Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Municípios do Território de Suape constroem indicadores de gestão do programa

Representantes de municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, além dos órgãos governamentais : Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco- Condepe/Fidem, CPRH e empresa Porto de Suape estiveram reunidos em oficina de trabalho visando construir os indicadores de gestão sustentável do Programa Especial de Controle urbano e Ambiental do Território de Suape. Os participantes puderam assistir à palestra ministrada pela Secretaria Executiva de Habitação, Sheila Pincovsky, sobre o tema Construindo Indicadores de Gestão Sustentável.  Também foram eleitos os componentes do Grupo de Acompanhamento Municipal que vão se reunir sistematicamente para construir as etapas seguintes deste trabalho.

Esta é uma das atividades do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território de Suape, desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com as prefeituras daquela região. O objetivo da ação é criar ferramentas para a avaliação da capacidade dos governos locais realizarem a gestão urbana e ambiental, tendo como parâmetro o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, considerando os investimentos realizados pelo programa. Para dar suporte técnico ao trabalho, foi contratada a  consultora Instituto de Gestão – INTG.

O diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da entidade, Luciano Pinto, representou na ocasião, o presidente Flávio Figueiredo. "Esta é uma importante função finalística do programa e a construção destes índices vai nos levar a medir se os objetivos foram alcançados", explica o diretor. Em seguida, a coordenadora executiva do programa, Antonia Santamaria, apresentou a situação atual da sua execução.

Em seguida, na palestra, Sheila Piconvsky  mostrou detalhes para compor indicadores simples e compostos, ressaltando que na escolha destes deve-se levar em conta qualidade, aplicabilidade efetiva e sistema de monitoramento. Para ela, os indicadores devem ter clareza e precisão, além da facilidade de compreensão a exemplo dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano , IDH, que mede a qualidade de vida da população mundial através de três dimensões : educação, longevidade  e renda.