Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

O MOÇO DA CAMISA ROSA

Valdir Fachini


E lá vinha ele descendo a rua , todo pintoso, cheio de graça e charme com sua camisa cor de rosa. Ele gostava dessa cor, naquela época ,homem que usava roupa rosa, o pessoal chamava de baitola, maricona e mais uma centena de adjetivos, mas ele não tava nem ai.
  As mulheres todas suspiravam por ele, as solteiras disputavam ele no palitinho, as casadas se arrependiam de não ter esperado, as velhas se lamentavam por ter que ostentar suas inúmeras rugas, as meninas colocavam enchimento no sutiã pra parecer mais velhas, acho que até a alma das defuntas no cemitério tinha uma quedinha por ele;
     Os homens da cidade se descabelavam de ciúme dele, mas até que foi bom, porquê eles começaram a se arrumar melhor. O estoque de fazenda rosa da cidade acabou, trocaram as velhas botinas por sapatos de pelica que custavam o olho da cara, passaram a fazer barba e tomar banho todo dia, ficaram até jeitosinhos, alguns até arrumaram namorada depois da mudança.
     Teve macho que chegou a dizer que se fosse mulher iria dar em cima dele.
     Uma tarde, bem de tardezinha mesmo,quando os últimos raios de sol já se escondia atras da montanha, os rapazes e as moças começaram a dar volta em volta da fonte luminosa (naquela época, toda praça em frente a matriz tinha uma) as moças iam por um lado, os moços iam pelo outro, de modo que todos eles se encontravam com todas elas, só o Tertuliano não ia pra lugar nenhum, ficava parado feito dois de paus.
      Numa dessas voltas ele me deu uma olhada comprida, tão comprida que eu me arrepiei, na segunda volta de novo, na terceira ele repetiu a olhada, na quarta vez eu parei, fui perto dele, cumprimentei e falei só pra ele ouvir,....olha aqui ,cara! o meu negócio é mulher, eu não gosto de viadagem não e voltei a voltear.
     Ai ,eu me toquei, se eu notei que ele estava me olhando ,é porquê eu olhava pra ele também, o que está acontecendo comigo?
      Comecei a me preocupar com a minha machesa, pior foi perceber que as moças do volteio já não me chamavam a atenção, do outro lado da fonte eu procurava com o olhar pelo moço da vestimenta rosa, mas a maioria dos mancebos já estavam usando rosa, meus passos se apressavam quando eu estava longe, mas quando eu chegava perto eles iam em câmera lenta.
     Alguma tarde depois, eu estava sentado num banco da mesma praça, a sombra de um pé de tamarindo, quando eu o vi se aproximando, confesso que tremi,  Ele sentou do meu lado e tentou me acalmar, então com uma voz macia ele me disse....eu sou mulher.
      Eu nasci assim com esse jeito masculino, mas não sou homem e nem quero ser, isso foi um erro da genética, tenho pelo por todo o corpo e essa barbinha ridícula que eu procuro manter sempre aparada.
       Não tenho amigos, tenho medo de ter amigos e depois não ser aceita quando descobrirem como sou de verdade.
        Então eu me propus a ser seu amigo, não sei se por dó ou afeição, mas acabei sendo seu grande amigo e ela minha melhor amiga, talvez a única.
     Chorei, quando um dia ela se mudou com a família pra outra cidade, fiz festa quando um ano mais tarde ela voltou, muito mais amiga ainda.
       Essa história se passou a muito tempo atras, tenho saudades daqueles momentos .
    Hoje eu estou casado, sou feliz e amo demais a minha esposa e tenho três filhas ......todas barbadas.

