Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Justiça proíbe construção de empreendimento em terra indígena no Ceará

Divulgação/Funai
A Terra Indígena Barra do Mundaú, pertencente ao povo Tremembé, em Itapipoca (CE), obteve a portaria declaratória expedida pelo Ministério da Justiça, em agosto de 2015, com 3.580 hectares. Desde 2002, a comunidade do povo Tremembé travava uma disputa contra a construção de um megaprojeto turístico, denominado Nova Atlântida, em seu território.

Em 2005, o Ministério Público Federal no Ceará entrou com uma ação contra a empresa, solicitando também a anulação da licença ambiental expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a instalação do projeto. Nesta terça-feira (27), foi divulgada a decisão da Justiça Federal impedido a construção do empreendimento turístico e anulando a licença ambiental.

Na sentença, o juiz Marcelo Sampaio Pimentel Rocha, da 27ª Vara, citou o pronunciamento da Relatora da ONU para os povos indígenas, Victoria Tauli Corpuz, em recente visita ao Brasil, sobre a ameaça à subsistência das comunidades indígenas diante da implementação de grandes projetos de infraestrutura e a exploração pela iniciativa privada, em seus territórios.

O projeto Nova Atlântida seria constituído por um consórcio entre oito grupos empresariais, formado por 27 empresas nacionais e estrangeiras, coordenado por um grupo espanhol. O grupo pretendia erguer o maior complexo turístico-residencial do mundo, cujos idealizadores passaram a denominar de "Cancun brasileira". Pela divulgação, o empreendimento ocuparia uma área de 3,1 mil hectares, a fim de comportar 27 complexos hoteleiros cinco estrelas, com quase 100 mil leitos, residenciais de luxo, sete campos de golfe e uma marina.

Fonte: Funai

SHOPPING COSTA DOURADA LANÇA PROMOÇÃO PARA O DIA DOS PAIS



Que tal levar o pai para passear e ainda concorrer a grandes prêmios? A promoção do Dia dos Pais do Shopping Costa Dourada promete presentes que mesclam emoção e aventura: Um Renault Sandero 04 portas e duas motos Shineray Fire 150. Para participar do sorteio, basta comprar nas lojas do mall, trocar as notas fiscais por cupons e depositar na urna. A promoção é válida de 25/7 a 27/8. Cada R$ 200 em compras pode ser trocado por um cupom. Apresentando o aplicativo do shopping baixado no celular ou tablet, o cliente terá direito a cupons em dobro. Durante o período da promoção, as peças alusivas à campanha ficarão distribuídas em todo shopping. "Escolhemos modelos da região para ilustrar as nossas peças promocionais. Essa é uma forma de prestigiar os nossos clientes", destaca Edesio Alves, gerente de Marketing do Shopping Costa Dourada. O carro e as motos ficarão expostos nos corredores do mall. “Este ano, saímos na frente e vamos dar três prêmios aos nossos clientes. Certamente, esta campanha tornará o Dia dos Pais inesquecível para as famílias vencedoras. Com a promoção, além de aumentar o fluxo de pessoas e as vendas, queremos estreitar os laços de amizades entre pais e filhos”, finaliza Edesio Alves. O sorteio dos prêmios será no domingo (28/8), às 18h, na praça de alimentação do shopping. A divulgação dos três sortudos será feita no site do centro de compras (www.shoppingcostadourada.com.br) e nas redes sociais (@shoppingcostadourada).

Como fazer orçamento familiar e sair do vermelho

Colocar as contas em dia pode ser um desafio, principalmente para quem não tem o hábito de planejar. Para ajudar os iniciantes na educação financeira, o Portal Brasil procurou um professor de finanças para explicar como começar.
José Kobori é professor de finanças no curso de pós-graduação do Ibmec Brasília. Ensina todos os dias a gerentes de bancos e empresários. Segundo ele, os princípios básicos são os mesmos e ter tudo anotado é fundamental. Por isso, ele aconselha criar um orçamento.
“Assim como tudo na vida, se você tem só a ideia na cabeça, corre o risco de esquecer”, pondera. “O ideal é que se anote tudo. É preciso ter uma planilha onde se discrimina todas as receitas e despesas”, recomenda o professor.
Ter um orçamento, na avaliação de Kobori, ajuda a manter o foco e a atingir um objetivo final. Ele lembra que hoje em dia montar um orçamento foi facilitado pela tecnologia. Existe uma série de planilhas para computador e programas para celular que podem ser baixados.

Planejamento financeiro com o celular
Alguns desses programas de celular fazem o trabalho praticamente sozinho. Se a pessoa usa internet bank, esse App faz uma conexão com ele e separa todos os seus gastos por mês e avalia se você precisa gastar menos.
Para quem não gosta do mundo virtual, a opção pode ser imprimir uma tabela ou o bom e velho caderninho de anotações. “O importante é dar o primeiro passo”, afirma o professor.
Como cortar gastos
Pensar em um fluxo de gastos também ajuda. Se você recebe um salário mensal, imagine as despesas que terá dentro dos próximos meses. Registre em cada mês tudo o que você imagina que precisa gastar e veja se os seus ganhos são suficientes para aquele estilo de vida.
Prever um valor para gastos extraordinários também é recomendado. “Sempre ter um dinheiro a mais para remédio ou alguma emergência. Se isso não for previsto, a pessoa fica no vermelho”, argumenta.