Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Remoção de pedras na Orla de Pau Amarelo facilita acesso dos banhistas

Pescadores do bairro de Pau Amarelo, em Paulista, deram uma verdadeira lição de cidadania, cerca de 30 homens colocaram a mão na massa em um mutirão de limpeza da orla da praia na manhã deste sábado (09.04). O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, que disponibilizou os equipamentos necessários para a execução do serviço.
Durante a ação eles removeram pedras que estavam dificultando o acesso dos banhistas. Na ocasião foram utilizadas quatro caçambas, duas retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas. O trabalho segue neste domingo e vai contemplar cerca 2km da orla.

Artesãs do Projeto “Fêmea” inauguram loja no Shopping Norte Way


Estimular o empreendedorismo e a autonomia financeira das mulheres. Foi pensando dessa forma que a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, inaugurou, na manhã deste sábado (09.04), o Espaço Fêmea, um ambiente criado para que as artesãs do município possam escoar sua produção e garantir sua sustentabilidade.  A iniciativa faz parte do Projeto Fêmea, que visa o empoderamento e fortalecimento político e econômico das mulheres da cidade.
O mais novo ponto de artesanato da cidade vai reunir a produção de cerca de 50 artesãs. A loja vai funcionar no Shopping North Way, Centro da cidade, com exposição e comercialização de produtos como acessórios, utensílios e objetos de decoração, todos feitos com materiais sustentáveis. A decoração também contou com materiais recicláveis seguindo o conceito de sustentabilidade.
O Espaço Fêmea vem coroar um trabalho que está sendo feito desde o início desta gestão, dentro das políticas públicas de gênero. O intuito deste projeto é incentivar e valorizar o trabalho dessas mulheres empreendedoras. Além de ser uma forma de reconhecimento ao talento e a contribuição delas para cultura do Paulista”, ressaltou a ex-secretária de Política para as mulheres, Bianca Pinho Alves.
A artesã Luciene Farias não conteve a emoção ao ver um sonho antigo se realizar. “Essa loja caiu do céu, faz tempo que procuramos um espaço para mostrar nosso trabalho e não estávamos conseguindo, isso foi possível graças ao Projeto Fêmea, atualmente vendo artesanatos para pessoas próximas, com a loja só tende a melhorar ”, contou sorridente.
O Prefeito Junior Matuto parabenizou as mulheres artesãs e destacou a importância da criação do espaço. “Esse é um time que faz muito com pouco, tenho certeza que vão tornar esse espaço num lugar que pode gerar muitos frutos para as mulheres, suas famílias e o município como um todo”, afirmou.

ÚLTIMAS HORAS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO‏

Acabam neste domingo, 10/04, as inscrições para o Concurso Público da Polícia Militar de Pernambuco. No total estão sendo disponibilizadas 1.500 vagas para candidatos de nível médio. 

A organização do certame está sob a responsabilidade do IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, e terá como etapas a Prova Objetiva, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Investigação Social.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do IAUPE, e somente serão validadas após o pagamento do boleto referente à inscrição, no valor de R$ 100,00.
Para inscrições, acesse: www.upenet.com.br 

O Concurso tem validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social. Todas as demais informações constam no edital, no site do concurso: www.upenet.com.br 