Após ataque na França, Brasil vai revisar medidas de segurança para a Rio 2016

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Sergio Etchegoyen, disse hoje (15) que o governo vai revisar as medidas de segurança no país para a Olimpíada Rio 2016 após o atentado de ontem à noite em Nice, na França, que deixou ao menos 84 mortos e 100 feridos.
José Cruz/Agência Brasil
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Sérgio Etchegoyen, diz que medidas de segurança para a Olimpíada serão revistas após ataque em Nice, na FrançaJosé Cruz/Agência Brasil
“Estamos ainda sob o efeito do choque da tragédia que atingiu a França. Desde aquele momento, o Ministério da Justiça, Ministério da Defesa e o Gabinete de Segurança Institucional estão trabalhando para que se possa garantir que continuemos no mesmo nível de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso exige uma série de revisões, de novas providências e trabalho intenso daqui para a frente para que mantenhamos o nível de segurança. Obviamente, nossas preocupações subiram de patamar”, disse Etchegoyen, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
Segundo Etchegoyen, os ministros da área de segurança e defesa estão revisando todo o dispositivo de segurança para identificar eventuais lacunas. Como essa revisão, identificadas as lacunas, haverá incremento de algumas medidas, como mais postos de controle e barreiras, além de interdições no trânsito, explicou.
“É importante que a população entenda que vai trocar um pouco de conforto por muita segurança. Estamos prontos para os Jogos 2016, apenas vamos revisar nossos procedimentos [ ]. Temos o dever, a partir do que aconteceu [atentado na França], de revisar todos os nossos procedimentos para checar se há lacunas. Necessitamos fazer uma auditoria sobre nosso planejamento para ver se sobra alguma lacuna que tenhamos, por alguma razão, negligenciado”, acrescentou.
Reunião
Etchegoyen informou que o presidente interino Michel Temer vai coordenar hoje, às 16h, no Palácio do Planalto, reunião com os ministros da Defesa, da Justiça e do GSI para tratar da segurança na Olimpíada após o atentado na França.
Possibilidade de ataque
Perguntado sobre ameaças terroristas no Brasil, o ministro do GSI disse que há “possibilidades” de ocorrência de atentados no país como em qualquer lugar. “Considerando as circunstâncias, eu falo em possibilidades da ocorrência de eventos terroristas. [ ] Quando chegar a informação de que haveria uma tentativa concreta, a gente muda a palavra para probabilidade”, afirmou Etchegoyen.
Ataque em Nice deixa ao menos 80 mortos
Ataque em Nice deixa ao menos 80 mortosAPA/Olivier Anrigo/Agência Lusa/Direitos Reservados

Itamaraty pede que brasileiros na Turquia fiquem em casa


Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O Itamaraty recomendou aos cidadãos brasileiros que estão na Turquia que não saiam de casa e procurem tranquilizar seus familiares. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro está atento à situação dos brasileiros no local.
"Na expectativa de informações mais precisas sobre os eventos em curso na Turquia, o governo brasileiro acompanha com atenção a evolução da situação e recomenda aos cidadãos brasileiros residentes ou de passagem por aquele país que tomem as medidas necessárias para garantir sua segurança até que a situação se normalize", informou a pasta, por meio de nota à imprensa. Segundo o comunicado, a embaixada do Brasil em Ancara e o Consulado-Geral do Brasil em Istambul funcionam em regime de plantão de 24 horas.
O Itamaraty também publicou no Twitter recomendando que os brasileiros entrem em contato com seus familiares e "evitem circular pelas ruas". Em contrapartida, o presidente Recep Erdogan pediu ao povo turco resista ao golpe militar nas ruas e nos aeroportos.

Governo diz que derrotou tentativa de golpe e prendeu líderes na Turquia

O ministro do interior da Turquia, Efkan Ala, afirmou há pouco que a tentativa de golpe de estado no país foi repelida pelas forças leais ao presidente Recep Tayyip e ao primeiro-ministro Binali Yildirim. Segundo Ala, os líderes da revolta foram presos e a situação “está largamente sob controle”. A informação é da Agência Ansa Brasil.
Divulgação

