Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Serviços Públicos realiza limpeza de canal na Alameda Paulista

Site da prefeitura do Paulista
Como parte dos trabalhos para minimizar os efeitos das chuvas, que a Prefeitura do Paulista vem realizando desde o mês de março, em diversas localidades, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou ao decorrer do dia desta segunda-feira (06.06), a limpeza e desassoreamento do canal do bairro da Alameda Paulista.



De acordo com o fiscal de obras, Joel Ferreira, o trabalho consiste na utilização de uma escavadeira hidráulica PC, que realiza a retirada de areia, lixo e entulhos. “Desde as sete horas da manhã conseguimos aprofundar mais um metro e abrir mais três de largura nas bordas do canal”, explicou.


Ainda de acordo com ele, com a limpeza das bordas e do canal em si, o trabalho facilita o escoamento e desentupimento das galerias. Além da Alameda, a obra também foi feita em canais de outros bairros, a exemplo de um trecho na Avenida F, em Maranguape II, e próximo à Rua 50, no mesmo bairro. Na próxima terça-feira (07.06), a equipe volta ao bairro da Alameda, nas proximidades da comunidade Antônio Maria.

Sabores do Brasil foca nas festas juninas


Junho chegou e com ele, além do friozinho, uma das comemorações mais animadas do ano, as Festas Juninas. Intitulada de “Sabores do Brasil”, a ação dura até o dia 30 de junho em todas as lojas da rede no Brasil e contará com uma variedade de ingredientes e bebidas usados para os festejos de São João, além de uma seleção especial com produtos típicos do Brasil.

“Aproveitamos a ocasião das Festas Juninas, uma das mais tradicionais e regionais do país, para promover em nossas lojas o melhor em ingredientes da gastronomia nacional. Reunimos toda nossa diversidade numa seleção de sabores, aromas e cores, trazendo aos nossos clientes diversos produtos típicos dessas festas, além de itens que vão deixar o inverno mais gostoso”, conta Damiano Sanna, Gerente Geral de Marketing do Pão de Açúcar.

Cada item foi cuidadosamente selecionado para que o cliente encontre nas lojas os melhores produtos típicos da culinária brasileira, como milho para fazer as comidas mais gostosas das Festas Juninas, além de vinhos, cachaça, itens para uma deliciosa feijoada e diversidade de frutas exóticas. Além disso, o Caras do Brasil, programa de comércio justo e valor compartilhado do Pão de Açúcar, conta com um novo portfólio de produtos e fornecedores que valorizam e preservam a cultura e culinária brasileira, como a compota de Umbu, produzida no sertão da Bahia, além biscoito de castanhas brasileiras, vinagre de jabuticaba, pimenta cumari entre outros. Toda quarta e sábado nas Rotisseries das lojas será possível encontrar ainda o kit feijoada, composto por ingredientes selecionados com carnes magras de primeira e que serve até duas pessoas pelo valor de R$ 17,90.

Os clientes terão ainda a oportunidade de conhecer e degustar receitas alusivas às Festas Juninas e as tradicionais de inverno por meio do projeto itinerante “Pitadas ao Vivo”. O projeto, que teve início em fevereiro deste ano, visita as lojas da rede com um chef convidado, que faz e ensina receitas, em um carrinho equipado com cooktop, frigobar e espaço para a exposição dos itens utilizados nas receitas, além de dar dicas de como harmonizar com a bebida mais indicada para cada prato. O próximo acontecerá dia 11 de junho em 16 lojas da rede e os Chefes ensinarão a receita da tradicional Canjica com farofa de pinhão caramelizado. A programação do Pitadas ao Vivo está disponível no Facebook da rede.

A ação será apresentada ao cliente por meio de comunicação em lojas e canais digitais durante o período em que aconteceSabores do Brasil também contará com uma ajuda especial, por meio do “Você é o Especialista”, em que clientes foram convidados a enviar receitas juninas e a selecionada será veiculada na revista quinzenal do Pão de Açúcar, “Pitadas”.

Sabores do Brasil faz parte do calendário da rede para 2016, que tem como tema principal “Pão de Açúcar: Especialista em fazer você feliz”. “As ações e comunicação apresentadas neste ano sintetizam, portanto, a essência da marca e remetem a uma história de estudos, atenção e dedicação para trazer serviços e atendimento diferenciados, além de um portfólio especial de produtos e ingredientes nacionais e importados selecionados para nossos consumidores que tem interesse  no universo gastronômico”, finaliza Sanna.

PL quer proibir uso de dinheiro público para realização de shows com artistas que estimulem a violência ou façam apologia às drogas

Proibir que sejam utilizados recursos públicos para contratação de artistas que cantem ou façam coreografias ofensivas a mulheres, homossexuais e negros, incentivem a violência ou exaltem o consumo de drogas ilícitas. Por estes motivos, o deputado estadual Professor Lupércio elaborou o Projeto de Lei nº 827/2016, que visa impedir a ocorrência desses tipos de agressões em shows financiados pelo Governo de Pernambuco e pelas prefeituras. A medida já foi publicada no Diário Oficial e vai seguir para a avaliação das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado.

A proposta foi motivada pelos frequentes casos de discriminações contra mulheres, homossexuais e afrodescendentes que ocorrem na sociedade. Atento a esses fatos, Lupércio frisou que, no âmbito da cultura, os recursos públicos devem ser empregados para garantir a realização das apresentações de cunho artístico, mas sem haver danos à dignidade da pessoa humana.

