Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

MAIO AMARELO: Hospital Regional Dom Moura apresenta estatísticas de acidentes‏ com veículos motorizados‏

O Diretor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, esteve participando da abertura do Maio Amarelo Regional, na semana passada, em Garanhuns, onde afirmou  a importância das atividades educativas e a integração das instituições de educação, fiscalização e ações coercitivas, para retração dos números de acidentes na região. As atividades são coordenadas pela V GERES e pelo Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto. O HRDM é a unidade de saúde referenciada na região para atendimento de casos que não encontrem resolutividade nos hospitais municipais.

Renata Pinheiro, do setor de Epidemiologia do hospital, apresentou os números de acidentes do mês de abril de 2016, para mostrar uma estatística que mostra, nitidamente, um perfil dos envolvidos em acidentes com veículos motorizados.

Cerca de 80% é do sexo masculino, entre 20 a 39 anos (57%), adolescentes de 10 a 19 anos (22%), pilotando motos (72%), sem habilitação (42%), aos domingos (24%), nos demais dias a média é de 12%. Os municípios que mais têm acidentes, relativamente, são Garanhuns, Águas Belas, São João e Caetés, mas a epidemia de acidentes é abrangente a todos os municípios, com especial preocupação para as periferias dos municípios e zonas rurais. É comum o uso de bebida alcoólica. As informações são fornecidas pelos próprios pacientes e acompanhantes.Em 201 4 foram contabilizados 144 óbitos, subindo para 165 em 2015, mesmo com a redução do número de acidentes. Em Garanhuns houve um salto de 21 para 44 óbitos de um ano para o outro.

"O estado gasta muito dinheiro na saúde com os acidentados envolvendo veículos, principalmente motociclistas. Trata-se de uma epidemia, e que precisa que a sociedade se una às instituições para termos um trânsito mais saudável para nossos jovens. Todos os dias temos entradas na emergência de acidentados de moto, números que dobram nos finais de semana" - finaliza o gestor do HRDM, Luiz Melo.

Inscrições para Copa das Confederações de Taekwondo terminam nesta sexta


Termina nesta sexta-feira (13.05) o prazo para as inscrições para a Copa das Confederações de Taekwondo, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, no Clube Municipal do Paulista, no bairro do Nobre.  
De acordo com o regulamento, poderão participar somente atletas que são filiados à Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Até a última quarta-feira (11.05), 273 atletas estavam registrados e confirmados 17 estados, para participar do torneio que vale ponto para o ranking nacional. 
Segundo o professor Eliel Azevedo, são três competições em nível nacional: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, e Copa das Confederações. A expectativa é de que 350 atletas participem do torneio, dentro das categorias kadet (crianças até 14 anos), juvenil ( de 14 a 17 anos), sub 21 (de 17 a 21 anos) e adulto (a partir de 21 anos), todos divididos entre o masculino e feminino. 
“É a primeira vez em que a gente traz atletas da seleção brasileira para participar aqui. Além disso, esse é um evento que dá aos atletas de Pernambuco uma chance a mais de competir a nível nacional”, ressaltou Eliel.  
Ao final do torneio, os três primeiros colocados ainda receberão uma bolsa atleta, sendo R$ 1.000 para o primeiro colocado, e R$ 750 para o segundo e terceiro. O evento conta com o apoio do Shopping North Way e da ACFL Empreendimentos. 
Todas as inscrições são feitas online por meio do site do CBTKD, acessando o link https://www.sympla.com.br/copa-das-federacoes-2016__65347.

Arhur Lundgren II será palco de Culto de Ação de Graças nesta sexta

Com muito louvor e adoração, será realizado na noite desta sexta-feira (13.05), um culto de ação de graças que contará com a presença do pastor e cantor Armando Filho, Banda Athus, dentre outras atrações. A quarta edição do evento, que é organizado pelo Pastor Ivan, acontece a partir das 19h, em frente à Igreja Batista Família Moriá, localizada na Rua Surubim, número 100, em Arthur Lundgren II. A expectativa é reunir mais de mil pessoas.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL: 400 PASSOS PARA ALCANÇAR O EQUILÍBRIO NA VIDA

Livro ensina leitores a repensarem e transformarem atitudes através de comportamentos mais positivos

