Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Côrte Real: PTB será um dos partidos que vai fazer o maior número de prefeitos


Petebista visitou os municípios de Brejão, Saloá e Paranatam nesta sexta-feira (8), ao lado do minstro Armando Monteiro Neto e lideranças da região


Com o objetivo de fortalecer o PTB nas eleições deste ano, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) visitou municípios do Agreste pernambucano nesta sexta-feira (8). Acompanhando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, o presidente estadual do PTB, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti, e lideranças locais, Côrte Real participou de reuniões com pré-candidatos do partido das cidades de Brejão, Saloá e Paranatama. Entusiasmado com o potencial eleitoral da legenda neste pleito, o parlamentar destacou que o PTB será uma das agremiações que conquistará o maior número de prefeituras em 2016.

A primeira parada da comitiva petebista foi no município de Brejão. Lá, o ministro Armando Monteiro Neto, o deputado Jorge Côrte Real, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) e lideranças da região prestigiaram o lançamento da pré-candidatura do empresário Janduhy Bezerra à Prefeitura. Em seguida, os petebistas tiveram um encontro com o grupo do ex-prefeito de Saloá, Gilvan Pereira e o seu filho, Girlan, cotado para disputar o Executivo municipal. Os petebistas reuniram-se ainda com a pré-candidata de Paranatama, Enilda Leonel.

Para o deputado Jorge Côrte Real, o PTB tem uma expressiva representação na região do Agreste e mostra-se com grande potencial para ampliar a base política. “O PTB tem serviços prestados, tem administrações exitosas e isso nos credencia como um partido que, legitimamente, pode lutar e brigar por várias prefeituras nessa região”, afirmou o parlamentar. “É com esse apoio que nós vamos vencer as eleições. Mas não é só vencer as eleições, é mudar a realidade e a condição de vida do povo do agreste”, completou o petebista.

Dando sequência a agenda de visitas a cidades do Agreste pernambucano, neste sábado (9) o deputado Jorge Côrte Real e a comitiva do PTB vão a Bonito. No município, o petebista prestigia o lançamento da pré-candidatura de Walter Maroja (PTB) à Prefeitura.

Cordel do Amor sem fim se apresenta em Fernando de Noronha

Na próxima sexta-feira (15/04), o grupo O Poste Soluções Luminosas encena em Fernando de Noronha, no Auditório Escola Arquipélago Fernando de Noronha, às 19h, o projeto de circulação estadual do espetáculo Cordel do Amor sem fim, com incentivo do Prêmio do Governo do Estado de Pernambuco – Sistema de Incentivo a Cultura /Funcultura, A peça tem o Rio São Francisco como cenário e completa sete anos de atividade em 2016. Vencedora de vários prêmios nacionais, já participou dos principais festivais internacionais de teatro. A rota da circulação estadual é composta por cidades do Sertão do São Francisco incluindo também municípios pertencentes a outras macrorregiões do Estado de Pernambuco (Mata, Agreste e o Território de Fernando de Noronha).

Ao todo são oito apresentações e os lugares escolhidos para a circulação do espetáculo possuem características relacionadas à encenação (o rio e a geografia sertaneja).  Após cada apresentação, o grupo O Poste Soluções Luminosas fará debate com o público acerca das experiências de como o espetáculo foi criado e sobre a peça em si, levando em consideração o conceito e a apropriação antropológica de uma cultura afro brasileira, calcada nas religiões de matriz africana e suas relações com o rio São Francisco.

O intuito do projeto é fazer com que os habitantes das regiões, por onde passarão, possam resgatar e reconhecer a cultura do rio indo além das suas fronteiras, através do teatro.  Outro ponto norteador do projeto é a possibilidade de contemplar cidades que, geralmente, são esquecidas pelas produções cênicas ou por municípios que não possuem teatro ou espaço cultural.  

