registros de roubos, furtos, sequestros-relâmpago, além do consumo de drogas”, reforçou.

O deputado criticou ainda a forma como o Governo e seus representantes na Casa tratam do tema. “Sempre que esse tema vem a essa tribuna, a Base do Governo age como se o Estado não tivesse nada a ver com isso. Culpam o desemprego e a crise econômica e alegam que há cidades e Estados em pior situação, como se isso servisse de consolo para quem vem assistindo ao colapso do pacto pela vida. Está na hora de o governador Paulo Câmara reagir e tomar as rédeas dessa situação, promovendo um amplo debate com a sociedade, os agentes de segurança e os poderes Legislativo e Judiciário para tirar Pernambuco desse caos, pois como já ficou claro mudar o comando da PM e realocar delegados não surtiu efeito”, afirmou.

Gabriela Diaz assume interinamente a diretoria executiva do Recife Convention Bureau

Atual gerente de Captação do Recife Convention & Visitors Bureau, Gabriela Diaz assume interinamente a diretoria executiva da entidade com a saída de Maitê Uhlmann. Formada em Tecnologia em Eventos pela Faculdade Senac Pernambuco, Gabriela integra o Recife CVB desde 2011 e já atuou na Secretaria de Turismo do Recife.
No Recife Convention Bureau, participou da elaboração de projetos, de estudos de viabilidade para a realização de eventos, planejamento e execução de ações para captação. Além disso, atuou na articulação com o poder público, fornecedores, meios de hospedagem e centros de convenções em busca de melhores condições para a realização dos mais diversos eventos no Estado.

Nascida na Argentina, Gabriela mora há 14 anos no Recife e já adotou completamente a cultura pernambucana. Segundo ela, o destino oferece uma gama abrangente de diferenciais para a promoção do destino nos roteiros de negócios, convenções e também no lazer. “Nossa expectativa é continuar trabalhando com uma base grande de eventos para que possamos ter a oportunidade de fechar mais captações e fomentar toda a cadeia produtiva do turismo local para driblar o cenário econômico desfavorável que o Brasil enfrenta atualmente”, afirma.   

Tadeu Alencar no Sertão do Araripe‏


Moreilândia, Exu, Bodocó e Ouricuri foram as cidades do Sertão de Pernambuco visitadas pelo deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) no último final de semana. Para o parlamentar, ouvir os cidadãos sobre questões como a infraestrutura das localidades onde vivem, é fundamental para o bom desempenho de um mandato.

Na sexta-feira (01) e no sábado (02), Tadeu Alencar participou de um grande e tradicional evento do interior do estado, a Festa de Março de Bodocó, junto ao prefeito Danilo Rodrigues. Este ano, a festa homenageou o centenário do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Além disso, também na sexta-feira (01), o deputado federal encontrou o pré-candidato a prefeito de Moreilândia João Angelim , que já é apontado como favorito, além de lideranças locais. No mesmo dia, esteve em Exu com o prefeito Léo Saraiva.


Em Ouricuri, no sábado (02), o parlamentar participou de um ato de filiação do PSDB local, ao lado do pré-candidato a prefeito da cidade e presidente da legenda, Ricardo Ramos. Tadeu Alencar lembrou que como secretário do governo Eduardo Campos por quase 8 anos, acompanhou o trabalho de Ricardo Ramos que cobrava iniciativas do governo do Estado para os avanços em Ouricuri.

IMIP é reconhecido como referência mundial em microcefalia. UPAE Garanhuns inicia atendimentos


O IMIP recebeu, no final de fevereiro, a visita da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, acompanhada da diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde, Carissa Etienne, e do Ministro da Saúde, Marcelo Castro. O encontro, que também contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Dr Iran Costa (SES-PE), teve o intuito de apresentar o panorama dos casos de microcefalia, associado ao Zica vírus.

Margareth Chan representa a maior instituição de saúde do mundo, e esteve acompanhada por autoridades de Saúde dos mais diversos níveis, conhecendo o trabalho filantrópico e excelência em atendimento do IMIP, na capital pernambucana.

Margaret Chan e Marcelo Castro foram recebidos pelo presidente do IMIP, Gilliatt Falbo e equipe. Dra Mônica Coentro, coordenadora da Pediatria do IMIP e Dr Iran Costa, a superintendente Geral, Tereza Campos, entre outros profissionais do Instituto, e participaram de uma apresentação técnica na Sala de Defesa de Tese (situada no Hospital Pedro II). A coordenadora da pediatria do IMIP, Mônica Coentro, e o secretário Iran Costa, atualizaram o panorama Estadual sobre o Zica vírus e como está se dando o enfrentamento à microcefalia e ao mosquito Aedes Aegypti.

UPAE GARANHUNS

A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado, em Garanhuns, a UPAE-Garanhuns, está dentre às Unidades tidas como de Referência no atendimento aos casos de Microcefalia associados ao Zica Virus.  No mês de março, foram seis recém nascidos atendidos por Oftalmologista e Otorrinolaringologista, a fim de melhor avaliar os danos causados pela doença e fazer os tratamentos, orientações e encaminhamentos necessários. Além de consultas com os médicos especialistas da casa, também foram avaliadas pela Fonoaudiologia  e Terapia Ocupacional.

Segundo o Coordenador Médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, as crianças têm garantia de atendimento segundo fluxo estabelecido entre SES e UPAE-Garanhuns, através de regulação regional. "O Hospital Regional Dom Moura recebe os casos suspeitos, em investigação, com consultas com neuropediatra, entre outros profissionais em saúde. Diagnosticada a microcefalia e havendo indicação, a criança é encaminhada (via regulação) para a UPAE para consultas e exames necessários segundo cada caso. Temos um importante papel na saúde da Região e fizemos questão de contribuir neste momento tão delicado para as famílias e a saúde da população do Estado."