Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Atletas de 206 países desfilam na abertura da Rio 2016

Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil

Após mostrar com muita luz, cor e música a diversidade cultural do Brasil, a temática do espetáculo de abertura da Rio 2016 mudou e abordou as mudanças climáticas que o país e o mundo enfrentam. A emissão de gases de efeito estufa, o degelo dos polos, a elevação do nível do mar e o aumento da temperatura entraram em cena para alertar por um mundo mais sustentável.

Nessa parte da festa, as atrizes Fernanda Montenegro e Judy Dench recitaram o poema A Flor e a Náusea, enquanto telões apontavam o reflorestamento como um caminho.

Em seguida, começou o desfile dos 12 mil atletas de 207 delegações participantes dos jogos olímpicos. São 206 países e o time dos refugiados olímpicos.

O primeiro país a desfilar foi a Grécia, que tradicionalmente abre essa parte da cerimônia. Em, seguida, as delegações começaram a entrar em ordem alfabética. O público está aplaudindo de pé a entrada dos atletas. A delegação brasileira, anfitriã dos Jogos, será a última a entrar, com 465 atletas.

Floresta dos Atletas

Todos os atletas que participam da cerimônia de abertura receberam uma semente ao entrar no campo. Essas sementes, de 207 espécies, serão plantadas no local em que hoje está instalado o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, onde será criada a Floresta do Atletas.

Edição: Luana Lourenço

Teresa Leitão realizou plenária participativa hoje


Professor Lupércio define vice e recebe apoio do presidente da OAB de Olinda


O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, decidiu nesta sexta-feira, 05, o nome do vice da sua chapa. O escolhido foi o advogado e correligionário Márcio Botelho. Com livre trânsito na OAB da cidade, Botelho articulou um encontro entre o parlamentar e o presidente do órgão no município, Odin Neves, que declarou apoio aos postulantes. A conversa aconteceu hoje, em um restaurante da Ilha do Leite.

“O candidato a vice de uma chapa tem que ser um nome que venha para somar. Márcio Botelho é uma pessoa preparada para ocupar o posto. Além disso, ele é nascido em Olinda e conhece bem a cidade. Sem dúvidas, é mais um nome leve que temos no nosso partido”, explicou Lupércio, que preside o Solidariedade no município.

Márcio contou por que aceitou a proposta feita pelo parlamentar. “Acredito no projeto que Lupércio tem para Olinda. Sei que estamos fortes na disputa e vamos para o segundo turno. Então, iremos juntar forças e lutar por dias melhores para a nossa cidade”, afirmou.

Odin explicou o motivo pelo qual resolveu apoiar a chapa formada por Lupércio e Botelho. “Conheço o perfil de Márcio. Ele é uma pessoa bastante aplicada e tem bons projetos para a cidade. Sei que vai contribuir muito com a candidatura de Lupércio. Por isso, apoio esta parceria em prol da renovação da política de Olinda”, disse.

Também participou da conversa o advogado Wolney Queiroz.

Festa no Maracanã marca abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

Antes da festa das medalhas que tomará conta do Rio de Janeiro nos próximos dias, o Maracanã abre hoje (5) suas portas, às 20h, para um dos momentos mais aguardados dos Jogos Olímpicos. A cerimônia de abertura é o instante em que todos os atletas, desde a grande estrela do atletismo Usain Bolt até o jovem velocista Siueni Filimone, de Tonga, desfilam pelo estádio como iguais. Naquele momento, não há vencedores ou perdedores, apenas esportistas, protagonistas de uma grande festa.
A cerimônia de abertura desta edição deve seguir a tradição de anteriores, contando a história do país-sede e de seu povo. A coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional, é quem assina a coreografia do espetáculo.
A cerimônia será dirigida por Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. A promessa é de que o roteiro seja uma “síntese da cultura popular brasileira”. Com os nomes envolvidos, a cerimônia de abertura no Rio de Janeiro pode ser mais uma a entrar no rol dos grandes momentos olímpicos.

