Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Otite canina é um problema comum entre os animais

A otite externa, comumente chamada de “inflamação do ouvido”, é um problema comum  nos cães e causa grande desconforto, tanto para os animais quanto para seus proprietários. É caracterizada pela inflamação da orelha externa, incluindo o conduto auditivo, e atinge de 14 a 20% dos cães, sendo um em cada quatro casos considerado grave. Este problema é o principal motivo pelo qual os proprietários de cães levam seus animais às clínicas veterinárias e, se não tratado adequadamente, pode evoluir para casos graves, provocando, inclusive, sintomas neurológicos.

O tema será assunto da palestra “Otites recorrentes: como enfrentar esse desafio”, que será promovida pela MSD Saúde Animal em Recife, dia 13. A Prof. Ana Cláudia Balda, mestre e doutora com ênfase em dermatologia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, conversará com os profissionais da região sobre o problema, a importância de identificar as causas da inflamação e o tratamento mais adequada para cada situação. A palestra é gratuita e voltada para médicos veterinários.


Serviço:
Palestra: Otites recorrentes: como enfrentar esse desafio

Data: 13 de julho

Horário: 19h30

Local: Buffet e Recepções Porto Fino (Rua Sant’Ana, 65 – Casa Forte)

Informações e inscrições: (81) 99282-0499 / apoio.vendas@melodiapet.com.br


Sobre a MSD Saúde Animal
Hoje a MSD é a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem.  A MSD Animal Health, conhecida como Merck Animal Health nos Estados Unidos e Canadá, e como MSD Saúde Animal no Brasil, é a unidade de negócios global de saúde animal da MSD. Através do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis™, a MSD Saúde Animal oferece aos veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde. A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna. A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.

Para mais informações visite www.msd-saude-animal.com.br.

Fan page no Facebook: www.facebook.com/msdsaudeanimal

Twitter: www.twitter.com/msdsaudeanimal

Vistoria semestral obrigatória para veículos de transporte escolar da Região Metropolitana com final de placa 3,4 e 5 a partir de segunda

Os veículos de transporte escolar registrados em Recife e Região Metropolitana (RMR), com final de placa 3,4 e 5, devem se dirigir à Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT) do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, de 11 a 15 de agosto, para realizar a segunda vistoria semestral obrigatória. O horário de atendimento é das 14 às 16h. O endereço da DUAT é Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, 859, no bairro da Iputinga, às margens da BR 101.

Já os veículos de Transporte Escolar do Interior devem se dirigir até o dia 29 de julho, a uma das 23 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h. Entre as Ciretrans Especiais, estão as de Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira.

Não existe agendamento online para a vistoria de Transporte Escolar seja na RMR ou no Interior.

 A lista dos documentos necessários e as exigências relativas tanto ao condutor quanto ao veículo de transporte escolar estão disponíveis no sitewww.detran.pe.gov.br.



Terminação de placa
   

Período para realização da vistoria
   

Horário

3,4 e 5
   

11 a 15 de julho
   

14h às 16h

6,7 e 8
   

18 a 22 de julho
   

14h às 16h

9 e 0
   

25 a 29 de julho
   

14h às 16h

Aprenda a prevenir as doenças de inverno

Em tempos de baixas temperaturas, diversas doenças passam a atingir o organismo. Com o frio, a tendência da maioria das pessoas é fechar portas e janelas, e é assim - em locais fechados e cheios de gente - que vírus e bactérias se espalham e provocam os sintomas que todos conhecem - coriza, obstrução nasal, diminuição do olfato e da gustação, nariz entupido, rouquidão, febre e dores pelo corpo. 

O sistema respiratório é o principal alvo desses problemas, que merecem ser remediados o quanto antes para evitar complicações. As "doenças de inverno" possuem sintomas muito semelhantes, e diferenciar uma gripe de um resfriado, ou até mesmo de uma sinusite, rinite ou meningite, não é fácil, mas é imprescindível para trata-las de forma adequada, sempre seguindo as orientações de um profissional médico.

O resfriado é uma infecção causada pelo rinovírus e acomete principalmente nariz e garganta. Sua transmissão é feita pelo contato com outras pessoas via tosse, espirro, a própria fala ou até objetos contaminados. "Não há remédio específico para os vírus do resfriado. Os medicamentos usados são os analgésicos e antipiréticos. A recomendação é manter uma alimentação saudável, boa hidratação, evitar bebidas alcoólicas e permanecer em repouso relativo", afirma o Vice-Diretor Clínico do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Hélcio Valério Passos.