Junior Matuto conquista duas novas linhas de ônibus para Paulista


Durante encontro com jovens da cidade, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, anunciou neste sábado (09.04) que os moradores do município poderão contar com duas novas linhas de ônibus: Circular/Shopping e Janga/T.I. Pelópidas Silveira. Acompanhado do vice, Jorge Carreiro, o gestor informou que os coletivos devem começar a rodar num prazo de 30 dias, obedecendo um cronograma estabelecido pelo Grande Recife Consórcio de Transportes.
A novidade, fruto de negociações com os diretores do órgão estadual, vai beneficiar, especialmente, os moradores das áreas das praias, que antes dependiam do sistema de transporte complementar para chegar ao Centro da cidade. Com a criação das novas linhas, algumas localidades serão beneficiadas diretamente, já que os ônibus devem percorrer rotas alternativas, como as paralelas do Canal do Araxá, Avenida Costa Azul, Av. Estados Unidos, rodovia PE-22, entre outras.
O anúncio do prefeito agradou os jovens participantes do encontro no Armazém 10, na área central da cidade. Na ocasião, Junior Matuto prestou contas dos três anos de gestão e voltou a reafirmou o compromisso com a juventude – considerado por ele “a esperança do País”.
“Nossa caminhada sempre contou com a participação de muitos jovens. Isso fez o nosso governo trabalhar com um olhar ainda mais sensível às causas do segmento. Hoje temos certeza que já conseguimos avançar em diversas políticas públicas, como a valorização da mão de obra local, criação de áreas de lazer e convivência, qualificação profissional por meio da oferta de cursos, incentivo à prática esportiva, entre outros. Apesar disso, sabemos que ainda há muito por fazer”, revelou o prefeito.  
Durante a apresentação das ações do governo, Junior Matuto fez questão de falar sobre a oferta de 2,7 mil oportunidades de trabalho preenchidas por moradores da cidade no Paulista North Way Shopping. O que também aconteceu – em menor proporção – com as demais empresas atraídas pelo município durante os últimos três anos.
Ele também destacou que já qualificou mais de 8 mil moradores da cidade, por meio da oferta de cursos profissionalizantes. Parte deste contingente se capacitou na Casa da Juventude, implantada pela gestão para mudar a realidade de vida de muitos jovens de Maranguape II.
A criação de áreas de lazer e convivência no Engenho Maranguape e em Maranguape II também beneficiam diversos jovens, incentivando a socialização, a promoção da saúde e a prática de esportes. Um trabalho que se associa a organização dos campos de várzea, especialmente, pelo conceito da cultura de paz.
Após a etapa de perguntas e respostas, o prefeito e o vice ouviram algumas sugestões dos participantes. Todas as propostas que foram colocadas foram sistematizadas e serão analisadas posteriormente pelos gestores da prefeitura. 

Tadeu Alencar explica, em vídeo, o apoio da bancada do PSB ao afastamento da presidente

A bancada do PSB na Câmara decidiu, por ampla maioria, apoiar o processo impeachment da Presidente Dilma Rousseff. De acordo com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), há causas políticas e jurídicas para o afastamento. Para ele, o atual governo errou na gestão da economia, permitindo a quebradeira de empresas, agravando o desemprego; errou também nas políticas sociais, colocando em risco as conquistas mais recentes; além dos escândalos de corrupção. Não se pode minimizar as pedaladas fiscais e nem a edição de decretos de suplementação orçamentária sem a autorização do Congresso Nacional.

"Tudo se deteriorou", diz Yves Ribeiro

Ao discursar em reunião da Agenda 40 no bairro da Agamenon Magalhães, região central de Igarassu, na última quinta-feira ( 7 ) , o pré-candidato a prefeito do município pelo PSB , Yves Ribeiro, disse que tudo se deteriorou na gestão do prefeito Mário Ricardo ( PTB ). Segundo Yves, os moradores da cidade não são mais chamados a debater os problemas e prioridades da localidade onde moram. " Quando fui prefeito de Igarassu criamos o Programa Prefeitura nas Comunidades para democratizar as decisões sobre o que tinha que ser feito em cada lugar do município ", lembrou ele. " Hoje as principais reivindicações da população não são atendidas e os serviços andam cada vez piores, principalmente na saúde e na educação," alfinetou. Para ele, o prefeito promete muito e realiza pouco. "Basta citar como exemplo as indústrias que ele disse que traria para Igarassu. Depois de mais de três anos à frente da prefeitura, ele não conseguiu atrair nenhum empreendimento para o município", ressaltou o socialista. " Pelo contrário, a Gerdau foi embora e desempregou  muitos pais de família ", criticou. " Agora o prefeito fala em implantar um parque industrial, depois que os municípios de Itapissuma e Goiana atraíram  investimentos de ponta que podiam ter se instalado em Igarassu", agregou Yves. Sempre muito aplaudido pelos moradores presentes ao encontro, ele finalizou dizendo que "é hora de reconstruir a esperança e trabalhar para tirar Igarassu dos descaminhos em que a cidade foi metida".