Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Senar abre vagas para curso técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil

Pernambuco participa pela primeira vez da seleção para o curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil, realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A expectativa é de que haja forte concorrência pelas vagas, como acontece nos outros 20 estados do País e no Distrito Federal, onde o curso já vem sendo realizado.
As inscrições para a seleção foram abertas seguem até o próximo dia 29. Em todo o país, já são mais de 4.500 candidatos, disputando as 1.500 vagas oferecidas no curso de nível técnico, que é gratuito, semipresencial e certificado pelo Ministério da Educação (MEC), parceiro do Senar/PE na iniciativa.
Alta demanda
Em Pernambuco são oferecidas 40 vagas no polo montado no município de Bezerros, região que concentra grande número de agroindústrias. Como em outras regiões do País, a demanda por mão de obra especializada também é grande. Adriano Leite Moraes, superintendente do Senar/PE, está confiante. “Expandir a atuação do Senar na formação profissional rural, para habilitar técnicos de nível médio, em parceria com sindicatos, traduz um trabalho institucional no fortalecimento do setor que representamos, aproximando ainda mais o Senar do seu público”. E o coordenador regional do Curso Técnico em Agronegócio no estado, Adriano Pontes complementa: “existe uma necessidade iminente por profissionais bem qualificados nesse nível e o Senar tem uma larga experiência na educação rural. Com esse Curso Técnico em Agronegócio, estamos cumprindo nossa missão de promover a qualificação profissional, o aumento de renda no campo e o crescimento da produção sustentável”.
Com foco na formação de gestores agrícolas, o Curso Técnico em Agronegócio abre um amplo mercado de trabalho para seus alunos. Em dois anos, eles saem preparados para não somente administrar propriedades rurais, mas também para atuar na industrialização e comercialização de produtos agrícolas, ou até mesmo no campo das pesquisas.
As inscrições para o processo seletivo, em Bezerros, podem ser feitas no portal http://etec.senar.org.br/ ou diretamente no Sindicato Rural município, que fica no bairro de Santo Amaro, número 07. É bom não deixar para a última hora. Como as provas são individuais, os horários para o exame são limitados.

Brasil Kirin lança Baden Baden 5 Grãos

A partir deste mês, os consumidores vão encontrar nos principais pontos de vendas de São Paulo a Baden Baden 5 Grãos, novo estilo da marca. O produto chega na região sul em agosto e, a partir de setembro, nos demais estados.
A 5 Grãos chega para conquistar paladares mundo a fora. A sua fórmula traz a combinação de ingredientes não óbvios, mas que com o cuidado e perfeccionismo dos mestres cervejeiros da Brasil Kirin conseguiu chegar num equilíbrio, trazendo harmonia entre leveza e amargor. São cinco grãos milenares em sua receita: amaranto, aveia, quinoa, trigo, além é claro da cevada. Os grãos trazem múltiplos e harmônicos aromas e sabores, com cor dourada e espuma cremosa.
A partir deste mês, os consumidores vão encontrar nos principais pontos de vendas de São Paulo a Baden Baden 5 Grãos, novo estilo da marca. O produto chega na região sul em agosto e, a partir de setembro, nos demais estados.
A 5 Grãos chega para conquistar paladares mundo a fora. A sua fórmula traz a combinação de ingredientes não óbvios, mas que com o cuidado e perfeccionismo dos mestres cervejeiros da Brasil Kirin conseguiu chegar num equilíbrio, trazendo harmonia entre leveza e amargor. São cinco grãos milenares em sua receita: amaranto, aveia, quinoa, trigo, além é claro da cevada. Os grãos trazem múltiplos e harmônicos aromas e sabores, com cor dourada e espuma cremosa.


Secretário Nilton Mota garante água para a zona rural de Canhotinho


As obras hídricas na zona rural são uma das prioridades da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, que vem dando continuidade à realização de ações para garantir água de qualidade à população de todas as regiões do Estado, conforme determinação do governador Paulo Câmara. Nesta quarta-feira (20), o secretário Nilton Mota esteve no município de Canhotinho, no Agreste Meridional, onde assinou ordem de serviço para a execução de um sistema simplificado de abastecimento.

Com esta nova ação, serão beneficiadas aproximadamente 1 mil pessoas residentes no Sítio Luz, que anteriormente dependiam da chegada de carros-pipa. “O Estado vem enfrentando uma grave crise hídrica há mais de cinco anos, por isso estamos somando esforços para levar água às torneiras das casas da população, principalmente daqueles que mais precisam. As obras terão início imediato e prazo de conclusão de 45 dias”, assegurou Nilton Mota.

O sistema simplificado de abastecimento de água é feito através da perfuração de um poço artesiano, com vazão de 10 mil litros por hora. Também assinaram a ordem de serviço o deputado estadual Álvaro Porto; o secretário municipal de Agricultura, Flávio Ricardo; e o vereador Sérgio Vilela.

