Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Centro de educação socioambiental lança projeto voltado para crianças

Neste mês de férias escolares, as crianças do município de Arcoverde, contam com  uma opção de lazer e ao mesmo tempo de aprendizado. Isto porque o Centro de Educação Socioambiental (Cesac) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), localizado neste município, no Sertão do Estado, lançou  o projeto Brincar com Arte, para atender a garotada.
Durante as oficinas que estão acontecendo no Cesac, a criançada tem a oportunidade de confeccionar brinquedos, como carrinhos, bonecas e objetos decorativos a partir da reutilização de garrafas pet, papelão, tampinhas de garrafa, entre outros materiais recicláveis. Dentro do projeto são realizadas ainda oficinas de pintura. O projeto ocorrer no horário da manhã e tarde e as turmas  são  formadas de acordo com as demanda.
O objetivo do projeto é conscientizar as crianças a respeito da preservação ambiental e do uso consciente da água. Além dessas oficinas práticas, o Cesac promove palestras educativas a respeito do uso racional da água, sustentabilidade, reutilização de materiais, preservação do meio ambiente e temas afins. “Trabalhamos principalmente com temáticas voltadas para a questão da água”, explica a supervisora do Cesac, Carmem Tavares.
Segundo ela, esse projeto é uma oportunidade de o público infantil aprender mais sobre o uso consciente da água e o meio ambiente. “É importante realizar essas atividades durante o período das férias, pois as crianças brincam, aprendem a fazer o seu próprio brinquedo utilizando materiais  recicláveis, que geralmente são jogados no lixo e ainda têm uma ocupação. Além das brincadeiras, elas aprendem a preservar o meio ambiente”, ressalta a supervisora.

Papa Francisco lembra vítimas de ataques em Munique e Cabul

Na tradicional oração do Angelus, na Praça São Pedro, o papa Francisco lembrou hoje (24) as vítimas do ataque em um centro comercial de Munique, na última sexta-feira (22), que matou dez pessoas, e do atentado terrorista em Cabul, no Afeganistão, ontem (23), que deixou 80 mortos.

Fonte: Agência Brasil

Ministro do TCU dá mais 30 dias para defesa de Dilma sobre contas de 2015

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro concedeu mais 30 dias corridos de prazo para que a presidenta afastada Dilma Rousseff apresente defesa sobre os questionamentos do TCU a respeito das contas do governo de 2015. A decisão, tomada na noite de ontem (22), foi confirmada hoje (23) pela assessoria do tribunal.

Fonte: Agência Brasil

Vem Pra Rua Recife realizou evento na Avenida Boa Viagem neste sábado.‏


Diante da bombástica confissão em audiência judicial dos marqueteiros do PT, João Santana e Monica Moura, perante a Justiça Federal em Curitiba, em que confessam a prática de caixa 2 com a utilização de recursos provenientes de verbas da PETROBRAS, o Movimento Vem Pra Rua Reciferealizou evento na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana.
 Segundo uma das representantes do grupo, Andréia Ártico, o objetivo da ação foi reforçar o convite para que todos os cidadãos e cidadãs compareçam à Avenida Boa Viagem, dia 31 de julho, a partir das 10 h da manhã, defronte a Padaria Boa Viagem, para protestar de forma pacífica, educada e ordeira. Segundo Andréia, "É necessária à participação de todos que não compactuam com o desgoverno e com gestões ou mandatos que não respeitam o bem público. E ainda, mostrando aos políticos pernambucanos que não dá mais para tolerar a corrupção, o cinismo e a falta de pudor no desvio de recursos da sociedade", afirma. 
 A ação contou com a presença do Pixulecão, célebre personagem dos eventos do VPR Recife, que foi bastante aplaudido e fotografado por toda manhã.
 

Miguel e Guilherme Coelho fazem primeira agenda em visita ao Capim


Após anunciar a histórica aliança, o pré-candidato a prefeito Miguel Coelho (PSB) e o deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) iniciaram, neste sábado (23), uma série de agendas para ouvir as comunidades de Petrolina. O local escolhido para o primeiro compromisso foi o Capim, área localizada na região de sequeiro da capital do São Francisco. Miguel e Guilherme conversaram com os moradores e ouviram sugestões e críticas sobre a situação da zona rural.

“Esse é apenas um primeiro compromisso com o deputado Guilherme. Fizemos numa área do interior, de sequeiro, algo que representa uma das principais lutas de doutor Osvaldo Coelho. Agora, vamos fortalecer essa aliança e levar a mensagem para todas as regiões de Petrolina de que nosso grupo está fortalecido e unido”, explicou o socialista.

Tribuna com Tolentino – Outro aliado que acompanhou a agenda de pré-campanha de Miguel foi o ex-secretário de Governo de Petrolina, Orlando Tolentino. Os dois estiveram na comunidade do N1, na região dos perímetros irrigados. Miguel e Tolentino participaram de mais uma edição da Tribuna 40, ouvindo os moradores da localidade.

Entre as principais reivindicações, a maior cobrança foi a construção habitações populares na zona rural. “O interior foi esquecido, nunca foi construída uma casa aqui. Existem mais de 300 famílias que continuam vivendo de aluguel. É preciso olhar também para os trabalhadores rurais”, clamou a comunitária Leninha dos Santos. Miguel reforçou a crítica sobre a negligência em relação aos moradores do interior de Petrolina. “Foram construídas, em oito anos, nove mil casas e nenhuma nessa região. Isso é governar de costas para a zona rural. Mas tem sido assim. Tudo é mais difícil para quem mora no interior. É urgente resolver esse déficit de moradia popular na zona rural”, defendeu o pré-candidato a prefeito.

​FOTO: Jonas Santos​