“Se o papel do poder público é agir para eliminar qualquer forma de preconceito, como é que o Estado pode financiar a contratação de artistas que, de uma forma ou de outra, discriminam cidadãos?”, questionou o parlamentar.

O conteúdo já foi aprovado no Estado da Bahia em 2012 e na cidade de Goiânia neste ano. A medida ficou conhecida nesses locais como “Lei Antibaixaria”. 

Senar prepara mais de 400 estudantes para o setor de turismo equestre


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar - PE) habilitou mais de 400 alunos da rede pública de ensino, entre os dias 1 e 5 de junho, durante a Festa do Cavalo de Gravatá. De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, a iniciativa é resultado da ascensão do trade turístico no Agreste pernambucano. “O nosso desafio é ampliar a qualificação em turismo rural, com foco na atividade equestre", ressaltou Guerra.

Com uma extensa programação, incluindo um total de dezessete palestras e oficinas, os jovens, além de se capacitarem tiveram a oportunidade de conhecer as potencialidades do turismo da região, por meio de especialistas do setor. De acordo com a palestrante, Ednéia Nemésio, os treinamentos apresentam caráter estratégico para a população da zona rural, essencial para suprir a demanda por conhecimentos técnicos e práticos sobre o segmento. “Nosso intuito é preparar os estudantes,  e, sobretudo, despertar neles o interesse não só para atuação na atividade turística, mas para outras oportunidades sociais e econômicas, contribuindo para o momento decisivo de escolha da profissão”, destacou.

Foram destaques na programação do evento os seguintes temas: "A importância da suplementação na nutrição equina” com o veterinário Fabiano Marques; “Suplementação no cavalo de vaquejada” com o especialista em cirurgia e reprodução de grandes animais, João Pires; “Turismo Rural promovendo novos investimentos e benefícios sociais” com Ednéia Nemésio; e a “Oficina de Cordas – Chicote” com Lula Seleiro, fabricante de assessórios para equinos. Os jovens capacitados são estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), do Centro Experimental de Ensino Escola Técnica do Agreste (Ceeeta) e do Colégio Dom Agostinho Incas (Codai). Organizados em caravana, eles vieram dos municípios de Bezerros, Barra de Guabiraba, Camocim de São Felix, Sairé e São Loureço da Mata.  

“Quando eu vim morar aqui, percebi que Pernambuco não se limita apenas ao turismo nas praias, nem a triste realidade da seca, no interior. Eu descobri que a cultura daqui é bem mais rica do que a gente pensa, com pessoas comuns fazendo trabalhos artísticos maravilhosos. Tem música, artesanato, pintura, os Papangus, enfim, a arte reina nas cidades pequenas”. Esse é o depoimento da adolescente Izabela Barbosa. Ela veio de São Paulo, em novembro, para morar com a família no município de Bezerros e é uma das participantes das capacitações.

De acordo com o superintendente do Senar – PE, Adriano Moraes, a iniciativa atende a uma demanda específica da região. “Grande parte dos turistas que visitam o Agreste se interessa por atividades com cavalos, a exemplo das cavalgadas, trilhas e passeios de charrete”. A Festa do Cavalo é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, com o apoio do Sebrae e Senar – PE. O evento reuniu especialistas das três principais raças de cavalos criadas no Estado: Mangalarga Marchador, Campolina e Quarto de Milha.

Colégio Motivo realiza São João Solidário em todas as suas unidades



As doações devem superar R$ 10 mil e 2 toneladas de alimentos arrecadados no ano anterior


A Rede de colégios Motivo promove o São João Solidário 2016 nas unidades de Boa Viagem, Caruaru, Petrolina e Casa Forte. O tema deste ano, Pernambuco é meu Motivo, é uma homenagem às manifestações culturais de todo o Estado. Na ocasião, além das tradicionais apresentações juninas, comida típica e muito forró, também será realizado o projeto São João Solidário.  O projeto funciona da seguinte maneira: os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental comandam barraquinhas de comidas típicas onde toda a renda arrecadada é revertida para uma instituição beneficente, assim, a confraternização e a solidariedade serão mais uma vez vivenciada pelos estudantes. No ano passado, a Rede apurou cerca de dez mil reais e a expectativa, deste ano, é que a renda seja ainda maior.


Na festa terá apresentação das quadrilhas juninas que tiveram a coordenação artística do famoso coreografo Junino. Os  alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio irão se apresentar com trajes típicos ao som das músicas populares do mês de junho. A animação também está garantida no São João dos 3ª anos do Ensino Médio. Além da apresentação de uma grande quadrilha formada por todas as turmas, também é realizado o concurso do casal Rei e Rainha do Milho.  Cada sala dos 3º anos do Ensino Médio deve arrecadar alimentos não perecíveis e água a serem doados a instituições carentes. Nesta disputa saudável, o casal que se consagrar campeão é aquele que representa a turma que mais arrecadou doações, que, posteriormente, são entregues pelos alunos às entidades beneficiadas. Em 2015, os terceiranistas arrecadaram quase duas toneladas de alimentos não perecíveis.  As festividades são aberta ao público.



Agenda

Casa Forte:  dia 08.06

Caruaru: dia 10.06

Petrolina: dia 10.06

Boa Viagem: dia 11.06 – 18.06 (3º anos)