O que são as emoções? Seriam elas a expressão de nossos sentimentos? No livro Educação Emocional, os autores Emídio e Marislei Brasileiro fornecem um verdadeiro manual de sobrevivência para a vida ao discutirem como as emoções influem nos relacionamentos amorosos, na vida familiar, na educação dos filhos e em diversos outros contextos.
Em quatro capítulos, os autores respondem a 400 perguntas relacionadas ao uso racional e inteligente das emoções, desde aquela sentida pelos pais ao receberem a notícia da gravidez, passando pela infância, adolescência, juventude, vida adulta até a velhice. Como aprender a dizer não aos filhos? O que fazer quando eles não se interessam em estudar? Como alcançar o equilíbrio no relacionamento com o parceiro? E ainda, como lidar com sentimentos negativos como a depressão, o mau humor, a preguiça e o medo?
Existem emoções que intensificam e outras que diminuem nosso prazer em viver. Separar umas das outras é tarefa que hoje ganha um status de disciplina indispensável na vida diária: a inteligência emocional. O uso inteligente de nossas emoções é roteiro seguro para um bom desempenho no mundo dos negócios de qualquer natureza. Conhecer e educar nossas emoções, racionalizando sua expressão, é, hoje, receita importantíssima para um bom emprego, especialmente no nível profissional executivo. Não só na área profissional, mas também na área pessoal e familiar, o uso inteligente das emoções é fator de saúde.
Educação Emocional, publicado pela Boa Nova Editora, revela que é preciso que a estabilidade e a saúde do corpo sejam garantidas por relativa harmonia emocional. Esta obra fará os leitores refletirem sobre seus próprios comportamentos e aprenderem a mudar atitudes para, assim, alcançarem, finalmente, o tão sonhado equilíbrio.
Sobre os autores:
Emídio Silva Falcão Brasileiro: nasceu em Irará (Bahia). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, concluiu o mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (Portugal) e fez doutorado em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa. Professor universitário, escritor e pesquisador em Goiânia (Goiás), cidade onde reside há mais de vinte anos, com a esposa MarisleiEspíndula Brasileiro e seus dois filhos, o casal Vinícius e Jenucy. Espírita há mais de trinta anos, Emídio é também membro da Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás, por onde desenvolve atividades em vários centros espíritas da capital e do interior do Estado. É expositor e escritor espírita de várias obras, dentre elas: “Um Dia em Jerusalém”, “A Caminho do Deserto” e “Sexo, Problemas e Soluções”.
Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro: escreveu seu primeiro livro intuitivo aos 12 anos: “Madeleine, Um Passado em Paris”. Aos 21 anos de idade, casou-se com o escritor Emídio Brasileiro e tiveram dois filhos: Vinícius e Jenucy. Nessa época, Marislei e Emídio escreveram juntos “Sexo, Problemas e Soluções”; “O Sexo Nosso de Cada Dia”; “A Outra Face do Sexo” e “Educação Sexual”. Graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás, aos 24 anos, quando escreveu “O Guardião do Templo”. Especializou-se em Educação, aos 28 anos, e publicou “Enfermagem na Saúde do Idoso” e “Cardiologia”. Fez Mestrado em Saúde na Universidade Federal de Minas Gerais aos 34 anos e lançou “Leonardo Da Vinci: A Alma de Um Gênio”. Doutora pela Universidade Federal de Goiás, é Professora da Pós-Graduação do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista e colaboradora da Revista Latino-Americana da USP. Estudiosa da Doutrina Espírita, Marislei realiza palestras em vários Centros Espíritas e atua como membro da Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás.

Vida de anjo da guarda de criança não é fácil


No Dia Internacional da Família, livro infantil explica de maneira lúdica a importância de se precaver aos acidentes domésticos

No dia 15 de maio comemora-se o Dia Internacional da Família e, apesar de ter família de todo tipo, uma coisa é certa: criança adora “fazer arte”.
Para a data, a Editora Mundo Mirim apresenta o livro Vida de Anjo. Escrita por Regina Drummond, a obra ajuda a refletir sobre a importância da família e sobre os cuidados que pais e filhos devem ter em casa para evitar acidentes.
Com humor e poesia, o livro conta a história de Lili e Didi, anjos de guarda de Aline e Diego, crianças levadas da breca, que aprontam coisas que até Deus duvida, fazendo os anjinhos trabalharem um bocado.
Acontece que Lili é uma anja romântica que adora poesia e, às vezes, fica tão distraída lendo, que se esquece de Aline, sobrecarregando Didi, que tem de cuidar dos dois! Tudo poderia ser perfeito se Didi não fosse tão atrapalhado...
Sobre a escritora
Autora de livros para crianças, jovens e adultos, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond nasceu em Minas Gerais, mas vive atualmente na Alemanha. Formada em Letras, já ganhou o Prêmio Jabuti e teve obras selecionadas para o selo "Acervo Básico" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, entre elas Chá das Cinco e Andersen e suas histórias.
Sobre a ilustradora
Cláudia Ramos nasceu em São Paulo. Cursou Faculdade de Comunicação e participou de vários cursos com artistas plásticos. Quando pequena, seu espírito curioso a fazia perguntar tudo e, por isso, acabou sendo conhecida na escola como "caixinha de perguntas". E as respostas a levavam a inventar histórias, amigos e lugares. Foram experiências fundamentais para sua carreira como ilustradora e escritora. Já trabalhou em editora e hoje exerce sua profissão em casa, onde criou um espaço há mais de dez anos, para se dedicar exclusivamente aos seus projetos e sonhos.