Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

OAB-PE aprova moção de apoio ao pedido de cassação do mandato do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ)


O Conselho da OAB-PE aprovou por unanimidade moção de apoio ao pedido de cassação do mandato do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) em votação, nessa segunda-feira (25), durante reunião do pleno da seccional. O pedido é da OAB/RJ que denuncia o deputado por quebra de decoro parlamentar e apologia à tortura.

O requerimento da Ordem do Rio de Janeiro foi feito nessa segunda (25), na Câmara dos Deputados e ofício na Procuradoria-Geral da República, pela "homenagem" ao coronel Brilhante Ustra, o primeiro militar reconhecido pela Justiça brasileira como torturador. Bolsonaro, durante o voto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, no dia 17, citou Brilhante Ustra como o “terror de Dilma Rousseff”.

A ação da OAB/RJ foi aprovada pelos conselheiros de Pernambuco presentes ao pleno que repudiaram, veementemente, a atitude de Bolsonaro. A moção de apoio foi sugerida pelo conselheiro estadual Gustavo Freire.

O Colégio de Presidentes de Seccionais, a exemplo do Conselho Federal da OAB, emitiu nota em repúdio às manifestações do deputado federal, durante sessão ocorrida na Câmara Federal.

Paulista realiza reparos no sistema de iluminação pública em Pau Amarelo

O sistema de iluminação pública do bairro de Pau Amarelo, na região das praias, recebeu nesta terça-feira (26.04) uma série de reparos. O trabalho, que também beneficia outras comunidades, consiste na troca de lâmpadas, reatores, relés e cabos de fios danificados. Nesta tarde, equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram a ação em, pelo menos, 20 vias diferentes.
            A primeira parada ocorreu na Rua Nossa Senhora Aparecida, próximo à caixa d’água da Compesa. No local, os eletricistas substituíram a lâmpada de 40 watts que estava queimada. Os demais itens que compõem o sistema também foram testados e não apresentaram problemas técnicos. A ação contou com o apoio de um veículo do tipo sky totalmente equipado.  
O serviço também contemplou, entre outras vias, as ruas Lagoa de Itaenga; Limoeiro; Cecília Carneiro da Silva; José Francisco dos Santos; Alcino Ferreira da Paz. A iniciativa faz parte das ações prioritárias da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
SEGURANÇA – Considerada essencial pela população, a iluminação pública passou a ser vista como fator preponderante na prevenção de investidas criminosas. Não à toa, a administração municipal tem investido nesse quesito para tornar as vias da cidade cada vez mais iluminadas e garantir mais tranquilidade aos moradores. O trabalho conta com o envolvimento de engenheiros elétricos, eletricistas, auxiliares, técnicos e motoristas. Os profissionais fazem parte da Diretoria de Iluminação Pública.

Fernando Bezerra defende e CAE do Senado aprova crédito externo para Manaus e a Bahia


Brasília, 26/04/16 – Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (26), relatórios do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) que autorizam o Município de Manaus (AM) e o Estado da Bahia a contratarem crédito externo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no valor total de 350 milhões de dólares. “É com alegria, como senador do Nordeste por Pernambuco e defensor da nação brasileira e do equilíbrio federativo, que voto favorável à contratação destes empréstimos”, afirmou o senador. “Estes recursos vão ajudar Manaus e a Bahia a minimizarem esta grave crise fiscal que estados e municípios estão enfrentando”, destacou.

Os pareceres de Fernando Bezerra permitem que a Prefeitura de Manaus obtenha empréstimo de 150 milhões de dólares para o financiamento do Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para a Melhoria da Prestação de Serviços Públicos (Proconfis) e que o Governo do Estado da Bahia contrate 200 milhões de dólares para investimentos no Programa de Manutenção de Rodovias Estaduais (Premar). De acordo com o relator, tanto o município de Manaus como a administração estadual da Bahia atendem a exigências previstas na legislação que trata do endividamento público.

“Os pleitos estão de acordo com as normas em vigor e as resoluções do Senado Federal devendo, portanto, serem concedidas as autorizações para a contratação das operações de crédito externo pretendidas”, defendeu o senador, que elogiou as gestões do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (presente à reunião de hoje da CAE), e do governador da Bahia, Rui Costa. Os relatórios de Fernando Bezerra Coelho seguiram para votação no Plenário do Senado, em caráter de urgência.

