Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Congresso internacional de hemofilia discute avanços no tratamento

De 24 a 28 de julho acontece em Orlando, EUA, o congresso anual da World Federation of Hemophilia (WFH), o maior encontro internacional sobre distúrbios e doenças relacionadas ao sangue que reúne especialista de diversos lugares do mundo em torno do tema.

Entre os destaques na agenda do evento deste ano estão a aplicação de abordagens inovadoras e da ciência de ponta para atender as necessidades dos pacientes com hemofilia, incluindo futuros avanços no tratamento. Entre eles estão os fatores de coagulação recombinante de longa duração, considerados o avanço mais significativo no tratamento da hemofilia em quase duas décadas.

Esses medicamentos diminuem a frequência de infusões para menos da metade, em comparação aos tratamentos atuais, trazendo conveniência, autonomia e praticidade e facilitando a adesão do paciente que depende do tratamento para a vida toda. No Brasil, o Fator IX recombinante de longa duração recebeu aprovação da Anvisa no começo do ano e deve começar a ser comercializado no segundo semestre.

Para adiantar esse e outros temas que serão abordados no congresso, sugiro entrevista com:
Dra. Margareth Ozello, hematologista da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).
O que acha da sugestão? Para complementar, envio abaixo alguns dados sobre a doença.


Sobre a hemofilia

Estima-se que 400 mil pessoas tenham hemofilia em todo o mundo, sendo que cerca de 12 mil vivem no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

A hemofilia é uma doença genético-hereditária associada à ocorrência de mutações nos genes dos fatores VIII ou IX da coagulação – ambos localizados no cromossomo X –, afetando, desde o nascimento, a produção normal desses fatores e comprometendo o processo natural de coagulação do sangue. Esses fatores (ou proteínas) são ativados quando ocorre o rompimento de algum vaso sanguíneo, mas, nas pessoas com a doença, essas proteínas apresentam baixa atividade. Por isso a coagulação é interrompida e os sangramentos demoram muito mais tempo para serem controlados. Essa deficiência da coagulação pode ser leve, moderada ou grave. Embora carreguem o gene que transmite a hemofilia, as mulheres raramente manifestam a doença, mas podem transmiti-la para seus herdeiros.

Os sintomas mais comuns da hemofilia são sangramentos prolongados, que podem ser externos, quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando ocorrem dentro das articulações, músculos ou outras partes internas do corpo. As pessoas com hemofilia grave podem ter sangramentos espontâneos nos músculos e nas articulações, como joelhos, cotovelos e tornozelos. Como a coagulação nessas pessoas é muito lenta ou inexistente, ocorre grande derramamento de sangue nessas regiões, provocando inchaço, dor e degeneração articular ou comprometimento neurológico, caso não sejam tratados adequadamente.

O tratamento convencional da doença consiste na profilaxia, que é a administração do fator de coagulação deficiente com injeções frequentes e programadas, que podem variar de uma a mais vezes por semana, dependendo da gravidade da doença. As infusões permitem que a pessoa com hemofilia apresente em sua circulação sanguínea o fator deficitário em quantidade suficiente para que não ocorram os sangramentos espontâneos.

Fortaleza recebe a Torre de League of Legends durante o Sana 2016

São Paulo, 14 de julho de 2016 - Para promover encontros entre os fãs do game League of Legends (LoL), a Riot Games – produtora e distribuidora de LoL – leva para Fortaleza (CE), um dos ícones de seu título: a Torre, poderosa estrutura defensiva que guarda as três rotas do principal mapa de League of Legends, o Summoner’s Rift. Com 9 metros de altura, a Torre ficará exposta durante o Sana 2016, tradicional evento de cultura pop oriental e ocidental, que será realizado no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 15 e 17 de julho.

O famoso ícone de LoL ficará exposto nos três dias em que vai durar o evento. A Torre será um ponto de encontro dos fãs da cultura gamer. “Tudo o que fazemos na Riot Games, fazemos pela comunidade, e trazer um elemento virtual para a vida real, promovendo encontros entre jogadores, foi uma das estratégias que usamos, aprovamos e aperfeiçoamos”, explica Marcio Orlandi, diretor de Produtos da Riot Games no Brasil. Segundo o executivo, a estrutura passou por reformas para ficar ainda mais fiel à encontrada no jogo.

“Escolhemos o Sana 2016 para expor a Torre de LoL por ser um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade de Fortaleza”, conta Orlandi. Todo ano o Sana reúne milhares de fãs da cultura pop oriental e ocidental ao redor de animações japonesas, espaços dedicados a cultura pop, coreana e japonesa, dança, estandes, videogames retrôs e de última geração, cosplay, música dos mais diversos estilos, atrações nacionais e internacionais.

Antes de chegar em Fortaleza, a Torre foi instalada na Arena das Dunas, estádio que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal. O local recebeu o evento Mega Torcida LoL no dia da grande final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2016 – Segunda Etapa. O público assistiu em telões instalados no estádio a transmissão ao vivo da partida decisiva que foi realizada em São Paulo.

No próximo final de semana, dias 23 e 24 de julho, a estrutura seguirá para Recife.

Serviço
A visita à Torre é gratuita.
Local da exposição: estacionamento externo do Centro de Eventos do Ceará
Data: 15, 16 e 17 de julho.
Horário: a partir das 10h.
Endereço: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza – CE.
Sana 2016 - www.portalsana.com.br
Classificação etária: 12 anos.

Sobre a Riot Games

A Riot Games tem como objetivo ser a empresa de jogos mais focada no jogador do mundo. A empresa foi criada em 2006 por jogadores empreendedores, que acreditam que o desenvolvimento de jogos focado na comunidade pode ter resultados incríveis. Em 2009, a companhia lançou seu primeiro título, League of Legends, aclamado pela crítica e pela comunidade, com mais de 67 milhões de jogadores por mês. A empresa está sediada em Santa Monica, na Califórnia, além de possuir 14 escritórios ao redor do mundo.