Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Reflorestart 5ª edição

O Reflorestart é um projeto de reflorestamento de matas ciliares dos rios que compõem a Bacia Hidrográfica de Botafogo. Ele é realizado anualmente pela São José Agroindustrial (nova denominação da Usina São José) desde o ano de 2012. Em sua quinta edição, o Reflorestart acontecerá às 09h da próxima terça-feira, 14 de junho de 2016, às margens do Rio Botafogo, nas imediações da indústria da São José Agroindustrial, em Igarassu.
A iniciativa objetiva plantar neste ano 2,8 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica local, reflorestando, através do trabalho voluntário, uma área equivalente a 2,6 hectares. O programa oferta, dentre outros benefícios, a ampliação do fluxo e melhoria da qualidade da água e a formação futura de microcorredores de matas, contribuindo para a preservação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e da fauna presentes na região.

Em suas quatro primeiras edições, o Reflorestart já plantou 25.632 mudas em um conjunto de áreas correspondendo a 16,9 hectares de terras pertencentes da São José Agroindustrial. Neste ano, através da quinta edição, esses números subirão para 28.443 novas árvores e 19,5 hectares de terra, conforme o detalhamento abaixo:

Ano/ Edição Mudas plantadas Área reflorestada
2012 – 1ª Edição 2.022 mudas 1,4 hectares
2013 – 2ª Edição 11.110 mudas 6,25 hectares
2014 – 3ª Edição 10.000 mudas 7,25 hectares
2015 – 4ª Edição 2.500 mudas 2,0 hectares
*2016 – 5ª Edição* 2.811 mudas 2,6 hectares
Totais 28.443 mudas 19,5 hectares

Estima-se para esta edição do Reflorestart a participação de 600 pessoas, dentre correalizadores, apoiadores, estudantes das escolas municipais e estaduais da região e voluntários (colaboradores de empresas, organizações governamentais e não-governamentais).

A quinta edição do Reflorestart tem a correalização da Alcoa, CTR-PE, Prefeitura de Igarassu, Compesa, Du Pont, Stampa Outdoor, Itamaracá Transportes, Pernambuco III e Agenda 21 de Igarassu. O evento tem ainda o apoio das Prefeituras de Itapissuma e de Araçoiaba, Condema, Refúgio Ecológico Charles Darwin, Nós Podemos Igarassu e Agência de Meio Ambiente de Igarassu.

O Reflorestart e a sua importância

O Reflorestart é um projeto de grande importância para o Estado de Pernambuco. Ele reúne as práticas social, cultural e educacional, que inclui ações de reflorestamento em áreas de difícil acesso, mobilizando crianças, jovens e educadores de escolas da região e outros agentes sociais, num incentivo à ação voluntária através de mutirão, objetivando o reflorestamento de matas ciliares, contemplando, prioritariamente, a recuperação das matas ciliares dos tributários do Rio Botafogo.

O Rio Botafogo e a sua Bacia Hidrográfica

De grande relevância à Zona da Mata Norte de Pernambuco, O Rio Botafogo é a fonte que compõe o conjunto hidrográfico que forma a Bacia Hidrográfica de Botafogo. Esta possui uma extensão aproximada de 265 km², abrangendo áreas dos municípios de Araçoiaba, Abreu e Lima, Itapissuma e Igarassu. Assim como outros conjuntos hidrográficos, esta tem sido diretamente impactada pelo comportamento da sociedade contemporânea. É nessa bacia que está localizada a Barragem do Botafogo, reservatório responsável pelo abastecimento da parte norte da RMR, e que tem registrados baixos índices de volume de água em relação à sua capacidade. Revitalizar a Bacia Hidrográfica do Rio Botafogo, propondo o aumento de sua vazão, é o resultado esperado com a recuperação das áreas de matas ciliares no curso do seu leito.

A São José Agroindustrial e responsabilidade socioambiental

Com reconhecimento público das diversas práticas e ações que tem desenvolvido, especialmente no âmbito de sua política de responsabilidade socioambiental, a São José Agroindustrial é a idealizadora e gestora do Reflorestart, compartilhando a sua realização com outras empresas de igual postura em prol da sustentabilidade.

A São José já acumula em seu currículo de responsabilidade socioambiental prêmios como o Vasconcelos Sobrinho, 2006, da CPRH, como Destaque Ambiental, Prêmio Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados, de 2006 como Destaque Nacional Meio Ambiente e o Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema Fiepe, no qual a empresa foi vencedora em quatro de suas cinco edições (2011, 2012, 2014 e 2015), categoria Grande Empresa, pelos respectivos programas: Tratamento de Resíduos Sólidos; Reuso das Águas na Indústria; Geração de Energia Limpa a Partir de Fonte Renovável Como Prática Sustentável na Eficiência Energética; e Reflorestart.

SDSCJ promove Encontro Regional Socioeducativo

Na próxima sexta-feira (17), acontece em Palmares, Zona da Mata Sul, o Encontro Regional Socioeducativo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), comandada pelo secretário Isaltino Nascimento. O evento será realizado por meio da Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC). 

O Encontro tem por objetivo apresentar o atual cenário do sistema socioeducativo do Estado, com foco nos eixos estruturadores da ação socioeducativa, para análise, ajustes e adoção de medidas interventivas destinados à melhoria do atendimento.

Na ocasião, haverá ainda palestra sobre Justiça Restaurativa. Esse é um tema que tem o intuito de criar espaços para restaurar dimensões relacionais, de dignidade e de direitos que foram feridos. Busca ainda uma cultura de paz e resgate ético.

O evento terá como público-alvo técnicos e coordenadores das entidades executoras dos programas de medidas socioeducativas de internação, semiliberdade, liberdade assistida, prestação de serviço à comunidade, conselheiros de direitos, juízes, promotores e defensores públicos, além de representantes da secretaria de ação social e secretários executivos da SDSCJ.

Serviço:
Local: Cine Theatro Apolo
R. da Conceição, s/nº, Centro – Palmares
Data: 17/06/2016
Horário: 8h30 às 13h

Defesa Civil e moradores realizam serviços preventivos na Mirueira


Dentro da Operação Ajuda Cidadã, técnicos da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista estiveram nesta segunda-feira (13.06), pela manhã, no bairro da Mirueira. A equipe da prefeitura, integrantes dos N