Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

DETRAN-PE disponibiliza consulta para veículos de transporte escolar legalizado

Divulgação Ascom Detran
Neste período de volta às aulas, a Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE), disponibiliza uma ferramenta de consulta online que possibilita verificar os veículos de transporte escolar devidamente regularizados junto ao Órgão. A pesquisa, que tem como filtro o município ao qual pertence o veículo, pode ser feita no site www.detran.pe.gov.br.

De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, selecionando uma determinada localidade a consulta apresenta a lista os veículos aprovados pela inspeção semestral obrigatória. “Ao realizarem a consulta, os pais estão zelando pela garantia de um transporte seguro e que cumprem as exigências legais, tendo a certeza que seus filhos estão em boas mãos”, enfatizou.

Nesse relatório do Órgão aparecem informações como placa, marca/modelo e ano de fabricação do veículo. Nos meses de janeiro e julho, os veículos de transporte escolar devem se dirigir ao DETRAN para ser vistoriados. Caso cumpra todas as exigências legais para exercer a atividade, tanto no que diz respeito ao veículo quanto ao condutor, o veículo recebe um selo de qualidade do DETRAN-PE.

Aprovação - Para ser aprovado na inspeção o veículo precisa cumprir exigências, como:

Estar registrado na categoria de passageiro;
Apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura e o nome ESCOLAR em preto, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira. No caso de veículo de cor amarela, as cores devem ser invertidas;
Possuir equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), bem como o certificado do tacógrafo (inspecionado pelo INMETRO);
Possuir Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira;
Possuir cintos de segurança em número igual à lotação;
Possuir dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento;
Possuir os demais equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Já os condutores também precisam cumprir algumas regras. São elas:

Ter mais de 21 anos e estar habilitado nas categorias "D" ou "E";
Ter sido aprovado em um curso especializado e não ter cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Professor Lupércio realiza cinco reuniões em primeiro dia de campanha eleitoral


O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, vai iniciar nesta terça-feira, 16, o período de campanha ouvindo moradores de diversos bairros do município. O postulante terá reuniões em Rio Doce, Jardim Atlântico, Ouro Preto e Peixinhos. Ao todo, serão cinco encontros. O primeiro está marcado para as 14h. Confira agenda:

14h – Reunião com moradores da Rua Carmelin, na Primeira Etapa de Rio Doce.

15 h – Reunião com moradores da Rua Delmiro Monteiro, em Jardim Atlântico.

16h30 – Reunião com moradores da Rua 20 de Janeiro, em Peixinhos.

18h30 – Reunião com moradores da Travessa Cosme e Damião, na Primeira Etapa de Rio Doce.

20h30 – Reunião com moradores da Av. Lígia Gomes, em Ouro Preto. 

Amor e cuidado paternal dentro e fora dos muros da escola

Crédito: Alyne Pinheiro
Países do mundo inteiro celebram data, mas pouco se sabe como ela foi criada. É o dia de homenagear os nossos “super-heróis”, sejam eles adotivos, de sangue, parentes próximos ou responsáveis que exercem essa função tão importante na nossa vida.

Pai, segundo o dicionário Aurélio, é, além de diversos adjetivos, criador e protetor.  Como forma de homenagear a todos os pais dos nossos alunos ou os que compõem a Rede, vamos contar como o comerciante Rômulo Fonseca, de 51 anos, cria, protege e acompanha o desempenho escolar do seu filho Ruan Seumo de Lima, de 15 anos, aluno da EREM Desembargador Renato Fonseca, em Olinda.

(Secretaria de Educação de Pernambuco)

Rede Estadual abre inscrição para 13.555 vagas para educação profissional

A Rede Estadual abre, nesta quarta-feira (10), inscrições para 13.555 vagas para a educação profissional. A maior concentração de ofertas está no Ensino à Distância (EaD), com 10.000 vagas. Há mais 2.790 para a modalidade subsequente (para os que já terminaram o ensino médio e querem fazer curso técnico) e 765 para profuncionário (para servidores do Estado). As inscrições podem ser feitas pelo link: http://ead.educacao.pe.gov.br/. Seguem até o dia 17 de agosto para subsequente e até 27 de agosto para EaD e profuncionário.
 
Ao todo, são 24 cursos técnicos distribuídos em 65 escolas estaduais, localizadas em 53 municípios do Estado. As provas serão realizadas de 22 de agosto a 02 de setembro, com agendamento realizado previamente, no momento da inscrição, a depender da modalidade escolhida. As aulas começam em setembro (subsequente) e outubro (EaD e profuncionário) deste ano.
“É a maior quantidade de vagas da educação profissional já oferecida pela Rede Estadual. Enquanto o cenário é de diminuição ou corte de vagas nessa modalidade, nós estamos aumentamos a oferta”, destaca George Bento, gestor de EaD na Secretaria de Educação do Estado.
 
