Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festa do Cavalo sedia etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador


A etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador 2016 acontecerá, entre os dias 1 e 5 de junho, durante a 10a Festa do Cavalo de Gravatá. Cerca de 300 equinos participarão da competição. Durante o campeonato regional, foram realizadas provas nos estados nordestinos de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Maranhão.

A raça Mangalarga Marchador, que integra a história desde o Brasil-Colônia, é considerada a raça de equinos mais sedimentada e evoluída no país, ocupando papel de destaque na cultura nacional. São 30 mil criadores distribuídos entre o Brasil, seis países da Europa, além de os Estados Unidos. Desse total, sete mil pertencem a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo a maior de equinos da América Latina, com 520 mil animais registrados em 57 núcleos nacionais, onde 25% deles estão no Nordeste.

"O campeonato foi criado, pelas associações dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco e dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá, para unir os Núcleos do Mangalarga do Nordeste e ter um calendário único com a participação dos estados da região", declarou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, organizador da Festa do Cavalo de Gravatá.

Guerra destacou, ainda, que a etapa final do Campeonato terá quatro árbitros oficiais, credenciados pela ABCCMM.  A 10a Festa do Cavalo de Gravatá, já entrou no calendário turístico da cidade, acontece entre os dias 1 e 5 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio, às margens da BR 232, km 84,5, e tem previsão de receber cerca de oito mil visitantes durante todo o evento.

Em Paulista, agentes de trânsito orientam condutores sobre prevenção de acidentes


As atividades em alusão ao “Maio Amarelo” estão seguindo a todo vapor no Paulista. Na tarde desta sexta-feira (20.05) foi a vez das pessoas que trafegaram pela rodovia PE-15, nas proximidades do Shopping North Way, Centro, receberem dicas sobre segurança no trânsito. A ação foi realizada por agentes da secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, em conjunto com alunos e professores da Faculdade Joaquim Nabuco.

Na ocasião foram distribuídos materiais educativos a fim de orientar condutores e pedestres sobre quais medidas devem ser tomadas com o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes. O trabalho engloba a lista de estratégias de segurança viária no município.

A agente de saúde, Alcione Alves, 47 anos, ficou animada com a iniciativa da prefeitura. “Ações desse tipo precisam acontecer constantemente na nossa cidade. Alertar e educar tanto os motoristas, como os pedestres, é de fundamental importância para que diminuam os acidentes no trânsito”, disse.  

De acordo com o diretor de Mobilidade e Transportes, Renato Cândido, a atual gestão segue firme no papel de orientar a população quanto a questão da segurança no trânsito. “ Pelo segundo ano consecutivo estamos trabalhando com esta ação. Em 2015 o número de mortes em acidentes de trânsito diminuiu 12% em relação a 2014. Esse é o resultado de trabalhos educativos que estão sendo realizados pela prefeitura. Nossa expectativa é que a campanha conscientize a população e diminua ainda mais este índice”, ressaltou.

A iniciativa busca atender às expectativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que objetivam reduzir drasticamente o número de colisões de trânsito desta década.


Três eventos de tecnologia movimentam fim de semana


Dois deles acontecem no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG) e um outro será realizado no CESAR.edu. Palestras, campeonatos de robótica, olimpíada de matemática computacional, hacking e oficinas fazem parte da programação

Três eventos da área de tecnologia acontecem neste sábado (21). Dois deles serão realizados no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate - e um outro movimenta o auditório do CESAR.edu. A intenção é discutir, promover interação e trazer novidades do setor a profissionais, estudantes, curiosos da área e empresas ligadas a esse segmento. Saiba mais sobre esses eventos abaixo:

Expo EngTech

A segunda edição da Exposição de Engenharia e Tecnologia Expo (EngTech) – que começa neste sábado (21) e vai até o próximo dia 27 – traz na programação palestras, cursos de robótica, exposições diversas de alunos e campeonatos - sumô de robô, rescue e futebol de robôs. O evento é realizado pelos cursos de Engenharias e Tecnologias da FG e abordará temas como inovação, segurança da informação, carreira, empreendedorismo, internet das coisas, falha no whatsapp, votação eletrônica, robótica, drones, mercado energético brasileiro; tecnologia aplicada na Engenharia e Arquitetura; e construção, montagem e operação de uma refinaria de petróleo.

A programação inclui ainda Olimpíada de Matemática Computacional e três campeonatos de robótica, simulação 2D de robôs e exposições de alunos sobre energia renovável, ciência da computação e engenharias. A Lego Education irá ministrar oficinas sobre as aplicações da robótica no dia a dia. Encontro é gratuito e aberto ao público e acontece no campus Piedade da FG. Interessados já podem se inscrever na ExpoEngTech pelo endereço: https://www.faculdadeguararapes.edu.br/expoengtech/ e também conferir a programação completa.

Roadsec
A abertura da Expo EngTech acontece neste sábado (21) com um evento paralelo que a FG vai sediar no campus Piedade, chamado Roadsec, e que faz parte da programação da Expo EngTech. Considerado um dos maiores de hacking, segurança da informação e tecnologia do país, o roadshow itinerante passa, este ano, por 14 capitais e reúne palestras, campeonatos de CryptoRace e Hacking e várias oficinas.

#Confira a programação completa do Roadsec:

10h | Abertura com Anderson Ramos, que vai tirar dúvidas sobre carreira na área de Segurança da Informação.

10h20 | [In]Segurança - Falhas simples e grande impacto | Daybson Bruno (DESEC Security). Vai mostrar algumas das principais técnicas que cyber criminosos utilizam para ganhar acesso a uma empresa, incluindo algumas medidas de proteção.

11h10 | Bsides: testando a ingenuidade dos usuários com um fake ap mal configurado | Renato Marinho (Morphus) apresentará pesquisa que mostra a postura de usuários no acesso à redes wireless públicas especialmente preparadas para oferecer claros riscos de segurança. 

13H20 | Rage against the kiosks | Tiago ferreira (Blaze Information Security) demonstrará diversas técnicas que podem ser utilizadas para escapar do ambiente restrito criado pelo kiosk, serviços automatizados oferecidos para um determinado público, normalmente em estações físicas em locais como hotéis, aeroportos, hospitais e cinemas com a finalidade de facilitar a vida dos clientes.

14H10 | Desenvolvendo aplicações de iot considerando a privacidade dos usuários | Pedro Yóssis Silva Barbosa (CEEI/UFCG) vai falar sobre como desenvolver aplicações de IoT Internet das Coisas (IoT - Internet of Things)que consideram a privacidade dos usuários.

15H30 | Hey, Android, show me your nudes | Leocadio Tiné (Tempest Security Intelligence) abordará falha de implementação no WhatsApp que permite que qualquer aplicativo instalado no celular do usuário tenha acesso a todas as fotos enviadas.

16H20 | Aperfeiçoamento do voto eletrônico no Brasil | Diego Aranha (Fundador do projeto Você Fiscal) abordar