VICE DE IZABEL URQUISA SERÁ DEFINIDO NESTA SEXTA-FEIRA

O PSDB de Olinda realizou a sua convenção na noite de hoje (04), no Clube Atlântico, no Carmo, sem a definição do candidato a vice, que deverá ser definido na manhã desta sexta-feira (05), quando se reunirão os dirigentes do PSDB, PSL, PMN e DEM.
O nome do candidato a vice tem que sair mesmo na manhã desta sexta-feira(05), porque à tarde o PSL e PMN realizam as suas convenções e precisam desse nome para apresentar à homologação dos seus candidatos a vereadores.
O presidente municipal do PSL, vereador Arlindo Siqueira, disse que espera pela escolha de um nome competitivo e com consistência eleitoral, que possa levar a chapa à vitória.
O PSL e PMN realizam as suas convenções (conjunta) a partir das 15h, no plenário da Câmara de Vereadores de Olinda (Rua 15 de Novembro, 94), no Varadouro.

Cais da Alfândega recebe Corrida dos Advogados

Ocorre neste sábado (06), a terceira edição da tradicional Corrida dos Advogados de Pernambuco - CAAPE. A largada vai ser às 16h do Cais da Alfândega, Recife Antigo, com percursos de 5km e 10km nas modalidades corrida e caminhada geral e advogados (masculino e feminino). Os três primeiros colocados em cada categoria vão receber troféus. Os demais participantes recebem certificado de participação.

A Corrida dos Advogados de Pernambuco é uma organização da CAAPE - Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco e da Corpore Sano Running, com a supervisão técnica da Federação Pernambucana de Atletismo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mailcontato@clubecorporesano.com.br ou no site www.corre10.com.br.

Esposa do Professor Lupércio, Cláudia Cordeiro é candidata a vereadora de Olinda

O Partido Solidariedade em Olinda oficializou nesta quinta-feira, 04, durante convenção, a candidatura de Cláudia Cordeiro. Esposa do deputado estadual Professor Lupércio, a postulante vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Vereadores do município. Ela possui atuação nos núcleos de saúde mantidos pelo parlamentar em Olinda e nas comunidades terapêuticas que ele administra em Igarassu e Paulista.

Miguel: "Enquanto uns estão afastando as pessoas, nós unimos Petrolina"

Num encontro, na noite desta quinta (04), com estudantes e técnicos agrícolas, o pré-candidato a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, voltou a defender a união das forças políticas para resgatar o caminho do desenvolvimento da capital do São Francisco. O socialista esteve acompanhado na agenda pela companheira da futura chapa, Luska Portela, do deputado federal Guilherme Coelho, do senador Fernando Bezerra e de lideranças políticas e comunitárias do Sertão.

Miguel destacou a oportunidade que se abriu para Petrolina com a aproximação de forças que eram antes adversárias e agora estão no mesmo palanque. O socialista ressaltou que isso comprova quem realmente tem o melhor projeto para a cidade e para a população. "Por que tantas pessoas que ajudaram a construir Petrolina, tanta gente boa está vindo para o lado de cá? A resposta é que temos o melhor projeto, fruto de muitas conversas com a população. E enquanto alguns estão afastando as pessoas, nós estamos unindo Petrolina."

O deputado Guilherme Coelho referendou a opinião de Miguel, ressaltando que decidiu se unir na pré-campanha após avaliar o conjunto de qualidades de cada postulante a prefeito de Petrolina. "Quando eu fui analisar os candidatos, eu vi em Miguel a pessoa que tem o compromisso de levar essa cidade adiante. Eu também me vi em Miguel, quando fui prefeito aos 26 anos e senti nele a mesma vontade de querer mudar Petrolina." 

Miguel segue intensa agenda de pré-campanha nesta sexta-feira (05). O socialista terá reuniões com agentes municipais de trânsito, com moradores de comunidades do Loteamento e um debate com profissionais da área agronômica.

