Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festa do Cavalo sedia etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador


A etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador 2016 acontecerá, entre os dias 1 e 5 de junho, durante a 10a Festa do Cavalo de Gravatá. Cerca de 300 equinos participarão da competição. Durante o campeonato regional, foram realizadas provas nos estados nordestinos de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Maranhão.

A raça Mangalarga Marchador, que integra a história desde o Brasil-Colônia, é considerada a raça de equinos mais sedimentada e evoluída no país, ocupando papel de destaque na cultura nacional. São 30 mil criadores distribuídos entre o Brasil, seis países da Europa, além de os Estados Unidos. Desse total, sete mil pertencem a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo a maior de equinos da América Latina, com 520 mil animais registrados em 57 núcleos nacionais, onde 25% deles estão no Nordeste.

"O campeonato foi criado, pelas associações dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco e dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá, para unir os Núcleos do Mangalarga do Nordeste e ter um calendário único com a participação dos estados da região", declarou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, organizador da Festa do Cavalo de Gravatá.

Guerra destacou, ainda, que a etapa final do Campeonato terá quatro árbitros oficiais, credenciados pela ABCCMM.  A 10a Festa do Cavalo de Gravatá, já entrou no calendário turístico da cidade, acontece entre os dias 1 e 5 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio, às margens da BR 232, km 84,5, e tem previsão de receber cerca de oito mil visitantes durante todo o evento.

Em Paulista, agentes de trânsito orientam condutores sobre prevenção de acidentes


As atividades em alusão ao “Maio Amarelo” estão seguindo a todo vapor no Paulista. Na tarde desta sexta-feira (20.05) foi a vez das pessoas que trafegaram pela rodovia PE-15, nas proximidades do Shopping North Way, Centro, receberem dicas sobre segurança no trânsito. A ação foi realizada por agentes da secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, em conjunto com alunos e professores da Faculdade Joaquim Nabuco.

Na ocasião foram distribuídos materiais educativos a fim de orientar condutores e pedestres sobre quais medidas devem ser tomadas com o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes. O trabalho engloba a lista de estratégias de segurança viária no município.

A agente de saúde, Alcione Alves, 47 anos, ficou animada com a iniciativa da prefeitura. “Ações desse tipo precisam acontecer constantemente na nossa cidade. Alertar e educar tanto os motoristas, como os pedestres, é de fundamental importância para que diminuam os acidentes no trânsito”, disse.  

De acordo com o diretor de Mobilidade e Transportes, Renato Cândido, a atual gestão segue firme no papel de orientar a população quanto a questão da segurança no trânsito. “ Pelo segundo ano consecutivo estamos trabalhando com esta ação. Em 2015 o número de mortes em acidentes de trânsito diminuiu 12% em relação a 2014. Esse é o resultado de trabalhos educativos que estão sendo realizados pela prefeitura. Nossa expectativa é que a campanha conscientize a população e diminua ainda mais este índice”, ressaltou.

A iniciativa busca atender às expectativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que objetivam reduzir drasticamente o número de colisões de trânsito desta década.


Três eventos de tecnologia movimentam fim de semana


Dois deles acontecem no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG) e um outro será realizado no CESAR.edu. Palestras, campeonatos de robótica, olimpíada de matemática computacional, hacking e oficinas fazem parte da programação

Três eventos da área de tecnologia acontecem neste sábado (21). Dois deles serão realizados no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate - e um outro movimenta o auditório do CESAR.edu. A intenção é discutir, promover interação e trazer novidades do setor a profissionais, estudantes, curiosos da área e empresas ligadas a esse segmento. Saiba mais sobre esses eventos abaixo:

Expo EngTech

A segunda edição da Exposição de Engenharia e Tecnologia Expo (EngTech) – que começa neste sábado (21) e vai até o próximo dia 27 – traz na programação palestras, cursos de robótica, exposições diversas de alunos e campeonatos - sumô de robô, rescue e futebol de robôs. O evento é realizado pelos cursos de Engenharias e Tecnologias da FG e abordará temas como inovação, segurança da informação, carreira, empreendedorismo, internet das coisas, falha no whatsapp, votação eletrônica, robótica, drones, mercado energético brasileiro; tecnologia aplicada na Engenharia e Arquitetura; e construção, montagem e operação de uma refinaria de petróleo.