PROGRAMAÇÃO
Fernando de Noronha 15/04 - Auditório Escola Arquipélago Fernando de Noronha – 19h 
Pedra 30/04 – Quadra escolar 19h


Sinopse – A história se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco vivem três irmãs – a misteriosa Madalena, a dissimulada Carminha e a jovem Tereza – por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva. Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco. 
A encenação – A encenação busca transcender todos os paradigmas do popular / regional e se coloca na perspectiva de vivenciar outras possibilidades: a da universalidade. Utilizando-se de uma linguagem contemporânea do fazer teatral e de um amálgama de influências que perpassam pela religião de matriz africana, coco, capoeira chegando até ao expressionismo. “A preparação dos atores seguiu métodos tradicionais até a arte marcial do Tai Chi Chuan. Um trabalho rígido dentro das ações físicas onde os intérpretes construíram uma partitura corporal própria em função de um apuro orgânico para o texto, a encenação e o espetáculo.  Trata-se de um espetáculo de influências, onde diversas referências norteiam a atuação dos atores – passando por fontes orientais, regionais nordestinas, africanas, ibéricas e que podem ser verificados na dança, no figurino, na iluminação e no cenário”, comenta o diretor Samuel Santos.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Claudia Barral
Encenação e Cenografia: Samuel Santos
Produção: O Poste Soluções Luminosas
Atores: Agrinez Melo , Madson de Paula, Naná Sodré e Suelayne Ramos
Concepção e execução de Figurino: Agrinez Melo
Plano de Maquiagem: Rosinha Galvão
Design de Luz: O Poste Soluções Luminosas
Operação de Luz e assistência de montagem: Samuel Santos
Programação Visual Design gráfico: Java Araújo
Sonoplastia, violão, Efeitos, instrumentos de bambu Didgeridoo: Diogo Lopes
Fotografias do espetáculo: Thaís Lima
Assessoria de imprensa: Luciana Torreão

Oposições em Petrolina dialogam formação de chapa com PSB

Os vereadores que formam a bancada de oposição de Petrolina se reuniram na tarde desta sexta (08/04) com o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). O encontro, ocorrido no escritório político do senador, também contou com a presença do deputado estadual e presidente da comissão provisória socialista na cidade, Miguel Coelho.
Os parlamentares mostraram disposição em participar de uma grande coalizão de forças sob o comando do PSB municipal, para a disputa das eleições deste ano. Na reunião de hoje estiveram presentes vereadores do PV, PDT, PRTB e PSD.
A intenção, segundo o líder socialista, é tentar agregar cerca de dez partidos em torno do nome indicado pelo PSB para concorrer à Prefeitura de Petrolina.

Astro de Hollywood, Arnold Schwarzenegger apoia ação da LBV


No evento, jovem do Projeto Geração UPP fica em 1º lugar no Campeonato Internacional de Caratê.

Atletas nacionais e internacionais, celebridades, mais de 30 competições esportivas e a maior feira de nutrição da América Latina. Estamos falando do Arnold Classic Brasil 2016, que está em sua 4ª edição, realizado entre os dias 1º, 2 e 3 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro/RJ, e contou com a presença do astro de Hollywood Arnold Schwarzenegger.

Ele conversou com o público presente e mostrou seu apoio ao Projeto Geração UPP ao ser fotografado segurando a camiseta da iniciativa, apoiada pela Legião da Boa Vontade.

Neste cenário esportivo e de saúde, jovens de várias comunidades cariocas participaram da Feira e do Campeonato Internacional de Caratê. Na oportunidade, o jovem Jhonatan de Sousa Jobim, de 15 anos, sagrou-se bicampeão. Ele competiu com representantes do Chile, da Argentina e de outros países ficando em 1º lugar na categoria Cadete (14 e 15 anos).  

Morador da comunidade de Mandela, em Manguinhos, zona norte do Rio, Jhonatan é um dos diversos atletas que integram o projeto de Caratê, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, por intermédio CRJ — Manguinhos (Centro de Referência da Juventude), desenvolvido por uma parceria entre a Legião da Boa Vontade (LBV), a Super Rádio Brasil (940 AM), a Prime Esportes, Boomboxe, e Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), nas comunidades onde atuam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

A professora de Caratê Marise Covelo, com mais de 25 anos de experiência nesta modalidade marcial, falou com grande emoção do seu aluno campeão: “O Jhonatan veio de uma comunidade bem carente, o Mandela, inserido num ambiente de ociosidade, de criminalidade, drogas e de risco social. Passou por muitos problemas familiares e, para reverter esse quadro, eu o convidei para aprender Caratê. Desde os cinco anos de idade ele treina e participa de várias competições. Já foi campeão estadual, em 2015, na primeira etapa regional, e tem melhorado a cada dia, graças ao apoio dos parceiros e, principalmente, da LBV”.

Parabéns, Jhonatan. Você é um orgulho!

