Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Crianças e adolescentes participam do 1º Festival de Dança no Paulista


Ao som de muito maracatu, frevo, funk e outros ritmos, foi realizado, na tarde desta quinta-feira (19.05), o 1º Festival de Dança do Paulista. O evento ocorreu no estacionamento do Shopping Norte Janga, e contou a apresentação de oito grupos ligados à ONGs e outras instituições do município. Uma das atrações presentes foi à cantora Bela Maria, ex-participante do programa The Voice Kids, exibido na Rede Globo. O evento acontecerá também no próximo dia 30 de maio, no Cine Teatro Paulo Freire, no Centro de Paulista, às 15h.

Ao todo, cerca de 15 crianças e adolescentes marcaram presença com suas apresentações culturais, como o grupo Tambores do Paulista (do Conjunto Beira Mar e do CRAS V, em Conceição); Instituto Criança Feliz, de Maranguape I; Faces Culturais, de Maranguape I;  Associação Santa Clara, de Jardim Paulista; Balé Art e Dança, de Jardim Paulista; A Máfia da Dança, de Maranguape II; e Body Six, de Maranguape II.

Em sua participação no festival, a cantora Bela, de apenas 14 anos, interpretou a música “Telegrama” do cantor e compositor Zeca Baleiro, ao ritmo de maracatu, acompanhada pelas crianças e adolescentes do “Tambores do Paulista”. Antes de subir ao palco, a jovem ressaltou sua satisfação em poder participar do evento e de poder usufruir de tantos talentos, que assim como ela, foram iniciados na carreira musical desde cedo. Para ela a iniciativa é muito importante para incentivar às crianças para o interesse musical.

“Assim como eu participei do programa (The Voice Kids), é um incentivo enorme, e você dizer: ‘poxa estou em cima de um palco, e com essa experiência não vou ficar mais nervosa’. isso tudo é como se fosse uma fortaleza. E você vai crescendo cada vez mais com isso. Acho muito importante”, concluiu Bela.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, Mércia Falconeri, a realização do evento foi possível devido à captação de recursos por parte do prefeito Junior Matuto, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “A idealização veio de uma emenda do deputado Betinho Gomes, que trouxe para Paulista através do prefeito Junior Matuto, para a realização de um evento cultural. Então o que nós pensamos foi em fazer um festival para contemplar as instituições que têm parceria e que tenham os grupos de dança, e as academias que têm em Paulista”, completou.

Silvio visita ações da Prefeitura de São Paulo

O deputado Silvio Costa Filho (PRB) deu início, nesta quinta-feira (19), uma agenda de visitas a capitais brasileiras com o objetivo de conhecer obras e programas que vêm obtendo êxito nessas cidades. As informações servirão para subsidiar a elaboração do futuro programa de governo do campo político.

Maior centro urbano da América Latina, São Paulo foi a primeira capital do programa de visitas do pré-candidato do PRB à Prefeitura do Recife. Conhecida, por décadas, pelo grande tráfego e pelos maiores congestionamentos do País, a Capital paulista deixou o posto nos últimos anos para outras cidades, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.

As intervenções ligadas à mobilidade e qualificação urbana foram o foco da vista de Silvio. “Entre 2013 e 2015, a administração de São Paulo implantou mais de 300 km de ciclovias, saltando de um total de 64,7 km para 410,3 quilômetros de infraestrutura cicloviária. Foi uma intervenção que privilegiou quem usa a bicicleta como meio de transporte. As ciclorrotas de fim de semana, como existe no Recife, são importantes para o lazer, mas não contribuem para melhorar a mobilidade das pessoas”, comparou.

Ainda na área de mobilidade, foram visitados alguns dos novos corredores exclusivos para ônibus, que seguem a tendência mundial de priorizar o transporte coletivo em detrimento do transporte individual. O principal efeito foi o aumento da velocidade média dos ônibus de 25 km/h para 48 km/h, reduzindo o tempo de deslocamento. “São Paulo tem hoje a maior malha de metrô do País, a maior extensão de corredores de ônibus e agora trabalha para integrar o monotrilho como novo modal ao sistema público de transporte. No Recife, acreditamos que a saída passa pela ampliação do metrô, paralelamente à conclusão e ampliação do BRT e do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, que infelizmente estão parados, além de outras ações”, avaliou.

DRENAGEM

Da mesma forma que o Recife, São Paulo cresceu ocupando o espaço de áreas alagadas, córregos e canais e, por isso, enfrenta problemas de alagamentos no período chuvoso. Hoje, a Capital paulista colocou em cursos um dos maiores projetos de urbanização de cursos d’água e de drenagem do País. Durante o encontro, o prefeito Fernando Haddad destacou a importância das ações de microdrenagem. "São obras relativamente baratas, que não aparecem tanto mas são bastante eficientes na questão dos alagamentos", explicou o prefeito.

“Essa é outra ação que dialoga com o Recife, assim como a questão da mobilidade. Ao longo dos anos, tomamos o espaço dos cursos de água e aterramos áreas de mangue. A experiência paulistana vem mostrando que a saída está na ampliação da vazão e da capacidade de escoamento dos canais, cursos de água canalizados e galerias pluviais”, comparou.

O deputado também conheceu o projeto da primeira PPP de iluminação pública do País, que tem como objetivo substituir todas as luminárias da capital paulista por lâmpadas de LED. "As lâmpadas de LED diminuem em 50% o gasto da prefeitura com iluminação pública, economia que pode ser revertida para a amortizar o investimento", explicou Haddad.

Silvio aposta na discu