Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Obesidade infantil e na adolescência

Nos últimos anos, cresceram os índices de problemas de saúde na infância. Um desses problemas é a obesidade, que vem se tornando uma verdadeira epidemia e trazendo consigo outros problemas de saúde, a exemplo das cardiopatias. “O Brasil está se tornando um país com taxa muito elevada de obesidade infantil. Uma criança obesa tem uma chance muito alta de se tornar um adulto obeso, com comorbidades associadas como diabetes e síndrome metabólica”, afirma o cardiologista Tomás Mesquita, do Hospital Jayme da Fonte.

Para reforçar a importância de se iniciar os cuidados desde cedo, estudos mostram que crianças obesas já apresentam, antes mesmo dos cinco anos de idade, sinais de que terão problemas cardíacos no futuro. Por isso, as avaliações médicas feitas pelo pediatra nos primeiros meses de vida são fundamentais para a identificação e o controle de fatores que poderão resultar em problemas cardíacos no futuro.

De acordo com Tomás Mesquita, a criança deve ser acompanhada pelo pediatra desde o nascimento. Caso ele detecte algum problema, irá encaminhá-la para avaliação cardiológica. É importante, para essa prevenção, estar atento ao histórico familiar para detectar casos de diabetes, obesidade, hipertensão e dislipidemia, além de histórico familiar de cardiopatia congênita. “Se na família da criança há antecedentes de dislipidemia e obesidade, o pediatra solicita dosagem de colesterol e triglicérides a partir dos dois anos de idade. Em caso de alteração nestas dosagens, encaminha a criança para o cardiopediatra”, explica.

O cardiologista explica que a primeira dosagem de lipídeos sanguíneos deve ser feita a partir dos dois anos de idade e repetida a cada cinco. Mas a prevenção pode ser iniciada antes disso, com o acompanhamento pré-natal e a adoção de hábitos saudáveis, como evitar o fumo durante a gravidez, por exemplo.

Alguns fatores são determinantes para o ganho de peso como, consumo exagerado de alimentos gordurosos, falta de atividades físicas, fatores genéticos e problemas psicológicos (ansiedade ou depressão). “É importante entender que a obesidade não resulta unicamente da ingestão de grande quantidade de comida. Em geral, crianças obesas consomem alimentos de alto valor calórico, que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso. Por isso, os pais devem ficar atentos aos diversos fatores”, esclarece o médico.

Para quem tem a partir de 45 anos, os check-ups devem ser realizados anualmente. Antes disso, a cada dois anos. A avaliação cardiológica também deve ser feita por quem vai entrar em uma academia.

Abaixo, algumas dicas de como preservar a saúde do coração:

- Controlar os fatores de risco: pressão arterial, obesidade, tabagismo;

- Praticar atividades físicas regularmente (caminhadas ritmadas, natação, bicicleta...);

- Manter uma alimentação saudável, rica em vegetais, fibras e carnes brancas;

- Reduzir o consumo de álcool;

- Fazer check-ups regulares.

Militantes da Juventude do DEM apoiam Heraldo e Conceição

O palanque capitaneado pelos candidatos Heraldo Selva (PSB/prefeito) e Conceição Nascimento (PSDB/vice), em Jaboatão dos Guararapes, vem ganhando novos apoios à cada dia. É o caso de militantes da juventude estadual do DEM, que declaram apoio ao projeto comandado pelo socialista. O ato ocorreu durante uma reunião no colégio Drummond de Andrade, no Córrego da Batalha, em Jardim Jordão. O encontro contou a com a presença de Conceição. Os jovens democratas, apesar de oficialmente não fazerem parte da coligação "Frente Jaboatão Avança Mais", a partir de agora vão pedir votos para Heraldo e Conceição.

Segundo o segundo secretário estadual da juventude do DEM, Flávio Edésio da Silva, Heraldo e Conceição são os verdadeiros nomes que darão continuidade ao trabalho que vem sendo executado pelas gestões do prefeito Elias Gomes (PSDB). De acordo com o democrata, o grupo vai subir no palanque do PSB e PSDB em Jaboatão porque, nesse projeto, os jovens terão espaço para discutir políticas públicas e propor ações em benefício do segmento. Eles vão reunir a juventude para debater propostas para o segmento nos mais diversos setores, como saúde, educação, cultura e emprego e renda.

"Queremos envolver os jovens na construção desse novo governo popular, que será conduzido por Heraldo e Conceição. Nossa juventude vai promover bate-papos descentralizados em todas as partes do município, para escutar os jovens e conhecer as necessidades deles para a educação, saúde, desenvolvimento social, emprego", explicou Flávio Edésio. Segundo o democrata, ao final dos encontros, o grupo apresentará um projeto para Heraldo e Conceição, que contemplará uma série de sugestões para desenvolvimento de políticas e ações públicas para os jovens.

Flávio Edésio destacou ainda que decidiu não seguir a orientação do DEM de Jaboatão, que apoiará outra coligação, por discordar da visão que o postulante deste grupo tem para o município. "No outro candidato não vejo um projeto para Jaboatão, não vejo algo de bom para a nossa juventude. Só vejo um candidato em cima de um palanque, mas que não diz que o quer para a nossa juventude. O horizonte dele não está perto do povo, como estão sendo as propostas de Heraldo e Conceição", sublinhou o democrata.

Em visita a Mercado e Feira de Rio Doce, Professor Lupércio ouve queixas contra Prefeitura de Olinda

Divulgação
O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, visitou neste sábado, 13, o Mercado e a Feira de Rio Doce. Durante a vistoria, o parlamentar ouviu reclamações feitas por comerciantes a respeito da situação em que os espaços se encontram. O postulante identificou ainda que vários boxes do mercado estão sem funcionar e os banheiros do local ficam fechados durante o horário de atendimento do centro de compras.
“Fico preocupado com o que vejo. A Feira e o Mercado de Rio Doce são locais importantes para a cidade. Esses espaços não podem funcionar de qualquer jeito. É preciso que eles sejam requalificados urgentemente”, afirmou Lupércio, que esteve acompanhado pela esposa, Cláudia Cordeiro, e pelo candidato a vice da sua chapa, Márcio Botelho.
A comerciante Maria das Neves, 51, criticou o modo como o Mercado de Rio Doce está funcionando. “A situação aqui é ruim. Parece um galpão abandonado. Não dá para entender por que os banheiros ficam fechados, por exemplo. Muita coisa está funcionando de forma errada”, reclamou.

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável



Apoio
 http://www.maxieduca.com.br/