Oposição cobra debate amplo sobre a Arena

O Governo do Estado e parte da sua base na Assembleia Legislativa (Alepe) colocaram na rua uma operação para esvaziar o debate sobre a Arena Pernambuco, com a realização de uma audiência pública esvaziada, na próxima segunda-feira (11), na Comissão de Administração Pública.

Segundo o líder da Bancada de Oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PRB), não tem sentido realizar uma audiência sobre um tema complexo, como a PPP da Arena, ouvindo apenas o procurador do Estado, Antônio César Caúla, como insiste a Comissão de Administração Pública, presidida pelo deputado Ângelo Ferreira. “Na verdade, o que o Governo está pretendendo é interditar o debate com a realização de uma meia audiência”, criticou.

O deputado ressalta a necessidade de se ouvir outras pessoas envolvidas no processo para que sejam esclarecidos os pontos obscuros desse contrato e sobre o futuro da Arena. “Qual vai ser a nova modelagem da Arena? Quem vai arcar com os empréstimos tomados ao Banco do Nordeste e BNDES? Como será paga a construção do estádio? Qual a contrapartida que será oferecida para o grupo de investidores que assumir a Arena? Que grupo internacional terá interesse em assumir um equipamento investigado pela Polícia Federal? Esses são apenas alguns questionamentos que precisam ser respondidos pelo Governo”, pontou.

Entre as sugestões de autoridades a serem ouvidas pelo Poder Legislativo, Silvio destaca o secretário de Turismo, Esportes e Lazer; Felipe Carreras, que assumirá a responsabilidade pelo empreendimento; os representantes legais da Odebrecht Arenas, braço da construtora que responde pela Arena Pernambuco; além do prefeito Geraldo Júlio, que na época do lançamento do edital de licitação respondia pelo Comitê Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPE), a quem cabia avaliar, aprovar e incluir o projeto Arena Pernambuco/Cidade da Copa no Programa Estadual de PPPs, assim como encaminhar sua licitação.

Para esclarecer as incógnitas ainda no ar, a Bancada de Oposição deve realizar, ainda este mês, uma nova audiência sobre a Arena Pernambuco, dessa vez puxada pela comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Edilson Silva (Psol). Segundo o deputado, a Arena foi a única obra para a Copa de 2014 que chegou a ser finalizada em Pernambuco. As obras de mobilidade prometidas ainda se arrastam, sem data para conclusão. O estádio, no entanto, foi acelerado, apesar de uma série de pareceres dos órgãos de controle de consultorias alegando que o empreendimento. É preciso para que o Governo deixe claro a população o que o levou a insistir no erro”, cobrou.

Silvio reforça a necessidade de o debate sobre essa PPP seja o mais amplo possível, para que fiquem esclarecidos todas as perguntas ainda não respondidas. “A sociedade pernambucana precisa ter a oportunidade de ver esclarecido todo esse imbróglio que se tornou a Arena Pernambuco. Nós, da Oposição, continuaremos nos aprofundando sobre esse tema para que sejam esclarecidas todas as incógnitas que ainda continuam no ar”, destacou. 

Prefeitura inicia obra para liberar trânsito na Av. Beira Mar no Janga


Após consultar os moradores da orla sobre a liberação do trânsito na Av. Beira Mar do Janga, registrando 96% de aprovação, a Prefeitura do Paulista deu início nesta sexta-feira (08.04) as primeiras intervenções na via. O trabalho consiste na remoção dos canteiros para a criação de um fluxo contínuo de veículos na pista. Os bloqueios existentes, que ainda impedem a circulação dos automóveis, serão transformados em faixas de pedestre elevadas.
Para liberar o tráfego na Avenida Beira Maro governo municipal terá de transformar cinco canteiros entre as ruas Belém de Maria e Avenida São João. O projeto também prevê a recuperação de alguns trechos do pavimento da via que estão danificados. Após a execução do serviço, a pista ficará com 1,8km de extensão, tendo fluxo no sentido Janga – Pau Amarelo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela obra no local, a expectativa é de que o trânsito seja liberado na orla em até dois meses. A ideia é de que a pista possa servir também de rota alternativa para os condutores que enfrentam congestionamentos na PE-01 (Avenida Cláudio Gueiros Leite). A rodovia, inclusive, passa por obras de duplicação.
Preocupado com a questão da mobilidade na região das praias, o prefeito Junior Matuto disse que o seu governo tem se esforçado desde o início p