Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festa do Cavalo sedia etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador


A etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador 2016 acontecerá, entre os dias 1 e 5 de junho, durante a 10a Festa do Cavalo de Gravatá. Cerca de 300 equinos participarão da competição. Durante o campeonato regional, foram realizadas provas nos estados nordestinos de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Maranhão.

A raça Mangalarga Marchador, que integra a história desde o Brasil-Colônia, é considerada a raça de equinos mais sedimentada e evoluída no país, ocupando papel de destaque na cultura nacional. São 30 mil criadores distribuídos entre o Brasil, seis países da Europa, além de os Estados Unidos. Desse total, sete mil pertencem a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo a maior de equinos da América Latina, com 520 mil animais registrados em 57 núcleos nacionais, onde 25% deles estão no Nordeste.

"O campeonato foi criado, pelas associações dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco e dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá, para unir os Núcleos do Mangalarga do Nordeste e ter um calendário único com a participação dos estados da região", declarou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, organizador da Festa do Cavalo de Gravatá.

Guerra destacou, ainda, que a etapa final do Campeonato terá quatro árbitros oficiais, credenciados pela ABCCMM.  A 10a Festa do Cavalo de Gravatá, já entrou no calendário turístico da cidade, acontece entre os dias 1 e 5 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio, às margens da BR 232, km 84,5, e tem previsão de receber cerca de oito mil visitantes durante todo o evento.

Em Paulista, agentes de trânsito orientam condutores sobre prevenção de acidentes


As atividades em alusão ao “Maio Amarelo” estão seguindo a todo vapor no Paulista. Na tarde desta sexta-feira (20.05) foi a vez das pessoas que trafegaram pela rodovia PE-15, nas proximidades do Shopping North Way, Centro, receberem dicas sobre segurança no trânsito. A ação foi realizada por agentes da secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, em conjunto com alunos e professores da Faculdade Joaquim Nabuco.

Na ocasião foram distribuídos materiais educativos a fim de orientar condutores e pedestres sobre quais medidas devem ser tomadas com o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes. O trabalho engloba a lista de estratégias de segurança viária no município.

A agente de saúde, Alcione Alves, 47 anos, ficou animada com a iniciativa da prefeitura. “Ações desse tipo precisam acontecer constantemente na nossa cidade. Alertar e educar tanto os motoristas, como os pedestres, é de fundamental importância para que diminuam os acidentes no trânsito”, disse.  

De acordo com o diretor de Mobilidade e Transportes, Renato Cândido, a atual gestão segue firme no papel de orientar a população quanto a questão da segurança no trânsito. “ Pelo segundo ano consecutivo estamos trabalhando com esta ação. Em 2015 o número de mortes em acidentes de trânsito diminuiu 12% em relação a 2014. Esse é o resultado de trabalhos educativos que estão sendo realizados pela prefeitura. Nossa expectativa é que a campanha conscientize a população e diminua ainda mais este índice”, ressaltou.

A iniciativa busca atender às expectativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que objetivam reduzir drasticamente o número de colisões de trânsito desta década.


Três eventos de tecnologia movimentam fim de semana


Dois deles acontecem no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG) e um outro será realizado no CESAR.edu. Palestras, campeonatos de robótica, olimpíada de matemática computacional, hacking e oficinas fazem parte da programação