A programação inclui ainda Olimpíada de Matemática Computacional e três campeonatos de robótica, simulação 2D de robôs e exposições de alunos sobre energia renovável, ciência da computação e engenharias. A Lego Education irá ministrar oficinas sobre as aplicações da robótica no dia a dia. Encontro é gratuito e aberto ao público e acontece no campus Piedade da FG. Interessados já podem se inscrever na ExpoEngTech pelo endereço: https://www.faculdadeguararapes.edu.br/expoengtech/ e também conferir a programação completa.

Roadsec
A abertura da Expo EngTech acontece neste sábado (21) com um evento paralelo que a FG vai sediar no campus Piedade, chamado Roadsec, e que faz parte da programação da Expo EngTech. Considerado um dos maiores de hacking, segurança da informação e tecnologia do país, o roadshow itinerante passa, este ano, por 14 capitais e reúne palestras, campeonatos de CryptoRace e Hacking e várias oficinas.

#Confira a programação completa do Roadsec:

10h | Abertura com Anderson Ramos, que vai tirar dúvidas sobre carreira na área de Segurança da Informação.

10h20 | [In]Segurança - Falhas simples e grande impacto | Daybson Bruno (DESEC Security). Vai mostrar algumas das principais técnicas que cyber criminosos utilizam para ganhar acesso a uma empresa, incluindo algumas medidas de proteção.

11h10 | Bsides: testando a ingenuidade dos usuários com um fake ap mal configurado | Renato Marinho (Morphus) apresentará pesquisa que mostra a postura de usuários no acesso à redes wireless públicas especialmente preparadas para oferecer claros riscos de segurança. 

13H20 | Rage against the kiosks | Tiago ferreira (Blaze Information Security) demonstrará diversas técnicas que podem ser utilizadas para escapar do ambiente restrito criado pelo kiosk, serviços automatizados oferecidos para um determinado público, normalmente em estações físicas em locais como hotéis, aeroportos, hospitais e cinemas com a finalidade de facilitar a vida dos clientes.

14H10 | Desenvolvendo aplicações de iot considerando a privacidade dos usuários | Pedro Yóssis Silva Barbosa (CEEI/UFCG) vai falar sobre como desenvolver aplicações de IoT Internet das Coisas (IoT - Internet of Things)que consideram a privacidade dos usuários.

15H30 | Hey, Android, show me your nudes | Leocadio Tiné (Tempest Security Intelligence) abordará falha de implementação no WhatsApp que permite que qualquer aplicativo instalado no celular do usuário tenha acesso a todas as fotos enviadas.

16H20 | Aperfeiçoamento do voto eletrônico no Brasil | Diego Aranha (Fundador do projeto Você Fiscal) abordará que o sistema de votação eletrônica no Brasil não satisfaz requisitos mínimos de segurança e transparência.

17H10 | Painel

18H00 | Encerramento


#1 Recife App Jam | 2016

Um outro evento que vai movimentar é o #1 Recife App Jam | 2016, que acontece neste sábado (21) e reunirá profissionais e estudantes das áreas de TI, Design, desenvolvedores de aplicativos e empreendedores digitais. A intenção é aprimorar os conhecimentos dos participantes, motivar o trabalho criativo, além de incentivar idealização e produção de produtos inovadores com foco no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móbile. O evento acontece no auditório do CESAR.edu, das 8h às 17h.

Para participar do #1 Recife App Jam | 2016 os interessados deverão ter formação superior e atuação profissional nas áreas de desenvolvimento de aplicativos e sistemas ou design ou formação superior em um dos cursos: Artes Visuais, Ciência da Computação, Cinema e Audiovisuais, Design, Engenharia da Computação, Expressão Gráfica, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Web Design.

Todos os participantes receberão certificado e aqueles que se destacaram com suas propostas receberão premiação. Os interessados podem se inscrever no endereço: http://inscricao.faculdadeguararapes.edu.br/appjam e no dia levar doação de 2Kg de alimentos não perecíveis. Os itens serão doados a uma instituição filantrópica.