Já a gripe é um problema respiratório causado pelo vírus influenza. Ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com o resfriado. Para identificar a gripe, basta prestar atenção nos seguintes sintomas: febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dores pelo corpo e cansaço físico. "Para o tratamento são adotados remédios que atenuam os sintomas, como os antitérmicos e os analgésicos", completa o profissional.Depois de avaliar o caso, o médico pode receitar apenas repouso ou recorrer também a antivirais, cuja função é justamente exterminar o influenza.

Para prevenir, o importante é lavar sempre muito bem as mãos, evitar o contato com pessoas com sintomas da gripe e, se possível, não frequentar locais fechados e cheios de gente. "A vacina é a mais importante prevenção da gripe, principalmente nos grupos de risco como idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, diabéticos e portadores de doenças pulmonares crônicas. Ela ensina o sistema imune a criar um pelotão atento, capaz de desmobilizar o ataque do influenza", alerta Dr. Hélcio.

Não havendo um tratamento adequado, os resfriados e gripes podem complicar evoluindo para sinusite (inflamação dos seios da face) de causa infecciosa. Sinusites infecciosas podem ser causadas por diferentes tipos de germes, algumas por bactérias, outras por vírus. As sinusites virais, assim como os resfriados e gripes, têm sintomas leves e não requerem o uso de antibióticos. Já as sinusites causadas por bactérias têm sintomas mais intensos, como: dor na face, febre em torno de 38 - 38,5 graus, tosse que piora ao deitar e secreção nasal. "Nesses casos, os medicamentos indicados são sintomáticos, mucolíticos, e nos casos de complicação por contaminação bacteriana está indicado o tratamento com antibioticoterapia", Completao médico.

Para quem sofre de asma e rinite em todas as estações no ano, no inverno é preciso dobrar os cuidados, pois estas patologias podem se agravar devido à baixa umidade relativa do ar, comum nesta estação. Segundo o clínico geral do Hospital São Cristóvão "As medidas preventivas são: manter-se bem agasalhado e umidificar o ambiente".

Além das doenças supracitadas, as mais preocupantes são as meningites - doença infecciosa causada por vários tipos de germes (vírus, bactérias e fungos) que acometem as membranas do sistema nervoso - e as pneumonias - infecção ou inflamação dos pulmões, que pode ser causada por vários microrganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Como prevenção, devem-se evitar grandes aglomerações e ambientes fechados. "Medidas como lavar sempre as mãos, evitar colocá-las na boca, nariz e olhos; utilizar sempre lenço de papel ao espirrar ou tossir são essenciais para a prevenção dessas doenças" finaliza Dr. Hélcio Valério Passos.

Nova ponte e dragagem do Rio Paratibe irão acabar com alagamentos em Paulista

Prevista para ser entregue à população neste segundo semestre, a obra de construção da ponte do Banheiro do Soldado, em Arthur Lundgren I, avança em ritmo acelerado. Finalizada a etapa de preparação do solo com o bate-estaca, o serviço começa a mudar o cenário ribeirinho da comunidade com o surgimento dos alicerces de sustentação da estrutura. A primeira base já está pronta, enquanto a segunda será montada nos próximos dias numa distância de 16 metros de uma para outra, possibilitando o encaixe das placas feitas em pré-moldado. Atualmente, 20 operários estão envolvidos na intervenção, atuando em diversas funções, entre elas, de carpinteiros, armadores, serventes.

A ponte do Banheiro do Soldado terá 10,4 metros de largura, com 8m para a faixa de rolamento (em mão-dupla) e 1,2m de passeio em cada lado. Com 16 metros de comprimento, o elevado vai ficar a 3m de altura do leito do Rio Paratibe – principal responsável pelos alagamentos na via. O projeto executivo da obra prevê também a requalificação de trechos da Avenida Palmares que servem de acesso à ponte.

Atualmente, por conta da execução do serviço, a via está interditada para circulação de veículos nos dois sentidos. Acostumado a passar a pé pela área, o aposentado Natan Nascimento, 72 anos, está animado com o andamento da obra. “No período da chuva é impossível passar por aqui. A água sobe, invade as casas e causa muitos transtornos. Eu mesmo já sofri pra chegar à feira do Centro. Mas, agora, a situação vai mudar. Estou muito feliz. Quero, antes de morrer, ter a oportunidade de passar por essa ponte”, brincou.       

Além da ponte do Banheiro do Soldado, está prevista a construção de outro elevado sobre o Rio Paratibe, a ponte da Comunidade do Barão. Com a construção das duas estruturas e a dragagem do rio, que vai aprofundar o leito e alargar as margens para ampliar o fluxo de água, devem acabar de vez os problemas de alagamentos no bairro e em outras localidades ribeirinhas. Este pacote de obras recebeu recursos na ordem de 26 milhões do Ministério da Integração Nacional.

