Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Coluna Cultural: Professor estimula cultura na escola


Foto: Divulgação

O professor do ensino fundamental Adilson Lopes vem ganhando destaque na escola Francisco Barros, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Com as aulas de teatro na escola,  os estudantes aprendem a valorizar a cultura nordestina. "Faço isso com amor, gosto muito de compartilhar a minha experiência", disse. 


Segundo Adilson, um dos objetivos das aulas de teatro é valorizar a cultura nordestina. Quem ajuda a produzir as peça é o professor Manuel Salustiano. "Sou um fã desse trabalho e faço questão de aplaudir cada história interpretada por essas crianças", comentou Salustiano. As fotos foram enviadas com exclusividade para o Blog Paulista Atualizado.


Foto: Divulgação




Conheça mais sobre o trabalho deste professor.
Facebook:

8º Arrastão da Agenda 40 no Janga

O 8º arrastão da Agenda 40 aconteceu ontem no bairro do Janga, em Paulista. Junior Matuto e seu vice Jorge Carreiro percorreram as ruas do bairro, nas proximidades do residencial conjunto Praia do Janga, Os candidatos a vereadores da frente Paulista no Rumo Certo, Robertinho, Aldo Trajano, Fabio Barros, João Mendonça, Edson Carneiro e Jonas da Prestação também participaram. Já a militância 40 feminina coordenada foi por Andrea Pereira (Andrea Matuta). Vejam as fotos do nosso fotógrafo Zé Carlos. 









Antônio Speak marca presença no 7º arrastão da Agenda 40

O ex-prefeito da cidade do Paulista Antônio Speak participou do 7º arrastão da Agenda 40, no bairro de Arthur Lundgren II.  Speak apoia Junior Matuto e seu vice Jorge Carreiro a reeleição na cidade. Juntos, percorreram as ruas do bairro e foram recebidos de braços abertos e a militância do 40. Os candidatos a vereadores Camelo do Seguro, Regis do União, Vania Jóias, Kenney Miguel, Iran, Deivson Dutra, Junior da Padaria, Fabiano Paz e Edmilson do Pagode. 


Moradores da Mirueira enfrentam a chuva para apoiar reeleição de Junior Matuto e Jorge Carreiro

Nem a chuva que caiu na manhã deste domingo (28.08) tirou o brilho da caminhada realizada pela frente “Paulista no Rumo Certo” no bairro da Mirueira. Acompanhado da militância 40 e de diversos aliados, o prefeito e candidato à reeleição, Junior Matuto (PSB), recebeu o apoio maciço da população da comunidade. Muitos moradores, inclusive, saíram de casa em baixo d’água para cumprimentar o socialista e demonstrar total apoio ao seu projeto político.    
        “Saio da Mirueira com a sensação de que esta comunidade está fechada conosco e com os nossos candidatos a vereador. Esse é um sentimento que nos anima bastante porque é o reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo não só aqui, mas nos quatro cantos da cidade. E o povo já sabe que político que não trabalha vai virar mercadoria vencida em prateleira de supermercado, onde ninguém quer, nem bota na sacola, nem muito menos leva pra casa”, frisou Junior Matuto.
            A dona de casa Tatiana Alcântara, 28 anos, moradora da Mirueira há mais de duas décadas, resumiu o sentimento da comunidade. “O nosso bairro ganhou muito com a atual gestão. Nós votamos nele e vamos votar novamente”, destacou. A jovem é prova de que o governo municipal tem devolvido o voto de confiança em forma de trabalho, como a entrega de obras importantes, dentre elas, o calçamento de sete ruas da Quadra “C” e a revitalização da unidade básica de saúde.
         Após a caminhada, Junior Matuto esteve em Maranguape I para prestigiar o lançamento da candidatura a vereador de Márcio Freire (PV). Na ocasião, o vice-prefeito Jorge Carreiro aproveitou a presença da militância Verde para prestar contas do mandato e destacar a importância de ter aliados na Câmara de Vereadores. 

COM CAMPANHA PROPOSITIVA, MATUTO EVITA ATAQUES AOS ADVERSÁRIOS

Candidato à reeleição pelo PSB, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, lamentou que alguns candidatos adotem a postura de atacar à sua pessoa ao invés de aproveitar o tempo para apresentar propostas à população. 