Terceira edição da Expo Fashion Noivas movimenta o Classic Hall

Mais de 200 empresas especializadas em produtos e serviços para casamentos fazem exposição no Recife. Feira é considerada a maior da América Latina.
Do vestido aos enfeites exclusivos para doces. Da decoração ao tamanho do convite. Quem procura um casamento dos sonhos faz questão de planejar todos os detalhes para uma comemoração inesquecível. Para isso, saber o que pode ser feito dentro do orçamento dos noivos é fundamental. É pensando nisso que a Expo Fashion Noivas retorna para a terceira edição no Recife, apresentando tendências, opções e pacotes para o planejamento do casamento perfeito.
São mais de 200 empresas reunidas em um só espaço, apresentando o que há de novo em moda, gastronomia, decoração, fotografia, vídeo, maquiagem e cabelo, buffet, bolos e tantos outros serviços especializados para casamentos. A feira, considerada a maior da América Latina, retorna pelo terceiro ano seguido ao Classic Hall nos dias 27, 28 e 29 de maio, das 14h às 21h. Ingressos custam R$ 10.
“Além de preços vantajosos, os noivos que fecharem contratos na feira, podem participar de gincanas para concorrer a eletrodomésticos. A brincadeira, realizada na própria feira, pode dar uma ajudinha a quem vai começar a montar a casa nova”, comenta o organizador do evento, Mike Silva.
CASAMENTO AO VIVO – Assim como nas edições anteriores, o evento presenteará uma noiva sorteada pelas redes sociais com um casamento completo. Tudo incluso: vestido da noiva, traje do noivo, buffet completo, decoração e música.
OFICINAS – Durante os três dias, serão ofertadas 15 oficinas abertas ao público da feira. São minicursos de confeitaria e decoração, com dicas para empreendedores que desejam começar um novo negócio na área ou que, simplesmente, queiram montar a própria festa. As aulas incluem receitas de bolos de casamento, doces finos e decoração para chá-bar.
No evento, participam empresas como Vert et Rouge, Empórico Albérico Ribeiro, Noemy Confecções e Vest Noivas (vestidos); Villa Trinidade, JM Cerimonial, Magistral Eventos e Nai’a Cerimonial (recepções); Enotel Resort, Amoaras Resort e Portal de Gravatá (lua de mel); Studio Cake Design, Silvaneide Alves, Fada Açucarada e Dorinha (bolos de noiva e doces finos) entre diversos outros nomes de decoração, maquiagem, fotografia e outros itens.

Curso é dirigido a profissionais da cadeia da moda

Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco promove extensão universitária formatado para profissionais do setor de confecções e têxtil

A atualização profissional é uma necessidade rotineira, em especial, nas épocas onde a importância na criação de mercados tem peso maior. O curso Analista de comércio exterior é um exemplo neste sentido. Formatado para empresários, executivos e profissionais das indústrias têxtil e de confecções, o curso possui 120 horas/aula, sempre aos sábados. Ele nasceu de uma parceria entre o Marco Pernambucano da Moda e a Schneider & Associados, empresa especialista em consultoria e capacitação nas áreas de negócios, estratégia, marketing e empreendedorismo.

O peso dos negócios da cadeia da moda em Pernambuco é grande, com maior densidade na Região Metropolitana do Recife e no Agreste do Estado. Envolve cerca de 20 mil empresas, de todos os tamanhos, que empregam aproximadamente 130 mil trabalhadores. Em 2015, os setores têxtil e de confecções faturaram R$ 5,6 bilhões. A participação de Pernambuco no mercado nacional é da ordem de 15%.

O diretor do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) Fredi Maia considera a realização do curso Analista de comércio exterior uma contribuição importante para capacitação daqueles que estão à frente das vendas das empresas do setor em Pernambuco. 

O coordenador do curso Analista de Comércio Exterior, Johann W. Schneider, considera o momento econômico atual uma oportunidade para a cadeia da moda, uma vez que o mercado internacional foi negligenciado, no passado. Com o dólar valorizado e o real depreciado, existe uma espécie de janela. “Criou-se a oportunidade de se estruturar uma cadeia produtiva competitiva, com a capacidade de se sustentar no cenário internacional no longo prazo”.  

O curso possui certificado de extensão universitária com o timbre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A vantagem em se fazer um curso voltado para a cadeia da moda no Estado, é que existe a formação natural de networking entre os alunos.
Os professores têm experiência na área e em treinamentos empresariais: a didática privilegia os conteúdos práticos e os assuntos atuais. É mais rotina empresarial e menos teoria administrativa. Além do próprio Schneider, as aulas são lideradas pelos professores Diego Magalhães, Roberta Aragão, Alice Conde Dias, Gustavo Delgado e Oscar Pinilla. São cadeiras de legislação aduaneira, classificação de mercadorias, prática e rotinas de exportação, logística e transporte internacionais, câmbio e finanças internacionais, drawback, marketing internacional, entre outras.

Mais informações e inscrições no próprio site da Schneider & Associados (http://schneider-consult.com.br/