Volta do Clube do Samba ao Morro da Conceição, traz artistas locais e nacionais

Após dois anos respirando os ares do Recife Antigo, o Clube do Samba retorna às origens, neste domingo (24). Com um time de peso, formado por grandes artistas, a cantora e idealizadora do projeto, Karynna Spinelli convida os amantes do samba para subir o Morro a partir das 14h. O Clube do Samba é realizado na quadra central do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Para celebrar a volta ao lar, o evento tem início com um cortejo do Afoxé Omin Sabá, que seguirá do Ilê de Culto Africano Santa Bárbara, na Rua Morro da Conceição até a quadra. 
Na quadra, a anfitriã Karynna Spinelli faz duetos com artistas de várias vertentes da música pernambucana e brasileira. Entre os convidados, estão a sambista Selma do SambaNena Queiroga, Jorge Riba, Ana Paula Guedes, do Voz Nagô e a paraibana Dandara Alves.

O público que comparecer ao Clube do Samba vai poder apreciar o show da turnê Nordeste Negona, onde Karynna recebe Júnior Parente, que vem direto do Rio de Janeiro para marcar presença neste evento, trazendo o samba carioca para uma mistura de sons com a pernambucana.

No repertório, além de canções autorais dos CDs Morro no Samba e Negona , Spinelli traz canções de grandes nomes do cenário nacional, como Meninas do Brasil, de Morais Moreira, Como Nossos Pais, eternizada na voz de Elis Regina, Roda Viva, de Chico Buarque, sem deixar de fora as toadas do seu enlace ao candomblé e à Jurema Sagrada, comungando  do sentimento de luta e reconhecimento da nossa ancestralidade indígena e negra, aproximando-o, através de ligeira modernidade nos arranjos, do suntuoso mercado fonográfico mundial.
INCLUSÃO SOCIAL - Sempre pensando na inclusão social, o show tem a presença de um intérprete de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais.

TURNÊ - A turnê segue pelo Nordeste,com shows em Caruaru (PE), João Pessoa (PB), Goiana (PE) e Maceió (AL) e tem patrocínio  do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura, Secretaria de Cultura e Fundarpe, com produção da Mulucum.


SOLIDARIEDADE: Com o mote "Meu samba enche barriga”, Karynna continua arrecadando centenas de quilos de alimentos para distribuição a comunidades carentes. A cantora pede ao público que leve alimentos para o show, que serão doados para comunidades carentes do Recife. O Clube do Samba tem apoio da Prefeitura da Cidade do Recife,  da Secretaria de Enfrentamento ao Crack, os comerciantes do Morro da Conceição,  os amigos do Clube do Samba, com patrocínio da EMPETUR.

Prefeitura do Paulista oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

A Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista está com 25 vagas abertas para cursos gratuitos do Pronatec Aprendiz. A iniciativa beneficia jovens na faixa etária de 16 a 21 anos de idade. São 15 oportunidades para Auxiliar de Biblioteca e dez para Auxiliar Administrativo-RH. As inscrições terão início nesta sexta-feira (22.07). Os interessados, munidos de RG, CPF e comprovante de residência, devem comparecer das 8 às 12h, ao prédio da própria secretaria, que fica na Rua da Aurora, n° 1006 bairro Aurora, Paulista.
Os candidatos devem ter concluído o ensino médio, disponibilidade para estudar à noite e residir em Paulista. Os cursos terão duração de seis meses. Os estudantes ainda receberão auxilio passagem, material e fardamento.  As aulas começam no mês de agosto, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na Avenida Dr. Rodolfo Aureliano, n° 2182, - Vila Torres Galvão, Paulista.

Junior Matuto se reúne com moradores do Janga e presta contas das ações da gestão

Além das ações realizadas nos diversos setores na cidade do Paulista ao longo dos últimos três anos e meio, o prefeito Junior Matuto relembrou, na noite desta quarta-feira (20), sobre grandes investimentos que já se instalaram no município, além dos que estão em via de negociação para serem implantados em breve. Com isso, a expectativa é de um fortalecimento na economia, e principalmente, a geração de empregos para a população local.

Em mais uma rodada de encontros com a população do município do Paulista, o gestor realizou a prestação de contas das ações, desta vez, no bairro do Janga, na área das praias, onde foram destacadas ações de contenção do avanço do mar, e a grande obra de mobilidade que deve desafogar o trânsito, que é a duplicação da PE-01, a avenida Cláudio Gueiros Leite. Ao todo, cerca de R$ 170 milhões estão sendo investidos na execução de obras em todo o Paulista, de acordo com os números divulgados pelo prefeito.

Segundo Matuto, o momento de crise, vivenciado no Brasil, não tem sido uma pedra no caminho da busca de melhorias. Pelo contrário, foi nesse mesmo momento em que ele acredita que grandes incentivos foram conquistados com a vinda de empreendimentos de grande porte, a exemplo de um distrito industrial que será instalado às margens da Rodovia PE-22, com o investimento de cerca de 150 milhões de reais.

“Semana passada fechamos com uma fábrica de papelão,  e é isso que nos alimenta numa crise dessa. O dono de um shopping sabe do papel que o prefeito e o vice prefeito teve para abrir aquele shopping, quando ninguém acreditava e uns até zombavam”, declarou Junior. Segundo os dados informados pelo prefeito, atualmente 2.700 pessoas estão trabalhando de carteira assinada e 95% é de Paulista.