Nota de Pesar - Romeu Neves Baptista‏

Pernambuco acaba de perder um dos seus maiores expoentes na área de Turismo, com o falecimento de Romeu Neves Baptista, na manhã desta segunda-feira. Empresário do setor hoteleiro, também ocupou vários cargos ligados ao Turismo na administração pública, como diretor da Embratur, secretário de Turismo do Estado e do Recife, além de administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha, um dos nossos principais destinos.
Romeu via o Turismo como indutor do desenvolvimento econômico e social. Esse foi o princípio que sempre norteou seu trabalho, seja como empresário ou como gestor público. Sua dedicação e sua atuação em prol do Estado de Pernambuco ficam como exemplo e como legado para a atual e as próximas gerações de gestores e empresários de nosso Estado.

Silvio Costa Filho
Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

PROFESSOR LUPÉRCIO DECLARA APOIO A YVES EM IGARASSU‏


 O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, reuniu-se nesta segunda-feira, 11, com o ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PSB), que vai disputar a majoritária em Igarassu. Durante a conversa, o parlamentar confirmou apoio ao projeto político do socialista no município. O encontro aconteceu no Núcleo Comunitário Social de Rio Doce.
 Lupércio é conhecido em Igarassu por manter uma comunidade terapêutica que acolhe mais de 60 homens. Cerca de quatro mil pessoas já passaram por tratamento no centro de reabilitação. A unidade fica localizada em Cuieiras, nas proximidades de Mangue Seco.
 O encontro contou ainda com a presença do pré-candidato a vereador de Itapissuma, Jefferson Paiva (PSB). O postulante terá o apoio de Yves e Lupércio no município.
 “Yves tem um perfil semelhante ao meu. É uma pessoa que crê na força do trabalho social e tem um bom projeto político para Igarassu. Por isso, queremos somar forças para, juntos, lutarmos pelo que for melhor para o município”, declarou Lupércio.
 “Esse apoio chega em uma boa hora, porque precisamos fortalecer o arco de alianças para garantir a vitória desse projeto comprometido com o futuro de Igarassu”, declarou Yves.

Alunos do Colégio Motivo arrecadam 12 toneladas de alimentos

A Rede de Colégios Motivo (Boa Viagem, Caruaru, Petrolina e Casa Forte) arrecadou, este ano, no seu São João Solidário, 12 toneladas de alimentos. As doações foram entregues à cinco entidades beneficentes, são elas; Associação Comunitária Monte Verde, Associação Comunitária do Cajueiro, Abrigo Cristo Redentor, Casa do Neném e Missionário da Luz. Os alimentos foram arrecadados pelos alunos dos 3ª anos do Ensino Médio no concurso do casal Rei e Rainha do Milho.  O casal que se consagrou campeão foi aquele que representou a turma que mais arrecadou alimentos não-perecíveis.

Hoje começam inscrições para o Processo Seletivo da UPE

Hoje começam as inscrições para as três fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e seguem até o dia 12 de agosto, exclusivamente pela internet, através do site 

A taxa custa R$ 90,00. É obrigatório que o candidato possua CPF próprio e conta de e-mail válida.


O número de vagas ofertadas não mudou, a UPE oferece 3.460 vagas, distribuídas em 11 campi da instituição, para 54 cursos de graduação, sendo: 1.730 no SSA e 1.730 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

Algumas novidades foram anunciadas, são elas: os cursos de direito dos campi Benfica e Arcoverde terão 40 vagas (cada), os cursos tecnológicos de Gestão em Logística, oferecido nos campi de Salgueiro e Mata Sul, passam a ter 30 vagas (cada) e o mesmo curso no campus Salgueiro, agora será ofertados no turno noturno. Não houve aumento de vagas, apenas aconteceu um remanejamento delas entre os dois cursos citados.

Desde o Processo de Ingresso 2016, em substituição do Vestibular, a UPE decidiu adotar o ingresso através do Sisu, que acontece após a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e são aplicadas pelo Inep/Mec em dois dias consecutivos, de acordo com cronograma específico e regras próprias.

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.

Outras informações:
Fones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, 
Endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

SSA: 11/07 a 12/08/2016
Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 11 a 15/07/2016
Taxa: R$ 90,00, com pagamento até 16/08/2016

CALENDÁRIO DE PROVAS:

ENEM: 05 e 06 de novembro de 2016 (ingresso pelo Sisu)
SSA 3: 13 e 14 de novembro de 2016 (manhã)
SSA 2: 27 e 28 de novembro de 2016 (manhã)
SSA 1: 04 e 05 de dezembro de 2016 (manhã)-- 

Sobre informações da Imprensa da Universidade de Pernambuco