“Tem candidato que ao invés de ir às ruas mostrar suas intenções, desejos e anseios, sai denegrindo nossa imagem para sair bem na foto. Só que eu não vou entrar nesse jogo. Vamos fazer o que sabemos fazer de melhor, conversar com o povo e externar nossas propostas para o melhor da cidade”, declarou Matuto.

O prefeito tem batido na mesma tecla durante seus encontros com lideranças políticas e candidatos a vereador, enfatizando que sua campanha será propositiva, evitando perder seu tempo falando mal de um outro candidato. Ele tem deixado claro que prefere utilizar seu tempo em contato com a população, ouvindo o que o povo tem a dizer e apontando soluções, e experiência pode-se dizer que não lhe falta, visto que boa parte do tempo do candidato à reeleição é voltada para a prestação de contas.

Foto: Paulista Atualizado
Para o socialista, esta eleição deve ser totalmente diferente das anteriores, visto que, segundo ele, a população está se mostrando cada vez mais consciente de que ela é responsável por confiar em políticos errados, e deu um alerta para que a população não se deixe levar por aqueles que costumam vir com caridades em período de eleição.

“Um deputado ou vereador, ou qualquer político que se apresenta ao povo comprando voto, com 45 dias de campanha, fazendo caridade, pagando contas de energia, oferecendo cesta básica, areia ou tijolo, quando passar a eleição, esse cara não tem compromisso nenhum com o povo”, disparou.

Secretaria de Turismo promove capacitação para Condutores do Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Cimbres - Pesqueira

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promoveu, até essa sexta (26), uma capacitação com foco no turismo para 35 condutores do Santuário de Nossa Senhora das Graças em Cimbres, em Pesqueira. Os profissionais receberão informações turísticas do Estado, técnicas de atendimento ao público e apresentação dos tipos de turismo (turismo de base comunitária, turismo religioso e turismo em território indígena). As aulas acontecem no Centro Comunitário da Aldeia Cajueiro, em Cimbres. Todos os alunos receberão folheterias informativas sobre o destino.

Sefaz lança Feira Orgânica em parceria com o TJ-PE

Pensando em oferecer mais qualidade de vida aos servidores e à população, a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) e o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE) acabam de abrir oficialmente a primeira edição da Feira Orgânica. O evento, lançado esta semana será realizado semanalmente, sempre às terças-feiras, das 10h às 15h, no estacionamento do Edf. Sede da Sefaz-PE.

Reeducandos da Funase concluem cursos de qualificação profissional

Foto: Funase
Sessenta e sete reeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) concluíram os cursos de qualificação profissional em Assistentes de Vendas, Webdesign e Auxiliar de Cozinha oferecidos pela Secretaria de Educação de Pernambuco. A solenidade de entrega de certificados aconteceu nesta terça-feira, na unidade do Cabo de Santo Agostinho.

Os reeducandos de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão, Timbaúba e Vitória tiveram a oportunidade de estudar, nos últimos oito meses, na modalidade de ensino a distância (EAD) e contaram com a ajuda de cerca 40 profissionais entre tutores, professores, designers educacionais e equipe de audiovisual.
 
"A qualificação profissional destes jovens é o caminho para a mudança de vida e a construção de um mundo melhor. As Escolas Técnicas Estaduais (ETE) representam grande avanço na educação pública de Pernambuco", enfatiza a gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Socorro Rodrigues.

A expectativa é que novas turmas sejam iniciadas até o próximo mês de setembro. Para participar da qualificação, os internos precisam ser alfabetizados e ter idade superior a 15 anos. "A profissionalização dos sócio educandos é compromisso da Funase e a parceria com a Secretaria de Educação fortalece ainda mais este compromisso" , conta o diretor-presidente da Fundação, Moacir Carneiro Leão Filho.
Os internos que ainda não fizeram os cursos se encheram de esperança ao ver os 67 que já concluíram. "Não estamos aqui para sempre, estamos de passagem. Fizemos coisas lá fora que não agradam a Deus, mas agora temos a oportunidade de sair melhores e com uma profissão" , concluiu Gênesis, de 19 anos.

Poços operados pela Compesa na RMR serão automatizados

Divulgação
A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está implantando projetos para automação de 87 poços localizados na Região Metropolitana do Recife e no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. Com a iniciativa, a companhia busca aumentar a continuidade no abastecimento de água para a população, obter maior controle da qualidade da água e aumentar a conservação do manancial subterrâneo.