​CURTA TAQUARY DISTRIBUI PRÊMIOS E FORTALECE O AUDIOVISUAL BRASILEIRO

A nona edição do festival de curtas-metragens exibiu filmes de 34 países e realizou oficinas, seminários e debates

​​
Após cinco dias de programação intensa de exibição de curtas-metragens, oficinas e debates sobre o audiovisual e suas diretrizes, chegou ao fim na última sexta-feira (22) a nona edição do festival internacional Curta Taquary. A mostra de cinema que aconteceu em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, exibiu 146 curtas, sendo 106 produções brasileiras, entre essas, 61 dirigidas por mulheres. Ao todo, 34 filmes foram premiados. Os grandes vencedores foram Mata Norte, de Tuca Siqueira (PE), na Mostra Competitiva Nacional, Praça de Guerra, de Ed Junior (PB), na Mostra Competitiva Primeiros Passos, e Abra Esta Porta, de Danielle Rosa e Lucas Camargo (SP), na Mostra Competitiva Dália da Serra.

Nesta edição, o festival contou com três mostras competitivas: Competitiva Nacional, Primeiros Passos e Dália da Serra, além de onze mostras paralelas: Olhar Feminino, Diversidade, Curtas Fantásticos, Curta à Meia Noite, Sessão Especial, Outros Olhares, Animação, Infantil, Infanto Juvenil, Documentário e Internacional. As sessões aconteceram na Praça Otto Sailer, no centro de Taquaritinga, e em escolas públicas.

A nona edição homenageou mulheres que marcaram o audiovisual brasileiro: a atriz pernambucana Hermila Guedes, a cineasta, arquiteta e artista gráfica pernambucana Kátia Mesel, e a ilustradora paulista Rosana Urbes. Durante toda a programação, o Curta Taquary contou também com oficinas e seminários.
Entre as oficinas realizadas estão a de “Fotografia Para Cinema”, “Produção e Formatação de Roteiros para Curta-metragem”, “O ator e o Processo de Criação de Personagens”, “O Cinema na Educação e o Cineclubismo: para uma Prática Dentro e Fora da Escola”, e a “Ator, câmera: ação!” Nos seminários foram discutidos os temas: As políticas do audiovisual no Brasil hoje; Agreste audiovisual: novo contexto e novos desafios; e O papel da mulher no cinema. 

MOSTRA NACIONAL:
MELHOR FILME: Mata Norte, de Tuca Siqueira (PE)
MELHOR DIREÇÃO: Marcelo Ikeda por O Homem que Virou Armário (CE)
MELHOR FOTOGRAFIA: Lúcida (SP)
MELHOR ROTEIRO: Os Filmes que Moram em Mim (PE)
MELHOR ATOR: Tavinho Teixeira de Ainda Me Sobre Eu (PE) e André Campos de Olhos de Arthur (CE)
MELHOR ATRIZ: Andréia Pires de O Homem que Virou Armário (CE)
MELHOR SOM: O Quebra-Cabeça de Tarik (MG)
MELHO DIREÇÃO DE ARTE: O Quebra-Cabeça de Tarik (MG)
MELHOR MONTAGEM: Olhos de Arthur (CE)

PRÊMIO ESPECIAL PANDAOlhos de Arthur, de Allan Deberton (CE)

MOSTRA PRIMEIROS PASSOS:
MELHOR CURTA: Praça de Guerra, de Ed Junior (PB)
MELHOR DIREÇÃO: Ana Lucia Pitta e Rodrigo Souza por Véspera (MG)
MELHOR ROTEIRO: Praça de Guerra (PB)
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Não se Viver Por Nada (PR)
MELHOR EDIÇÃO: Praça de Guerra (PB)
MELHOR ATOR: Pedro Borges por Pedro (RN)
MELHOR ATRIZ: Sandra Emília por Véspera (MG)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Véspera (MG)
MELHOR SOM: Não se Viver Por Nada (PR)
MELHOR TRILHA SONORA: Praça de Guerra (PB)