Exército anuncia tomada de poder na Turquia

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O Estado-Maior do Exército da Turquia anunciou nesta sexta-feira (15) que tomou o controle do país em um golpe contra o primeiro-ministro Binali Yildirim e o presidente Recep Tayyip Erdogan.
"Para recuperar nossos direitos humanos, constitucionais e democráticos, estamos oficialmente assumindo o controle do país", diz uma declaração da ala das Forças Armadas responsável pela revolta.
Por volta das 22h, tiros foram ouvidos em Ancara, capital do país, onde caças faziam voos rasantes e helicópteros militares tomavam os céus. Em seguida, foram fechadas as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa - no caminho inverso, o tráfego seguiu fluindo.
Logo depois foi bloqueado o acesso às redes sociais e militares invadiram a sede da TV estatal. Além disso, tanques se dirigiram ao Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, o mais movimentado do país.
"Os autores [do golpe] pagarão o preço mais alto", garantiu Binali Yildirim, que ainda prometeu usar "força contra a força". Nos últimos meses, o presidente Erdogan vinha sendo acusado de promover um governo autoritário no país, atingindo até alguns de seus antigos aliados.
Além disso, o país convive com a ameaça do terrorismo do Estado Islâmico e de grupos separatistas curdos. O partido AKP, fundado por Erdogan, é acusado de interferir na Justiça para abafar casos de corrupção e de censurar a imprensa. Para isso, fechou jornais opositores e afastou juízes tidos como "adversários".
Erdogan foi primeiro-ministro até 2014, mas no fim de seu mandato foi eleito presidente, mantendo o poder em suas mãos, apesar de a Turquia ser parlamentarista. Nos últimos meses, vinha tentando emplacar uma mudança para o regime presidencialista, o que lhe deria ainda mais força. Segundo a emissora "CNN", apesar do golpe, ele se encontra a salvo.
Edição: Carolina Pimentel

Senador Fernando Bezerra prestigia posse de novo superintendente da Codevasf em Petrolina

Petrolina, 15/07/16 – O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou, nesta manhã (15), da posse do novo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina, o engenheiro Aurivalter Cordeiro da Silva. Também prestigiaram a cerimônia, lideranças políticas do estado e da região, como o deputado estadual Miguel Coelho (PSB), presidente do Partido Socialista Brasileiro no município e candidato a prefeito da cidade nas próximas eleições.

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFP) e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Urbanos pela Escola Nacional de Serviços Urbanos (Ibam) do Rio de Janeiro, Aurivalter Silva assumiu a 3ª Superintendência Regional da Codevasf. Durante a posse, ele afirmou que está sendo elaborado um plano de ação que norteará a atuação da Companhia nesta nova gestão. “Vamos trabalhar unidos, contando com a competência técnica dos servidores da Codevasf e com o objetivo de atender a todas as demandas da região”, destacou.

Natural de Petrolina, Fernando Bezerra lembrou que o novo superintendente tem uma história de prestação de serviços ao Governo de Pernambuco e ao Executivo federal. “É um quadro preparado, qualificado, com larga experiência nesta área”, ressaltou o senador. “Portanto, acredito que ele está pronto para liderar a Superintendência da Codevasf em Petrolina”, completou Bezerra Coelho, ao pontuar que a nomeação de Aurivalter Silva foi apoiada pelos ministros Helder Barbalho (Integração) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de 
Governo da Presidência da República), em representação ao presidente em exercício, Michel Temer.

Entre outras funções públicas, Aurivalter Silva foi diretor de Obras Hídricas do Ministério da Integração, coordenador de Obras da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente do Complexo Industrial Portuário de Suape, secretário interino de Meio Ambiente do município de Petrolina e secretário de Obras do município de Dormentes.