SESI/PE prorroga inscrições da EJA (supletivo) até dia 31 de agosto

Quem deseja retomar os estudos tem mais uma chance. O SESI/PE prorrogou, até 31 de agosto, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo. O programa permite ao aluno fora da faixa etária praticada nas escolas regulares concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e/ou Médio) na metade do tempo, sem perder a qualidade no aprendizado. São 600 vagas.

O celular

Valdir Fachini (valdirfachini53@gmail.com)

Semana passada; não me recordo o dia, mas foi a semana passada, isso eu sei, fui ao Shopping Iguatemi comprar um celular, meu primeiro celular. Depois de muitas tentativas e desistências cheguei a “meia ponto zero” sem ter essa bendita invenção dos infernos. 
Meu filho me ensinou a mexer, pelo menos tentou, porque velho pra aprender a fuçar nessas coisas é uma M...Você já reparou que o velho demora um ano pra tirar carteira de motorista, depois de um ano tira o carro da garagem mais um ano pra dar volta no quarteirão sozinho, quando consegue fazer a primeira ultrapassagem sofre um infarto e morre? Pois é, o celular é mais ou menos assim não entra na cabeça, pra que serve aquele botão e aquela luzinha? E o dedão cheio de calos que aperta de três a quatro teclas de uma vez, mas aprendi. Do meu jeito, mas aprendi.
Sexta feira, depois de um banho tomado, vesti meu bermudão florido, camiseta baby look, tênis Nike do camelô, boné de marca pra esconder a mixaria de cabelo que restou, correntona com crucifixo, como se eu fosse religioso, pulseira banhada e lá vou eu com meu Monza tubarão dar um role no shopping, no outro shopping.
Deixei meu carrão na avenida pra não pagar estacionamento e entrei balançando a chave cheio de panca como se fosse um tchutchuco rico, um paquitão {como costuma dizer meu filho Adriano}. Fui à praça de alimentação pedi um king potato e um suco de laranja  e fiquei ali mordiscando e bebericando, de vez em quando pegava o celular discava um numero qualquer e ficava falando com um amigo invisível, a conversa era mais ou menos assim, E ai cara, tudo joia? Eu to aqui no shopping tomando um suquinho sem compromisso pra passar o tempo, to de boa, Cerveja? Nem pensar, se eu tomar uma quero tomar todas e amanhã tenho uma reunião importante com uns gringos e eu não quero misturar inglês com francês e alemão.
Mas na verdade bêbado ou sóbrio só misturo o português, pois é só esse idioma que eu conheço.
O tempo passa e eu continuo ali com o mesmo suco, fone no ouvido curtindo Odair José, “zap zap” de mentirinha e de olho nas gatinhas.
E foi uma dessas metidinhas que passou bem pertinho de mim e cochichou pra outra.
Oh tiozâo tonto, será que não se enxerga? Me senti a própria Maísa, meu mundo caiu.
Sábado de manhã, estava eu no shopping, no primeiro, fui à loja e falei com o vendedor, quero trocar esse aparelho e ele perguntou: - quer um com melhor resolução, mais aplicativos?
 Não, quero trocar por uma panela de pressão. To doido pra fazer uma dobradinha.
valdirfachini53@gmail.com...

Reunião CDL Paulista e SINDINORTE

Hoje 05 de Agosto, foi realizada uma reunião de extrema importância para o comércio da Cidade do Paulista, fizeram-se presentes o Presidente da CDL sr. Luiz Gonzaga, o Diretor Sr. Raimundo Lopes e o Presidente do SINDINORTE SR. Milton Tavares.

Ponto a ponto debate atividade empreendedora

O excesso de burocratização e a falta de capacitação são dois dos principais entraves ao crescimento da atividade empreendedora no país. Estas são algumas das conclusões de Newton Campos, Doutor e professor de empreendedorismo da FGV e que é o entrevistado da de Mônica Be