Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Projeto Atletas da Cidadania chega ao município do Paulista

Cerca de 100 alunos da rede municipal do Paulista lotaram a Praça Emílio Russel, em Maranguape I, na tarde desta quarta-feira (20.04). Na ocasião, os estudantes participaram do lançamento do Projeto Atletas da Cidadania, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil. O projeto, que é mais uma novidade no município, tem o intuito de tornar os jovens da cidade protagonistas na política municipal de prevenção à violência e ao uso de drogas.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, a iniciativa tem duas vertentes: elaborar o Plano Municipal de Prevenção Contra a Violência de Crianças e Adolescentes, e junto a isso, ativar a implantação do Projeto Atletas da Cidadania no município. “Nosso foco são os jovens, que atualmente, são as maiores vítimas de violência em todo o país. Queremos ocupar esses adolescentes e tira-los do ócio, através da prática de esportes e de atividades que fortaleçam e estimulem o crescimento pessoal de cada um”, explicou.

Quem também compareceu ao evento e estava bastante animado com a chegada do “Atletas da Cidadania” foi o aluno Washington Luiz, 18 anos de idade. “Através dessa ação vamos incentivar os nossos jovens a seguirem o caminho do bem. Eu, assim como todos os alunos, estamos ansiosos para que comecem logo as aulas. Só temos a agradecer ao prefeito por nos presentear com esse projeto”, completou.

O vice-prefeito Jorge Carreiro, que também esteve no local, falou porque o bairro de Maranguape I foi o escolhido para dar inicio a ação. “Escolhemos essa comunidade por se tratar de um local que abriga um grande número de escolas municipais e conseqüentemente um maior número de adolescentes. Estamos começando de forma pioneira aqui, mas nosso objetivo é levar a ação por todos os bairros do Paulista”, disse.

Jorge Carreiro ressaltou ainda a importância do projeto para o município. "Essa iniciativa é de uma importância sem igual para Paulista, pois além do nosso intuito de conscientizar os jovens sobre as conseqüências que o uso das drogas e da violência trazem, vamos formar cidadãos responsáveis por construir o futuro da nossa cidade”, finalizou.

Os interessados em participar do programa devem comparecer ao Campo da Aviação, localizado no bairro de Maranguape I, nesta segunda-feira (25.04), a partir das 14h, para realizar a inscrição. A iniciativa tem o apoio do governo do estado e do Ministério da Justiça.

Sobre o projeto - Com uma proposta socioeducativa a ação vai beneficiar 90 adolescentes, alunos da rede municipal do Paulista, com idades entre 12 e 19 anos. Os jovens participarão de aulas práticas de futebol e de palestras sobre temas importantes como prevenção às drogas, sexualidade, gênero, ética e cidadania, além de cursos de inglês e espanhol. As aulas vão acontecer quatro vezes na semana, sendo dois dias destinados às aulas práticas e os outros dois voltados às palestras. A iniciativa também disponibilizará aos alunos, os materiais didáticos e esportivos e os uniformes para as atividades.

Após serviço da Compesa, Prefeitura retoma obra de pavimentação da principal via do Fragoso

 
A Prefeitura do Paulista retomou nesta quarta-feira (20.04) a obra de pavimentação da Avenida Benjamin, no bairro do Fragoso. O serviço, que teve de ser interrompido por conta de duas intervenções da Compesa, será entregue à população no segundo semestre deste ano, beneficiando muitos moradores e comerciantes da comunidade. O recurso investido na execução – na ordem de R$ 1,6 milhão – faz parte de uma parceria com o Governo do Estado, por meio do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

Ao longo da via, que possui 1.549 metros de extensão, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está construindo caixas de galeria do sistema de drenagem e calçadas com rampas de acessibilidade. Os operários concentram esforços na recuperação das linhas d’água e na implantação de meios-fios. A via também está sendo nivelada por uma máquina do tipo Patrol, facilitando a aplicação do material da base, que antecede o revestimento asfáltico.

O comerciante Agnaldo Ferreira, 53 anos, ficou animado com a retomada da obra. “Desde que a Compesa começou o serviço aqui na avenida gente ficou na dúvida se a prefeitura iria retomar a obra. Mas, graças ao nosso prefeito, já está sendo possível ver o pessoal trabalhando. Estamos felizes por isso”, revelou o morador do Fragoso há mais de uma década.
Assim que estiver pronta, a Avenida Benjamin vai contribuir também com a mobilidade urbana. A pista será capaz de encurtar distância entre a rodovia estadual PE-15 e o bairro de Rio Doce, em Olinda. Os condutores poderão usar a via como rota alternativa para fugir dos congestionamentos.