Segue a lista de cursos oferecidos: administração (EaD e presencial); análises clínicas (presencial); biblioteconomia (ead); comércio (presencial) comunicação visual (presencial); desenvolvimento de sistemas (ead e presencial); Design de interiores (ead); edificações (presencial); eletrotécnica (presencial); enfermagem (presencial); Eventos (presencial); informática (presencial); logística (ead e presencial); Manutenção e suporte de informática (presencial); mecânica (presencial); Mecatrônica (presencial); multimeios didáticos (ead); prótese dentária (presencial); química (presencial); Recursos humanos (ead); redes de computadores (presencial); saúde bucal (presencial); Secretaria escolar (ead); segurança do trabalho (ead e presencial).
 
Os cursos serão oferecidos em 21 escolas do Sertão, 16 do Agreste, 9 da Zona da Mata e 19 na Região Metropolitana do Recife e Fernando de Noronha. Segue a lista dos municípios: Sertão - 21 escolas [Afogados da Ingazeira, Araripina (2), Arcoverde, Cabrobó, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Ouricuri, Petrolina (2), Salgueiro, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia e Tabira]; Agreste: 16 escolas [Águas Belas, Belo Jardim, Bezerros, Buíque, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Caruaru (2), Garanhuns, Gravatá, Lajedo, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e Surubim]; Zona da Mata: 9 escolas [Carpina, Goiana, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Paudalho, São Lourenço da Mata, Timbaúba e Vitória de Santo Antão]; Região Metropolitana do Recife/Fernando de Noronha: 19 escolas [Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Fernando de Noronha, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão Dos Guararapes (3), Olinda (2), Paulista (2), Recife (6)].
 
Para outras informações, os candidatos podem usar os números: (81) 3183.9862 ou 3183.9866.

Jornal mexicano denuncia ‘golpismo dos corruptos’ no Brasil

O jornal La Jornada, do México, publicou editorial, nesta sexta-feira (12), em que afirma que o afastamento definitivo da presidenta eleita Dilma Rousseff é uma “simulação dirigida a encobrir o golpe de Estado orquestrado pelos setores mais corruptos da classe política do País contra a presidenta”.

O editorial destaca que o golpe se confirma “pela ausência de qualquer sustentação jurídica para justificar a destituição”, lembrando o recente parecer do Ministério Público Federal (MPF), que pediu o arquivamento das denúncias contra Dilma relacionadas às chamadas pedaladas fiscais.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Carta Maior

SES/PE tem dois trabalhos vencedores em prêmio nacional

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) conseguiu emplacar dois trabalhos entre os 20 vencedores do prêmio InovaSUS 2015 - Gestão do Trabalho em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde. As iniciativas, que ficaram em 11º e 20º, tratam do Programa de Retorno Assistido, política de reinserção do servidor adoecido ao ambiente de trabalho, e do Programa de Preparação para Aposentadoria, respectivamente. Cada uma receberá R$ 80 mil como prêmio, que deve ser utilizado para a realização de seminários, oficinascursos de especialização, palestras entre outras atividades que auxiliem no crescimento profissional da equipe.  No ano passado, três trabalhos também foram premiados, sendo dois do nível central da SES e um do Hospital Dom Moura, em Garanhuns.

(Secretaria de Saúde de Pernambuco)

Parceria leva óculos do Lafepe a estudantes de Paulista

Divulgação
Alunos de dez escolas da rede municipal de ensino do Paulista passaram por avaliação oftalmológica, no Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE), e tiraram as medidas para a confecção de óculos corretivos. Inserida no Olhar Paulista, resultado da parceria do Lafepe com a prefeitura local, a ação foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 12.

Trata-se de uma nova etapa do projeto que prevê o fornecimento de óculos para alunos das mais de 30 escolas daquele município, na faixa etária dos cinco aos 12 anos de idade. Em parceria com o Lafepe, as secretarias de Educação e de Saúde do Paulista – que também desenvolvem o programa Saúde na Escola – visam potencializar o rendimento dos alunos em sala de aula, auxiliando na correção de problemas na visão.

Neste mês de agosto, a cada sexta-feira, técnicos do Lafepe farão a medição para produção de óculos que devem atender a demanda total de 180 estudantes da rede, só nesta fase do projeto. Semanalmente são atendidos, em média, 60 alunos.

A programação, que teve início nesta sexta, 12, seguirá nos próximos dias 19 e 26, sempre das 9h às 12h, no CEVIPE, instalado no 1º andar do prédio da Faculdade Joaquim Nabuco, no centro de Paulista. A iniciativa contemplará cerca de 700 alunos da rede de ensino municipal do Paulista que receberão, gratuitamente, os óculos de grau produzidos pelo Lafepe. Uma primeira remessa de óculos foi entregue no dia 30 de junho.

(Secretaria de Saúde de Pernambuco)