Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Côrte Real: PTB será um dos partidos que vai fazer o maior número de prefeitos


Petebista visitou os municípios de Brejão, Saloá e Paranatam nesta sexta-feira (8), ao lado do minstro Armando Monteiro Neto e lideranças da região


Com o objetivo de fortalecer o PTB nas eleições deste ano, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) visitou municípios do Agreste pernambucano nesta sexta-feira (8). Acompanhando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, o presidente estadual do PTB, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti, e lideranças locais, Côrte Real participou de reuniões com pré-candidatos do partido das cidades de Brejão, Saloá e Paranatama. Entusiasmado com o potencial eleitoral da legenda neste pleito, o parlamentar destacou que o PTB será uma das agremiações que conquistará o maior número de prefeituras em 2016.

A primeira parada da comitiva petebista foi no município de Brejão. Lá, o ministro Armando Monteiro Neto, o deputado Jorge Côrte Real, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) e lideranças da região prestigiaram o lançamento da pré-candidatura do empresário Janduhy Bezerra à Prefeitura. Em seguida, os petebistas tiveram um encontro com o grupo do ex-prefeito de Saloá, Gilvan Pereira e o seu filho, Girlan, cotado para disputar o Executivo municipal. Os petebistas reuniram-se ainda com a pré-candidata de Paranatama, Enilda Leonel.

Para o deputado Jorge Côrte Real, o PTB tem uma expressiva representação na região do Agreste e mostra-se com grande potencial para ampliar a base política. “O PTB tem serviços prestados, tem administrações exitosas e isso nos credencia como um partido que, legitimamente, pode lutar e brigar por várias prefeituras nessa região”, afirmou o parlamentar. “É com esse apoio que nós vamos vencer as eleições. Mas não é só vencer as eleições, é mudar a realidade e a condição de vida do povo do agreste”, completou o petebista.

Dando sequência a agenda de visitas a cidades do Agreste pernambucano, neste sábado (9) o deputado Jorge Côrte Real e a comitiva do PTB vão a Bonito. No município, o petebista prestigia o lançamento da pré-candidatura de Walter Maroja (PTB) à Prefeitura.

Cordel do Amor sem fim se apresenta em Fernando de Noronha

Na próxima sexta-feira (15/04), o grupo O Poste Soluções Luminosas encena em Fernando de Noronha, no Auditório Escola Arquipélago Fernando de Noronha, às 19h, o projeto de circulação estadual do espetáculo Cordel do Amor sem fim, com incentivo do Prêmio do Governo do Estado de Pernambuco – Sistema de Incentivo a Cultura /Funcultura, A peça tem o Rio São Francisco como cenário e completa sete anos de atividade em 2016. Vencedora de vários prêmios nacionais, já participou dos principais festivais internacionais de teatro. A rota da circulação estadual é composta por cidades do Sertão do São Francisco incluindo também municípios pertencentes a outras macrorregiões do Estado de Pernambuco (Mata, Agreste e o Território de Fernando de Noronha).

Ao todo são oito apresentações e os lugares escolhidos para a circulação do espetáculo possuem características relacionadas à encenação (o rio e a geografia sertaneja).  Após cada apresentação, o grupo O Poste Soluções Luminosas fará debate com o público acerca das experiências de como o espetáculo foi criado e sobre a peça em si, levando em consideração o conceito e a apropriação antropológica de uma cultura afro brasileira, calcada nas religiões de matriz africana e suas relações com o rio São Francisco.

O intuito do projeto é fazer com que os habitantes das regiões, por onde passarão, possam resgatar e reconhecer a cultura do rio indo além das suas fronteiras, através do teatro.  Outro ponto norteador do projeto é a possibilidade de contemplar cidades que, geralmente, são esquecidas pelas produções cênicas ou por municípios que não possuem teatro ou espaço cultural.  

PROGRAMAÇÃO
Fernando de Noronha 15/04 - Auditório Escola Arquipélago Fernando de Noronha – 19h 
Pedra 30/04 – Quadra escolar 19h


Sinopse – A história se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco vivem três irmãs – a misteriosa Madalena, a dissimulada Carminha e a jovem Tereza – por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva. Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco. 
A encenação – A encenação busca transcender todos os paradigmas do popular / regional e se coloca na perspectiva de vivenciar outras possibilidades: a da universalidade. Utilizando-se de uma linguagem contemporânea do fazer teatral e de um amálgama de influências que perpassam pela religião de matriz africana, coco, capoeira chegando até ao expressionismo. “A preparação dos atores seguiu métodos tradicionais