Ainda de acordo com Matuto, outra grande vitória para o município é a vinda do parque Mirabilândia. “A gente tinha perdido para Fortaleza, o governo deu o terreno para ser do lado do Beach Park. Fomos lá, desmanchamos o negócio, trouxemos para Paulista, e vai ser mais um investimento de 50 milhões e vai gerar 500 empregos de carteira assinada”, comemorou o prefeito.

Além das obras já conhecidas, como a do mercado de Paratibe, dragagem do Rio Paratibe, construção reformas de postos de saúde, pavimentação de ruas e calçadas, um dos destaques foi para as políticas Sociais, por meio de ações realizadas pelo órgão, voltadas para assistência social, além do incentivo de atividades esportivas e realização de cursos profissionalizantes.

Em outro encontro, Matuto ressaltou a importância das Políticas Especiais Para as Mulheres, que por meio do empenho da pasta municipal recebeu a premiação como a prefeitura que tem compromisso com a política de Gênero na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além disso, ele lembrou sobre quando o município concorreu a um prêmio Nacional, entre mais de 5000 municípios Paulista ficou entre as três últimas concorrentes.

Na área da Saúde, o prefeito destacou o Programa Remédio em Casa, que atualmente beneficia 8 mil pacientes e usuários do Sistema de Saúde da Família. A meta, de acordo com ele, é atingir um total de 28 mil pessoas.

Na Educação, Junior Matuto assegurou que a secretaria municipal já providenciou a entrega do kit escolar completo, com destaque para o programa Olhar Paulista, que já beneficiou alunos de diversas unidades de ensino que possuem algum tipo de problema na vista. O projeto é inovador na Região Metropolitana e pretende atender 1750 alunos, com entrega de óculos, por meio de um convênio com o Lafepe.

FEIRA PET AGITA AS FÉRIAS DO PAULISTA NORTH WAY SHOPPING

Animais domésticos, exóticos, filhotes e adultos vão aportar no Paulista North Way Shopping de 22 a 31 de julho. É a Feira Pet que promete encantar pais e filhos. O evento terá venda e exposições de cães, gatos, pássaros ornamentais e exóticos, peixes ornamentais, hamster sírio e chinês, esquilos, coelhos, entre outros. Além disso, o visitante poderá assistir desfiles de moda pet, casamento canino, corrida de hamster e apresentação de voo com gavião.

A feira vai reunir, em 550 metros quadrados, cerca de 200 animais e espera um público 25 a 30 mil pessoas em dez dias de evento. Lá, o visitante poderá encontrar exemplares com preço variando entre R$ 2,00 e R$ 3 mil. Poderá participar ainda do Agility, um esporte canino no qual os cães devem transpor obstáculos, vencendo o mais rápido e com menor número de faltas.
Quem quiser levar seu animal para participar das atrações deverá portar a carteira de vacinação do animal com a vermifugação em dia. Lembrando que só podem circular no shopping, animais de pequeno porte.

Feira PET:
De 22 a 31 de julho
Segunda a Sexta-feira  das 15:00 às 22:00h 
Sábado: 9h às 22h
Domingo: 12h às 21h
Ingressos R$ 20 reais, meia entrada R$ 10,00

SEST SENAT promove ação gratuita para taxistas do Recife

A capital pernambucana recebe nos próximos dias 25 e 27 de julho, o projeto Transportando Saúde nas Cidades, desenvolvido pelo SEST SENAT. O objetivo é oferecer bem-estar e melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte (taxistas, motoristas de ônibus e caminhoneiros), contribuindo para um trânsito mais seguro.  

Das 9h às 16h, os taxistas do Recife poderão participar dos serviços de saúde que serão disponibilizados gratuitamente na Coopstar (Cooperativa de Serviço de Taxi Comum do Aeroporto), localizada na Rua Pintor Lula Cardoso Ayres, Imbiribeira. Já no dia 27/07, a ação acontece no Sindicato dos taxistas, na Rua Júlio Verne, 60 – Imbiribeira.

Durante a ação, os taxistas poderão realizar avaliações no controle da obesidade, além de aferição de pressão arterial e realização do teste de glicemia. Também receberão orientações nutricionais, de saúde bucal, sobre trânsito seguro (combate ao álcool e drogas) e aulas de ginástica laboral, com foco na prevenção de problemas da coluna.

Um levantamento realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre o perfil dos taxistas mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. Apenas 46,2% deles procuram atendimentos de forma preventiva; 73,6% estão acima do peso; 16,7% já tiveram ou trataram problemas de pressão alta e 14,7%, problemas de coluna. Em relação à alimentação, 45,9% não têm local certo para realizar as refeições, e apenas 28,1% se alimentam em casa.

Até o fim do ano, a ação também será realizada em outras 16 cidades: Brasília (DF), Cariacica (ES), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Sobral (CE), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). A expectativa é atender 7.300 taxistas em todo o país.