Senar/PE e Nattos Alimentos vão capacitar jovens do Agreste

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) e a Nattos Alimentos vão capacitar jovens do Agreste no curso Avicultura de Postura e Corte. O lançamento da nova turma do Programa Jovem Aprendiz será realizado em Belo Jardim, a partir do dia 8 de agosto. Serão 800 horas de capacitação teórica e prática, utilizando a estrutura da empresa alimentícia.
A iniciativa foi oficializada na última quarta-feira (13), quando a coordenadora de Treinamentos do Senar/PE, Mônica Pimentel, e a gestora de Pessoal da Nattos Alimentos, Maria de Fátima Sena, consolidaram o termo de adesão para implantação do curso técnico. A reunião aconteceu na sede da empresa, em Belo Jardim, com a presença da supervisora de Treinamentos, Vânia Barcelar.
A perspectiva do Senar é profissionalizar, inicialmente, 27 alunos durante o curso, que termina em fevereiro de 2017. “As turmas estão no processo de formação. Vale salientar, que para participar, os aprendizes devem ter idade de 14 a 24 anos, estarem cursando o fundamental ou médio, ou ainda, ter concluído o ensino médio", explicou a supervisora. A instituição ainda planeja turmas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Sirinhaém e Petrolina. A expectativa é atender 350 alunos ao longo do ano.

CADÊ A ÉGUA DO SEU TONICO?

Valdir Fachini
 
Oh mãe, hoje é quarta-feira ,hoje é dia do seu Tonico vir aqui em casa procurar a égua dele, não é?
     É sim meu filho, já pega a viola do pai e deixa no jeito.
    Dito e feito, lá pelas dez e pouco chegava o seu Tonico(Antônio Ferreira da Costa,se bem me lembro, era esse o seu nome)vinha ele, limpando o suor do rosto com a manga da camisa, com um pedaço de corda na mão, esbravejando e chutando pedra e toco.Disgramada de égua, não tem um dia que ela não foge, os meninos não viram ela passar por aqui não? Essa pernada me deu uma sede, comadre Durvalina ..me arruma um copo d´água?
      Antes dele terminar de gritar lá do portão, a mãe já vinha com a água, ela já conhecia o costume do seu Tonico(Antônio Clementino da Silva, se bem me lembro, era esse o nome dele).
     Então ele sentava na varanda, pedia a viola do pai e começava a cantar e tocar. De viola até que ele manjava, mas cantando, era uma negação.
     Enquanto o som da viola e a voz do seu Tonico(Antônio Belarmino de Oliveira, se bem me lembro,era assim que ele se chamava)se espalhava pelo  quintal,o cheiro da costela com mandioca da mãe, saía da cozinha, vinha fazendo caracol, inundava a varanda e penetrava nas nossas narinas.
    Então a mãe convidava seu Tonico( Antônio Vicente Correia, se bem me lembro,ele foi batizado assim)pra almoçar, ele topava.
       Na quinta-feira a égua fugia lá pros lados do sítio do padrinho Venceslau, nesse dia ,a madrinha fazia frango com quiabo, a água já estava fresquinha, a viola afinada e as cadeiras na varanda.
      Depois de comer uma pratada de arroz com feijão,uma coxa.uma asa e um pé do frango e cantar a moda da mula preta....eu tenho uma mula preta, com sete palmos de altura...Raul Torres, seu Tonico (Antônio José de Lima )agradecia e voltava a campear a égua.
      Cada dia da semana, a égua fugia pra uma banda, no domingo ela fugia na hora do almoço e na hora da janta.
     A vizinhança toda sabia que a égua nunca fugia, mas ninguém se importava, porquê seu Tonico tinha uma alma boa.
      O pai dizia que    ele era um anjo que Deus mandou pra tomar conta da gente.
      Um dia, meu irmão mais velho(era uma quarta )ficou escondido perto da casa do seu Tonico,(Antônio Barbosa ), quando o fila-boia saiu, o mano pegou a égua e a levou pra nossa casa, quando seu Antônio chegou perguntando pelo animal, trouxe ela amarrada na corda , o homem ficou sem graça, agradeceu e foi embora, nem sede sentiu.
       Mas a mãe, com aquele seu imenso coração, lá da porta chamou...volta aqui seu Tonico , amarra a égua no mourão e vem tomar uma água , esse calor tá de rachar, canta uma moda pra gente,..vai lá menino, busca a viola do pai.
     Espera pro almoço, seu Tonico,eu to fazendo costela com mandioca, o senhor gosta?